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dezembro 15, 2018

Programa de Intercâmbio de Curadores 2018/2019 - Resultado

É com muita satisfação que o projeto Latitude - Platform for Brazilian Art Galleries Abroad divulga a selecionada e os suplentes para o Intercâmbio de Curadores 2018/2019 - Pesquisas e práticas curatoriais, conforme especificado neste edital:

Ana Avelar (selecionada)
Gabriel Bogossian (primeiro suplente)
Raphael Fonseca (segundo suplente)

Comissão de seleção
Priscila Arantes – Diretora Artística e Curadora do Paço das Artes e professora do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP
Jacopo Crivelli - Curador e pesquisador
Alessandra D'Aloia - Fortes D'Aloia & Gabriel, representante da diretoria da ABACT
Akio Aoki - Vermelho, representante do Comitê Gestor do Latitude
Idurre Alonso - Curadora Associada para Arte Latino-Americana, Getty Research Institute

O Latitude recebeu 20 projetos que foram submetidos a uma análise meticulosa pelo comitê de seleção do Intercâmbio de Curadores - Pesquisas e práticas curatoriais 2018/2019.

Agradecemos a todos que se inscreveram por sua dedicação e disponibilidade. Esperamos que possam participar das próximas edições deste edital.

Publicado por Patricia Canetti às 4:14 PM


dezembro 10, 2018

Edital de Exposições Temporárias 2019/2020 do MAC USP - Inscrições

A Universidade de São Paulo, por intermédio do Museu de Arte Contemporânea, abre inscrições para o Programa de Exposições Temporárias de 2019/2020. O Programa de exposições do MAC USP atende a Política de Exposições do MAC USP publicada no site www.mac.usp.br. Para 2019/2020, serão selecionadas propostas de exposições individuais e coletivas e projetos de curadoria de exposições. O presente Edital atenderá as determinações da Lei Federal nº 8.666/93, no que lhe for aplicável.

Inscrições até 28 de fevereiro de 2019

REGULAMENTO

A Universidade de São Paulo, autarquia estadual de regime especial, regida por seu Estatuto, baixado através da Resolução 3461, de 07/10/88, com a interveniência do Museu de Arte Contemporânea, no exercício de suas atribuições conforme Regimento Interno baixado pela Resolução nº 6439/2012, torna público o presente Edital, válido para todo o território nacional, e disposições abaixo estabelecidas:

I - OBJETO

O objeto deste Edital é a seleção de projetos visando incentivar a pesquisa contemporânea em artes visuais, apresentar trajetórias artísticas em artes visuais e valorizar e promover a arte moderna e contemporânea brasileira e internacional, com intenção de torná-la acessível ao público, através da realização de exposições na Ala B, do 3º andar do Edifício Principal, na sede do MAC USP, localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera – São Paulo/SP.

II - DAS CONDIÇÕES

1. Estão habilitados a participar deste Edital: pessoas físicas e jurídicas envolvidas com as artes visuais considerando:
a) Pessoa Física: indivíduos ou representantes de grupo de artistas maiores de 18 (dezoito) anos.
b) Pessoa Jurídica: que tenha finalidade cultural específica na área de artes visuais em seu contrato social e com atividades comprovadas com apresentação de portfólio de exposições. A empresa não poderá ter em seu contrato finalidade comercial.

2. É vedada a inscrição de funcionários do Museu de Arte Contemporânea da USP e de Instituições e profissionais que atuam no mercado da arte. [leiloeiros, marchands, colecionadores e curador apresentando a própria obra].

3. Todas as ações propostas e produtos gerados neste Edital deverão ser oferecidos ao público.

4. Entendido que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, o (a) proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea que serão desenvolvidas em seu projeto, podendo direcioná-las a qualquer público, observado o caráter exclusivo da obra para a Programação de Exposições de 2019/2020, e considerando que as mesmas serão expostas em local público de livre acesso.

