|
dezembro 18, 2008
Selecionados Temporada de Projetos 2009 Paço das Artes
Selecionados Temporada de Projetos 2009 Paço das Artes
Projetos Individuais
Claudio Matsuno - “Rakugaki”
Cristiano Lenhardt - “Diamante”
Grupo Hóspede - “Plano de Reconversão de Logradouros Culturais - Pineapple Luxury Complex”
Laerte Ramos - “re.van.che”
Luciana Ohira e Sergio Bonilha - “ Horizonte discreto”
Maurício Ianês - “Minha língua é a pena de um hábil”
Michel Groisman - “Vitrais de Coração”
PINO - Sem título
Regina Parra - “ Mise-em-scéne”
Curadoria:
Luiza Proença e Roberto Winter - “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”
Comissão de seleção: Daniela Bousso, Fernando Oliva, Marcio Harum, Paula Alzugaray, Paula Braga, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli
Paço das Artes
Av. da Universidade, nº 1. Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3814-4832
www.pacodasartes.org.br
Paço das Artes divulga selecionados da Temporada de Projetos 2009
Sexta edição do programa de incentivo à produção artística adquire caráter anual e passa a premiar em dinheiro os autores das propostas contempladas;
10 projetos foram selecionados entre mais de 300 inscritos
O Paço das Artes encerrou o processo de seleção dos trabalhos para a Temporada de Projetos 2009, programa pioneiro de incentivo e divulgação da produção atual de arte contemporânea. Do total de 323 inscritos de todo o país, foram selecionados nove projetos artísticos e um de curadoria, assinado em dupla.
Oito trabalhos são de São Paulo (Grupo Hóspede, Laerte Ramos, Luciana Ohira e Sérgio Bonilha, Regina Parra, Cláudio Matsuno, Maurício Ianês, PINO, além da curadoria de Luiza Proença e Walter Rogério Winter); um do Rio de Janeiro (Michel Groisman), e mais um de Recife (Cristiano Lenhardt). Todos serão expostos na instituição durante 2009. (veja a lista completa abaixo). Nesta sexta edição, o programa passa de bienal para anual e premia em dinheiro os autores das propostas contempladas.
Foram escolhidos projetos de pintura, desenho, escultura, instalação, fotografia, vídeoarte, vídeoinstalação, performance, multimídia e novas mídias (eletrônicas e digitais); além da proposta de curadoria.
O processo de seleção passou por um comissão composta de sete jurados: do Paço das Artes, a diretora executiva Daniela Bousso, a diretora técnica Priscila Arantes, e o gerente do núcleo de projetos Fernando Oliva. Além de Tadeu Chiarelli, curador e docente do departamento de artes plástica da ECA-USP; Paula Braga, pesquisadora e editora, Paula Alzugaray, curadora independente e crítica de arte, e Marcio Harum, curador independente.
Os artistas contemplados receberão o Prêmio de Participação para Exposição, no valor de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais). Os autores do projeto de curadoria receberão o Prêmio de Participação para Curadoria, cujo valor é de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). Os selecionados que residem em outros Estados do país terão direito a um par de passagens aéreas para São Paulo (ida e volta), hospedagem, traslados e ajuda de custo.
Retrospectiva da Temporada
Criada há mais de 10 anos pela direção do Paço das Artes, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já recebeu cerca de 2.400 portfólios, lançou no mercado 90 artistas e 10 curadores, e contabilizou cinqüenta exposições. Os Estados com maior número de contribuições, nesses onze anos, foram São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Sul.
Entre os nomes de artistas que despontaram nesta trajetória estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L., Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Érika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem critica, com contribuições de Fernando Oliva, Cauê Alves, Paula Alzugaray Van Steen, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Daniela Maura, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.
Paço das Artes
O Paço das Artes, órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, foi criado em 1970 e atualmente é administrado pela Associação dos Amigos do Paço das Artes Francisco Matarazzo Sobrinho, Organização Social de Cultura. Centro cultural multidisciplinar, abrange todos os segmentos das artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo, arte tecnológica, design e multimídia), num esforço de estimular a exibição e a reflexão sobre a arte contemporânea nacional e internacional.
Atualmente conta com a direção executiva da curadora e crítica de arte Daniela Bousso, direção técnica da pesquisadora Priscila Arantes e direção administrativa do engenheiro Selim Harari. A gerência do núcleo de projetos do Paço das Artes está a cargo do curador Fernando Oliva.
Selecionados
Projetos Individuais
Regina Parra – Artista plástica, nasceu em São Paulo. Participou das mostras “Grupo 2000E8”, no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, e “Do lado de lá”, no Museu de Arte Brasileira (MAB), em São Paulo, entre outras. Conquistou o prêmio de primeiro lugar na “38ª Anual de Artes da FAAP”.
Título do Projeto - “ Mise-em-scéne”
Pintura. Exposição individual, inédita e exclusiva, composta por duas séries de pinturas (cerca de 20 pinturas em óleo sobre papel), criadas a partir de imagens captadas por diversas câmeras de segurança.
