Página inicial

Arte em Circulação

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
arte em circulação:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
fevereiro 2017
janeiro 2017
dezembro 2016
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
março 2012
fevereiro 2012
dezembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
janeiro 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
julho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
setembro 2008
maio 2008
abril 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
novembro 2004
junho 2004
abril 2004
março 2004
fevereiro 2004
janeiro 2004
dezembro 2003
novembro 2003
outubro 2003
setembro 2003
agosto 2003
As últimas:
 

junho 23, 2017

5 artistas e a geometria - construção e desconstrução por Luiz Dolino

5 artistas e a geometria - construção e desconstrução

LUIZ DOLINO


5 artisti brasiliani geometrici, Um Galeria, Rio de Janeiro, RJ - 28/06/2017 a 09/08/2017

Reunir um coletivo tem sido sempre uma tarefa delicada. Quando a proposta é mesclar artistas, linguagens, expressões, as dificuldades desse mundo se multiplicam. No entanto, a ousadia, que é própria dos seres inquietos, nos propicia essa oportunidade e vem, portanto, daí o gesto heroico que acatamos.

O eixo central do argumento se sustenta na vontade de exibir cinco artistas que se aproximam e se tornam íntimos, sem prejuízo da singularidade de suas escolhas diante do ilimitado da expressão. A Geometria – geom, tudo aquilo que em Matemática se ocupa do estudo do espaço e das figuras que podem ocupa-lo – é, na largada, o polo que nos une. O rigor formal permeia o sonho, constrói e desconstrói. Há uma arquitetura que se impõe, que edifica; mas há também uma ordem que deforma, implode, desmonta.

Rodrigo de Castro e Luiz Dolino perseguem mais de perto a rota euclidiana – exploramos figuras que não possuem volume. No entanto, apesar de trilhar aparentemente uma mesma estrada, há, por sorte, um divisor de águas que nos fertiliza. Rodrigo ousa dizer que está sempre em busca da cor que melhor se ajuste ao seu propósito: “descobrir uma cor traz uma sensação maravilhosa. É como encontrar o acorde num piano. ” Do meu lado, sou mais direto, cético. Preciso tão somente de quatro cores. Quaisquer, vindas não importa de onde. Minha pauta é o Teorema das Quatro Cores, de formulação simples, mas de demonstração complexa: dado um mapa, quatro cores são suficientes para colori-lo de forma a que regiões vizinhas não partilhem a mesma cor. Rodrigo está atrelado à uma poética que, por mais ortodoxa, o liberta. Eu, sonhando-me livre, na verdade sou cativo um rito arbitrário.

Manfredo de Souzanetto, no quinteto, é um moderador ou ponto de equilíbrio. Paradoxalmente, vem de sua obra o privilégio atribuído à presença do objeto que, antes de tudo, nos surpreende. Mais ainda talvez, nos assusta e perturba com sua arritmia. Extasiamo-nos diante da permanente proposta que visa a recomposição de um imponderável puzzle. Leva e traz. Diz e contradiz. Dialeticamente se impõe: cheios e vazios. O impasse enganoso conduz o nosso olhar para periferia irregular. A percepção sofre reveses. A catedral se estrutura e abriga uma arquitetura arquetípica.

Maria-Carmen Perlingeiro agrega o espanto – matéria prima da poesia – ao discurso que, em síntese, busca uma possibilidade de amalgamar as singularidades do grupo. Prismas, cones, segredos, luz e pedra, ouro, são palavras de ordem na compulsão criativa dessa artista que, por meio de delicada magia, impõe expansões da própria forma. Sem deixar espaço para especulações, provoca a reverberação da matéria e, infatigável, conduz o seu experimentalismo como reflexão diante de múltiplos espelhos. Humor, ambiguidade e sensualidade também fazem parte do seu léxico.

Suzana Queiroga, foi dito pela crítica, tem sua obra relacionada às ideias de fluxo e conexões de sistemas dinâmicos. A experiência proposta ao espectador modifica a sua percepção e promove a expansão dos sentidos, do espaço e do tempo. Para a artista, o que está em causa é a discussão da bi-dimensionalidade e o questionamento dos limites entre pintura e escultura. O diálogo persiste ao fixar como pano de fundo a oposição entre geometria e forma orgânica; a integração do espaço real ao espaço pictórico e a ativação do ambiente por meio do recorte ou de superfícies vazadas. Cabe o registro de que, na intensa atividade pedagógica que desenvolve, está presente o propósito de gerar um território propício a investigações pessoais direcionadas à uma prática que tem como objetivo aliar a experiência à reflexão, considerando a pintura como pensamento.

Luiz Dolino, curador

Posted by Patricia Canetti at 9:33 AM