|
dezembro 2, 2009
Temporada de Projetos 2010 - Paço das Artes divulga selecionados
Programa único no panorama nacional, a Temporada de Projetos contempla dez propostas a serem expostas pelo Paço das Artes em 2010 – ano em que a Instituição comemora 40 anos de existência.
Em sua sétima edição, o programa recebeu quase 400 propostas, dentre as quais foram selecionadas dez.
Artistas Selecionados:
Ana Elisa Egreja
Estela Sokol
Geraldo Zamproni
Nino Cais
Pedro Varela
Rafael Campos Rocha
Rick Castro
Rodrigo Bivar
Tiago Judas
Projeto de curadoria contemplado:
Felipe Scovino
Sobre o programa
Esta edição do Programa acontece no ano em que o Paço das Artes celebra 40 anos de existência e a Temporada de Projetos, iniciativa-chave dentro das premissas teóricas da instituição, completa dez. A pré-seleção dos projetos ficou a cargo de júri composto por Ana Maria Maia, Márcio Harum, Paula Alzugaray, Priscila Arantes e Rejane Cintrão. A seleção final foi feita pela seguinte comissão: Angélica de Moraes, Cauê Alves, Daniela Bousso, Paula Alzugaray e Priscila Arantes.
Concebido por Daniela Bousso, diretora executiva do Paço das Artes, o Programa tem como objetivo o fomento às manifestações artísticas contemporâneas, sem restrição ao suporte utilizado pelo artista ou coletivo. Como observa a idealizadora, “a Temporada de Projetos conquistou um importante espaço no cenário artístico brasileiro, por conceder espaço aos profissionais em busca de reconhecimento e promover uma constante reflexão sobre os rumos das artes visuais no país”. Além de promover a produção artística por parte dos selecionados, o Programa ainda incentiva a reflexão teórica, já que cada projeto recebe uma apreciação crítica por um especialista convidado.
A partir de 2008 o Programa passou por aprimoramentos: após cinco edições bienais, a Temporada de Projetos se tornou anual. No mesmo ano, o Paço das Artes passou a premiar em dinheiro os autores contemplados e, caso vivam fora da capital paulista, também recebem apoio referente a transporte e hospedagem. Com a evolução do Programa, como explica a diretora técnica da instituição, a pesquisadora Priscila Arantes, “além dos artistas e curadores selecionados contarem com melhores condições para desenvolvimento de seus trabalhos, apostamos na dinamização das trocas de conhecimentos e experiências entre artistas, críticos, curadores e estudiosos”.
Temporada de Projetos – Um breve histórico
Ação pioneira no Brasil, criada há dez anos pela direção do Paço das Artes, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já alçou no cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e críticos, contabilizando um total de mais de cinquenta exposições.
Entre os nomes de artistas que despontaram nesta trajetória estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L., Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Érika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem critica, com contribuições de Fernando Oliva, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Cauê Alves, Paula Alzugaray, Daniela Maura Ribeiro, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.
Paço das Artes
O Paço das Artes, Órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, foi criado em 1970 e atualmente é administrado pela Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, Organização Social de Cultura. Centro cultural multidisciplinar, abrange todos os segmentos das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, arte tecnológica, design e multimídia), num esforço de estimular a exibição e a reflexão sobre a arte contemporânea nacional e internacional. Atualmente conta com a direção executiva da curadora e crítica de arte Daniela Bousso, direção técnica da pesquisadora e curadora Priscila Arantes e direção administrativa do engenheiro Selim Harari.