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agosto 9, 2018

Temporada de Projetos 2019 - Inscrições

O Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – lança a convocatória da Temporada de Projetos 2019. O júri selecionará um projeto curatorial e nove trabalhos artísticos, que serão expostos em datas e local a serem definidos pelo Paço das Artes, atualmente sediado no Museu da Imagem e do Som (MIS), na av. Europa, 158 – Jardim Europa.

Inscrições até 21 de setembro de 2018

Paço das Artes @ MIS
Avenida Europa 158, Jardim Europa, São Paulo, SP

CONVOCATÓRIA PARA O PROGRAMA TEMPORADA DE PROJETOS 2019

A Temporada de Projetos do Paço das Artes, um dos programas mais importantes da instituição, abre a Convocatória 2019. A Temporada é um espaço aberto às produções artísticas e curatoriais emergentes e à consequente reflexão crítica que as acompanha. Os selecionados receberão um Prêmio de Participação. O programa também disponibiliza ajuda de custo aos selecionados residentes fora do Estado de São Paulo, dentro do território nacional. Além disso, a Temporada de Projetos conta com a publicação de um catálogo com imagens e textos críticos de todos os projetos apresentados.

Em 2019, serão realizados 9 (nove) exposições individuais e 1 (um) projeto de curadoria selecionados entre os inscritos.

INSCRIÇÕES DE 08 DE AGOSTO A 21 DE SETEMBRO DE 2018

REGULAMENTO

A Associação do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho Organização Social de Cultura, sociedade civil sem fins lucrativos, no exercício das atribuições, conforme Estatuto Social registrado no 1º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São Paulo, torna pública a presente Convocatória, válida para todo o território nacional, e disposições abaixo estabelecidas:

I DO OBJETO

1.1.O objeto desta Convocatória é a seleção de projetos visando ao estímulo, à reflexão e à produção de artistas e curadores emergentes, no sentido de fomentar a diversidade das linguagens artísticas em suas variadas formas de manifestação, possibilitando, através de apoio financeiro, a realização de exposições em espaço a ser definido pelo Paço das Artes, localizado temporariamente no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), na Av. Europa 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP.

II DAS CONDIÇÕES

2.1. Estão habilitadas a participar desta Convocatória pessoas físicas envolvidas com as artes visuais, considerando:

a) Pessoa Física: indivíduos ou representantes de grupo de artistas maiores de 18 (dezoito) anos.

2.2. Os candidatos devem ser brasileiros natos ou residir no Brasil há mais de cinco anos e possuir RNE.

2.3. É vedada a inscrição de membros do júri e da comissão organizadora, funcionários, servidores, prestadores de serviços ligados diretamente à Associação e membros do Conselho de Administração e seus parentes de até 3º grau.

2.4. Todas as ações propostas e produtos gerados nesta Convocatória deverão ser oferecidos ao público.

2.5. A presente Convocatória contemplará 9 (nove) projetos individuais em espaço coletivo e 1 (um) projeto de curadoria.

2.5.1. Entendido que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, o (a) proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea que serão desenvolvidas em seu projeto, podendo direcioná-las a qualquer público, observado o caráter exclusivo da obra para a Temporada de Projetos 2019, e considerando que as mesmas serão expostas em local público de livre acesso.

2.5.2. O (A) proponente deverá considerar os resultados do projeto como contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Deverão ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização de seus resultados à sociedade.

2.6. O (A) proponente poderá inscrever até 3 (três) projetos, podendo ser selecionado apenas 01 (um), seja o mesmo individual ou em grupo. Caso deseje inscrever mais do que um projeto, o (a) proponente deve fazer uma ficha para cada proposta e enviá-las separadamente.

2.6.1. O (A) proponente deverá formatar o seu projeto obedecendo às exigências desta Convocatória, podendo escolher qualquer temática ou proposta que considere de interesse para as artes visuais.

III DA INSCRIÇÃO/REGULAMENTO

3.1. As inscrições serão gratuitas, realizadas no período de 08 de agosto a 21 de setembro de 2018, devendo ser enviadas pelo correio ou feitas diretamente no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), onde o Paço das Artes está localizado, contendo os itens necessários para efetivar a inscrição e as demais exigências constantes desta Convocatória.

3.2. As inscrições poderão ser realizadas diretamente no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) aos cuidados do Paço das Artes, de terça a sexta-feira, no período das 12h às 20h. No caso de inscrições enviadas pelos Correios, será considerada a data de postagem.

3.3. Os participantes que realizarem a entrega do projeto via Correios e desejarem receber o comprovante devem fazer o envio na modalidade de carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), até a data de postagem informada nesta Convocatória (item 3.1.).

3.3.1. O comprovante de Aviso de Recebimento dos Correios, documentando a entrega do projeto ao Paço das Artes no MIS, servirá como comprovante de inscrição.

3.3.2. O projeto completo deve estar contido em envelope A4 ou embalagem apropriada de mesmo tamanho, identificado com o nome do artista/curador, para o seguinte destinatário:

Paço das Artes no MIS / Núcleo de Projetos
Temporada de Projetos 2018
Av. Europa 158
Jardim Europa, São Paulo-SP, CEP 01449-000

3.4. Na hipótese de inscrição de propostas de grupo de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, sendo ele identificado como proponente e os demais como anuentes.

3.5. A Associação não se responsabiliza por projetos extraviados, não entregues no endereço e postados fora do prazo determinado nesta Convocatória.

3.6. O projeto deverá ser entregue na íntegra, não sendo admitidas alterações ou complementação posteriores à entrega.

3.7. Os projetos não aceitos serão descartados no prazo de uma semana após a divulgação dos selecionados.

3.8. O projeto de curadoria poderá incluir obras de, no máximo, 7 (sete) artistas.

3.9. Não serão aceitas inscrições de artistas/curadores que participaram das edições de 2017 ou de 2018 da Temporada de Projetos.

IV DO PROJETO

4.1. Os projetos para exposições individuais ou de grupos e de curadoria deverão conter, na forma impressa:

a) ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada (disponível no site www.pacodasartes.org.br);

b) texto conceitual explicativo da proposta, com objetivo e justificativa do projeto;

c) memorial descritivo técnico com 1 (uma) lauda;

d) currículo resumido do artista/curador (máximo 1 lauda);

e) cronograma de execução (tempo necessário para realização da obra/projeto);

f) registro de imagens a cores em papel, CD ou pendrive devidamente identificados. As imagens devem estar acompanhadas de nome do artista, título e data da obra, técnica e dimensões;

g) orçamento detalhado do projeto, incluindo especificações dos materiais necessários e a relação dos equipamentos que serão utilizados para a montagem. A não apresentação desse item exclui automaticamente o projeto da seleção;

h) no caso de projetos em vídeo ou de performance, serão aceitos somente DVDs editados ou demo com tempo máximo de duração de 5 (cinco) minutos.

V DO PRÊMIO

5.1. Os projetos de artistas selecionados receberão a quantia de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) a título de Prêmio de Participação em Exposição.

5.1.1. O pagamento do Prêmio de Participação será realizado durante o período da exposição.

5.1.2. No caso de projeto de grupo, o pagamento no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) será feito ao seu representante.

5.2. O projeto de curadoria selecionado receberá a quantia de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) a título de Prêmio de Participação em Curadoria. Os artistas participantes da curadoria receberão a quantia de 1.500,00 (um mil e trezentos reais) a título de Prêmio de Participação em Exposição.

5.3. Casos omissos em relação ao projeto de curadoria serão analisados pelo júri e pela direção.

VI DA SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada por comissão julgadora composta por até 5 (cinco) críticos convidados pela Associação, selecionados entre nomes renomados e jovens críticos.

6.2. São critérios gerais norteadores da avaliação dos projetos a serem contemplados pela presente Convocatória:

a) qualidade e excelência dos projetos;

b) qualidade artística e poética, ineditismo da proposta e coerência conceitual;

c) clareza do memorial descritivo e do desenvolvimento da proposta;

d) viabilidade do cronograma proposto;

e) adequação orçamentária do projeto ao orçamento da Temporada de Projetos 2019, que prevê até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para a produção das obras de cada projeto selecionado. A gestão desta verba é de responsabilidade da equipe de produção do Paço da Artes. Não estão inclusos nesse valor os itens 5.1, 5.2 e 7.1 (c, d, e, f, g, h, i).

