|
janeiro 27, 2009
Premiados do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2009/2010
Armando Queiroz (Belém)
Eduardo Berliner (Rio de Janeiro)
Henrique Oliveira (São Paulo)
Rosana Ricalde (Rio de Janeiro)
Yuri Firmeza (São Paulo)
Júri de premiação: Aracy Amaral (historiadora, crítica de arte e curadora – SP), Paulo Herkenhoff (curador e crítico de arte – RJ) e Eduardo Frota (artista plástico – CE).
Os nomes dos cinco artistas contemplados na terceira edição do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2009/2010 foram anunciados no dia 29 de janeiro em solenidade no Museu da Indústria de Fortaleza. Os premiados foram escolhidos entre 30 selecionados de 353 inscritos .
A cerimônia contou com a presença do Ministro Marcos Vilaça, pai do falecido marchand Marcantonio Vilaça, que dá nome ao prêmio.
Cada um dos cinco artistas premiados receberá uma bolsa no valor de R$ 30 mil para desenvolver e aprofundar sua produção durante um período de 12 meses. A realização dos trabalhos terá o acompanhamento de um crítico ou curador. Posteriormente, as obras serão expostas em mostras itinerantes, que visitam capitais de diferentes regiões do país, democratizando o acesso do público à arte contemporânea. O Prêmio inclui ainda a edição de um catálogo com os trabalhos realizados pelos cinco artistas vencedores, bem como a produção de material educativo para subsidiar a etapa de itinerância. No final das exposições é doada uma obra de cada artista para compor o acervo de instituições culturais brasileiras.
Como posso conhecer os trabalhos dos artistas premiados?
Posted by: Alayde Alves at fevereiro 3, 2009 11:37 PM