5. O (A) proponente deverá considerar os resultados do projeto como contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Deverão ser considerados a qualidade, planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização de seus resultados à sociedade.

6. Não serão aceitas obras realizadas com materiais altamente perecíveis ou adulteráveis que prejudiquem a integridade física do local ou do público.

7. Não serão aceitos trabalhos publicitários ou com fins mercadológicos e que possuam conteúdo considerado inapropriado pela Comissão Organizadora, sob sua integral discricionariedade.

8. É proibida a comercialização dos trabalhos nas dependências do MAC USP – tanto em exposição como publicações.

9. O (A) proponente deverá formatar o seu projeto obedecendo às exigências deste Edital, podendo escolher qualquer temática ou proposta que considere de interesse para as artes visuais.

III - DA INSCRIÇÃO / REGULAMENTO

1. As inscrições serão gratuitas, realizadas no período de 1º. de dezembro de 2018 a 28 de fevereiro de 2019, devendo ser enviadas pelos Correios, contendo os itens necessários para efetivar a inscrição e as demais exigências constantes deste Edital. A data de postagem será considerada para a efetivação da inscrição.

2. Os participantes que desejarem receber o comprovante devem fazer o envio na modalidade de carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), até a data de postagem informada neste Edital.

3. O comprovante de Aviso de Recebimento dos Correios, documentando a entrega de mesmo tamanho, identificado com o nome do artista/curador, para o seguinte destinatário:
Planejamento e Projetos: Exposições e Design
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Projeto ( ) individual ( ) projeto de grupo/coletivo ( ) curadoria
Título da proposta:
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - Ibirapuera
São Paulo – CEP – 04094-050

4. Na hipótese de inscrição de proposta de grupo de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, sendo ele identificado como proponente e os demais como anuentes.

5. O MAC USP não se responsabiliza por projetos extraviados, não entregues no endereço e postados fora do prazo determinado neste Edital.

6. O projeto deverá ser entregue na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementação posteriores à entrega.

7. Os projetos apresentados deverão ser exclusivos para a Programação de Exposições 2019/2020.

8. O MAC USP não se compromete a devolver os projetos não aceitos. Os projetos não selecionados deverão ser retirados no prazo de 30 dias a partir da divulgação.

IV - DO PROJETO

1. Os projetos para exposições individuais ou de grupo e de curadoria deverão conter obrigatoriamente, na forma impressa os itens relacionados nas letras a, b, c, d, e, g:
a) Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada (disponível no site www.mac.usp.br);
b) Texto conceitual explicativo da proposta, com objetivo e justificativa do projeto;
c) Memorial descritivo técnico com uma lauda (com até 1.000 caracteres sem espaço). As obras que exigirem montagem especial devem vir acompanhadas de projetos e indicações fornecidas pelo artista, sendo de sua total responsabilidade os custos das aquisições de equipamentos e materiais especiais que se fizerem necessários, arcando com todas as suas despesas;
d) Currículo resumido do artista/curador (restrito à identificação, formação artística e atividades culturais);
e) Cronograma do projeto deverá contemplar o período da montagem e da desmontagem da exposição;
f) Registro de imagens a cores em papel ou CD devidamente identificados (não serão consideradas imagens em slide). As imagens devem estar acompanhadas de nome do artista, título e data da obra, técnica e dimensões;
g) Orçamento detalhado do projeto, incluindo especificações dos materiais necessários e relação dos equipamentos que serão utilizados para a montagem. A não apresentação desse item exclui automaticamente projeto da seleção;
h) No caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitos somente DVDs editados ou demo com tempo máximo de duração de 5 (cinco) minutos.

V - DA SELEÇÃO

1. A seleção será realizada por 03 (três) docentes do Museu de Arte Contemporânea da USP, todos pesquisadores e especialistas em arte moderna e contemporânea e um convidado externo, de reputação ilibada e reconhecido conhecimento e atuação no segmento da arte.

