The digital community formed by Canal Contemporâneo involves people and entities that visit and nurture our network with their different levels of participation. This section introduces participants connected via associations, supporting entities, partnerships and sponsors, and allows access to their profiles and other related areas.
A Associação Cultural Videobrasil dedica-se ao fomento, difusão e mapeamento da arte contemporânea, bem como à formação de público e ao intercâmbio entre artistas, curadores e pesquisadores. Fundada e dirigida por Solange Farkas, destina especial atenção à produção do circuito geopolítico Sul, promovendo a existência de uma ativa rede de cooperação internacional.
Desde 1983, o Videobrasil atua nas lacunas do universo da arte e no estímulo à experimentação artística: quando a videoarte surgia na cena brasileira, criou o primeiro festival voltado à modalidade e facilitou sua consolidação. Mais tarde, abriu-se à arte eletrônica e, depois, incluiu também performances e práticas mistas. Na década de 90, passou por um processo de internacionalização que definiu o foco do suas mostras competitivas no Sul geopolítico. Desde 2011, passou a abranger todas as linguagens artísticas contemporâneas e se firmou como a principal plataforma para a arte produzida em países do Sul global.
Ao longo dos anos, a Associação Cultural Videobrasil formou um significativo acervo composto por mais de 1300 obras em vídeo, videoinstalações e registros (especialmente de performances) e produções que olham para o amplo e ambíguo contexto contemporâneo do Sul geopolítico.
A atuação do Videobrasil compreende ainda a realização de exposições individuais ou coletivas de artistas consagrados, construindo pontes entre as referências do Sul geopolítico e os destaques da produção mundial; o desenvolvimento do Programa de Residências Videobrasil e de projetos de Itinerâncias do festival e suas exposições; além de atividades de Programas Públicos.
O Videobrasil também produz publicações, como livros teóricos, de exposições, catálogos e uma revista anual, aprofundando conteúdos de sua programação e contribuindo para o debate cultural da atualidade; e a série de filmes Videobrasil Coleção de Autores, que busca dar visibilidade ao pensamento e ao processo de trabalho de artistas contemporâneos de relevo na cena internacional a partir do olhar de diretores convidados.