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maio 25, 2019
Anna Maria Maiolino no PAC Milano, Itália
De 29 de março a 9 de junho de 2019, o PAC Padiglione d'Arte Contemporanea de Milão apresenta O amor se faz revolucionário, a mais extensa retrospectiva da artista ítalo-brasileira Anna Maria Maiolino, a primeira a ser realizada em uma instituição pública na Itália.
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Inspirando-se na consciência feminina cotidiana e em uma ditadura opressora e censória - como nos anos 1970 e 1980 no Brasil - Maiolino produziu obras mergulhadas em força vital, que combinam a criatividade italiana com as experimentações das vanguardas brasileiras num estilo inconfundível e inimitável.
Atravessada pelo tema do amor por suas origens, sua família, sua pátria adotiva, seu trabalho, a produção de Maiolino explora as relações humanas e a dificuldade subjacente à comunicação e expressão, percorrendo a pálida fronteira entre a fisicalidade e uma esfera espiritual mais íntima.
Com uma seleção de mais de 300 obras da artista, que vão desde os primeiros desenhos até suas últimas criações, a mostra inclui suas grandes pinturas dos anos 1990, expostas pela primeira vez e obras dos mais importantes museus brasileiros, como MAM no Rio de Janeiro, MASP e Pinacoteca do Estado em São Paulo. Desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalações - incluindo um site specific feito inteiramente de argila - ilustram uma história artística, começando no início dos anos 1960 e ainda viva e fértil hoje, sendo capaz de influenciar muitos artistas das novas gerações.
Promovido pela prefeitura da cidade de Milão e produzido pelo PAC com a Silvana Editoriale, em setembro de 2019, a exposição será transferida para Londres, graças a uma colaboração com a Whitechapel Gallery.
From 29th March to 9th June 2019, PAC Padiglione d’Arte Contemporanea in Milan presents O amor se faz revolucionário, the most extensive retrospective of the Italian-Brazilian artist Anna Maria Maiolino, the first to be held at a public institution in Italy.
Drawing inspiration from the everyday female consciousness and an oppressive, censorial dictatorship – as experienced in 1970s and 1980s Brazil – Maiolino has produced works steeped in vital force, which combine Italian creativity with the experimentations of Brazilian avant-gardes in an unmistakable and inimitable style.
Crossed by the theme of love for her origins, her family, her adoptive homeland, her work, Maiolino’s production explores human relationships and the difficulty underlying communication and expression, travelling the faint boundary between physicality and a more intimate, spiritual sphere.
With a selection of over 300 works of the artist, ranging from the early drawings to her latest creations, the exhibition includes her large paintings from the 1990s, on show for the first time ever, and works from the most important Brazilian museums, such as MAM in Rio de Janeiro, MASP and the Pinacoteca do Estado in São Paulo. Drawings, paintings, sculptures, photographs, videos and installations – including a site-specific entirely made of clay – illustrate an artistic story, starting in the early 1960s and still alive and fertile today, being able to influence many artists of the newer generations.
Promoted by the City Municipality of Milan and produced by the PAC with Silvana Editoriale, in September 2019 the exhibition will move to London, thanks to a collaboration with the Whitechapel Gallery.