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novembro 13, 2007

Arte para poucos, por Lisette Lagnado

Arte para poucos

Crítica de Lisette Lagnado, originalmente publicada na Folha de São Paulo, no dia 18 de março de 2007. Leia também a réplica de Barbara Szaniecki à crítica de Lisette Lagnado

"Estética da Multidão" aplica teses de Antonio Negri e Michael Hardt para analisar os fenômenos artísticos

Estética da Multidão", livro de Barbara Szaniecki, pretende abraçar uma disciplina (a estética) e um conceito (a multidão), que são dois terrenos bastante pantanosos pelo fato de operarem com a coexistência de sentidos.

Se partirmos do dissenso para definir o fenômeno artístico -sobretudo contemporâneo-, o que dizer de sua conjunção com "subjetividades de globalização produtivas e criadoras", nas palavras de Michael Hardt e Antonio Negri em "Império"?

A publicação integra a coleção, organizada por Giuseppe Cocco, dedicada a familiarizar o público brasileiro com o "léxico usado em 'Império"", que, segundo consta na contracapa do livro, "definiu um novo horizonte de reflexão sobre a crise da modernidade".

A iniciativa já pode ser louvada por um motivo que parece prosaico, mas não é: desde que Negri passou a ser traduzido no Brasil, um outro código lingüístico entrou em circulação.
Resta descobrir quando esse código apenas joga fumaça para esconder afirmações óbvias ou quando tem propriedade, mesmo sendo uma língua estranha. Assim, para quem desconhece o "jargão" de Negri, uma frase como esta pode ser horripilante: "Ir além do moderno significaria então traduzir esteticamente a racionalidade concreta da vida social, seus processos de organização e de produção com base na cooperação ilimitada e potente das subjetividades que neles se constituem".

A terminologia específica do "Império" deve ser explicada, mas também questionada.
Com uma edição bem cuidada e um caderno de imagens, o livro se divide em três capítulos: "Espaço Social, Tempo Político e Tom - Concepção e Forma do Poder na Re presentação Clássica e na Estética Popular"; "Transformações da Soberania - Continuidades das Imagens do Poder, Mutiplicidades das Imagens da Potência"; e "Soberania Imperial e Cartazes Políticos na Contemporaneidade".

Barbara Szaniecki utiliza fartamente o vocabulário de Negri, que, por sua vez, pensa ter ido além de Michel Foucault [1926-1984]. Em seu repertório iconográfico, constam "Las Meninas", de Velásquez [1599-1660], e retratos oficiais e reais (isto é, da realeza).

Erro de interpretação
O cartaz político se mostra apto à análise política dos "dispositivos de cooperação que se formam e se estendem através das redes", mesmo que Negri não tenha se debruçado sobre as artes gráficas.
Walter Benjamin [1892- 1940], sim, porém Szaniecki parece cometer um erro de interpretação quando escreve: "Nosso estudo aborda a potência do cartaz a partir de uma hipótese de estetização da política, a ser verificada nas manifestações globais".

Quando encerra seu ensaio de 1936 intitulado "A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica", Benjamin alerta para a "estetização da política" praticada pelo fascismo e propõe o que poucos até hoje compreendem: "Politizar a arte".

Estamos já no terceiro quarto de "Estética da Multidão" quando somos introduzidos à "questão da representação política e estética".

Ora, não custava resolver em poucas páginas que toda representação é política. O livro merecia uma limpeza dos rastros acadêmicos. Ganharia agilidade e força autoral.

Somos conduzidos por sentenças como: "Nosso interesse se limita...", "podemos averiguar...", "como mencionamos anteriormente...", "verificaremos a seguir..." etc.

E qual é o cerne do debate que nos interessa? A pergunta é complexa e pertence à disciplina estética, a saber: como explicar, nas práticas artísticas, a passagem da transcendência para a imanência?

Szaniecki fará uso de uma série de conceitos atribuídos a Foucault e Negri, como "ação e reação" e "imagens de potência". Nietzsche [1844-1900] mal aparece.

Uma nota de rodapé assinalando que o "método de abordagem" de Foucault e Negri "não é dialético" desconsidera que essa hipótese já havia sido elaborada, em 1962, no estudo de Gilles Deleuze [1925-1995] "Nietzsche e a Filosofia".

Aos seus vinte e poucos anos, o pensamento de Foucault já era indissociável do de Nietzsche, culminando em um dos textos mais lidos nas faculdades de ciências humanas, "Nietzsche, Freud, Marx (colóquio de Royaumont, julho de 1964).

Pensar "estética" e "multidão" é uma proposição não somente bem-vinda como necessária. É fato que muitos criadores trabalham com filigranas derivadas da definição de multidão (em oposição à noção de "povo").

A "cooperação social" é uma delas; a "troca e o afeto" também. Entretanto é difícil compreender a opção por aplicar um léxico, surgido nos anos 90, à iconografia dos cartazes do Maio de 1968, por exemplo.

Por que perder a oportunidade de atualizar um trabalho acadêmico e de escolher uma iconografia mais contemporânea?

No caso do estudo dos retratos, caberia evocar a série "Palestinian Cabinet Ministers", de Efrat Shvily (2000), realizada quando a paz no Oriente Médio aparecia como horizonte possível. Retratos de uma autoridade que não chegou a ter uma autoridade e que foi compreendida como uma camuflagem de terroristas parecendo "árabes respeitáveis" ou, até mesmo, por ironia da semelhança dos traços étnicos, membros da autoridade israelense.

É verdade que Negri tentou descascar esse abacaxi ao publicar "Arte e Multidão - Nove Cartas sobre a Arte" (ed. Atelier, França). Mesmo assim, não foi bem-sucedido.

Sinal de indecisão
Em carta de 15/12/2001 para Marie-Magdeleine, Negri constata o "vazio de inovação formal" após ter visitado a Bienal de Veneza. Se Negri afirma que a transcendência não existe mais, a sugestão de que "a obra de arte pareça sempre ter algo de transcendente" é, no mínimo, um sinal de indecisão de sua parte.

É incoerente lamentar a falta de uma "grande arte" e tentar enxergar em Joseph Beuys [1921-86] ou em Richard Serra possibilidades de "potência".

Antes da conclusão, mero resumo repetitivo, Szaniecki toca uma mina tão preciosa quanto perigosa, na frase final do terceiro capítulo: "Seria o evento a forma da imanência?". Aqui residiria um estudo promissor.

LISETTE LAGNADO é crítica de arte e co-editora da "Trópico". Foi curadora-geral da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006.

Posted by João Domingues at 10:56 AM