2. Serão selecionados três projetos.

3. Não haverá pagamento de prêmio.

4. São critérios gerais norteadores da avaliação dos projetos a serem contemplados pelo presente Edital:

a) Qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual; [peso 2]
b) Vinculação à Política de Exposições do MAC USP; [peso 2], que passa a integrar este Edital como Anexo.

5. O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.mac.usp.br.

Cronograma Geral

a) O edital ficará aberto para inscrição por 90 dias corridos: 1º./12/18 a 28/02/19.
b) O resultado da seleção será publicado no site do Museu, no prazo de 30 (trinta) dias úteis da data de encerramento das inscrições: 17/04/19.
c) O prazo para recurso será de 10 dias úteis, a contar da data da publicação do resultado da seleção: 18/04/19 a 03/05/19.
d) A análise do recurso deverá ocorrer no período entre 06/05/19 a 17/05/19.
e) O resultado da análise deverá ser publicado no dia 21/05/2019.

VI - DAS OBRIGAÇÕES

Ao MAC USP cabem as seguintes obrigações:

a) para projetos individuais e em grupo: destinar espaço expositivo compatível.
b) para projeto de curadoria: destinar espaço expositivo compatível.
c) elaborar o cronograma e coordenar a produção das exposições.
d) determinar o período da(s) exposição (ões) (o artista proponente poderá indicar o período de sua preferência).
e) executar a montagem e desmontagem da(s) exposição(ões).
f) conservar as obras durante o período da(s) exposição(ões).
g) imprimir materiais gráficos a critério do MAC, tais como convite e/ou programação visual.
h) divulgar as exposições por meio de assessoria de imprensa interna.
i) elaborar texto crítico para exposições individuais ou em grupo (no caso de curadoria, o autor do texto será o próprio curador).
j) incluir textos e imagens das mostras no site www.mac.usp.br.
k) realizar a conferência de laudo técnico do estado de conservação das obras na chegada e na saída do espaço expositivo do MAC USP.
l) o artista/curador selecionado residente fora da cidade de São Paulo que necessite se hospedar na cidade para a montagem da exposição, receberá uma ajuda de custo que inclui passagens aérea (ida e volta) para distâncias superiores a 400 km e rodoviária (ida e volta) para distâncias de até 400km e, ajuda de custo por até 5 (cinco) dias, no valor estabelecido pela Portaria MAC nº 01/2018 (Anexa) – isto é R$ 385,50/dia. Sobre o valor incidirão descontos de INSS e ISS.

OBSERVAÇÕES

a) O espaço expositivo destinado a cada projeto selecionado poderá sofrer alterações para adequar-se ao programa de exposições do MAC;
b) A escolha dos autores, dos textos críticos, textos institucionais e verbetes críticos fica a critério do MAC USP;
c) Os conteúdos e formatos do convite e/ou programação visual ficam a critério do MAC USP (qualquer material impresso específico deverá ser submetido à aprovação institucional e deverá ser submetido à aprovação institucional e deverá constar no projeto);
d) O Museu não se responsabiliza por eventuais danos causados às obras devido à embalagem incorreta e transporte até o MAC USP;

Ao artista/curador cabem as seguintes obrigações:

a) Assinar contrato com o MAC USP sob pena de cancelamento da exposição;
b) Responsabilizar-se pelos encargos relativos à embalagem, ao transporte (entrega e retirada no local) e ao seguro das obras a serem expostas;
c) Responsabilizar-se pela montagem, preservação, manutenção e desmontagem de obras não convencionais;
d) Responsabilizar-se pelos encargos relativos à montagem da(s) obra(s);
e) Retirada da(s) obra(s), ao término do período de desmontagem da mostra, de acordo com o cronograma estipulado pelo MAC USP;
f) Fornecer comprovantes das licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais relacionados às obras de terceiros a serem utilizadas na(s) obra(s) expostas;
g) Estar presente na abertura da Programação de Exposições de 2019/2020, e durante a montagem de seu projeto, salvo motivo de força maior;
h) Entregar material (projeto, memorial, biografia, ficha técnica, verbetes, imagens) para divulgação de acordo com o cronograma estipulado pelo MAC;
i) Comunicar por escrito ao MAC USP mudanças de endereços, inclusão de apoiadores e outras informações relevantes;
j) Observar as normas e procedimentos próprios do MAC;
k) Participar do encontro com artistas, grupo ou curador em data programada pela área de planejamento e projetos: exposições e design junto com a divisão educativa do Museu.