6.3. Além de nove projetos de artistas e de um projeto de curadoria, a comissão deverá selecionar três projetos suplentes, sendo dois de artistas e um de curadoria.

6.4. Ocorrendo desistência ou impossibilidade de contratação por parte de algum selecionado, será chamado o primeiro suplente da lista.

6.5. A comissão não poderá selecionar projeto curatorial que apresente artista já selecionado em projeto de artista.

6.6. A comissão de seleção é soberana, não cabendo veto ou recurso às suas decisões.

6.7. O resultado do processo seletivo será divulgado no site www.pacodasartes.org.br.

VII DAS OBRIGAÇÕES

7.1. À Associação cabem as seguintes obrigações:

a) para projetos individuais e em grupo: destinar um espaço expositivo de até 80 m² (oitenta metros quadrados);

b) para projeto de curadoria: destinar um espaço expositivo de até 80 m² (oitenta metros quadrados);

c) imprimir materiais gráficos a critério da Associação, tais como convite e/ou programação visual;

d) divulgar as exposições por meio de assessoria de imprensa;

e) elaborar texto crítico para exposições individuais ou em grupo (no caso de curadoria, o autor do texto será o próprio curador);

f) incluir textos e imagens das mostras no site www.pacodasartes.org.br;

g) elaborar catálogo, que poderá ser coletivo, composto por textos institucionais, textos críticos e imagens;

h) O artista/curador selecionado residente em outro Estado será contemplado com passagem aérea (ida e volta dentro do território nacional), hospedagem e ajuda de custo por até 7 (sete) dias, de acordo com procedimento padrão da Associação. No caso de projeto apresentado por grupo, somente serão disponibilizados os itens acima para um representante. Não estão previstos custos de passagem aérea, hospedagem e traslados para os artistas participantes do projeto de curadoria selecionado.

OBSERVAÇÕES:

a) o espaço expositivo destinado a cada projeto selecionado poderá sofrer alterações para adequar-se ao programa de exposições da Associação.

b) a escolha dos autores dos textos críticos, textos institucionais e verbetes críticos fica a critério da Associação.

c) os conteúdos e formatos do convite, catálogo e/ou programação visual ficam a critério da Associação (qualquer material impresso específico deverá ser submetido à aprovação institucional e deverá constar no projeto).

d) caso o artista obtenha apoio, a Associação poderá oferecer inserção do logo no painel de entrada do Paço das Artes, mediante análise e prévia aprovação da direção.

e) a Associação não se responsabiliza por danos ocorridos às obras expostas ou possíveis remontagens das mesmas durante o período da mostra.

7.2. Ao artista/curador cabem as seguintes obrigações:

a) assinar contrato com a Associação, sob pena de cancelamento da exposição. O início da pré-produção da mostra está condicionada à assinatura do contrato;

b) responsabilizar-se pelos encargos relativos à embalagem, ao transporte (entrega e retirada no local) e ao seguro das obras a serem expostas;

c) retirada da(s) obra(s), ao término do período de desmontagem da mostra, de acordo com o cronograma estipulado pela Associação;

d) fornecer comprovantes das licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais relacionados às obras de terceiros a serem utilizadas na(s) obra(s) expostas;

e) estar presente na abertura da Temporada de Projetos 2019, e durante a montagem de seu projeto, salvo motivo de força maior;

f) entregar material (projeto, memorial, biografia, ficha técnica, verbetes, imagens) para divulgação e realização do catálogo de acordo com o cronograma estipulado pela Associação;

g) comunicar por escrito à Associação eventuais mudanças de endereços, inclusão de apoiadores e outras informações relevantes;

h) observar as normas e procedimentos próprios da Associação;

i) participar do encontro com artistas, grupo ou curador(a) em data programada pela Associação junto ao Núcleo Educativo do Paço das Artes.

VIII DA MOSTRA

8.1. As mostras dos artistas selecionados serão organizadas de acordo com a programação e o cronograma definidos pela Associação no decorrer do ano de 2019.

8.2. Os artistas realizarão exposições individuais paralelas, em espaço coletivo.

IX DA DIVULGAÇÃO

9.1. A divulgação dos selecionados ocorrerá em novembro de 2018 por meio do site do Paço das Artes (www.pacodasartes.org.br). Os artistas e o curador selecionados serão notificados por e-mail e/ou telefone.

9.2. O resultado da seleção também será divulgado para a imprensa.

X DOS DIREITOS AUTORAIS E DO DIREITO DE IMAGEM

10.1. Pela adesão à presente Convocatória, o(a) candidato(a) inscrito(a) que venha a ser selecionado(a) autoriza a Associação e o Governo do Estado de São Paulo a utilizar imagens da produção artística e das etapas do projeto em mídia impressa ou eletrônica, para divulgação dos projetos.

10.2. As instituições que constam do item acima poderão, ainda, autorizar a utilização dessas imagens, cujos direitos são ora cedidos a terceiros, para fins educacionais e de divulgação, sem comercialização.

10.3. É responsabilidade do artista ou curador selecionado obter licenças de direitos de propriedade intelectual e de direitos autorais incidentes sobre as obras de terceiros a serem utilizadas na sua obra. As referidas licenças de direitos deverão ser colocadas à disposição da Associação, devidamente assinadas e com firma reconhecida, conforme modelo que será disponibilizado, sob pena de desclassificação. Em caso de contestação, o artista se tornará responsável civil e criminalmente, isentando os organizadores e demais empresas e/ou instituições vinculadas ao Paço das Artes de qualquer responsabilidade.

XI DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

11.1. As logomarcas da Associação e do Governo do Estado de São Paulo deverão obrigatoriamente ser fixadas em todas as peças gráficas de divulgação dos projetos selecionados, sob as chancelas “Apresenta” e /ou “Realização”, de forma padronizada, devendo ser aprovados pela Associação antes de sua veiculação.

11.2. Caso a obra seja produzida com apoio financeiro da Associação, deverá trazer sempre que for exposta as logomarcas da Associação e do Governo do Estado de São Paulo, sob a chancela de “Apoio”. A aplicação da logomarca deverá ser aprovada pela Associação antes da sua veiculação.

XI DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. O ato de inscrição implica a automática autorização, por parte do artista/curador selecionado, de gravação de sua imagem e voz, bem como a posterior utilização institucional, sem limitação de prazo e território, para as finalidades a que se propõe esta Convocatória.

12.2. Os esclarecimentos referentes à Temporada de Projetos serão prestados pelo telefone (11) 2117-4777 (Ramais 412 e 430), de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, ou pelo e-mail: temporadadeprojetos@pacodasartes.org.br.

12.3. O ato de inscrição implica a automática e plena concordância com todos os termos desta Convocatória, e a inobservância das normas estabelecidas implica o indeferimento da inscrição do projeto.

12.4. Casos omissos serão definidos pela comissão de seleção e pela diretoria da Associação dos Amigos do Paço das Artes.

DOWNLOADS
Ficha de inscrição
Convocatória

Publicado por Patricia Canetti às 12:59 PM


julho 27, 2018

Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores - Inscrições

A iniciativa visa estimular a produção artística e a capacitação nas periferias urbanas e cidades do interior. Serão selecionados 15 projetos em todo o território nacional. Cada um dos contemplados vai receber premiação no valor de R$ 20 mil.

Inscrições até às 17h do dia 31 de agosto de 2018

Funarte - Centro de Artes Visuais - CAV
Inscrição online

EDITAL

Edital Prêmio Funarte Artes Visuais - Periferias e Interiores

O Presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no uso das atribuições que lhe confere o inciso V, artigo 14 do Estatuto aprovado pelo Decreto n° 5.037 de 07 de abril de 2004, publicado no DOU de 08 de abril de 2004, institui o presente edital, que regulamenta o Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores, em conformidade com o disposto na Portaria nº 29/2009 – MinC e, supletivamente, na Lei nº 8.666 de 21/06/1993 e suas eventuais modificações no que lhe for aplicável.

1. Do Objeto

1.1 O objeto deste Edital é realizar o Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores, mediante a seleção de projetos de pessoas físicas residentes em periferias urbanas ou cidades de interior, que compreendam ações de produção artística e oficinas de capacitação, a serem realizadas em suas localidades de origem ou em outras periferias urbanas e cidades do interior do território nacional.