Maurício Ianês – Artista plástico, nasceu em Santos, litoral paulista. Participou da 28ª Bienal de São Paulo (2008) com a performance "A Bondade de Estranhos", onde permaneceu, sem roupa e sem se alimentar durante os dias do evento. O artista também realizou exposições na Galeria Vermelho, em São Paulo, entre outras, e participou de diversas mostras internacionais.
Título do Projeto - “Minha língua é a pena de um hábil”
Instalação, objetos e vídeo -instalação. O trabalho resume os conceitos relacionados à linguagem e a ponte que ela faz entre o mundo e o indivíduo, mas também entre artista e público.
Claudio Matsuno – Arte educador e artista plástico, nasceu em São Paulo, capital. Entre individuais e coletivas, participou das exposições “Oriente/Ocidente -- Jovem Arte Contemporânea Brasil-Japão”, no Centro Cultural São Paulo; “ Dez a Mil – Criação Contemporânea, na Escola São Paulo”; “Instalação e Desenhos”, na Léo Bahia Arte Contemporânea, de Belo Horizonte, entre outras.
Título do Projeto -“Rakugaki”
Instalação. O desenho é a principal fonte de matéria para a execução do trabalho. Rakugaki tem como tradução em português “rasura”, “rascunho”, e tem o traço a linha e a forma livre da ação de um desenho. O projeto não tem a ambição de mudar o visual, mas de perceber que aquela linha, até então dita “errado”, torne-se algo digerível e mutável.
Cristiano Lenhardt – Artista plástico, é gaúcho residente em Recife. Estudou desenho e artes plásticas na Universidade Federal de Santa Maria. Foi um dos dez artistas selecionados na Bolsa Iberê Camargo 2007. Entre os trabalhos mais recentes estão a exposição individual na Galeria” Marcantonio Vilaça – Instituto Cultural Banco Real (Recife – 2008) e a participação na “III Mostra do Programa de exposições 2008”, no Centro Cultural São Paulo.
Título do Projeto - “Diamante”
Vídeo, vídeoinstalação e desenhos. Cristiano Lenhardt propõe uma antologia de trabalhos que discutem o lugar do fantástico, em suas diversas manifestações hoje, por meio da imagem. Ficção científica, romance histórico, aventura na selva, viagem ao fundo do mar são lugares explorados por ele em sua produção, que habita cada um destes lugares narrativos como se desconfiasse de sua capacidade de convencimento, propondo uma alternativa pela via da imagem, seu reposicionamento e ressignificação. No limite, uma incisiva ruptura em direção ao império da artificialidade.
Laerte Ramos – Gravador, pintor, vídeo-artista e ceramista, vive e trabalha em São Paulo. Estudou artes plásticas e fez licenciatura na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Conquistou o prêmio de aquisição em diversas instituições latino-americanas; fez residência na Cité Internationale des Arts, Paris; e participou da coletiva no Museé des Beaux-Arts du Le Locle, Suíça, entre outras atividades. Em 2008, participou da XXXX Anual de Artes/10 anos de Cité des Arts/FAAP; e foi selecionado para o 1º Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea – Funarte, entre outros.
Título do Projeto - “re.van.che”
Performance e instalação. Propõe uma exposição de esculturas em cerâmica. Trata-se da continuação da pesquisa em cerâmica da série “Acesso negado”, “Acesso negrado” e “Territorioland”, que apresenta a discussão da cerâmica como material, sua fragilidade, versus o desenho das esculturas, que é de combate. Em “re.van.che” o artista apresentará peças; equipamentos usados para a prática do boxe, elaboradas a fim de “enganar” o espectador com características próximas as das peças originais dos moldes.
Luciana Ohira e Sergio Bonilha – Graduados em Artes Visuais pela USP, nasceram e vivem em São Paulo. Juntos, apresentaram os seus trabalhos em exposições individuais e coletivas, como a “II Mostra do Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo”; e o “Artist Book Internacional”, Lendroit Gallery (França), entre outras exposições.
Título do Projeto - “ Horizonte discreto”
Instalação. Formalmente, ‘Horizonte Discreto” configura-se como uma instalação que, sensível a temperatura e à umidade desenha, lentamente, a partir da variação desses dois elementos.
Grupo Hóspede – Constituído por cinco artistas formados em artes plásticas pela Universidade de São Paulo, está em atividade desde 2005. Seus integrantes participaram do “Cine Falcatrua”, no Paço das Artes; do “Salão Nacional de Artes de Goiás”, e do “PAC n 13”, Concurso de Apoio a Produção nas Áreas de Artes Visuais, Fotografia e Novas Mídias da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre outros.
Título do Projeto – “Plano de Reconversão de Logradouros Culturais – Pineapple Luxury Complex”
Instalação. Trazer questões, como a expansão das cidades, para a discussão pública mais ampla; gerar a reflexão. É um alerta da situação da “cultura” na qual vivemos. Os artistas propõem, a partir da experiência em São Paulo, um estudo de caso para outras cidades também.