Importante:
O MAC não se responsabiliza por danos ocorridos às obras expostas ou possíveis remontagens das mesmas durante o período da mostra.

VII - DA MOSTRA

As mostras dos artistas selecionados serão organizadas de acordo com programação, cronograma e orçamento definido pelo MAC no decorrer do ano de 2019/2020. Duração da mostra: 3 meses.
Local: 3.º andar - Ala B, conforme planta anexa.
Orçamento disponível: R$ 35.000,00 para cada uma das mostras

VIII - DA DIVULGAÇÃO

A divulgação dos selecionados deverá ser publicada no site do MAC USP (www.mac.usp.br). O(s) artista(s) e curador(es) selecionado(s) serão notificados por e-mail e/ou telefone. O resultado da seleção também será divulgado para a imprensa.

IX - DOS DIREITOS AUTORAIS E DO DIREITO DE IMAGEM

Pela adesão ao Edital, o (a) candidato (a) inscrito (a) que venha a ser selecionado (a) (artista e curador) autoriza o MAC e a USP a utilizar imagens da produção artística das etapas do projeto em mídia impressa ou eletrônica, para divulgação dos projetos. O proponente do projeto selecionado deverá assinar o Termo de Licenciamento para a reprodução de obras/imagens dos autores (Anexo).

É responsabilidade do artista ou curador selecionado obter licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais incidentes sobre as obras de terceiros a serem utilizadas na sua obra. As referidas licenças de direitos deverão ser colocadas à disposição do MAC, devidamente assinadas e com firma reconhecida, conforme modelo que será disponibilizado, sob pena de desclassificação. Em caso de contestação, o artista se tornará responsável civil e criminalmente, isentando os organizadores e demais empresas e/ou instituições vinculadas ao MAC USP de qualquer responsabilidade.

X - DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

As logomarcas do MAC e da USP deverão obrigatoriamente ser fixadas em todas as peças gráficas de divulgação dos projetos selecionados, sob as chancelas “Apresenta” e/ou “Realização”, de forma padronizada, devendo ser aprovados pelo MAC antes de sua veiculação.

XI - DISPOSIÇÕES FINAIS

O ato da inscrição implica a automática autorização, por parte do artista/curador selecionado, de gravação de sua imagem e voz, bem como a posterior utilização institucional, sem limitação de prazo e território, para as finalidades a que se propõe este Edital.

Os esclarecimentos referentes à Programação de Exposições 2019/2020 serão prestados pelo e-mail pepemac@usp.br

O ato de inscrição implica a automática e plena concordância com todos os termos deste Edital, e a inobservância das normas estabelecidas implica o indeferimento da inscrição do projeto.

Casos omissos serão definidos pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária Comissão de Cultura e Extensão e pela Diretoria do MAC USP.

DOCUMENTOS ANEXOS (no final deste link)

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO
ANEXO II - PLANTA DO ESPAÇO EXPOSITIVO
ANEXO IIIA - PAINÉIS
ANEXO IIIB - VITRINES I
ANEXO IIIC - VITRINES 2
ANEXO IV - POLÍTICA DE EXPOSIÇÕES
ANEXO V - TERMO DE CONTRATO
ANEXO VI - TERMO DE LICENCIAMENTO DE IMAGENS
ANEXO VII - PORTARIA MAC USP 01 2018

Publicado por Patricia Canetti às 11:00 AM


dezembro 2, 2018

Opportunities Gasworks: For Artists Based in Brazil

This opportunity will enable an emerging Brazil-based artist to undertake a fully-funded residency at Gasworks in London from 1 July to 16 September 2019. Gasworks’ residencies are opportunities for self-led professional development, artistic exchange and experimentation.