1.2 O Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores tem por objetivos:

I - Apoiar com recursos financeiros a ação de artistas e coletivos oriundos de periferias urbanas ou cidades de interior, ampliando o acesso aos meios de produção artística e cultural;
II - Gerar impacto sociocultural positivo na localidade em que acontecerá o projeto;
III - Descentralizar a aplicação de recursos públicos;
IV – Incentivar o experimentalismo e proposições artísticas inovadoras;
V - Potencializar a ação de artistas e coletivos com reconhecida atuação em suas localidades;
VI - Valorizar a diversidade da produção artística brasileira.

2. Dos Recursos Orçamentários

2.1 Os recursos necessários para o desenvolvimento desta ação serão oriundos do Ministério da Cultura, na Funcional Programática 13.392.2027.20ZF.0001 – Fomento e Promoção à Cultura Brasileira: Fomento e Promoção a Projetos em Arte e Cultura do Grupo da Natureza da Despesa Custeio, com aporte financeiro correspondente ao montante de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), destinados à premiação, não havendo custos administrativos.

3. Do Prazo de Vigência

3.1 Este edital entrará em vigor na data de sua publicação e terá validade até 31 de dezembro de 2018, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, em ato devidamente motivado.

4. Das Condições para Participação

4.1 Estão habilitadas a participar pessoas físicas atuantes na área das Artes Visuais, considerando indivíduo ou representante de coletivo de artistas.

4.2 É vedada a inscrição de servidores(as), terceirizados(as) ou profissionais que tenham vínculo de trabalho com a Funarte ou com o Ministério da Cultura e seus respectivos cônjuges, companheiros(as) ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau.

4.3 Cada proponente poderá inscrever quantos projetos desejar, podendo ser contemplado(a) em apenas 1(um) projeto neste edital.

5. Do Valor do Prêmio

5.1 O presente edital contemplará 15 (quinze) projetos em todo o território nacional.

5.2 Cada proponente contemplado(a) receberá a quantia de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), em uma única parcela, sobre os quais incidirão os descontos previstos na legislação vigente.

5.3 Haverá retenção de Imposto de Renda na fonte.

6. Das Inscrições

6.1 As inscrições estarão abertas no período de 45 (quarenta e cinco) dias contados a partir do primeiro dia útil após a publicação da Portaria que institui este Edital no Diário Oficial da União, cuja íntegra estará disponível no endereço eletrônico da Funarte (www.funarte.gov.br) na data dessa publicação.

6.2 As inscrições serão encerradas às 17 horas do último dia do prazo, pelo horário de Brasília.

6.3 As inscrições deverão ser efetuadas por meio digital, utilizando formulário online, disponível no site da Funarte, http://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-artes-visuais-periferias-e-interiores/.

6.4 É obrigatório o preenchimento de todos os campos obrigatórios do formulário digital para a validação da inscrição. O não preenchimento completo do formulário inabilitará automaticamente a inscrição.

6.5 É obrigatório que seja enviado junto à inscrição:

a) o currículo do(a) proponente;
b) os currículos dos(as) profissionais citados(as) na ficha técnica do projeto;
c) carta de anuência, datada e assinada, de todos os profissionais mencionados na ficha técnica do projeto, informando conhecimento do mesmo e disponibilidade para dele participar no prazo estabelecido pelo edital;
d) carta de anuência, datada e assinada, dos espaços que abrigarão ações do projeto, se for o caso, informando conhecimento da proposta e concordância em recebê-la no prazo estabelecido pelo edital;
e) No caso de inscrições realizadas por representantes de coletivos, carta de anuência, datada e assinada, de cada um dos membros que compõem o coletivo, informando o conhecimento da proposta.

6.6 O(A) proponente poderá incluir, a seu critério, outros materiais que julgar necessários para a avaliação do projeto.

6.7 Os anexos obrigatórios e opcionais deverão ser disponibilizados na forma de arquivos online em formato PDF, por meio de links com compartilhamento aberto, inseridos nos respectivos campos do formulário de inscrição.

6.7.1 A Funarte sugere a utilização de plataformas de armazenamento de arquivos online ou armazenamento em nuvem, como 4Shared, Google Drive, Dropbox, OneDrive ou outro serviço de preferência do proponente.

6.7.2 Deverá ser criado um link para cada arquivo. Não serão aceitos links para pastas compartilhadas.

6.7.3 Os links enviados deverão ser mantidos ativos até o fim do processo de seleção. A desativação de links antes do fim do processo ocasionará a inabilitação da inscrição, em qualquer fase.

6.8 O projeto deverá ser encaminhado na íntegra. Não serão admitidas alterações ou complementações posteriores a sua inscrição.

6.9 Na hipótese de inscrição de projetos de coletivo de artistas, apenas um indivíduo constará como responsável pela inscrição, sendo ele(a) identificado(a) como proponente, devendo mencionar no formulário digital de inscrição, em campo específico, o nome de todos os membros do coletivo representado.

6.10 Serão desconsideradas as inscrições apresentadas de forma diversa da descrita nos itens anteriores.

6.11 A Funarte não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

7. Do Processo de Seleção

7.1 Os projetos inscritos serão avaliados em 3 (três) etapas:

a) Etapa 1: habilitação de projetos, de caráter eliminatório;
b) Etapa 2: avaliação pela comissão de seleção, de caráter classificatório;
c) Etapa 3: análise documental, de caráter eliminatório.

8. Da Habilitação

8.1 Os projetos inscritos serão submetidos à análise de comissão técnica interna da Funarte, nomeada pelo Presidente da Funarte, que verificará a adequação do projeto às exigências expressas neste edital.

8.2 A lista dos projetos habilitados e inabilitados, com motivo da inabilitação, será divulgada na página eletrônica da Funarte, sendo de total responsabilidade do(a) proponente acompanhar a atualização dessas informações.

8.3 Os(As) proponentes de projetos inabilitados poderão interpor recurso sobre a etapa de habilitação no prazo de até 02 (dois) dias úteis, a contar da data da divulgação da lista de habilitados e inabilitados.

8.4 Os recursos deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico recurso.rn@funarte.gov.br, utilizando modelo de formulário próprio disponível na página eletrônica da Funarte, não cabendo a apresentação de documentos não enviados no momento da inscrição, de acordo com o que estabelece o item 6.8.

8.5 Os recursos da habilitação serão analisados pela comissão de habilitação, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis e decididos pelo Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte.

8.6 As decisões sobre os recursos serão publicadas na página eletrônica da Funarte, sendo total responsabilidade do(a) proponente acompanhar a atualização dessas informações.

9. Da Comissão de Seleção

9.1 Os projetos habilitados serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por 03 (três) servidores efetivos do Centro de Artes Visuais da Funarte, nomeados pelo presidente da Funarte, e presidida pelo diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte ou por pessoa designada pelo presidente da Funarte.

9.2 Os membros da comissão de seleção ficam impedidos de apreciar as propostas:

a) nas quais tenham interesse direto ou indireto;
b) nas quais tenham participado ou venham a participar como colaborado(a);
c) apresentadas por instituição proponente com a qual teve vínculo de qualquer espécie nos últimos 2 (dois) anos;
d) apresentadas por proponentes, ou seus respectivos cônjuges ou companheiros(as), com os quais estejam litigando judicial ou administrativamente.

Parágrafo Único: o impedimento descrito no item c também é aplicável se tal situação ocorrer em relação a instituição a que estejam ou tenham estado vinculados cônjuge, companheiro(a) ou parente até o segundo grau de membro da comissão de seleção.

9.3 O membro da comissão de seleção que incorrer em impedimento deve comunicar o fato, abstendo-se de atuar, sob pena de nulidade dos atos que praticar.

10. Da Avaliação

10.1 Os projetos serão analisados pela comissão de seleção de acordo com os seguintes critérios gerais, sendo o valor máximo de cada um igual a 10 (dez) pontos e o mínimo igual a 1 (um) ponto:

a) atendimento ao objeto e objetivos estabelecidos neste edital;
b) argumentação na construção do conteúdo;
c) capacidade de execução do projeto de acordo com o conteúdo apresentado;
d) solidez do vínculo do proponente com a localidade que receberá ações do projeto;
e) estratégias para a democratização do acesso aos resultados finais.

10.2 A nota final será o somatório da média aritmética das notas obtidas em cada um dos critérios, podendo o projeto alcançar o total de 50 (cinquenta) pontos.

10.3 Havendo empate entre a nota final dos projetos, o desempate será dado pela nota obtida em cada um dos critérios de avaliação, na ordem apresentada no item 10.1.

