|
julho 23, 2018
Residência Móvel para o DF - Inscrições
Residência Móvel selecionará artistas interessados em pesquisar sobre deslocamento urbano no Distrito Federal
Comissão de seleção: Cecília Bona, Luisa Günther, Marília Panitz e Matias Monteiro
Inscrições até 6 de agosto de 2018
Residência Móvel
Inscrição por email
APRESENTAÇÃO
Residência Móvel selecionará artistas interessados em pesquisar sobre deslocamento urbano no Distrito Federal
De 16 de julho a 6 de agosto, a NAVE – Arte | Projeto | Pesquisa recebe as inscrições para a Residência Móvel, dirigida a artistas interessados em pesquisar e produzir obras tendo como ponto focal a mobilidade urbana no Distrito Federal. Podem concorrer a uma das quatro vagas apenas os artistas visuais residentes no Distrito Federal. Os interessados deverão enviar para o e-mail navecurso001@gmail.com o portfólio, ficha de inscrição preenchida e uma carta de intenção informando seu interesse/percepção sobre o deslocamento urbano na capital federal e entorno. A ficha de inscrição está disponível para download no link https://goo.gl/forms/vGQR9tT92Lh7QTW02. Já o modelo de carta de intenção está disponível no link https://bit.ly/2Lujycn. Cada selecionado receberá uma bolsa de produção artística para realizar sua pesquisa e participar do evento da semana de mobilidade no Setor Comercial Sul com uma ação artística efêmera resultante de sua pesquisa. O resultado da seleção será divulgado nas redes sociais da Residência Móvel (@residenciamoveldf) a partir do dia 13 de agosto. A Residência Móvel é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e tem o apoio da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e da Casa da Cultura da América Latina (CAL|UnB).
A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão formada por Cecília Bona, Luisa Günther, Marília Panitz e Matias Monteiro. Serão escolhidos quatro artistas que participarão de palestras, orientações e visitas de campo. Cada selecionado receberá uma bolsa de produção artística no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e passe livre para circular nos meios de transporte coletivo do Distrito Federal. O edital de seleção está disponível em formato eletrônico no link https://bit.ly/2O3b4KO.
Idealizada pela professora e artista visual Cecília Bona, a Residência Móvel foi motivada pela experiência em duas residências artísticas internacionais - uma na Islândia e outra no Canadá - e suas atividades como ciclista nos últimos 8 anos. Nesse sentido, as relações entre a desterritorialização, o fluxo e a mudança de paisagem estimulam e encorajam de forma contundente seu pensamento crítico. Para a Residência Móvel, Bona pretende instigar as noções de uso e ocupação do território, promover experiências de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocar a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população. A noção de cidadania é convocada e ativada numa deriva que busca dispor de todas as formas de deslocamento possíveis a fim de desencadear processos de natureza crítica, filosófica e estética sobre o direito de ir e vir, inerente a todo cidadão.
A Residência Móvel começa no dia 20 de agosto e terá duração de cinco semanas. Os artistas selecionados deverão cumprir uma carga horária mínima de 12 horas/aula e assistir às palestras, orientações e visitas de campo. A cada semana, um palestrante falará ao grupo. Entre eles estão Carolina Pescatore, professora da Universidade de Brasília (UnB), que abordará o tema Planejamento Urbano. Bruno Terra, funcionário da SEMOB, tratará de Ônibus e Transporte Público. Um representante do movimento Rodas da Paz, falará sobre a experiência da organização em advogar pela paz no trânsito. Encerrando os encontros, a organização civil Bike Anjo, que ajuda pessoas a aprender a usar a bicicleta como meio de transporte na cidade abordará o tema as relações entre ciclistas e motoristas.
Ao final das palestras, os artistas selecionados apresentarão seus trabalhos durante a Semana de Mobilidade, de 17 a 22 de setembro, em algumas Regiões Administrativas do Distrito Federal e no Setor Comercial Sul. O processo de criação das obras será apresentado na CAL a partir do dia 29 de setembro.
