|
novembro 9, 2004
Edital Seleção Pública Unicamp - Inscrições
Edital Seleção Pública Unicamp
Professor em Escultura
Inscrições até 6 de dezembro de 2004
Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Artes
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
Campinas SP
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
19-3788-7172 / 7753
atuia@iar.unicamp.br
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
EDITAL
Seleção Pública de Provas e Títulos para preenchimento de (01) uma função na Parte Especial do Quadro Docente da UNICAMP, no nível MS-3, regime RTP, pelo período de (3 anos) na área de Processo Criativo em Composição Artística, nas Disciplinas AP415 - Escultura I, AP515 - Escultura II e AP615 - Escultura III, do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas.
I- DAS INSCRIÇÕES
1- As inscrições estarão abertas por um período de 30 (trinta) dias a contar da publicação deste edital no D.O.E., e deverão ser feitas na Secretaria do Instituto de Artes, localizada na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Distrito de Barão Geraldo, Campinas, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, dentro do prazo indicado, por meio de Requerimento, contendo nome, domicílio e profissão, dirigido ao Diretor do Instituto de Artes e acompanhado dos seguintes documentos:
A- prova de que é portador do título de doutor devidamente homologado, outorgado pela UNICAMP, por ela reconhecido ou de validade nacional. Os candidatos que tenham obtido o título de doutor no Exterior deverão, caso aprovados, obter reconhecimento para fim de validade nacional, no prazo de um ano a partir da admissão, sob pena de desligamento automático do docente, ressalvadas as hipóteses de caso fortuito ou força maior.
B- documento de identificação pessoal;
C- plano de trabalho.
D- 7 exemplares do Memorial, contendo suas atividades realizadas, em que sejam comprovados os trabalhos publicados, atividades profissionais e demais informações que permitam cabal avaliação de seus méritos, a saber:
- títulos universitários
- curriculum vitae et studiorum;
- atividades científicas, didáticas e profissionais;
- títulos honoríficos;
- bolsas de estudo em nível de pós-graduação;
- cursos freqüentados, congressos, simpósios e seminários dos quais participou
D.1- O Memorial poderá ser aditado, instruído ou completado até a data fixada para o encerramento das inscrições.
D.2- O Departamento ou outra instância competente definida pela Congregação, poderá solicitar cópia de qualquer trabalho ou documento mencionado no Memorial.
2- O Requerimento e demais documentos serão entregues na Secretaria da Unidade, mediante protocolo.
3- Recebida a documentação, o Departamento ou instância competente definida pela Congregação, terá o prazo de 15 (quinze) dias para análise das inscrições, inclusive quanto ao atendimento das condições do edital, devendo emitir parecer circunstanciado a ser submetido à Congregação da Unidade.
4- A inscrição ao processo seletivo será efetivada se o candidato obtiver o voto favorável da maioria dos membros presentes à Sessão da Congregação da Unidade.
5- Os candidatos inscritos serão notificados da composição da Comissão Julgadora e seus suplentes e do calendário fixado para as provas, por meio de edital a ser publicado no DOE, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
Obs. Não será permitida a inscrição e a contratação de candidato aposentado para o exercício de função docente conforme Artigo 1º da Deliberação CONSU-A-20/99.
II- DAS PROVAS E DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS
1-A presente Seleção Pública constará de:
I - Prova de Títulos
II - Prova Didática
III - Prova de Argüição
2- Na Prova de Títulos será apreciado pela Comissão Julgadora o Memorial elaborado e comprovado pelo candidato.
3- A Prova Didática versará sobre os programas das disciplinas ministradas na Universidade no ano anterior, para aulas em nível de graduação, e nela o candidato deverá revelar cultura aprofundada no assunto.
4- Na Prova de Argüição o candidato será interpelado pela Comissão Julgadora sobre matéria dos programas das disciplinas em Seleção.
5- As provas se realizarão no período de fevereiro a março de 2005, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, sendo que as datas e locais específicos serão informados aos candidatos inscritos por meio de aviso afixado na Secretaria do Instituto de Artes e publicados no D.O.E.
6- A Comissão Julgadora examinará os títulos apresentados e acompanhará as provas da Seleção Pública, e, ao final, emitirá parecer circunstanciado com a classificação dos candidatos, não podendo ocorrer empates no resultado final.
7- As notas de cada prova serão atribuídas individualmente pelos integrantes da Comissão Julgadora em envelope lacrado e rubricado, após a realização de cada prova e abertos ao final de todas as provas do Concurso, em sessão pública. Cada examinador fará a classificação dos candidatos pela seqüência decrescente das médias apuradas e indicará o(s) candidato(s) para preenchimento da(s) vaga(s) existente(s). O próprio examinador decidirá os casos de empate, com critérios que considerar pertinentes. As médias serão calculadas até a casa dos centésimos, desprezando-se o algarismo de ordem centesimal, se inferior a cinco e aumentando-se o algarismo da casa decimal para o número subseqüente, se o algarismo da ordem centesimal for igual ou superior a cinco.
Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete, e será indicado para admissão o candidato que obtiver o primeiro lugar, isto é, maior número de indicações da Comissão Julgadora.
8- O resultado final será submetido à apreciação da Congregação da Unidade, da Comissão de Avaliação e Desenvolvimento Institucional e da Câmara de Administração.
9- A relação dos candidatos classificados será publicada no Diário Oficial do Estado com as notas finais obtidas pelos mesmos.
III- DISPOSIÇÕES GERAIS
1- Do resultado final da Seleção Pública caberá recurso, exclusivamente de nulidade, dirigido ao Conselho Universitário.
2- O prazo de validade do processo seletivo será de doze meses, a contar da data da publicação da homologação dos resultados pela Câmara de Administração, durante o qual poderá haver outra convocação, em caso de nova vaga.
3- A Comissão Julgadora será constituída de pelo menos 05 (cinco) membros Titulares e 2 (dois) Suplentes, portadores no mínimo de título de Doutor; sendo no mínimo 02 (dois) membros Titulares e 1 (um) Suplente externos à Universidade, aprovados pela Congregação da Unidade.
4- A presente Seleção Pública obedecerá as disposições contidas na Deliberação CONSU-A-04/03.
5- Cópias da legislação, bem como quaisquer outras informações poderão ser obtidas junto à Secretaria da Unidade.
PROGRAMA:
1) Conceitos e procedimentos técnicos na Arte Egípcia e na Arte Grega.
2) A Poética em Michelangelo e Bernini.
3) A modelagem, a talha e a fundição na escultura moderna. Pesquisa de materiais expressivos.
4) O Cubismo, o Futurismo e as pesquisas do movimento real: Calder, Pevsner e Arte Cinética.
5) O Construtivismo Russo e a influência na escultura do Século XX.
6) O bloco, o elemento vazado e o modelado em Rodin, Archipenko, Henri Moore e Giacometti.
7) A Arte Póvera e a contramão dos materiais tradicionais.
8) O Minimalismoe o espaço escultórico e arquitetônico.
9) A talha como procedimento técnico na escultura e os principais representantes do Século XX.
10) A escultura, a luz e o ambiente.