10.4 Persistindo o empate, caberá à comissão de seleção, por maioria absoluta, estabelecer o desempate.

10.5 Os projetos cuja pontuação seja inferior a 20 pontos serão desclassificados.

10.6 O resultado da avaliação da comissão de seleção será divulgado na página eletrônica da Funarte, sendo de total responsabilidade do(a) proponente acompanhar a atualização dessas informações.

10.7 Os recursos sobre o resultado da avaliação da comissão de seleção deverão ser enviados para o endereço eletrônico recurso.rn@funarte.gov.br em formulário padrão disponível na página eletrônica da Funarte, no prazo de até 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado.

10.8 A comissão de seleção designará entre seus membros aqueles que farão o julgamento dos recursos e, caso eles sejam procedentes, a reavaliação da nota obtida.

10.9 As decisões dos recursos serão informadas direta e individualmente ao recorrente no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após o período constante no item 10.7.

10.10 O resultado final será homologado pelo Presidente da Funarte, publicado no Diário Oficial da União e divulgado na página da Funarte, com as respectivas notas em ordem decrescente, sendo de total responsabilidade do(a) proponente acompanhar a atualização dessas informações.

10.11 Os projetos classificados serão convocados em ordem decrescente de pontuação, até atingir o número de contemplados previsto neste edital.

11. Da Documentação Complementar

11.1 O valor do prêmio será depositado obrigatoriamente na conta corrente do(a) proponente contemplado(a), sendo vedado o depósito em conta conjunta, conta poupança e conta de terceiros.

11.2 Os(as) proponentes contemplados(as) deverão obrigatoriamente encaminhar para o endereço eletrônico periferiaseinteriores@funarte.gov.br, em no máximo 10 (dez) dias corridos após a publicação do resultado da seleção, os seguintes documentos para a liberação do recurso financeiro:

a) cópia da carteira de identidade;
b) cópia do CPF;
c) cópia do comprovante de residência;
d) comprovante dos dados bancários do proponente (banco, agência e conta corrente);
e) Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais atualizada, que pode ser obtida diretamente na página eletrônica da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

11.3 O não envio da documentação complementar conforme prazo e especificações descritos no item 11.2 acarretará a desclassificação do projeto.

11.4 Se estrangeiro(a), o(a) proponente contemplado(a) deve comprovar residência no Brasil por mais de 3 (três) anos e cédula de identidade estrangeira ou visto de trabalho ou permanência.

11.5 Os(as) contemplados(as) que estiverem inscritos no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal – CADIN - , no Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos – CADICON – ou em quaisquer outros cadastros de inadimplência do Governo Federal serão desclassificados(as).

11.6 Ocorrendo desistência ou impossibilidade de recebimento por parte de algum(a) contemplado(a), os recursos poderão ser destinados a outros projetos classificados, observando a ordem estabelecida pela comissão de seleção.

12. Das Obrigações

12.1 Os(as) proponentes se comprometem a realizar integralmente o projeto contemplado, incluindo a disponibilização do produto final à sociedade, no prazo de até 270 (duzentos e setenta dias) a partir do depósito do recurso financeiro na conta corrente informada à Funarte.

12.2 Ficam sob a responsabilidade do(a) proponente contemplado(a) todos os contatos, contratações, custos e encargos referentes ao desenvolvimento do projeto, inclusive o pagamento de direitos autorais, de acordo com a legislação vigente.

12.3 Todas as ações e produtos gerados neste edital deverão ser oferecidos gratuitamente ao público.

12.4 É obrigatório informar ao Centro de Artes Visuais da Funarte, caso ocorram, mudanças de número de telefone, endereço postal e eletrônico, bem como comparecer a encontros com a equipe técnica desse Centro, caso solicitado(a).

12.5 O(A) proponente contemplado(a) deverá obrigatoriamente comunicar por escrito ao Centro de Artes Visuais da Funarte eventuais modificações no projeto aprovado, que deverão ser previamente avaliadas e aprovadas pela equipe técnica desse Centro.

12.5.1 Eventuais alterações nos projetos contemplados só poderão ser implantadas após autorização do Centro de Artes Visuais da Funarte.

12.6 O(A) proponente contemplado(a) deverá enviar ao Centro de Artes Visuais da Funarte, utilizando o formulário padrão disponibilizado na página eletrônica da Funarte, em via impressa, datada e assinada, e em versão digital em PDF gravada em CD, DVD ou pen-drive:

a) relatório parcial, ao término do 3º (terceiro) mês de trabalho, descrevendo as atividades executadas até o momento;

b) relatório final, em um prazo máximo de 30 (trinta) dias após o término das etapas descritas no cronograma de execução, descrevendo todas as atividades desenvolvidas até a conclusão do projeto, com quantificação de público, quando for o caso.

12.6.1 O (A) proponente deverá enviar junto ao relatório final o produto final ou o registro de sua realização, no caso da impossibilidade de postagem física do mesmo, em conformidade com o indicado no projeto contemplado, bem como 20 (vinte) ou mais fotografias com um mínimo de 360 dpi de resolução, gravadas em CD, DVD ou pen-drive, documentando as atividades desenvolvidas.

12.7 O relatório final será submetido à avaliação de comissão composta por 3 (três) membros da equipe do Centro de Artes Visuais da Funarte, indicados pela direção deste Centro, com a finalidade de verificar a realização da ação proposta e seus produtos finais em conformidade com o projeto contemplado, podendo ser aprovado ou não por esta.

12.8 Os(as) proponentes contemplados(as) comprometem-se a incluir em todo material de divulgação as logomarcas do Governo Federal, Ministério da Cultura e da Funarte, inclusive nos releases de imprensa e comunicados, obedecendo aos critérios das mesmas, que estarão disponíveis na página eletrônica da Funarte, e observando a Legislação Eleitoral no que couber.

12.9. Nos releases e peças gráficas produzidos deverá constar a expressão: “Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores”.

12.10 Em todas as peças gráficas produzidas para distribuição é obrigatória a inserção da frase com o indicativo “Distribuição gratuita, proibida a venda”.

12.11 As peças de divulgação, em qualquer mídia, assim como toda e qualquer peça impressa, deverão ser encaminhadas ao Centro de Artes Visuais da Funarte para prévia aprovação.

12.12 A Funarte e o Ministério da Cultura deverão ser mencionados em qualquer mídia, sendo vedado ao(à) proponente exigir qualquer modalidade de pagamento.

12.13 O (A) proponente deverá enviar ao Centro de Artes Visuais da Funarte um mínimo de 10% da tiragem de cada peça gráfica produzida, não ultrapassando 30 exemplares, caso o percentual mencionado exceda essa quantidade.

12.14 Os(As) proponentes contemplados(as) deverão permitir que todas as ações do projeto possam ser fotografadas e/ou gravadas em áudio e vídeo por pessoas designadas pela Funarte, e que o material resultante, assim como o material descrito no item 12.6, possa ser incorporado ao acervo do Cedoc/Funarte e incluído em materiais de divulgação institucional.

12.15 Caso o projeto contemplado contenha imagens ou tenha participação física de menores de 18 (dezoito) anos, deverá ser apresentado documento de liberação do Juizado da Infância e Juventude, até 72 (setenta e duas) horas antes da abertura do evento, não sendo aceito o Protocolo de Requerimento. O não atendimento desta solicitação impossibilitará sua realização.

12.16 Caso o projeto contemplado contenha materiais não aconselháveis a menores de 18 (dezoito) anos, deverá ser fixada na entrada do evento indicação orientando qual a faixa etária permitida, de acordo com o Manual da Nova Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, disponível em eletrônico: www.justica.gov.br/seus-direitos/classificacao/manual-da-nova-classificacao-indicativa.pdf.

12.17 Nos casos de exibições públicas e na utilização dos espaços previstos para a realização das ações, os(as) contemplados(as) deverão respeitar as condições de acessibilidade das pessoas com deficiência, nos termos do artigo 46 do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

12.18 A Funarte se reserva o direito de realizar visitas técnicas para acompanhamento da realização dos projetos contemplados neste edital.

13. Dos Direitos Autorais e do Direito de Imagem

13.1 Pela adesão ao presente edital, o(a) proponente inscrito(a) que venha a ser contemplado(a) autoriza a Funarte e o Ministério da Cultura a utilizar os registros das ações e etapas do projeto, bem como as imagens de seus resultados em mídia impressa, internet, mídias digitais, eletrônicas e audiovisuais, sem ônus e por tempo indeterminado.

