|
novembro 5, 2007
Tem limite pra tudo, por Juliana Monachesi
Tem limite pra tudo
JULIANA MONACHESI
Hoje teve nova exibição do 29º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/ Bolsa Pampulha, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 1º de novembro. O processo de seleção contou com 418 inscrições de 16 estados brasileiros, sendo que os dez artistas selecionados são de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco , São Paulo e Rio Grande do Sul.
A Bolsa Pampulha é um projeto voltado para artistas em início de carreira, no qual os candidatos selecionados recebem uma bolsa mensal de mil e duzentos reais durante 13 meses para desenvolvimento de seu trabalho e um projeto em artes visuais. Ao longo deste período, o bolsista tem o acompanhamento da equipe técnica do MAP e da Comissão de Acompanhamento - formada por críticos, curadores e artistas - com visitas mensais e individuais, a fim de orientar, discutir e trocar idéias a respeito de sua produção artística. Os bolsistas deverão fixar residência em Belo Horizonte.
Esta 3ª edição da Bolsa Pampulha apresenta as exposições individuais dos bolsistas em aberturas concomitantes no dia 12 de dezembro de 2008, aniversário de Belo Horizonte . As mostras ocuparão diversos espaços da capital, a serem definidos pelo curador do MAP, Marconi Drummond. Está prevista, ainda, a publicação de um livro com o memorial de todo o processo e imagens das exposições. Já o livro da 2ª edição do projeto Bolsa Pampulha será lançado em dezembro de 2007.
Os artistas selecionados são:
Amanda Melo da Mota Silveira; Recife, Pernambuco
Ariel Ferreira da Costa; Belo Horizonte, Minas Gerais
Carlos Pablo Lobato Cardoso; Belo Horizonte, Minas Gerais
Cesar Yoichi Fujimoto; São Paulo, São Paulo
Daniel Herthel de Araújo; Belo Horizonte, Minas Gerais
Daniel Scherer de Escobar; Porto Alegre, Rio Grande do Sul
José Bruno de Faria Neto; São Paulo, São Paulo
Maíra Voltolini; Goiânia, Goiás
Sílvia Amélia Nogueira de Souza; Belo Horizonte, Minas Gerais
Yuri Firmeza; São Paulo, São Paulo
A comissão julgadora foi composta por Jochen Volz, Luisa Duarte, Marisa Mokarzel , Ricardo Basbaum e pelo curador do MAP, Marconi Drummond.
Jochen Volz é diretor e curador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Estudou História da Arte em Munique e em Berlim e, em 1999, concluiu mestrado pela Humboldt Universität Berlin. Entre 2001 e 2004, foi curador do Portikus Frankfurt am Main . Em 2006, foi curador convidado da 27ª Bienal de São Paulo.
Luisa Duarte é crítica de arte e curadora independente, e é membro do grupo de críticos do Centro Cultural de São Paulo. Foi curadora de exposições em Fortaleza , Recife e Rio de Janeiro. Atualmente, é mestranda em Filosofia pela PUC-SP.
Marisa Mokarzel foi diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus da Secretaria Executiva de Cultura do Estado do Pará. Mestre em História da Arte e doutora em Sociologia, é professora de História da Arte na Universidade da Amazônia. Participou da comissão curatorial do Programa Rumos Artes -Visuais, edição 2005/2006.
Ricardo Basbaum é artista, escritor, crítico e curador, já tendo atuado em diversas cidades brasileiras e estrangeiras, como Londres, Nova York, Cidade do México e Porto . Com formação nas áreas de Ciências Biológicas, especialização em História da Arte , Arquitetura e Comunicação e pós graduação em Artes no Goldsmiths College (Londres ), Basbaum é hoje professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.