|
julho 31, 2013
Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea 2013 - Inscrições
O Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea, idealizado pelo artista italiano Cesare Pergola, chega à sua quarta edição e vai acontecer de 8 a 10 de novembro 2013 em Paraty (RJ). O prêmio, que esse ano tem o tema “Natura versus cultura” é uma viagem residência a Florença, Itália (passagem aérea e hospedagem por 10 dias).
Júri de seleção e premiação: Cauê Alves, Flaviana Bernardo, Marco Lontra Costa, Patricia Sada e Paula Alzugaray
Inscrições até 15 de setembro de 2013
Galeria Belvedere
Rua Marechal Deodoro 312, Paraty, RJ
APRESENTAÇÃO
A quarta edição 2013 tem como tema “natura\cultura”
Esta dicotomia entre os elementos da natureza e os elementos artificiais sempre intriga o mundo da arte. Nesse ultimo período, em que a natureza é sempre mais exatamente reproduzida por “máquinas”, os limites entre este dois mundos se adelgaçam até quase desaparecer. Uma “realidade virtual” não é que uma natureza artificial, com suas regras construtivas e perceptivas, que se põe como uma nova natureza. Muitas experiencias humanas são mediadas através de novos instrumentos digitais, que substituem a verdadeira experiencia natural. Isso seja em termos científicos (simuladores de voos por exemplo), seja em termos de relações humanas (social networks, chat line, etc.).
A experiencia estética do mundo, que interessa o campo da arte plástica, se desenvolve sobre plataformas inovativas, parece que a observação da “natura naturalis” não tem mais nenhum significado formativo. Mas é exatamente nesse ponto que nós queremos colocar a questão, como o desenvolvimento acelerado do universo cultural tem influenciado a percepção da natureza natural? E ainda: tem como reconhecer a presença do mundo natural na construção da cultura contemporânea?
Em conclusão: natura e cultura continuam opostos e dicotômicos ou se encontram reunidos em
uma realidade “extra” que os englobam?
REGULAMENTO
1 OBJETIVOS
Promover as linguagens da arte contemporânea em todas as suas inúmeras modalidades; descobrir novos talentos partindo de uma democratização ampla e generalizada de acesso aos circuitos artísticos.
2 PARTICIPAÇÃO
Aberto para artistas em atividade no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros residentes no País, ou brasileiros residentes no exterior.
3 TIPOLOGIA DAS OBRAS
Serão aceitas obras inéditas pertinentes ao tema, nunca expostas previamente, em qualquer modalidades e nos seguintes formatos:
- obra bidimensional, em qualquer técnica e suporte (inclusive pintura, fotografia, mosaico, colagem, arte digital, etc.), dimensão máxima 100x100cm
- obra tridimensional, livre escolha de material com dimensão máxima 100x100x100cm
- obra vídeo, duração máxima 05 minutos
4 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
PRIMEIRA ETAPA - INSCRIÇÃ0
Para se inscrever enviar os materiais abaixo exclusivamente através do e-mail premio@belvedereparaty.com:
1. Ficha de inscrição preenchida (baixar do site)
2. Imagem da obra apresentada (em jpeg, tamanho 1400 x 1400 px.). Para objeto tridimensional 2 imagens da obra. Para os trabalhos em vídeo, postar na internet e enviar link de visualização;
3. Ficha técnica da obra (baixar do site)
4. Portfólio com CV do artista (máximo 3Mb)
SEGUNDA ETAPA - SELECIONADOS NO CATALOGO
A organização do prêmio seleciona os trabalhos que participarão da segunda etapa.
Todos os artistas selecionados que querem continuar na seleção precisam enviar o comprovante de pagamento da taxa de participação de R$150,00 (para jovens abaixo de 30 anos - nascimento até 1983 - a taxa é de R$100,00).
O pagamento da taxa acima, dá direito a publicação em catálogo, com foto da obra selecionada, retrato do autor e um endereço de contato, e participação na seleção do júri para exposição dos finalistas.
TERCEIRA ETAPA - FINALISTAS EM MOSTRA EM PARATY
O comité de júri, composto por nomes expoentes do circuito cultural contemporâneo brasileiro, escolhe entre os participantes da segunda etapa até 30 artistas finalistas, que serão premiados com uma mostra coletiva em Paraty. Entre os finalistas, o júri selecionará o vencedor do Prêmio Belvedere 2013.
5 PRÊMIO
O prêmio é uma viagem\residência a Florença, Itália (passagem aérea e hospedagem por 10 dias).
6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- contemporaneidade da linguagem,
- originalidade da obra,
- impacto estético e comunicacional.
7 COMITÉ DE JÚRI
Paula Alzugaray (Crítica, curadora e editora da revista seLecT)
Cauê Alves (Curador e professor da PUC-SP.)
Marco Lontra Costa (Curador, RJ)
Flaviana Bernardo (Diretora Galeria Emma Thomas, SP)
Patricia Sada (Representante os artistas de Paraty)
O prêmio será entregue ao vencedor pelo convidado de honra 2013: Carlos Fajardo
(No caso de um membro do júri estar impossibilitado de participar, será substituído por uma personalidade escolhida pelos curadores do prêmio)
8 CRONOGRAMA
05 agosto - lançamento do Edital e abertura das inscrições
15 setembro - término inscrições (via internet)
23 setembro - divulgação dos artistas selecionados
01 outubro - divulgação dos artistas finalistas
06 novembro - término de recebimento das obras para exposição
08 novembro - abertura dos eventos do Prêmio e lançamento do catalogo
09 novembro - anúncio do vencedor
15 novembro - fechamento exposições
9 DISPOSIÇÕES GERAIS
Os participantes desde já autorizam, de modo gratuito, definitivo, universal e irrevogável, a utilizar os trabalhos por eles produzidos, bem como seu nome e sua imagem em qualquer tipo de publicidade, veiculada através das mídias eletrônica, digital e/ou impressa, sem que haja incidência de qualquer ônus para os organizadores.
As decisões da Comissão de júri e seleção é soberana e irrevogável, não cabendo recursos.
As obras escolhidas para a exposição serão enviadas e retiradas por conta dos artistas à Galeria Belvedere – Rua Marechal Deodoro, 312 – CEP 23970-00 – Paraty, RJ – no prazo do cronograma, em condições finais de exposição.
A retirada das obras deve ser feito por conta dos autores entre 30 dias depois do fechamento da exposição, as obras não retiradas neste prazo, serão consideradas abandonadas.
O artista é responsável pela autoria e originalidade da obra apresentada.
A participação no concurso implica no conhecimento e aceitação deste regulamento.