Conheça a comissão que selecionará os artistas para a Residência Móvel
Cecília Bona é Bacharel em Desenho Industrial e mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Trabalha como artista plástica, e em seu trabalho tem como principal linguagem a construção de objetos e instalações de médio e grande porte. É também professora do ensino superior desde 2011, foi docente temporária no departamento de artes da Universidade de Brasília de 2016 a 2018. Trabalhou como assistente de montagem do artista Gê Orthof durante a itinerância do prêmio Marcantônio Vilaça em 2016. Atualmente se dedica às montagens de exposições em Brasília e dirige uma pequena empresa de manutenção residencial com foco no atendimento para mulheres com serviços realizados exclusivamente por mulheres.
Luisa Günther é professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, atua no PPG-Arte em projeto no qual elabora pedagogias sensoriais em investigações poéticas. Editora-chefe do e-periódico experimental em artes METAgraphias (ISSN 2448-1246). Propositora de ações fuleiras junto ao Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. Mantenedora de ações de foto-dança junto ao duplaPLUS. Mestre (em 2007| Neoconcretismo: Manifesto e Práxis) e Doutora (em 2013| Experiências (des)compartilhadas: Arte Contemporânea e seus Registros) em Sociologia da Arte (PPG-SOL/UnB). Por entre diferentes interesses, desenvolve verbovisualidades nas seguintes temáticas: desenho/grafismo/ilustração; escritos de artista; livroobjeto/intermidia; metodologias de ensino em artes visuais; métodos de pesquisa em artes visuais; panfletagem e mecanismos de circulação; performance/dança contemporânea; sociologia da arte e crítica cultural. A visualização de algumas proposições artísticas está disponível em http://luisagunther.com & http://duplaplus.com.
Marilia Panitz é mestre em Arte Contemporânea: teoria e história da arte, pela Universidade de Brasília. Foi professora nesta Universidade, até 2012. Dirigiu o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu de Arte de Brasília. De 1994 a 2013, atuou como pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições. Dirige programas de cursos livres em arte. Atua como crítica de arte. É curadora independente.
Matias Monteiro atua como artista, curador, expógrafo e educador. É doutor em Arte a linha de pesquisa de Métodos e Processos em Arte Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Atuou como Coordenador de Parcerias Institucionais no Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake e como Palestrante e Produtor de Conteúdos pelo Educativo da Fundação Bienal de São Paulo; integrou o corpo curatorial do Rumos Itaú Cultural 2011-2013 e foi Consultor Pedagógica do projeto Gente Arteira da CAIXA Cultural Brasília. Participou do corpo docente da Faculdade Dulcina de Morais e, na condição de professor substituto, do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília (FCI/UnB).
Sobre a NAVE – Arte | Projeto | Pesquisa
A Nave foi criada em 2016 por Dani Estrella e Yana Tamayo e tem como objetivo o desenvolvimento de espaço infinito para as artes visuais em Brasília. Esse sonho vem com a necessidade de se ter uma atmosfera comprometida com a livre criação e com o compartilhamento do fazer artístico por todos que vivem e produzem no Distrito Federal. A NAVE realiza o projeto Residência Móvel em parceria com Cecília Bona.
EDITAL DE CONVOCATÓRIA PARA A 1ª RESIDÊNCIA MÓVEL DO DISTRITO FEDERAL
O presente edital contempla o processo seletivo para a 1ª Residência Móvel do DF, residência artística a ser realizada nos diferentes modais de transporte do Distrito Federal.
O projeto é patrocinado pelo FAC e tem o apoio da Secretaria de Mobilidade do DF e da CAL|UnB.
1 · DO OBJETO
1.1. Constitui objeto desta convocatória uma chamada para inscrição e seleção de Projetos de Residência, nos termos deste edital.
