|
julho 25, 2008
Selecionados 7ª SPA das Artes Recife 2008
Selecionados 7ª SPA das Artes Recife 2008
Bolsas de incentivo à residência artística
Celina Portela e Elisa Pessoa (Rio de Janeiro - RJ)
Daniela Aguilar (Maceió - AL)
Letícia de Brito Cardoso (Florianópolis - SC)
Maíra Vaz Valente (São Paulo - SP)
Manuela Eichner (Porto Alegre - RS)
Rodrigo Paglieri (Brasília - DF)
Bolsas de incentivo à produção artística
Bruna Rafaella (Recife - PE)
Marina Rocha (Brasília - DF)
Bruno Faria (Belo Horizonte - MG)
Coletivo XEPA (Belo Horizonte - MG)
Gabriel Mascaro (Recife - PE)
Tiago Rivaldo (Rio de Janeiro - RJ)
Grilo (Recife - PE)
Bárbara Rodrigues (Recife - PE)
EU NÃO SOMO (Santana do Parnaíba - SP)
João Lin (Recife - PE)
Amanda Melo (Belo Horizonte - MG)
Comissão de seleção: Ana Luiza Lima, Noé Sérgio, José Patrício, Marta Penner, Paulo Meira
SPA das Artes Recife 2008
www.recife.pe.gov.br
Ao todo foram selecionados 17 artistas, entre nomes de Pernambuco e de outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Distrito Federal e Santa Catarina. Seis foram contemplados para as bolsas de Incentivo à Residência Artística e 11 para as de Incentivo à Produção. Para cada proposta em produção será destinado R$ 1,5 mil e para residência, R$ 2,5 mil. As intervenções, como são previstas no edital, serão realizadas pela cidade durante o SPA das Artes Recife 2008, que acontece entre os dias 7 e 14 de setembro. O evento, que permanece com sua vocação e interesse de ampliar as discussões que envolvem a produção das artes visuais em Pernambuco, difundindo-as nacionalmente e trazendo para cá o que acontece no circuito internacional, é uma realização da Secretaria e Fundação de Cultura da Cidade do Recife em convênio com a Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães.
Durante a semana, o SPA das Artes ´08 propõe um convite para que a cidade vivencie as várias nuances que envolvem o mundo das artes visuais e possa tomar parte da produção artística contemporânea. Para possibilitar esse “mergulho”, a programação do SPA este ano está mais focada na produção artística, daí as bolsas de incentivo à produção e à residência artística e também a programação de exposições. Essa última ação, inclusive, entra como uma novidade do SPA e recebe o nome de Spa das Exposições, coordenada pelos artistas articuladores como Galo, Moa Lago, Izidório Cavalcanti, Edson Flay, Jacaré e Neílton e realizadas em locais descentralizados da cidade – do Centro à periferia. O SPA contará ainda com a distribuição do Mapa das Artes 2008 (atualizado este ano) e lançamento da ReviSPA.
Além dos selecionados pelas Bolsas de Incentivo, vários artistas que não foram contemplados com as bolsas e mesmo não concorreram, mas quiseram mostrar por conta própria seus trabalhos, também garantem sua participação no SPA. É a chamada programação das “paralelas”, com exposições, performances e intervenções, reunindo gente de várias cidades do Brasil.
Programação:
Bolsas de incentivo à residência artística
Título: O avesso da Imagem - (a cidade)
Artista: Manuela Eichner
Cidade - UF: Porto Alegre - RS
Sinopse: Desde de 2004, a artista realiza a série O avesso da Imagem. Nos últimos dois anos ampliou seu suporte em fotografia para o terreno da vídeo-arte. Utilizando o audiovisual como suporte para sua criação artística, continua a série composta por três experiências: 1º O avesso da Imagem - O Homem; 2º O avesso da Imagem - O Coletivo e 3º. O avesso da Imagem - A cidade (em processo de trabalho e captura de imagens/ações para formar um vídeo que apresenta uma re-criação e invenção da percepção da cidade - espaço público).
Período: 7 a 14 de setembro, 19h
Local: Projeção do vídeo no dia 14 no Pátio de São Pedro
Título: Sobreprosição
Artista: Celina Portela e Elisa Pessoa
Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: SOBREPOSIÇÃO é uma projeção sobre uma fachada. A imagem de vídeo projeta uma ação que dialoga de forma real com o espaço. A princípio um corpo virtual interage com a arquitetura e logo um intérprete entra na projeção complexificando a proposta. Diferentes camadas imagéticas se confundem criando volume e texturas.