Application Deadline 15 January 2019

The Residency Comprises:
- 24-hour access to a fully accessible studio at Gasworks, alongside other visiting artists and Gasworks’ permanent studio holders.
- An Open Studio, or similar public presentations, at Gasworks
- Single room accommodation within Gasworks Residencies House (a 3-story house, shared with 3 other artists-in-residence)
- Basic living expenses in London
- Economy return flights from the artist’s home city to London
- Travel card (zones 1+2) for unlimited travel within central London for the duration of the residency
- Administrative, pastoral and curatorial support from Gasworks (during office hours)

Your application should include the following in ONE PDF file only:

1. An artist's statement describing your practice and areas of interest (up to 250 words)
2. A minimum of 10 images of recent work, with captions and a short description if necessary including evidence of previous experience in developing and delivering new commissions
3. A CV/Resume
4. A simple statement outlining your plans, if you were to be offered the residency, which could include a short description of a research project specific to the context of London or your residency at Gasworks (up to 250 words). This proposal does not have to be definitive and can change during the course of the residency.
5. Any relevant documentation (e.g. articles or papers about work, exhibitions, publications, etc)
6. A cover sheet with name, contact address, e-mail and telephone numbers if available, plus confirmation that you will be available from 1 July to 16 September 2019, if selected.

Applications that do not follow this format will not be considered.

Please note that there is a 10MB limit on pdf submissions. If your file is not in pdf format or is over 10MB you will not be able to submit it.

Application Deadline: 15 January 2019

This Residency is supported by Gasworks’ Brazilian Residency Patrons’ Circle.

Publicado por Patricia Canetti às 12:59 PM


outubro 21, 2018

Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira 2018 divulga selecionados para a Mostra Competitiva Brasil

O Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira 2018 divulga os selecionados para a Mostra Competitiva Brasil do evento que ocorre de 22 a 28 de novembro em Porto Alegre, RS. Do total de 875 inscritos, sendo 666 curtas e médias-metragens, 103 longas e 106 videinstalações, videoperformances e performances, 39 obras foram escolhidas para integrar a programação do festival.

Serão 35 obras exibidas na Cinemateca Capitólio e quatro videoinstalações que serão expostas no Goethe-Institut Porto Alegre, co-realizadores do CEN 2018. A seleção conta com 13 projetos dirigidos por grupos, 13 realizadoras e 36 realizadores. Temáticas como feminismo, empoderamento da negritude, política atual, colonialismo, questões indígenas, pertencimento, religião, queer, entre outras, pautam os títulos selecionados de onze Estados brasileiros e nove produções assinadas por brasileiros realizadas no exterior (ou em coprodução internacional).

“Neste amplo panorama da recente produção autoral e independente do país, fica bastante claro que será uma edição extremamente posicionada e política”, afirmam os curadores que assinam a seleção, Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo e Vinicius Lopes. A lista integra títulos como “Sol Alegria”, de Tavinho Teixeira e sua filha Mariah Teixeira, uma ficção científica lo-fi, onde uma família nada tradicional corre por um país dominado por uma junta militar e pastores corruptos; “Supercomplexo Metropolitano Expandido”, de Guerreiro do Divino Amor, que investiga como forças ocultas e ficções de diferentes naturezas, sejam elas geográficas, sociais, midiáticas, políticas ou religiosas, interferem na construção do território e do imaginário coletivo a ideia de cidade-máquina em São Paulo; e “Azougue Nazaré” de Tiago Melo, eleito o melhor filme da mostra Bright Future da 47ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, que incorpora elementos sobrenaturais em um retrato quase antropológico de uma pequena comunidade canavieira, dividida entre o Maracatu e o evangelismo.

