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julho 5, 2007
Inscrições 5ª edição Com:Atitude, Seminário de Atitude de Marca, na Fecomercio, São Paulo
5ª edição Com:Atitude, Seminário de Atitude de Marca
Inscrições abertas
Centro Fecomercio de Eventos
Rua Dr. Plínio Barreto 285, Bela Vista, São Paulo - SP
Inscrições: 11-3292-4833 ou www.comatitude.com.br
Preço: 6 a 19 de julho: R$ 1.440; a partir de 20 de julho: R$ 1.800
Investimento: Inclui material de apoio, cafés, almoços, certificado de conclusão e acesso por um ano ao conteúdo do site de atualização permanente.
Realização: Significa
Co-patrocínio: Caixa Econômica Federal
Apoio institucional: Aberje e Fecomercio
Com:Atitude, Seminário de Atitude de Marca: 7 e 8 de agosto de 2007
Atitudes de marca são destaque em seminário internacional
Evento de referência sobre ação e comunicação de marcas nas áreas social, cultural, ambiental, esportiva, de comportamento e entretenimento, a 5a. edição do Com:Atitude terá a participação especial de Jim Andrews, vice-presidente do IEG dos Estados Unidos
O Com:Atitude, Seminário de Atitude de Marca, chega à sua 5a. edição mantendo seu objetivo de difundir conceitos, lançar técnicas, gerar questionamentos e apontar benefícios, deficiências e tendências sobre as atitudes institucionais e mercadológicas das empresas. O evento de referência sobre ação e comunicação de marcas nas áreas social, cultural, ambiental, esportiva, de comportamento e entretenimento acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo e já está com as inscrições abertas
Durante o seminário serão realizados oito painéis sobre estratégia, gestão, comunicação e aferição de atitudes de marca, conduzidos por especialistas em comunicação e marketing, líderes empresariais, de instituições e de projetos. Em 2007, o Com:Atitude traz ao País o vice-presidente do IEG, principal organização de pesquisa, consultoria, análise e treinamento em patrocínios no mundo, Jim Andrews. "O IEG trará para o Com:Atitude a dimensão e a lógica do país que mais investe em patrocínios no mundo, os Estados Unidos, além das principais tendências nas atitudes das marcas globais", comenta Yacoff Sarkovas, diretor geral da Significa, que realiza o seminário. A Significa é a agência idealizadora do conceito de atitude de marca e pioneira no seu planejamento estratégico.
O Com:Atitude foi criado para atender à crescente demanda por conhecimento consistente e atualizado sobre essa ferramenta estratégica de fidelização de marca, relacionamento com públicos de interesse e construção de reputação. Decisores de marketing, comunicação e responsabilidade social das empresas e os executivos de agências, veículos e instituições poderão aprofundar seus conhecimentos e conhecer três pesquisas inéditas para orientação da decisão de investimentos e casos exemplares de atitude de marca.
A atitude de marca pelo olhar de públicos e empresas
Além da mais recente pesquisa sobre patrocínio nos Estados Unidos, que será apresentada pelo IEG, o Com:Atitude trará dois estudos referenciais para orientação do mercado de comunicação brasileiro: a nova edição das pesquisas "Atitudes de marcas nas maiores empresas" e "Percepção pública das atitudes de marcas", realizadas pela Significa pelo quarto ano consecutivo, em 2007 com o suporte técnico da LPM.
A pesquisa quantitativa com as grandes empresas de todos os segmentos econômicos do País mostra os objetivos, investimentos, critérios, ferramentas e áreas envolvidas nos processos de ação e comunicação das marcas nas áreas social, cultural, ambiental, esportiva, de comportamento e entretenimento. Já a Investigação exploratória com os públicos revela como são percebidas as atitudes das marcas, que valores agregam, quando geram identificação e constroem reputação, e que temas são considerados mais relevantes pelo público.
A quinta edição do seminário tem patrocínio da Nestlé e Petrobras, co-patrocínio da Caixa Econômica Federal e Fiat, e apoio institucional da Aberje e da Fecomercio.
