|
setembro 11, 2012
Simpósio Internacional Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais na FAU-USP, São Paulo
Simpósio Internacional Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais
Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos. Os temas são: Arquivos do Futuro; Entre o Passado e o Futuro: A Construção do Presente; O Contra-colecionador On-line: Arquivos e Museus Pessoais; e Curadoria de Informação e Estética do Banco de Dados.
Palestrantes: Ana Pato, André Stolarski, Annet Dekker, Arianne Vanrell, Beth Saad, Christiane Paul, Cicero Silva, Daniela Kutschat Hanns, Domenico Quaranta, Gabriela Previdello, Gerfried Stocker, Gilbertto Prado, Guilherme Kujawski, Gustavo Romano, José Luis de Vicente, Lucas Bambozzi, Manuela Naveau, Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss, Patricia Kunst Canetti, Paula Alzugaray, Pedro Puntoni, Renata Motta, Rudolf Frieling
Organização: Ana Gonçalves Magalhães, Ana Paola Salviano de Souza, Gerfried Stocker, Giselle Beiguelman, Manuela Noveau
Período: 1 a 5 de outubro de 2012
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU-USP - Auditório
Rua do Lago, 876 subsolo, Cidade Universitária, São Paulo - SP
Inscrições abertas
APRESENTAÇÃO
Futuros Possíveis discute temáticas emergentes no campo da preservação do patrimônio artístico e cultural, reunindo especialistas de renome internacional da área de conservação de arte digital e de digitalização de acervos.
A crescente produção artística com meios digitais e eletrônicos demanda a elaboração de procedimentos específicos para a preservação da memória de bens culturais que além de efêmeros, implicam novas tipologias e formas de processamento, diferentes dos modelos de catalogação das coleções museológicas existentes.
O simpósio visa contribuir com esse debate, combinando discussões sobre metodologias de preservação de obras digitais, com análises de formatos curadoria de informação.
Outra questão que merece destaque é o fato desse simpósio discutir também questões relacionadas aos processos de informatização e digitalização das informações sobre acervos, problema que vem se tornando cotidiano nos museus e que carece de uma discussão aprofundada e crítica no Brasil.
Merece relevo, ainda, assinalar que o simpósio Futuros Possíveis confronta essas questões com a necessidade de discutir os aspectos políticos e ideológicos das novas tecnologias de armazenamento.
TEMAS
Arquivos do Futuro
Este eixo temático é dedicado a novas abordagens em museologia, arquivística e biblioteconomia que estão lidando com a elaboração de procedimentos para a preservação e coleta de produtos da cultura digital propriamente dita, como obras de arte on-line, que dependem da preservação de seus contextos tecnológicos – algo raramente possível — para sua compreensão. Os desafios da museologia e da história da arte na era da obsolescência programada serão discutidos nos debates desse eixo temático.
Palestrantes:
Gerfried Stocker, Annet Decker, Guilherme Kujawski, Ana Pato, Rudolf Frieling
01/10 – FAU-USP. Cid. Universitária.
Entre o Passado e o Futuro: A Construção do Presente
Apresenta e analisa as experiências de digitalização de diferentes tipos de coleções (impressas, pictóricas tridimensionais etc.), discutido questões conceituais e jurídicas relacionadas à publicação dessas informações, problemas relacionados à restauração de obras de arte eletrônica e digital e à elaboração de instrumentos e programas de catalogação das informações.
Palestrantes:
Gustavo Romano, Renata Motta, Gilbertto Prado, Manuela Naveau, Arianne Vanrell, Pedro Puntoni, Gabriela Previdello
03/10 – FAU-USP. Cid. Universitária. 11 às 20h.
O Contra-colecionador On-line: Arquivos e Museus Pessoais
Reflete sobre iniciativas pessoais, informais e não institucionais como UbuWeb, AAAAAAARG.org, WikiLeaks, por um lado, e também corporativas, Google, por outro, que vem criando uma contracultura do arquivamento e da musealização, para além do mundo acadêmico e fora da tradição institucional das práticas e políticas de memorização. Coloca em discussão seus impactos políticos e culturais.
