The digital community formed by Canal Contemporâneo involves people and entities that visit and nurture our network with their different levels of participation. This section introduces participants connected via associations, supporting entities, partnerships and sponsors, and allows access to their profiles and other related areas.
O nosso trabalho tem como sua característica proeminente a experimentação multidisciplinar e desde o início tem unido o vídeo, a fotografia e o desenho a fim de revelar a unicidade que representam os produtos desses cruzamentos.
A nossa pesquisa dirige a atenção para os materiais em sua forma mais pura antes de agrega-los, ao uso da câmera analógica como dispositivo, aos processos de revelação, escaneamento e impressão, e ao filme fotográfico em si. Assim como no desenho, explora o comportamento dos grafites sobre a fotografia, sob o vídeo e as relações pictóricas e metafóricas criadas a partir dessas intersecções.
A fisicalidade é um critério determinante nos trabalhos e implica paralelos com preocupações do cinema estrutural, metodologia que permeia nossos estudos artísticos de modo geral. Da mesma forma, a ideia de unir materiais puros com a intenção de criar um novo produto, híbrido e não reproduzível, tem motivado a nossa produção mais recente.
Conceitualmente, nossos trabalhos adotam o filme, a fotografia e o desenho como meios para investigar a passagem do tempo e a percepção do tempo. Lidar com os efeitos do tempo na paisagem faz com que imperceptíveis variações de cor e luz tornem-se claramente visíveis. Do mesmo modo, desejamos observar a passagem do tempo no corpo do ser humano e para tanto, desde 2002 quando começamos a trabalhar juntos, usamos o nosso próprio corpo como medida. O autorretrato, seja através do retrato, filmado, fotografado ou desenhado, faz com que o nosso corpo seja a linha do tempo nos trabalhos, e no futuro ainda mais, quando o nosso processo de envelhecimento se fará evidente a pensar na obra como um todo.
Fernanda Figueiredo estudou na Escola de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie até 1998, e depois graduou-se em Artes Plásticas na FAAP em 2002. Eduardo Mattos é formado na Faculdade de Cinema da FAAP desde 1999. Juntos, realizaram diversas exposições como o 64º Salão de Abril, Before Berlin - London Berlin Art Kunst, Berlim, Novas Aquisições, MAM - Rio de Janeiro, 14º Salão da Bahia, MAM – Bahia, e Jogos de Guerra na Caixa Cultural, Rio de Janeiro. Em 2012 a dupla de artistas realizou a residência artística Picture Berlin, na Alemanha e em 2013 recebeu uma bolsa de viagem oferecida pelo Programa de Difusão Cultural e Intercâmbio do Ministério da Cultura do Brasil para realizar a residência Fire Station Artists’ Studio em Dublin. Possuem obras na Coleção do MAM - Rio de Janeiro. Vivem e trabalham em São Paulo.