|
junho 5, 2021
Parceria da SP-Arte com a ABACT gera o Gallery Week em São Paulo
Parceria da SP-Arte com a ABACT gera o Gallery Week na retomada gradual e limitada de visitação às galerias de arte
O Gallery Week é um evento que, em ocasião do SP-Arte Viewing Room (ver expositores), propõe a realização de atividades paralelas presenciais nas galerias de arte participantes da feira virtual, de forma a promover uma retomada gradual das práticas, porém sem aglomerações, no modelo do que vem sendo feito pelas feiras e organizações no exterior. Serão 41 atividades organizadas por 37 galerias de arte na cidade de São Paulo. O evento é uma parceria entre a ABACT e a SP-Arte e acontecerá entre os dias 8 e 12 de junho, junto ao SP-Arte VR, que será realizado na mesma semana, de 9 a 13 de junho.
As galerias participantes do Gallery Week estarão abertas ao público, das 11h às 19h, e os interessados podem agendar as visitações, que terão número limitado de participantes. Dentre os destaques da programação, que oferece visitas guiadas, conversas com artistas/curadores, talks virtuais e/ou intervenções urbanas, está a exposição coletiva “Diamante-Grafite-Carvão”, que reúne a Galeria Sé, de São Paulo, a Karla Osório, de Brasília, e a Portas Vilaseca, do Rio de Janeiro, juntas no Espaço Fonte, no bairro da Vila Madalena. Dentro da programação temos também uma caminhada com o artista Felippe Moraes com o tema de suas criações impactantes “Samba Exaltação”, que marcou de forma sensível o último carnaval durante a pandemia. Outra atividade inusitada do Gallery Week é uma intervenção urbana no quarteirão das Alamedas Lorena e Ministro Rocha Azevedo com as ruas Oscar Freire e Padre João Manuel com o artista Toby Christian organizado pela Casanova.
Galerias participantes: AM Galeria, Andrea Rehder Arte Contemporânea, Anita Schwartz Galeria, ArteFormatto, Ateliê Aberto, Berenice Arvani, Bianca Boeckel Galeria, Carmo Johnson Projects, Casa Triângulo, Casanova, Cavalo, Central Galeria, Choque Cultural, Dan Galeria, Espaço Zagut, Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Aura, Galeria Eduardo Fernandes, Galeria Karla Osorio, Galeria Kogan Amaro, Galeria Leme, Galeria Lume, Galeria Marilia Razuk, Galeria Mario Cohen, Galeria Millan, Galeria Nara Roesler, Galeria Periscópio, Galeria Raquel Arnaud, Galeria Vermelho, Janaina Torres Galeria, Luciana Brito Galeria, Mendes Wood, Mul.ti.plo Espaço Arte, O Pequeno Colecionador, Oma Galeria, Portas Vilaseca Galeria, Sé Galeria, Simões de Assis Galeria de Arte, Verve, Zipper Galeria.
Todas as atividades do evento serão realizadas mediante agendamento prévio, respeitando os protocolos de segurança e prevenção contra a pandemia do COVID-19. Será obrigatória a disponibilização de álcool em gel, uso de máscaras, distanciamento e restrições de capacidade de público.
Além do Gallery Week, de acordo com Luciana Brito, presidente da ABACT, neste primeiro semestre, mesmo diante da crise atual, as galerias tiveram bastante movimentação no meio digital. "Nós da ABACT atuamos intensamente para fomentar a profissionalização e os caminhos digitais para a promoção da arte. Através do projeto Latitude, já foram 32 apoios em feiras e plataformas só neste ano de 2021”, afirma a galerista.
Sobre a ABACT
A ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão ampliar o intercâmbio cultural, promover ações para profissionalização e desburocratização do mercado e fomentar o diálogo e educação em torno do setor de arte contemporânea no Brasil.
Criada em 2007, atualmente ABACT representa 61 galerias de arte, localizadas em diversos estados brasileiros. Entre os projetos administrados pela Associação estão Art Weekend São Paulo e o projeto de internacionalização Latitude – platform for Brazilian art galleries abroad.