Palestrantes:
Monika Fleishmann & Wolfgang Strauss, Cicero Silva, Lucas Bambozzi, Domenico Quaranta, André Stolarski, Patricia Canetti
04/10. FAU-USP – Cid. Universitária. 11 às 20h
Curadoria de Informação e Estética do Banco de Dados
Processos de visualização de dados e novas metodologias de organização e publicação das informações estão sugerindo não só novas práticas estéticas e culturais, mas também conceituações específicas e abordagens transdisciplinares entre as ciências de programação, da informação, o design e a museologia. Pensar e refletir sobre essas questões emergentes é a proposta desse eixo temático.
Palestrantes:
Daniela Kutschat, Paula Alzugaray, Jose Luis de Vicente, Christiane Paul (Keynote Speaker)
05/10 – FAU-USP. Cid. Universitária
PROGRAMA
01/10 Novas Memórias: Arquivos do Futuro
11h
Abertura
Ana Lúcia Duarte Lanna – FAU–USP, Brasil
11h30 – 13h
Gerfried Stocker - Ars Electronica, Áustria
Arquivo Ars Electronica: um perfil da artemídia e da arte digital
13h – 15h – Almoço
15h – 17h
Annet Dekker - Piet Zwart Institute in Rotterdam/ Virtuel Platform, Holanda
Net arte desafia a preservação
Guilherme Kujawski - Itaú Cultural, Brasil
Internacionalização dos Arquivos da Mídia Arte
Ana Pato - Videobrasil, Brasil
Arquivos digitais: a experiência do Videobrasil
17h – 17h30
Coffee break
17h30 – 19h30
Conferência
Keynote Speaker: Rudolf Frieling - San Francisco Museum of Modern Art, EUA
Refazer, reapresentar, rever (De colecionar a produzir um legado cultural em mídia-arte)
19h30 – 20h
Considerações finais e sistematização do dia
02/10 Programação externa com os palestrantes
03/10 Entre o Passado e o Futuro: A Construção do Presente
11h -13h
Gustavo Romano - Proyecto Netescopio (MEIAC-Espanha), Argentina
NETescópio: Dez perguntas em aberto sobre a conservação de arte eletrônica
Renata Motta - Divisão de Museus Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Brasil
Museus paulistas e seus documentos
13h – 15h – Almoço
15h – 17h
Gilbertto Prado - ECA-USP, Brasil
Arte digital, diálogos e processos
Manuela Naveau – Ars Electronia, Áustria
Experimentando Arquivos
17h – 17h30
Coffee break
17h30–19h30
Arianne Vanrell – Museo Reina Sofía, Espanha
Estratégias de Conservação e Humanidades Digitais
Gabriela Previdello – FILE, Brasil
Entre a Contingência e a Permanência: o contraponto dos arquivos nas linguagens eletrônicas
Pedro Puntoni – Brasiliana – USP, Brasil
Brasiliana USP: uma biblioteca digital para todos
19h30 – 20h
Considerações finais e sistematização do dia
4/10 O Contra-colecionador On-line: Arquivos e Museus Pessoais
11h – 13h
Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss
Inter-Facing the Archive: The Media Art Portal netzspannung.org
Cicero Silva – UFJF, Brasil
13h – 15h – Almoço
15h – 17h
André Stolarski – Bienal de São Paulo, Brasil
Call to action: Trigésima Bienal de São Paulo
Patricia Canetti - Canal Contemporâneo
Arte como Rede Social
Beth Saad – ECA-USP
A memória da informação em rede: o poder do usuário
17h–17h30
Coffee Break
17h30 – 19h30
Lucas Bambozzi – arte.mov, Brasil
Esquecimento e conveniência
Domenico Quaranta - Accademia di Bella Arti di Brera, Itália
Salvo pela cópia
19h30 -20h
Considerações finais e sistematização do dia
05/10 Curadoria de Informação e Estética do Banco de Dados
Manhã: Programação externa com os palestrantes
15h – 17h
Daniela Kutschat – FAU-USP, Brasil
Por que visualizar dados?
Paula Alzugaray – PUC – SP, Brasil
Metaobra: A tradução de On Subjectivity
José Luis de Vicente – Medialab Prado / Proyecto Visualizar, Espanha
Armazenando a Si: sobre a produção social dos dados
17h – 19h
Conferência
Keynote speaker: Christiane Paul – The New School, New York
Arquivando o contexto: estratégias de preservação para a net art (um estudo de caso)
19h30 – 20h
Considerações finais: encerramento