Destaque também para “Majur”, documentário de Rafael Irineu Alves Lacerda que mostra um ano na vida de Majur, chefe de comunicação de uma aldeia no interior do Mato Grosso; “O Peixe”, curta-metragem documental experimental que retrata uma vila de pescadores que tem o ritual de abraçar os peixes ao pesca-los; além de “Terremoto Santo” de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, um curta musical com jovens cantores da cena da música evangélica da cidade de Palmares em Pernambuco, explorando com poesia e uma direção de fotografia muito autêntica a cultura evangélica do país.

O festival que, há quinze anos e onze edições derruba as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais para exibir obras tanto na tradicional sala de cinema quanto em galerias de arte e espaços públicos, apresentará a performance “Título Provisório Para Obras de Formação Indeterminada”, de Marcelo Birck. Realizada em tempo real, exibe animações feitas à mão em super-8, antigas lâminas de lanterna mágica, e slides encontrados com som gerado a partir de um processo similar à montagem do cinema, transposto para outro material: vinis cortados a laser e recolados.

Entre os realizadores gaúchos, destacam-se “Tinta Bruta”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, premiado como Melhor Longa Metragem no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim, “Música para quando as luzes se apagam” de Ismael Canepppelle e “Cidades dos Piratas” de Otto Guerra.

A Mostra Competitiva premiará ao final do evento o Grande Prêmio Cine Esquema Novo 2018 e cinco Prêmios Especiais do Júri (o Júri Oficial poderá outorgar até cinco prêmios, de forma livre, dentre todas as obras em competição), que serão divulgados em breve.

Com financiamento do edital de apoio a festivais e mostras do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, o Cine Esquema Novo 2018 ocorrerá na Cinemateca Capitólio e Goethe-Institut Porto Alegre, contemplando além da Competitiva Brasil outros programas especiais a serem anunciados nos próximos meses. O CEN é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem, em co-realização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Cinemateca Capitolio e Goethe-Institut Porto Alegre e apoio Prime Box Brazil e Unisinos FM.

Mais informações, acesse: www.cineesquemanovo.org | www.facebook.com/cineesquemanovocen | @cineesquemanovo

MOSTRA COMPETITIVA BRASIL – CEN 2018 - SELECIONADOS

26 postais contam a história de uma amizade de 30 anos, Frederico Benevides
A Casa, Camila Leichter (realizadora); Mauro Bomfim Espíndola e Ali Khodr (co-realizadores)
A Chinesa de Riad, Leonardo Amaral & Roberto Cotta
A Cidade dos Piratas, Otto Guerra
À cura do rio, Mariana Fagundes
Apenas um gesto ainda nos separa do Caos, Yuri Firmeza
Azougue Nazaré, Tiago Melo
B.U.N.I.T.A.S. [ce], Estela Lapponi
BLANK Damour, Ali Khodr, Camila Leichter e Mauro Bomfim Espíndola
Bye Bye Deutschland, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
El Meraya, Distruktur
Entre Parentes, Tiago de Aragão
Era uma vez Brasília, Adirley Queirós
Estamos Todos Aqui, Chico Santos e Rafael Mellim
Frequências, Adalberto Oliveira
Galinhas no Porto, Caioz e Luís Henrique Leal
Heart of Hunger, Bernardo Zanotta
Ilhas ressonantes, Juruna Mallon
IMO, Bruna Schelb Correa
Inconfissões, Ana Galizia
Inferninho, Guto Parente e Pedro Diógenes
Latossolo, Michel Santos
Majur, Rafael Irineu Alves Lacerda
Música para quando as luzes se apagam, Ismael Caneppele
Nome de Batismo-Alice, Tila Chitunda
Num País Estrangeiro, Karen Akerman & Miguel Seabra Lopes
O Peixe, Jonathas de Andrade
Os Sonâmbulos, Tiago Mata Machado
Princesa Morta do Jacuí, Marcela Ilha Bordin
profanAÇÃO, Estela Lapponi
Sem título (5), Luciano Scherer e Maíra Flores
Silêncios, Caio Casagrande
Sobrado, Renato Sircilli
Sol Alegria, Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira
Sr. Raposo, Daniel Nolasco
Supercomplexo Metropolitano Expandido, Guerreiro do Divino Amor
Terremoto Santo, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
Tinta Bruta, Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Título Provisório Para Obras de Formação Indeterminada, Marcelo Birck

