|
agosto 14, 2008
Selecionados Bolsa Iberê Camargo 2008
Selecionados Bolsa Iberê Camargo 2008
Vijai Patchineelam (Niterói - RJ), residência no Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin, EUA
Ronald Duarte de Oliveira (Rio de Janeiro - RJ), residência no Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, Portugal
Selecionada Projeto Artista Convidado no de Gravuras
Tamara de Souza Andrade
Selecionados para divulgação no site da Fundação
Carlos Mélo (PE), a dupla Celina Portela e Elisa Pessoa, Denise Ruschel Gadelha (RS), Felipe Cohen (SP), Gerson Reichert, (RS), Lais Myrrha (MG), Mauro Piva (SP), Nino Cais (SP), Pitagoras Lopes Gonçalves (GO), Renzo Sogi Sato Assano (SP).
Comissão de seleção: Gisela Waetge, Luiz Camilo Osório, Ursula Davila-Villa
Fundação Iberê Camargo
Avenida Padre Cacique 2000, Porto Alegre - RS
51-3247-8000 ou site@iberecamargo.org.br
www.iberecamargo.org.br
Fundação Iberê Camargo anuncia selecionados para Bolsa Iberê Camargo 2008
Dois artistas brasileiros foram escolhidos para residências no exterior no Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin, EUA, e no Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, em Portugal. Outros 12 artistas também serão beneficiados com a iniciativa, maior do gênero no país, que contou com 358 inscritos de 20 estados brasileiros
A Fundação Iberê Camargo já tem os nomes dos dois artistas que embarcam nos próximos meses rumo aos Estados Unidos e Portugal para aprimorar seus estudos em artes visuais através da Bolsa Iberê Camargo, uma das principais iniciativas do gênero no país. A primeira edição da bolsa após a abertura da nova sede da Fundação selecionou dois nomes para as residências no exterior: Vijai Patchineelam, natural de Niterói (RJ), que viaja em outubro para uma temporada de dois meses no Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin, nos EUA, e Ronald Duarte de Oliveira, nascido no Rio de Janeiro (RJ), que a partir de setembro desenvolve no Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, em Portugal. Ao total, foram 358 inscrições para esta edição, vindas de 20 estados brasileiros.
Além de Vijai e Ronald, outros 12 artistas também foram beneficiados com a iniciativa. A paulista Tamara de Souza Andrade foi escolhida para participar do projeto Artista Convidado no de Gravuras, e produzirá gravuras em metal na prensa que pertenceu a Iberê Camargo, em Porto Alegre, auxiliada pelo artista plástico Eduardo Haesbaert, coordenador do programa e braço direito de Iberê nos seus últimos anos de vida. Outros 11 terão seus trabalhos divulgados em matérias de destaque no site da Fundação (www.iberecamargo.org.br). São eles: Carlos Mélo (PE), a dupla Celina Portela e Elisa Pessoa, Denise Ruschel Gadelha (RS), Felipe Cohen (SP), Gerson Reichert, (RS), Lais Myrrha (MG), Mauro Piva (SP), Nino Cais (SP), Pitagoras Lopes Gonçalves (GO) e Renzo Sogi Sato Assano (SP).
Participaram da comissão julgadora a artista plástica Gisela Waetge, o crítico de arte Camilo Osório e a curadora do Blanton Museum of Art Ursula Davila-Villa.
Saiba mais sobre os dois selecionados para a Bolsa Iberê Camargo 2008
Formado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vijai Patchineelam é artista integrante da Bombay Art Gallery, na Índia. Com quase uma dezena de exposições individuais e coletivas no currículo, o artista plástico pretende utilizar sua residência na universidade americana para a realização do projeto intitulado Sustentação na rotina e "Paredes do Atelier". A proposta de Patchineelam trata da relação e observação do artista e o espaço onde se desdobra sua produção, ou seja, o ateliê, e a rotina estabelecida no ambiente. O resultado dessa observação é o registro da rotina artística editada em formato de livro, fotografia e vídeo, onde o espaço em que se desenvolve o trabalho vira o centro da obra.
Ronald Duarte de Oliveira, pós-graduado e Linguagens Visuais - Historia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem em seu currículo 55 exposições coletivas e 5 individuais. Na instituição portuguesa, o artista desenvolve o projeto Luz para todos, onde interferências urbanas serão realizadas através da produção de reflexos de luz a partir do manuseio de espelhos côncavos, distribuídos em pontos estratégicos da cidade, para pessoas convidadas a participar da intervenção.
A Bolsa Iberê Camargo foi criada para fomentar e enriquecer a produção de arte contemporânea no país, propiciando a oportunidade de residência no exterior de jovens artistas brasileiros. As instituições selecionadas para a iniciativa são reconhecidas no universo artístico por sua excelência em ensino da arte e contribuição para a formação e o aprimoramento de estudantes, além de incentivar atividades de intercâmbio e aprendizado.
Desde 2001, quando foi criada, a Bolsa Iberê Camargo já concedeu residências no exterior a nove artistas brasileiros. Eles tiveram acesso a instituições como o London Print Studio, em Londres, a Cité Internationale des Arts, em Paris, a Sala de Arte Público Siqueiros e Galeria Garash, na Cidade do México, o El Basilisco, em Buenos Aires, o Art Institute of Chicago e Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin, ambos nos Estados Unidos e Ecole des Beaux Arts de Rennes, no interior da França.