13.1.1 As instituições que constam no item acima poderão, ainda, autorizar a utilização dessas imagens para fins educacionais e de divulgação, sem comercialização.

13.2 Ao se inscrever no presente edital, o(a) proponente declara a inexistência de plágio das obras e/ou projetos inscritos, bem como garante ter a autorização de terceiros que porventura tenham direitos conexos sobre a produção artística, se responsabilizando inclusive por eventuais reivindicações quanto ao uso não autorizado, indenizando as instituições constantes no item 13.1, quando for o caso.

14. Das Disposições Gerais

14.1 A inscrição efetuada implica a aceitação das condições estabelecidas neste edital.

14.1.1 A inobservância das normas estabelecidas por este edital, constatada a qualquer tempo, implicará o indeferimento da inscrição do projeto.

14.2 Os contemplados autorizam o acesso ao conteúdo de seus projetos na hipótese de requerimento formulado em pedido de revisão de julgamento da Comissão de Seleção.

14.3 Quando o projeto envolver comunidade indígena, o(a) proponente contemplado(a) deverá informar sua realização à FUNAI, que poderá manifestar-se.

14.4 A Funarte não se responsabiliza pelas licenças e autorizações necessárias à realização dos projetos contemplados.

14.5 A Funarte não disponibilizará para fins deste edital seus espaços próprios.

14.6 O(A) proponente cujo projeto for contemplado estará sujeito às penalidades previstas na Lei nº 8666 de 21/06/1993 em virtude da inexecução total ou parcial do projeto ou, ainda, pela execução do projeto em desacordo com a descrição contida na proposta selecionada pela Comissão de Seleção, obrigando-se a devolver os recursos recebidos atualizados de acordo com a legislação vigente à época em que se realizar a respectiva quitação.

14.7 O(A) proponente será o único responsável pela veracidade da proposta e documentos encaminhados, isentando a Funarte de qualquer responsabilidade civil ou penal.

14.8 Este edital trata de um apoio à realização de atividades voltadas para o campo das artes visuais, não inviabilizando ao(à) proponente a obtenção de outros recursos junto à iniciativa pública ou privada, utilizando ou não as leis de incentivo à cultura vigentes no país, desde que os demais parceiros sejam mencionados como “apoiadores”.

14.9 A Funarte se reserva o direito de realizar comunicações e solicitar documentos ou informações (às) proponentes por meio eletrônico, exceto as informações ou convocações que exijam publicação na imprensa oficial.

14.10 Os casos omissos serão apreciados e resolvidos pela Presidência da Funarte, ficando desde logo eleito o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Rio de Janeiro, para dirimir eventuais questões relativas a este edital.

14.11 O presente edital ficará à disposição dos interessados na página eletrônica da Funarte, www.funarte.gov.br.

14.12 Outros esclarecimentos podem ser obtidos por meio do endereço eletrônico periferiaseinteriores@funarte.gov.br.

Stepan Nercessian
Presidente

Publicado por Patricia Canetti às 10:01 AM


julho 26, 2018

II Convocatória da OCA - Residências para Artistas

A Casa da Cultura da América Latina do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (CAL/DEX/UnB) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) lançam hoje (16/07), chamada pública para o Programa de Residência Artística Internacional (OCA). A iniciativa cultural e educativa vai reunir, no Brasil, artistas da América Latina e Caribe para promover troca de experiência e trabalho conjunto, por um mês, em intervenções artísticas que repensem o espaço urbano. A medida visa promover a interação das cidades da região, a partir das artes. As inscrições estão abertas até o dia 19 de agosto.

“A residência artística é uma iniciativa multidisciplinar que desperta a atenção da OEI por fortalecer o conhecimento, a compreensão mútua, a integração e a paz entre os povos ibero-americanos por meio da educação e da cultura”, afirma o diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou.

O tema de 2018 é “Experiência e cidade na América Latina”, voltado para as diversas linguagens artísticas das artes para repensar e debater espaços urbanos. Podem concorrer artistas das diversas linguagens e expressões que trabalham com propostas nessa linha.

De 24 de setembro a 24 de outubro, os selecionados se encontrarão todos os dias na CAL, em Brasília, para trabalhar juntos. O grupo será acompanhado por curadores, visitará edifícios da capital federal, além de interagir com cidades no entorno de Brasília.

Por ser arquitetonicamente planejada, Brasília retrata em seus traços um projeto urbano que busca materializar a arte e também uma visão de futuro – algo que se soma à produção de intervenções com reflexão sobre o tema da OCA.

A participação na residência artística é individual, aberto para pessoas com 18 anos de idade ou mais. Os critérios de seleção levam em conta o alinhamento da trajetória artística dos proponentes ao tema da Convocatória.

A residência artística da CAL/UnB e OEI diferencia-se de outras experiências nessa área por acontecer dentro da universidade, um espaço de interação e discussão das artes.

EDITAL

II CONVOCATÓRIA DA OCA: RESIDÊNCIA ARTÍSTICA INTERNACIONAL

A diretoria de Difusão Cultural (DDC), do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB), em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), engajada na sua missão primeira de desenvolver o intercâmbio cultural entre os países latino-americanos e do Caribe, implanta, em 2018, na Casa da Cultura da América Latina (CAL), o II Programa de Residência Artística Internacional - OCA, voltado para as mais diversas linguagens: artísticas, arquitetônicas, das ciências humanas e sociais, e convida os/as proponentes a apresentarem propostas com o tema “Experiência e cidade na América Latina”.

1 · DO OBJETO

1 · 1 Estimular o intercâmbio cultural, a reflexão, o debate, as técnicas e a difusão das artes e das humanidades, consolidando a CAL/UnB como espaço institucional de estímulo do pensamento crítico, da articulação e inovação no campo das artes e ciências humanas;

1 · 2 Proporcionar um ambiente para imersão, dando o devido suporte técnico, material e logístico para o desenvolvimento de pesquisa, criação e reflexão de maneira interdisciplinar;

1 · 3 Estimular a reflexão crítica sobre as cidades latino-americanas.

2 · DURAÇÃO

2 · 1 A duração da residência será de 1 (um) mês, de 24 de setembro a 24 de outubro deste ano.

3 · INSCRIÇÃO

3 · 1 A residência é multidisciplinar aceitando inscrições, entre os dias 19 de julho a 19 de agosto, provenientes de diferentes linguagens;

3 · 2 Serão selecionados (as) 6 (seis) proponentes, residentes em países da América Latina e Caribe, com idade mínima de 18 anos.

3 · 3 As participações serão individuais;

3 · 4 O (a) residente deverá enviar a ficha de inscrição (Anexo 1), devidamente preenchida, currículo profissional e portfólio digital, via e-mail (residenciacal@gmail.com);

3 · 5 Ao se inscrever, o (a) residente receberá uma notificação, por e-mail, de confirmação de recebimento da inscrição;

3 · 6 Os residentes pré-selecionados, pelos curadores da CAL/UnB e pela OEI, poderão ser entrevistados, via Skype, em data oportuna;

3 · 7 Durante os 30 dias, o (a) residente deverá morar em Brasília/DF;

3 · 8 No caso do (a) residente estrangeiro (a), faz-se importante levar em consideração o tempo necessário para a retirada do eventual visto de permanência para a participação da residência, sendo de sua exclusiva responsabilidade. A CAL/ UnB fornecerá Carta-convite;

3 · 9 O (a) selecionado (a) deverá estar disposto (a) a atuar de maneira colaborativa com os demais residentes e eventuais convidados, uma vez que as trocas de experiências, ideias e experimentações são a base do modo de trabalho da presente residência;

3 · 10 O envio da inscrição significa a aceitação deste regulamento.

4 · SELEÇÃO

4 · 1 A seleção dos residentes será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por 5 (cinco) integrantes membros da CAL e OEI;

4 · 2 A Comissão de Seleção levará em conta a trajetória do (a) residente; a capacidade de disseminação e/ou de desdobramentos da proposta em outros contextos e a abertura para a interação do (a) residente com os demais participantes e a comunidade local;

4 · 3 Os (as) residentes pré-selecionados (as) pelos (as) curadores (as) da CAL/UnB e OEI serão entrevistados (as), via Skype, em data oportuna;

4 · 4 O resultado da seleção será divulgado no site da CAL/UnB e da OEI: dex.unb.br e oei.org.br

4 · 5 A decisão de mérito da Comissão é soberana e irrecorrível.