Publicado por Patricia Canetti às 11:43 AM


outubro 10, 2018

Edital | Open Call: Abre Alas 15 | 2019 - Inscrições

A Gentil Carioca tem o prazer de anunciar o lançamento do Edital para o ABRE ALAS 15 | 2019, que tem o objetivo de revelar e apostar em artistas promissores dos vários estados do Brasil e do exterior.

Inscrições até 9 de novembro de 2018

A Gentil Carioca
Inscrições por email

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EDITAL ABRE ALAS 15 | 2019

É com muita alegria que A Gentil Carioca lança o edital ABRE ALAS 15 | 2019, com o objetivo de apostar em artistas promissores de vários estados do Brasil e do exterior, através do envio de propostas de acordo com este edital.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 – Encontram-se abertas, no período de 08 de outubro a 09 de novembro de 2018, as inscrições para artistas e/ou coletivos de artistas interessados em expor suas propostas nos espaços da A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro.
1.2 – As propostas serão avaliadas e selecionadas por curadores convidados pela A Gentil Carioca. A divulgação dos selecionados será publicada até 03 de dezembro de 2018.
1.3 – Poderão inscrever-se artistas brasileiros ou estrangeiros.
1.4 – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do envio de portfólio (digital) contendo a documentação abaixo relacionada. Enviar a documentação exclusivamente para o e-mail: abrealas15@gmail.com
1.4.1 – Proposta sucinta e objetiva com especificação da(s) obra(s) que comporá(ão) a exposição coletiva dos selecionados, contendo: Descrição dos equipamentos utilizados ou de materiais específicos no caso de instalações ou obras multimídia e/ou memorial descritivo de instalação da obra;
1.4.2 – Currículo atualizado e resumido, com até 500 caracteres, do artista e/ou de todos os artistas participantes do coletivo;
1.4.3 – Endereço, telefone e/ou e-mail para contato;
1.4.4 – Os portfolios deverão ser enviados no formato pdf, com no máximo 10 imagens.

2. DAS PROPOSTAS

2.1 – Os artistas poderão inscrever obras em qualquer suporte (vídeo, pintura, escultura, fotografia, performance, instalação etc.) desde que as propostas apresentadas possam se adequar ao espaço da galeria.

3. DA SELEÇÃO

3.1 – Apenas os selecionados serão notificados por e-mail.
3.2 – As propostas deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail: abrealas15@gmail.com

4. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

4.1 – Serão selecionados até 20 artistas e/ou coletivos.

5. DOS ARTISTAS SELECIONADOS

5.1 – Abertura 23 de fevereiro de 2019 18h às 22h.
5.2 – Período da exposição: de 23 de fevereiro a 30 de março de 2019.
5.3 – O projeto não inclui pró-labore para os artistas, que são responsáveis pela produção, transporte e embalagem de suas próprias obras.
5.4 – A galeria A Gentil Carioca oferece montadores, festa de abertura, publicação e divulgação.
5.5 – As obras poderão ser comercializadas. Em caso de venda, 50% será para o artista e 50% para a galeria
5.6 – Depois de selecionadas, as obras deverão ser entregues na A Gentil Carioca, em perfeitas condições, no prazo a ser informado.
5.6.1 - O transporte das obras para entrega e retirada será de total responsabilidade do artista, assim como qualquer outro transporte necessário para colocação/ retirada da obra no espaço da A Gentil Carioca.
5.6.2 – As obras deverão ser retiradas da galeria em até 10 dias corridos após a finalização da desmontagem da exposição. Após esse período, A Gentil Carioca não se responsabiliza por seu armazenamento.
5.6.3 – Caso o artista solicite o envio das obras via correio, os valores de postagem serão de responsabilidade do mesmo.