Michel Groisman – Artista plástico, nasceu no Rio de Janeiro. Foi selecionado para o 15º Salão da Bahia, participou de mostras individuais no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e das coletivas “Alegoria Barroca na Arte Contemporânea”, no Museu de Arte Contemporânea de Santiago, Chile, entre outras.
Título do Projeto – “Vitrais de Coração”
Performance.”Vitrais do Coração” deriva da pesquisa iniciada com “Porta das Mãos”, de 2004. Artista e visitantes experimentam a qualidade lúdica do trabalho, um brincar de construir e desconstruir com as próprias mãos, com a luz e as sombras.
PINO – Artista plástico, nasceu em Franca, São Paulo. Participou, entre outros, do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo; do X Salão Victor Meirelles, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, e do 14º Salão da Bahia, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Salvador.
Título do Projeto – Sem título
Instalação. O projeto consiste na apresentação de três objetos e dois pôsteres. As imagens contidas na superfície dos pôsteres são obtidas através de impressão em papel fotográfico, e são compostas por desenhos e informações técnicas referentes a trabalhos que integram um projeto maior, denominado PINO. Seus produtos mimetizam objetos e práticas cotidianas.
Curadoria:
Roberto Winter – Nasceu em São Paulo e estudou artes plásticas, com interesse geral em arte contemporânea. É um dos fundadores do Suwud.. Em 2008, iniciou o projeto de entrevistas com artistas, críticos e curadores brasileiros, com Luiza Proença.
Luiza Proença – Nasceu em São Paulo. Fez bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (Unesp). Como artista, critica e educadora, desenvolve projetos nas áreas de artes. Em 2008, iniciou o projeto de entrevistas com artistas, críticos e curadores brasileiros, com Roberto Winter.
Título do Projeto – “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”
Curadoria. A proposta estabelece uma rede de reflexos sobre processos artísticos e curatoriais e oferece um espaço de debate por meio de plataformas de apoio formadas por worshops e palestras. A proposta se origina em uma prática artística dos autores que detectou profunda ressonância na afirmação de Groys*, isto é, uma prática que funciona e se origina na criação de projetos e que exemplifica o cenário atual da produção artística no Brasil.
* GROYS,Boris “The Mimesis of Thinking” in DE SALVO, Donna (Ed.) “Open Systems”, Tate, 2005.
Coração”
São Paulo (SP)
Grupo Hóspede (São Paulo)
Laerte Ramos
Luciana Ohira e Sérgio Bonilha
Regina Parra
Cláudio Matsuno
Maurício Ianês
PINO
SERVIÇO
Temporada de Projetos – Paço das Artes 2009
2 a 29 de março:
Individuais - Regina Parra / Cláudio Matsuno / Luciana Ohira e Sergio Bonilha
13/04 a 22/06:
Individuais: Laerte Ramos / Cristiano Lenhardt
13/07 a 13/09:
Individuais: Mauricio Ianês / Michel Groisman
5/10 a 6/12:
Individuais: Grupo Hóspede / Pino
5/10 a 6/12:
Curadoria “Temporada na Temporada” sob curadoria de Luiza Proença e Roberto Winter
Gostaria de fazer um adendo ao anúncio e divulgar o site da curadoria "Temporada de Projetos na Temporada de Projetos":
http://projetosnatemporada.org/
onde a proposta é apresentada na íntegra.
Aos interessados, convido também que se cadastrem na lista de discussão do projeto, diretamente em http://projetosnatemporada.org/contato
Roberto.
Posted by: Roberto Winter at dezembro 18, 2008 5:25 PMEsta proposta de curadoria selecionada ao paço das artes é um absurso completo.
A curadoria pela curadoria, uma proposta irônica e vazia, que servirá apenas para gerar polêmicas.
Chega disso. Queremos propostas coerentes, trabalhos! e não brincadeiras no circuito.
Vamos tomar uma atitude critica e não participar desta mediocre curadoria "Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”.
Estas pessoas querem se promover a partir de trabalhos alheios, num momento de crise que passamos, a bienal e etc....
não deixem isso passar. vamos falar... FORA! PARA Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”
Olá,
sou co-autor da proposta de curadoria "Temporada de Projetos na Temporada de Projetos". Como adendo ao anúncio dos selecionados, divulgo o site da exposição:
http://projetosnatemporada.org/
onde se encontra um texto mais completo sobre a proposta, que esclarece quais são seus objetivos e do que se tratarão tanto a exposição quanto as atividades que serão desenvolvidas paralelamente:
http://projetosnatemporada.org/projeto/
Gostaria também de aproveitar e convidar os interessados e interessadas a participarem da lista de discussão da "Temporada de Projetos na Temporada de Projetos", bastando cadastrar o email conforme as instruções em
http://projetosnatemporada.org/contato/
Roberto
Posted by: Roberto Winter at dezembro 19, 2008 6:18 PM