5 · DO APOIO AOS (AS) SELECIONADOS (AS)

5 · 1 Hospedagem - Será concedida a cada residente selecionado (a) a estadia de 30 dias em apartamento de trânsito da Universidade de Brasília, localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro (Asa Norte);

5 · 2 Alimentação - ficará a cargo do (a) residente;

5 · 3 Transporte - o transporte aéreo, para não residentes no Distrito Federal, será oferecido pela OEI, em data e horários que sejam mais econômicos, desde que compatível com o período da residência. Todo deslocamento local deve ser subsidiado pelo próprio residente, com exceção daquele que faça parte da programação de envolvimento da comunidade local;

5 · 4 Ateliê de criação e processos - os espaços para criação, produção, debate, investigação e pesquisa serão os ateliês da CAL/UnB. Em concordância com a curadoria da Casa e as diretrizes do Programa, atividades de trabalho e divulgação no espaço da CAL/UnB – e fora dele – também podem ser solicitadas;

5 · 5 Material - Os materiais de trabalho serão de uso coletivo. Os itens serão disponibilizados, após a decisão conjunta de todos os (as) residentes participantes e análise por parte da curadoria da Casa;

5 · 6 Suporte e orientação - a CAL/UnB e a OEI oferecerão suporte e orientação delineados pelos (as) curadores (as) da Casa, que acompanharão o processo dos (as) selecionados (as) em regime de imersão;

5 · 7 Local de exposição - caso a curadoria entenda que os resultados das residências podem constituir uma exposição, será concedido local para uma mostra;

5 · 8 Divulgação - a CAL/UnB, com apoio da OEI, garante a ampla divulgação, por meio de assessoria de imprensa, vinculando todo o processo da residência, encontros, debates e exposição aos principais meios de comunicação;

5 · 9 Bolsa manutenção - para custear as necessidades não preenchidas, nesta Convocatória, será concedida uma bolsa de R$2.000,00 (dois mil reais) pelo tempo da residência a cada residente selecionado (a). A Bolsa da Residência terá início na assinatura do Termo de Compromisso, podendo ser concedida ao final da residência.

6 · DOS CURADORES

6 · 1 Entre as atividades desenvolvidas pelos (as) curadores (as) está a produção dos textos de apresentação dos residentes e de eventual exposição;

6 · 2 Cabe, também, aos (às) curadores (as) preparar e desenvolver a agenda de atividades, bem como promover debates e encontros com os diversos públicos e instituições de interesse e os residentes;

6 · 3 Devem, ainda, organizar, junto aos (às) residentes, uma eventual exposição coletiva referente ao processo de residência, bem como dar suporte e orientação ao processo de residência.

7 · DA CAL/UnB

É de responsabilidade da CAL/UnB:

7 · 1 Disponibilizar equipe de produção, para acompanhar a residência;

7 · 2 Produzir um clipping, com a compilação das publicações em todos os meios de comunicação, referente às eventuais exposições nas galerias;

7 · 3 Promover ações educativas sobre os projetos contemplados, tais como ciclos de debates, oficinas e palestras;

7 · 4 Confeccionar e enviar convites virtuais, prestar assessoria de imprensa e assistência técnica de montagem e desmontagem;

7 · 5 Fornecer espaço físico, para a realização das eventuais exposições;

7 · 6 Publicar um catálogo com os processos e projetos desenvolvidos durante a residência;

7 · 7 A CAL/UnB não se responsabiliza por artigos e obras furtadas ou danificadas nos ateliês e demais espaços da Casa, durante o período da residência.

8 · DOS (AS) RESIDENTES

8 · 1 O (a) residente deve estar disposto a trabalhar de maneira colaborativa, coletiva e experimental, sendo essas as bases de produção da presente residência;

8 · 2 O (a) residente terá acesso ao ateliê, em tempo integral, e sua utilização deverá respeitar as Regras e Condições de Uso;

8 · 3 O (A) residente se responsabiliza em realizar sua pesquisa, que será acompanhada por um (a) curador (a);

8 · 4 O (A) residente selecionado (a) deverá assinar um Termo de Compromisso com a CAL/ UnB, se comprometendo a aceitar o Regulamento e os Termos e Condições da Residência. A não assinatura implica no cancelamento da participação deste na residência;

8 · 5 O Termo de Compromisso não implica vínculo empregatício;

8 · 6 Como contrapartida, o (a) residente participará da organização e apresentação de oficinas, palestras e debates sobre seu processo criativo, podendo, ainda, sugerir atividades;

8 · 7 Cabe ao residente participar de toda a programação da residência, bem como estar presente e atuante nas atividades, eventos com instituições e públicos diversos, como escolas e comunidade local, bem como na montagem da eventual exposição de encerramento;

8 · 8 A participação do (a) residente na residência deve ser por período integral;

8 · 9 O (a) residente deverá assinar declaração informando ser de sua exclusiva autoria os direitos de exibição das obras a serem produzidas e expostas, bem como a cessão dos direitos de uso das imagens para efeito de divulgação, publicação e veiculação de informações e de registro de toda residência;

8 · 10 O (a) residente selecionado (a) ficará responsável pela preservação do espaço físico que ocupar, bem como pelos bens nele presentes;

8 · 11 Cabe ao (a) residente zelar pelos espaços de uso comum e individual da residência, mantendo-os fechados quando se ausentar;

8 · 12 Durante o período da residência, na exposição final e em exposições posteriores das obras produzidas, a CAL/ UnB deverá ser creditada;

8 · 13 É de responsabilidade do (a) residente produzir um relatório final com as especificidades exigidas pela CAL/UnB;

8 · 14 O (A) residente deverá assinar um Termo de Uso de Imagem autorizando a CAL/UnB, e todos os parceiros e patrocinadores envolvidos, a utilizar sua imagem, do processo de residência e de sua obra produzida, em sua divulgação institucional, e não comercial, em todos os tipos de mídias que achar pertinente;

8 · 15 É de responsabilidade do (a) residente seguir todas as normas do Termos e Condições da Residência, preservando seu próprio bem-estar e dos demais presentes.

8 · 16 A CAL não se reponsabiliza pela saúde dos artistas. Será de inteira responsabilidade dos artistas, tanto nacionais quanto estrangeiros a contratação de seguro saúde, com cobertura médica-hospitalar válida no Brasil, por todo o período previsto de permanência.

9 · DA ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

9 · 1 O (A) residente, ao se inscrever, aceita todas as condições desta Convocatória;

9 · 2 O (A) residente será admitido (a) no Programa OCA: Residência Artística Internacional, após assinar o contrato, concordando com este regulamento e deverá assinar os Termos e Condições da Residência;

9 · 3 Em casos de desistência do Programa, comportamento inadequado frente às Regras e Termos e Condições da Residência, infrações referentes ao presente regulamento, o(a) residente estará sujeito (a) às sanções determinadas por esta residência, incluindo o possível desligamento do intercâmbio.

9 · 4 Os casos omissos serão dirimidos pela CAL/UnB e, a estes, não caberá recurso.

Brasília, 19 de julho de 2018

LINKS

Para o edital e ficha de inscrição em português, espanhol e inglês

Publicado por Patricia Canetti às 5:02 PM


julho 23, 2018

Residência Móvel para o DF - Inscrições

Residência Móvel selecionará artistas interessados em pesquisar sobre deslocamento urbano no Distrito Federal

Comissão de seleção: Cecília Bona, Luisa Günther, Marília Panitz e Matias Monteiro

Inscrições até 6 de agosto de 2018

Residência Móvel
Inscrição por email

APRESENTAÇÃO

Residência Móvel selecionará artistas interessados em pesquisar sobre deslocamento urbano no Distrito Federal

De 16 de julho a 6 de agosto, a NAVE – Arte | Projeto | Pesquisa recebe as inscrições para a Residência Móvel, dirigida a artistas interessados em pesquisar e produzir obras tendo como ponto focal a mobilidade urbana no Distrito Federal. Podem concorrer a uma das quatro vagas apenas os artistas visuais residentes no Distrito Federal. Os interessados deverão enviar para o e-mail navecurso001@gmail.com o portfólio, ficha de inscrição preenchida e uma carta de intenção informando seu interesse/percepção sobre o deslocamento urbano na capital federal e entorno. A ficha de inscrição está disponível para download no link https://goo.gl/forms/vGQR9tT92Lh7QTW02. Já o modelo de carta de intenção está disponível no link https://bit.ly/2Lujycn. Cada selecionado receberá uma bolsa de produção artística para realizar sua pesquisa e participar do evento da semana de mobilidade no Setor Comercial Sul com uma ação artística efêmera resultante de sua pesquisa. O resultado da seleção será divulgado nas redes sociais da Residência Móvel (@residenciamoveldf) a partir do dia 13 de agosto. A Residência Móvel é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal e tem o apoio da Secretaria de Mobilidade (SEMOB) e da Casa da Cultura da América Latina (CAL|UnB).