1.2. A residência parte de um eixo comum através de uma experiência compartilhada de deriva e de integração do território, promovendo também visibilidade para as políticas públicas que, ao fim, transformam o espaço, a paisagem e o cotidiano das pessoas, e tem como objetivo:
1.2.1. promover aos artistas experiência de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocando a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população;
1.2.2. instigar a reflexão sobre o uso e ocupação do espaço urbano e
1.2.3. avaliar especificidades da cidade planejada de maneira livre, subjetiva, especulativa, utópica e/ou estética acerca do direito de ir e vir.
2 · LOCAL DA RESIDÊNCIA
2.1. A residência será realizada em locomoção e deslocamento a pé, de bicicleta, de ônibus e de metrô pelo Distrito Federal.
2.2. A residência terá como base fixa a CAL| UnB, no Setor Comercial Sul, de onde se tem acesso a todos os modais de transporte existentes no Distrito Federal.
3 · DURAÇÃO
3.1 A duração da residência será de 5 semanas, no período de 20 de agosto a 22 de setembro de 2018.
4 · INSCRIÇÃO
4.1. A residência é de caráter multidisciplinar, as inscrições são gratuitas e estão abertas a qualquer pessoa apta, residente no Distrito Federal, e interessada em desenvolver um projeto artístico sobre o tema da mobilidade de acordo com o edital proposto.
4.2. O período de inscrições é de 16 de julho a 6 de agosto de 2018.
4.3. As inscrições serão individuais, não serão contemplados grupos e/ou coletivos.
4.4. Para realizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá enviar o formulário de inscrição e carta de intenção (anexos 1 e 2) devidamente preenchidos, currículo e portfólio digital num único arquivo PDF (máx 6MB), via e-mail, para (navecurso001@gmail.com).
4.5. Ao se inscrever, o (a) candidato (a) receberá uma notificação, por e-mail, de confirmação de recebimento da inscrição.
4.6. Ao se inscrever, o (a) candidato (a) deverá confirmar estar de acordo com todas as regras deste edital e disponível para participar de toda a programação proposta aos participantes.
5 · SELEÇÃO
5.1. Serão selecionados 4 artistas para participar da Residência Móvel.
5.2. A seleção dos residentes será realizada por uma Comissão de Seleção composta por 3 (três) membros, sendo 2 curadores convidados, um voto cada, e a dupla de orientadoras do projeto como voto único.
5.3. A Comissão de Seleção levará em conta a trajetória do (a) candidato (a), a qualidade do portfólio e possível vínculo de linguagem com o projeto em questão e a clareza e coerência do artista com o tema da mobilidade a ser avaliado na sua carta de intenção.
5.4. O resultado da seleção será comunicado aos artistas a partir de 13 de agosto de 2018.
5.5 . Após selecionados, os artistas deverão entregar à organização comprovante de residência, cópia do RG e CPF, autenticados, na sede da Nave.
6. DA BOLSA
6.1. Cada artista receberá a bolsa no valor de R$2500,00 (dois mil e quinhentos reais) para trabalhar durante o período da Residência.
6.2 . A bolsa será pessoal e intransferível. A bolsa será paga por meio de depósito bancário, mediante apresentação de nota fiscal em nome do artista ou RPA. Impostos correm por conta dos premiados.
7. DAS ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA
7.3. Os artistas selecionados devem cumprir 12h semanais mínimas presenciais na CAL|UnB, de acordo com cronograma definido pela coordenação da Residência. As atividades semanais obrigatórias são:
7.2.1. 1 (uma) palestra/conversa com especialistas da área de transporte e urbanismo do DF por semana;
7.2.2. 1 (uma) reunião para orientação/conversa com as orientadoras artísticas por semana e
7.2.3. 1 (um) deslocamento predefinido junto com os outros residentes e a coordenação por semana.
7.4. Os artistas selecionados se comprometem a realizar 2 ações artísticas efêmeras (projeção de vídeo, performance, happening – pode haver a participação de outras pessoas, instalação, intervenção ou qualquer outra linguagem de caráter não permanente) no espaço público, durante a Semana da Mobilidade de 17 a 22 de setembro.
