The digital community formed by Canal Contemporâneo involves people and entities that visit and nurture our network with their different levels of participation. This section introduces participants connected via associations, supporting entities, partnerships and sponsors, and allows access to their profiles and other related areas.
Canal Contemporâneo
email_ password_
forgot your email? forgot your password?
Search for words and / or phrases (in quotes)

Profile_

     
Camille Kachani   Artist / Creator
artista visual
LOCALIZATION_
São Paulo   São Paulo    Brazil
CONTACT_
LANGUAGES_
portuguese
french
english
Não-identidade c/ shador
Fotografia digital
2012
  • Não-identidade c/ shador
Fotografia digital
2012
  • Não-identidade c/ shador
Fotografia digital
2012
  • Não-identidade c/ shador
Fotografia digital
2012
BIOGRAPHY / PRESENTATION_
Trabalha e vive em SP. Formação: pintura e fotografia na EPA/SP, Economia e História na PUC/SP.
A obra é composta de colagem, objetos, fotografia e instalações.
A fotografias e esculturas da série AMANHÃ ERA OUTRO DIA discorrem sobre a formação da identidade, tendo como fonte as memórias visuais e afetivas de minha infância no Líbano durante a guerra civil dos anos setenta. Nela aparecem símbolos da miríade de heranças, crenças e culturas antagônicas que moldaram e construíram a minha identidade.
Estas heranças culturais, simbolizadas por elementos religiosos (o filactério judaico, a cruz cristã e o véu islâmico), mesmo que aparentemente excludentes e antagônicos, ao serem rejeitadas se transformam numa alteridade só. Os trabalhos falam da recusa em assumir um pertencimento fixo ou uma ideologia unitária e dogmática, dentre estas referencias formadoras. Dessa recusa resulta uma identidade difusa, sem parâmetros claros nem ancoras (ou com tantas) que possam suportar um pertencimento, uma identificação ideológica ou geográfica. Uma não-identidade.
O resultado dessa rejeição é um amálgama cultural, um universo onde os dados culturais adquiridos se diluem, se congregam, se anulam, desaparecem e tornam a aparecer o tempo todo. A identidade, como tentativa de identificação do sujeito, acaba negando-lhe qualquer possibilidade de devir, engessando-o com características adquiridas e excludentes. Resulta deste pensamento a recusa de qualquer identidade formal e definida, o que se por um lado acaba por me posicionar num limbo identitário, por outro possibilita a fruição das diferenças como uma condição própria da vida, "fazendo do estranhamento uma experimentação da diferença em nós" (Deleuze).

Principais exposições : ESPELHO REFLETIDO, CC Helio Oiticica, RJ (2012). Nova Escultura Brasileira”, Caixa Cultural – RJ (2011), EspacioMenosuno, Madrid; Salão Da Bahia (2008), Paço das Artes (2007 e 2006), FUNDAJ, Recife (2007), MAM-RJ (2007), MAC/Paraná (2007 e 2004), Salón de Arte Digital de Habana, Cuba (2006), XIV Biennale Internationale de l’Image, França (2006), MARP, MoLAA , EUA (2004),).
Obras em acervo:
MAC-Niterói, RJ / Coleção João Sattamini,
MAM-RJ / Coleção Gilberto Chateaubriand,
MAC-PR , Curitiba,
MARP - Ribeirão Preto,SP.
MoLAA - Museum of Latin-American Art, CA, EUA
Colección Metropolitana, Buenos Aires
Centro de Arte Contemporáneo Wilfredo Lam, Cuba
F. Joaquim Nabuco, Recife

 



CONTENT SUBMISSION_       REGISTER_       CONTACT_       ABOUT CANAL_
Canal Contemporâneo - All Rights Reserved © 2005