|
agosto 5, 2015
Muriel Machado em NaCasa, Florianópolis
Avantesma é um sinônimo da palavra fantasma. Esse é o título da exposição de Muriel Machado, que abrirá em NaCasa Coletivo Artístico, no dia 7 de agosto, às 19h. Quando os equipamentos ópticos do final do século XIX começaram a ser desenvolvidos, antes mesmo do surgimento do cinema, a “lanterna mágica” de Étienne-Gaspard Robert projetava shows de terror com o tema “Phantasmagoria” para assustar e impressionar o público. Para alguns pesquisadores, esses shows representam uma passagem importante de medos ancestrais, surreais, que antes eram temas interpretados pela religião, para um novo período que seria regido pelo desenvolvimento da tecnologia.
No seu sentido mais literal, os fantasmas são defuntos que reaparecem ao mundo dos vivos, em geral, sob forma indefinida e etérea, mas podem também fazer referência a conceitos mais amplos. Estão relacionados a sonhos, visões, imagens que trazem presságios e que levam luz.
As obras de “Avantesmas" estão relacionadas a este amplo espectro de significações.São resíduos de tormentos que a artista compartilha com outros, luzes que tateiam por possibilidades. Em exposição,duas animações, 101 desenhos em pastel seco branco sobre papel preto, 10 desenhos com diâmetro de 13cm, 1 com diâmetro 16 sobre mapa, feitos com nanquim e guache preto.
Muriel Machado, nascida em Florianópolis, estudou Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde se formou em 2013. Depois de sua graduação, Muriel continua a aprofundar seus estudos sobre videoarte e desenho enquanto participa de eventos no meio artístico como IVAHM 2015 -FestivalInternacional de Videoarte de Madrid e 14º Salão Nacional de Arte de Jataí.