6. DO ESPAÇO DE EXPOSIÇÕES

6.1 – A galeria fica aberta de segunda a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados das 12h às 17h.


A Gentil Carioca has the pleasure to announce the launch of the Open Call for the ABRE ALAS 15 | 2019 with the goal to reveal and support promising artists from a variety of Brazilian states and from abroad. Artists should submit their proposals in accordance with this Open Call. Registration is open until November 9th, 2018.

OPEN CALL ABRE ALAS 15 | 2019

It is with great joy that A Gentil Carioca launches its open call for ABRE ALAS 15 | 2019 with the objective of launching and supporting artists from a variety of Brazilian states and from abroad. Artists should submit their proposals in accordance with this open call.

1. INSCRIPTIONS

1.1 – Registration for artists or art collectives interested in showing their work at the gallery A Gentil Carioca in Rio de Janeiro is open from the 8 th of October to the 9 th of November 2018.
1.2 – The proposals will be evaluated and selected by curators invited by A Gentil Carioca and the selected artists will be notified by the 03 th of December 2019.
1.3 – Both Brazilian and foreign artists can apply.
1.4 – Inscriptions are free and should be made by sending a (digital) portfolio which includes the material listed below to the email address: abrealas15@gmail.com
1.4.1 – A succinct and objective exhibition proposal including the artworks which will be shown at the exhibition and a description of equipment or specific materials needed in the case of installations or multimedia works.
1.4.2 – Up to date and succinct artist resumes of the participating artist(s), with a maximum of 500 characters.
1.4.3 – Address, telephone number and / or contact email.
1.4.4 – Portfolios should be sent in pdf format with a maximum of 10 images.

2. PROPOSALS

2.1 – Artists can apply for any format of artistic production (video, painting, sculpture, photography, performance,
installation etc.), so long as the proposal can be accommodated in the space of the gallery.

3. SELECTION

3.1 – 20 artists will be selected. Only the proposals chosen will receive notification via email.
3.2 – Proposals should be sent exclusively to the email address: abrealas15@gmail.com

4. SELECTION CRITERIA

4.1 – 20 artists and / or collectives will be selected.

5. SELECTED ARTISTS

5.1 – Opening February 23 th 2019 6 pm to 10 pm.
5.2 – The Exhibition period is from the February 23 th to March 30 th 2019.
5.3 – The project does not include fee for the artists who are responsible for the production, transport and packing of their own art works.
5.4 – A Gentil Carioca offers the installers, an opening party, a publication and press divulgation.
5.5 – The works can be commercialized. In case of a sale 50% will be for the artist and 50% for A Gentil Carioca.
5.6 – Once they have been selected, the works should be delivered to A Gentil Carioca in perfect condition, at a date to be defined.
5.6.1 – The transport of the works to and from the gallery will be the total responsibility of the artist, as well as any other transport necessary for the work to be placed in and taken from A Gentil Carioca gallery.
5.6.2 – After the exhibition has finished the artworks must be collected by the artist in up to 10 days. After this period A Gentil Carioca will not take responsibility for the storage of the works.
5.6.3 – In case the artist requests that the artwork be sent via the postal service the cost will be assumed by the artist.

6. EXHIBITION SPACE

6.1 – The gallery is open from Monday to Friday from 12:00 to 19:00, and on Saturdays from 12:00 to 17:00.

Publicado por Patricia Canetti às 2:24 PM