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão formada por Cecília Bona, Luisa Günther, Marília Panitz e Matias Monteiro. Serão escolhidos quatro artistas que participarão de palestras, orientações e visitas de campo. Cada selecionado receberá uma bolsa de produção artística no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) e passe livre para circular nos meios de transporte coletivo do Distrito Federal. O edital de seleção está disponível em formato eletrônico no link https://bit.ly/2O3b4KO.

Idealizada pela professora e artista visual Cecília Bona, a Residência Móvel foi motivada pela experiência em duas residências artísticas internacionais - uma na Islândia e outra no Canadá - e suas atividades como ciclista nos últimos 8 anos. Nesse sentido, as relações entre a desterritorialização, o fluxo e a mudança de paisagem estimulam e encorajam de forma contundente seu pensamento crítico. Para a Residência Móvel, Bona pretende instigar as noções de uso e ocupação do território, promover experiências de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocar a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população. A noção de cidadania é convocada e ativada numa deriva que busca dispor de todas as formas de deslocamento possíveis a fim de desencadear processos de natureza crítica, filosófica e estética sobre o direito de ir e vir, inerente a todo cidadão.

A Residência Móvel começa no dia 20 de agosto e terá duração de cinco semanas. Os artistas selecionados deverão cumprir uma carga horária mínima de 12 horas/aula e assistir às palestras, orientações e visitas de campo. A cada semana, um palestrante falará ao grupo. Entre eles estão Carolina Pescatore, professora da Universidade de Brasília (UnB), que abordará o tema Planejamento Urbano. Bruno Terra, funcionário da SEMOB, tratará de Ônibus e Transporte Público. Um representante do movimento Rodas da Paz, falará sobre a experiência da organização em advogar pela paz no trânsito. Encerrando os encontros, a organização civil Bike Anjo, que ajuda pessoas a aprender a usar a bicicleta como meio de transporte na cidade abordará o tema as relações entre ciclistas e motoristas.

Ao final das palestras, os artistas selecionados apresentarão seus trabalhos durante a Semana de Mobilidade, de 17 a 22 de setembro, em algumas Regiões Administrativas do Distrito Federal e no Setor Comercial Sul. O processo de criação das obras será apresentado na CAL a partir do dia 29 de setembro.

Conheça a comissão que selecionará os artistas para a Residência Móvel

Cecília Bona é Bacharel em Desenho Industrial e mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Trabalha como artista plástica, e em seu trabalho tem como principal linguagem a construção de objetos e instalações de médio e grande porte. É também professora do ensino superior desde 2011, foi docente temporária no departamento de artes da Universidade de Brasília de 2016 a 2018. Trabalhou como assistente de montagem do artista Gê Orthof durante a itinerância do prêmio Marcantônio Vilaça em 2016. Atualmente se dedica às montagens de exposições em Brasília e dirige uma pequena empresa de manutenção residencial com foco no atendimento para mulheres com serviços realizados exclusivamente por mulheres.

Luisa Günther é professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, atua no PPG-Arte em projeto no qual elabora pedagogias sensoriais em investigações poéticas. Editora-chefe do e-periódico experimental em artes METAgraphias (ISSN 2448-1246). Propositora de ações fuleiras junto ao Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. Mantenedora de ações de foto-dança junto ao duplaPLUS. Mestre (em 2007| Neoconcretismo: Manifesto e Práxis) e Doutora (em 2013| Experiências (des)compartilhadas: Arte Contemporânea e seus Registros) em Sociologia da Arte (PPG-SOL/UnB). Por entre diferentes interesses, desenvolve verbovisualidades nas seguintes temáticas: desenho/grafismo/ilustração; escritos de artista; livroobjeto/intermidia; metodologias de ensino em artes visuais; métodos de pesquisa em artes visuais; panfletagem e mecanismos de circulação; performance/dança contemporânea; sociologia da arte e crítica cultural. A visualização de algumas proposições artísticas está disponível em http://luisagunther.com & http://duplaplus.com.

Marilia Panitz é mestre em Arte Contemporânea: teoria e história da arte, pela Universidade de Brasília. Foi professora nesta Universidade, até 2012. Dirigiu o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu de Arte de Brasília. De 1994 a 2013, atuou como pesquisadora e coordenadora de programas educativos em exposições. Dirige programas de cursos livres em arte. Atua como crítica de arte. É curadora independente.

Matias Monteiro atua como artista, curador, expógrafo e educador. É doutor em Arte a linha de pesquisa de Métodos e Processos em Arte Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Atuou como Coordenador de Parcerias Institucionais no Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake e como Palestrante e Produtor de Conteúdos pelo Educativo da Fundação Bienal de São Paulo; integrou o corpo curatorial do Rumos Itaú Cultural 2011-2013 e foi Consultor Pedagógica do projeto Gente Arteira da CAIXA Cultural Brasília. Participou do corpo docente da Faculdade Dulcina de Morais e, na condição de professor substituto, do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília (FCI/UnB).

Sobre a NAVE – Arte | Projeto | Pesquisa

A Nave foi criada em 2016 por Dani Estrella e Yana Tamayo e tem como objetivo o desenvolvimento de espaço infinito para as artes visuais em Brasília. Esse sonho vem com a necessidade de se ter uma atmosfera comprometida com a livre criação e com o compartilhamento do fazer artístico por todos que vivem e produzem no Distrito Federal. A NAVE realiza o projeto Residência Móvel em parceria com Cecília Bona.

EDITAL DE CONVOCATÓRIA PARA A 1ª RESIDÊNCIA MÓVEL DO DISTRITO FEDERAL

O presente edital contempla o processo seletivo para a 1ª Residência Móvel do DF, residência artística a ser realizada nos diferentes modais de transporte do Distrito Federal.

O projeto é patrocinado pelo FAC e tem o apoio da Secretaria de Mobilidade do DF e da CAL|UnB.

1 · DO OBJETO

1.1. Constitui objeto desta convocatória uma chamada para inscrição e seleção de Projetos de Residência, nos termos deste edital.

1.2. A residência parte de um eixo comum através de uma experiência compartilhada de deriva e de integração do território, promovendo também visibilidade para as políticas públicas que, ao fim, transformam o espaço, a paisagem e o cotidiano das pessoas, e tem como objetivo:
1.2.1. promover aos artistas experiência de imersão nos espaços compartilhados pela maioria dos cidadãos, provocando a prática consciente dos potenciais e limitações dos dispositivos existentes para a mobilidade da população;
1.2.2. instigar a reflexão sobre o uso e ocupação do espaço urbano e
1.2.3. avaliar especificidades da cidade planejada de maneira livre, subjetiva, especulativa, utópica e/ou estética acerca do direito de ir e vir.

2 · LOCAL DA RESIDÊNCIA

2.1. A residência será realizada em locomoção e deslocamento a pé, de bicicleta, de ônibus e de metrô pelo Distrito Federal.

2.2. A residência terá como base fixa a CAL| UnB, no Setor Comercial Sul, de onde se tem acesso a todos os modais de transporte existentes no Distrito Federal.

3 · DURAÇÃO

3.1 A duração da residência será de 5 semanas, no período de 20 de agosto a 22 de setembro de 2018.

4 · INSCRIÇÃO

4.1. A residência é de caráter multidisciplinar, as inscrições são gratuitas e estão abertas a qualquer pessoa apta, residente no Distrito Federal, e interessada em desenvolver um projeto artístico sobre o tema da mobilidade de acordo com o edital proposto.

4.2. O período de inscrições é de 16 de julho a 6 de agosto de 2018.

4.3. As inscrições serão individuais, não serão contemplados grupos e/ou coletivos.

4.4. Para realizar sua inscrição, o(a) candidato(a) deverá enviar o formulário de inscrição e carta de intenção (anexos 1 e 2) devidamente preenchidos, currículo e portfólio digital num único arquivo PDF (máx 6MB), via e-mail, para (navecurso001@gmail.com).