7.4.1. A primeira ação deverá ocorrer no período de 17 a 20 de setembro e deverá ser realizada em uma das seguintes regiões administrativas: Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião, Samambaia, Gama ou Paranoá.
7.4.2. A segunda ação, que poderá ser a mesma da primeira, caso seja da vontade do artista, deverá ocorrer necessariamente nos dias 21 e 22 de setembro no Setor Comercial Sul, durante os eventos da Semana da Mobilidade.
8. DAS RESPONSABILIDADES DOS ARTISTAS SELECIONADOS
8.1. Os artistas selecionados deverão:
8.1.1. trabalhar de maneira colaborativa e experimental durante o período da Residência;
8.1.2. se responsabilizar em realizar a pesquisa fazendo uso livre da sala destinada para trabalho na CAL|UnB;
8.1.3. se responsabilizar pela preservação do espaço físico que ocuparem, bem como pelos bens nele presentes;
8.1.4. se comprometer a participar das atividades programadas semanalmente pela organização da Residência;
8.1.5. se comprometer a realizar as ações propostas no período definido pelo cronograma da Residência;
8.1.6. arcar com os custos de todo e qualquer material necessário na realização de suas ações;
8.1.7. ceder e transferir ao projeto, em caráter universal, total e definitivo, e se faz por prazo indeterminado, os direitos relativos às imagens decorrentes da Residência, incluindo todas as ações que forem desenvolvidas decorrentes desta e que a integram, assim como qualquer de seus elementos, produzidas especialmente para o projeto Residência Móvel DF;
8.1.8. produzir um relatório escrito sobre sua experiência – o relatório irá compor o documento final do projeto que contempla a visão e o pensamento das artes acerca da mobilidade urbana no Distrito Federal;
8.1.9. participar de uma mesa redonda aberta ao público com profissionais da mobilidade urbana para compartilhar as experiências do projeto.
9. DAS RESPONSABILIDADES DA RESIDÊNCIA MÓVEL DF
9.1. A organização da Residência Móvel DF se compromete a:
9.1.1. disponibilizar o espaço de trabalho na CAL|UnB para trabalho dos residentes;
9.1.2. arcar com os custos dos deslocamentos predefinidos pela programação da Residência;
9.1.3. promover orientação artística semanalmente com profissionais da área durante o período da Residência;
9.1.4. promover conversas semanais com profissionais da área da mobilidade urbana durante o período da Residência;
9.1.5. registrar em foto e vídeo todos os eventos propostos pelo projeto, o desenvolvimento, bem como as ações finais e
9.1.6. publicar e disponibilizar documentação digital ao final de todo o projeto.
10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1. Fica a critério exclusivo da Residência Móvel DF excluir da presente convocação qualquer proponente que apresente atitudes que fujam às regras estipuladas neste edital ou que sejam ilícitas ou consideradas ofensivas aos costumes e à ética das empresas promotoras e/ou apoiadoras do projeto.
10.2. A Residência Móvel DF se reserva o direito de, a qualquer tempo, alterar regras, condições, prazos e demais disposições do presente Edital, sem que, para tanto, incida em qualquer forma de penalização e/ou responsabilidade a qualquer título.
10.3. Toda e qualquer Proposta de Residência que não atender às especificações do presente Regulamento será automaticamente descartada sem necessidade de aviso ou notificação prévia, não cabendo qualquer recurso e/ou reclamação da supramencionada decisão.
10.4. Os artistas selecionados para mostra terão prazo de 3 dias úteis para confirmar sua participação por meio de entrega de documentos de autorização de uso e reprodução de imagens, assinados com firma reconhecida, cópia autenticada de RG e CPF do artista. Em caso de descumprimento do prazo, o artista perderá a vaga, assumindo um suplente. A documentação supracitada deverá ser entregue na sede Nave SGAS 904, Bloco H, segundo andar, sala 201.
Brasília, 14 de julho de 2018