Com:Atitude, Seminário de Atitude de Marca - Programação:
Painel 1_Para onde apontam corações e mentes 1: atitudes, atributos e marcas *
: Como se dá a transferência de atributos entre as ações e as marcas?
: Que fatores interferem na percepção das atitudes das marcas pelas pessoas?
: O que as pessoas esperam das marcas para sí mesmas e para a sociedade?
Palestrante: Yacoff Sarkovas_Significa
Análise: Pergentino Mendes de Almeida_LPM, e Simone Siebner Mendes de Almeida_LPM
* Apresentação e análise de pesquisa 2007 inédita: "Percepção pública das atitudes de marcas"
Painel 2_Para onde apontam corações e mentes 2: consumo e reputação *
: Quais fatores e tendências incidem no comportamento atual do consumidor?
: Como as atitudes das marcas interferem na reputação das empresas?
: O que gera uma experiência positiva da marca para as pessoas?
Debatedores: Mauro Wilton_ECA/USP; Ronald Mincheff_Edelman/Trust Barometer; Sérgio Lage Carvalho_Universidade Anhembi Morumbi
Moderador: Pergentino Mendes de Almeida_LPM
* Debate sobre pesquisa 2007 inédita: "Percepção pública das atitudes de marcas"
Painel 3_As atitude de marcas nas mídias digitais
: Quais as formas de agir das marcas no mundo virtual?
: Qual o impacto das mídias digitais como veículos de comunicação das atitudes das marcas?
: O que leva a ação virtual da marca a ser percebida como atitude ou como publicidade?
Debatedores: Giselle Beiguelman_PUC-SP; Dino Vettorello_Kaizen Games/Second Life; Leandro de Paula_Microsoft
Moderador: Marcelo Tas_Diretor de TV
Painel 4_Gestão de solicitação de apoios e patrocínios
: Como organizar a recepção dos projetos e gerir o relacionamento com os proponentes?
: Como dizer 'não', sem gerar percepção negativa?
: Como identificar oportunidades para a empresa em meio a tantas propostas?
Debatedores: Eliane Costa_Petrobrás; Larcio Benedetti_Votorantim
Moderadora: Sharon Hess_Articultura
Painel 5_Os patrocínios nos EUA *
: Qual a dimensão, a lógica e o impacto dos patrocínios no mercado americano?
: Que estratégias de comunicação das atitudes as empresas adotam nos eua?
: Quais são as principais tendências nas atitudes das marcas globais?
Palestrante: Jim Andrews_IEG
Debatedor: Alexandre Borges_Significa
Moderadora: Andrea Cordeiro_Visa
* Apresentação e debate de pesquisa 2007 inédita: "Performance research sponsorship decision-makers"
Painel 6_As atitudes de marca nas maiores empresas do Brasil *
: Qual é o cenário dos investimentos em atitude de marca em 2007?
: Como é feita a comunicação e a aferição de resultado das ações?
: Que critérios e fatores balizam a decisão nas empresas?
Palestrante: Alexandre Borges_Significa
Debatedor: Jim Andrews_IEG
Moderador: Mauro Calliari_Editora Abril
* Apresentação e debate de pesquisa 2007 inédita: "Atitudes de marcas nas maiores empresas"
Painel 7_Razão e função das fundações e institutos empresariais
: A empresa deve agir diretamente ou por meio de um instituto/fundação?
: Instituições empresariais agregam valor à marca mantenedora?
: Quais são os desafios de gestão e relacionamento entre as empresas e suas instituições?
Debatedor: Milton Seligman_Ambev
Moderador: Carlos Faccina_Consultor
Painel 8_Atitude de marca como estratégia do negócio
: Como planejar uma diretriz integrada das atitudes da marca?
: Como definir focos de atuação e programas de ações?
: Como direcionar as atitudes para diferentes públicos?
Debatedores: Claudia Pagnano_Grupo Pão de Açúcar; Júnia Nogueira de Sá_Volkswagen
Palestrante: Yacoff Sarkovas_Significa
Moderador: Paulo Nassar_Aberje