4.5. Ao se inscrever, o (a) candidato (a) receberá uma notificação, por e-mail, de confirmação de recebimento da inscrição.

4.6. Ao se inscrever, o (a) candidato (a) deverá confirmar estar de acordo com todas as regras deste edital e disponível para participar de toda a programação proposta aos participantes.

5 · SELEÇÃO

5.1. Serão selecionados 4 artistas para participar da Residência Móvel.

5.2. A seleção dos residentes será realizada por uma Comissão de Seleção composta por 3 (três) membros, sendo 2 curadores convidados, um voto cada, e a dupla de orientadoras do projeto como voto único.

5.3. A Comissão de Seleção levará em conta a trajetória do (a) candidato (a), a qualidade do portfólio e possível vínculo de linguagem com o projeto em questão e a clareza e coerência do artista com o tema da mobilidade a ser avaliado na sua carta de intenção.

5.4. O resultado da seleção será comunicado aos artistas a partir de 13 de agosto de 2018.

5.5 . Após selecionados, os artistas deverão entregar à organização comprovante de residência, cópia do RG e CPF, autenticados, na sede da Nave.

6. DA BOLSA

6.1. Cada artista receberá a bolsa no valor de R$2500,00 (dois mil e quinhentos reais) para trabalhar durante o período da Residência.

6.2 . A bolsa será pessoal e intransferível. A bolsa será paga por meio de depósito bancário, mediante apresentação de nota fiscal em nome do artista ou RPA. Impostos correm por conta dos premiados.

7. DAS ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA

7.3. Os artistas selecionados devem cumprir 12h semanais mínimas presenciais na CAL|UnB, de acordo com cronograma definido pela coordenação da Residência. As atividades semanais obrigatórias são:

7.2.1. 1 (uma) palestra/conversa com especialistas da área de transporte e urbanismo do DF por semana;
7.2.2. 1 (uma) reunião para orientação/conversa com as orientadoras artísticas por semana e
7.2.3. 1 (um) deslocamento predefinido junto com os outros residentes e a coordenação por semana.

7.4. Os artistas selecionados se comprometem a realizar 2 ações artísticas efêmeras (projeção de vídeo, performance, happening – pode haver a participação de outras pessoas, instalação, intervenção ou qualquer outra linguagem de caráter não permanente) no espaço público, durante a Semana da Mobilidade de 17 a 22 de setembro.

7.4.1. A primeira ação deverá ocorrer no período de 17 a 20 de setembro e deverá ser realizada em uma das seguintes regiões administrativas: Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião, Samambaia, Gama ou Paranoá.
7.4.2. A segunda ação, que poderá ser a mesma da primeira, caso seja da vontade do artista, deverá ocorrer necessariamente nos dias 21 e 22 de setembro no Setor Comercial Sul, durante os eventos da Semana da Mobilidade.

8. DAS RESPONSABILIDADES DOS ARTISTAS SELECIONADOS

8.1. Os artistas selecionados deverão:

8.1.1. trabalhar de maneira colaborativa e experimental durante o período da Residência;
8.1.2. se responsabilizar em realizar a pesquisa fazendo uso livre da sala destinada para trabalho na CAL|UnB;
8.1.3. se responsabilizar pela preservação do espaço físico que ocuparem, bem como pelos bens nele presentes;
8.1.4. se comprometer a participar das atividades programadas semanalmente pela organização da Residência;
8.1.5. se comprometer a realizar as ações propostas no período definido pelo cronograma da Residência;
8.1.6. arcar com os custos de todo e qualquer material necessário na realização de suas ações;
8.1.7. ceder e transferir ao projeto, em caráter universal, total e definitivo, e se faz por prazo indeterminado, os direitos relativos às imagens decorrentes da Residência, incluindo todas as ações que forem desenvolvidas decorrentes desta e que a integram, assim como qualquer de seus elementos, produzidas especialmente para o projeto Residência Móvel DF;
8.1.8. produzir um relatório escrito sobre sua experiência – o relatório irá compor o documento final do projeto que contempla a visão e o pensamento das artes acerca da mobilidade urbana no Distrito Federal;
8.1.9. participar de uma mesa redonda aberta ao público com profissionais da mobilidade urbana para compartilhar as experiências do projeto.

9. DAS RESPONSABILIDADES DA RESIDÊNCIA MÓVEL DF

9.1. A organização da Residência Móvel DF se compromete a:

9.1.1. disponibilizar o espaço de trabalho na CAL|UnB para trabalho dos residentes;
9.1.2. arcar com os custos dos deslocamentos predefinidos pela programação da Residência;
9.1.3. promover orientação artística semanalmente com profissionais da área durante o período da Residência;
9.1.4. promover conversas semanais com profissionais da área da mobilidade urbana durante o período da Residência;
9.1.5. registrar em foto e vídeo todos os eventos propostos pelo projeto, o desenvolvimento, bem como as ações finais e
9.1.6. publicar e disponibilizar documentação digital ao final de todo o projeto.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. Fica a critério exclusivo da Residência Móvel DF excluir da presente convocação qualquer proponente que apresente atitudes que fujam às regras estipuladas neste edital ou que sejam ilícitas ou consideradas ofensivas aos costumes e à ética das empresas promotoras e/ou apoiadoras do projeto.

10.2. A Residência Móvel DF se reserva o direito de, a qualquer tempo, alterar regras, condições, prazos e demais disposições do presente Edital, sem que, para tanto, incida em qualquer forma de penalização e/ou responsabilidade a qualquer título.

10.3. Toda e qualquer Proposta de Residência que não atender às especificações do presente Regulamento será automaticamente descartada sem necessidade de aviso ou notificação prévia, não cabendo qualquer recurso e/ou reclamação da supramencionada decisão.

10.4. Os artistas selecionados para mostra terão prazo de 3 dias úteis para confirmar sua participação por meio de entrega de documentos de autorização de uso e reprodução de imagens, assinados com firma reconhecida, cópia autenticada de RG e CPF do artista. Em caso de descumprimento do prazo, o artista perderá a vaga, assumindo um suplente. A documentação supracitada deverá ser entregue na sede Nave SGAS 904, Bloco H, segundo andar, sala 201.

Brasília, 14 de julho de 2018

Publicado por Patricia Canetti às 12:26 PM


julho 19, 2018

43° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo - Selecionados e premiados

Comissão de Seleção e Premiação: Carla Chaim, José Augusto Ribeiro e Nilton Campos

Artistas selecionados

Alice Freire (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Ana Júlia Vilela (De Belo Horizonte-MG, vive e trabalha em Pelotas-RS)
Andre Barion (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Angela OD (Do Rio de Janeiro-RJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Bruno Ferreira (De Mogi-Mirim-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Carlos Pileggi (De São Paulo, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Carolina Cordeiro (De Belo Horizonte-MG, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Daniel Antônio (De Divinópolis-MG, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Elizabeth Dorazio (De Araguari-MG, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Gustavo Aragoni (De Osasco-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
João Trevisan (De Brasília-DF, vive e trabalha em Brasília-DF)
Marc do Nascimento (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Marcella Moraes (Do Rio de Janeiro-RJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Maria Eduarda Rezende (De São José dos Campos-SP, vive e trabalha em Jacareí-SP)
Renan Marcondes (De São Bernardo do Campo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Renato Leal (De Santos-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Roberta Tassinari (De Florianópolis-SC, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Rodrigo Arruda (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Simone Cupello (De Niterói, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Simone Fontana Reis (De São Paulo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Virgilio Neto (De Brasília-DF, vive e trabalha em São Paulo-SP)
Vitor Iwasso (De Botucatu-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)

Artistas premiados / Prêmios Aquisitivos ao Acervo MARP, no valor de R$ 8.500,00 cada

Ana Júlia Vilela (De Belo Horizonte-MG, vive e trabalha em Pelotas-RS)
Angela OD (Do Rio de Janeiro-RJ, vive e trabalha no Rio de Janeiro-RJ)
Renan Marcondes (De São Bernardo do Campo-SP, vive e trabalha em São Paulo-SP)

Observação
Os prêmios SARP são de incentivo e contemplam o retorno dos três artistas premiados para a realização de mostras individuais simultâneas, no MARP, em abril de 2019.

Publicado por Patricia Canetti às 4:43 PM