Período: 12 e 13 de setembro, 21h
Local: Projeção em uma das fachadas no Pátio de São Pedro
Título: Movimentos para atravessar a multidão
Artista: Maíra Vaz Valente
Cidade - UF: São Paulo - SP
Sinopse: Proposta de ações performáticas na faixa de pedestre, enquanto o sinal se fecha para os carros, que crie outras formas de se relacionar com tal lugar. As ações acontecem com data, local e horário marcados, na restrita zona de segurança estabelecida pela faixa e o farol num curto espaço de tempo.
Período: 10 e 11 de setembro, 12h e 17h
Local: Faixas de pedestres nas avenidas do centro da cidade (ainda não definido)
Título: Um Vestido com três pontas
Artista: Letícia de Brito Cardoso
Cidade - UF: Florianópolis - SC
Sinopse: Três cantoras vestirão uma indumentária confeccionada durante o período da bolsa e irão entoar cantos de Iemanjá, ao mesmo tempo em que se movimentam em círculo pelo Pátio de São Pedro. Cada cantora ficará em uma das pontas do vestido e conforme o movimento das mesmas, a forma do tecido que ocupa o Pátio e integra os três corpos será alterada.
Período: 14 de setembro, 18h
Local: Pátio de São Pedro
Título: Obra Limpa III – Recife revelada
Artista: Rodrigo Paglieri
Cidade - UF: Brasília - DF
Sinopse: A intervenção é construída a partir da limpeza dos muros da cidade. Retirando resíduos, de todo tipo, produzidos pela poluição urbana e que recobrem as paredes das grandes cidades. A intervenção se inscreve no muro a partir do contraste provocado pela limpeza, criando uma grafia que nasce do apagar. Este trabalho quer tocar na questão da arte como um lugar para a participação social, ao reunir no ato de desenhar limpando, a experiência estética no espaço público e a ação cívica de limpar os muros da cidade. A obra quer contribuir tanto na discussão em torno da Arte Pública, como na que se trava em meio à sociedade acerca da participação civil nas políticas públicas em torno do uso coletivo do espaço urbano.
Período: O desenvolvimento da ação se dará durante toda a semana do SPA. No dia 14, dia do encerramento do SPA será apresentado um vídeo documentário do projeto, 8-20h
Local: Muros de Santo Antônio e Recife Antigo
Título: Sonhos Mutantes
Artista: Daniela Aguilar
Cidade - UF: Maceiós - AL
Sinopse: Apropria-se da forma de um Caixote-Tenda, contruída de madeirite, que remetem ao estado precário das casas da Comunidad do Verde, Maceió, e ao modo como as famílias vivem, todos em um só cômodo. A proposta Sonhos Mutantes sugere a cidade que se elabora a partir do sonho, desejos, energias, sentimentos que povoam o espaço, que rompem os limites e que inundam os pensamentos do ser humano. A tenda é constituída de parte dos 144 sonhos da artista. É comprado por um fictício cartão de crédito, sonhos de outros, transcritos no Livro dos Sonhos, que servirá para dar continuidade ao processo.
Período: 8, 11 e 13 de setembro, 9h30-17h30
Local: Praça do Mercado de São José
Bolsas de incentivo à produção artística
Título: Vestígios
Artista: João Lin
Cidade - UF: Recife - PE
Sinopse: Vestígios foca sua investigação da memória da infância resgatando vestígios/fragmentos de recordações através dos quadrinhos e do audiovisual com o uso de mídias móveis para captação e exibição de imagens. Neste sentido a intervenção intenciona criar a intersecção entre quadrinhos e audiovisual com o foco na utilização de recursos tecnológicos para registro e disseminação da memória individual e coletiva. Deseja com isso colaborar para a reflexão sobre a memória e sobre a convergência digital no mundo contemporâneo. Visite o blog: http://fotolog.terra.com.br/vestígios
Período: 10, 11, 12, 13 e 14 de setembro
Local: Mustardinha e Recife Antigo
Título: Lutas – Round II
Artista: Amanda Melo
Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
Sinopse: A série Lutas é um conjunto de ações performáticas que cria imagens a partir de embates deslocados, situações que se iniciam com a proposição da artista em colaboração com profissionais de áreas diversas. As propostas provocam nos colaboradores, a necessidade deles recriarem seus movimentos ao se apresentarem em contextos diferentes dos quais são preparados e treinados. Em Round II os convidados são dois professores de tango do sexo masculino que são desafiados a levarem uma dança cuja coreografia será especialmente criada por eles para ação na rua, em frente ao mercado São José em Recife. A contradança-combate será apresentada durante o dia.
Período: dia a ser agendado de acordo com a disponibilidade dos professores
Local: Em frente ao Mercado de São José
Título: Valet Park
Artista: Bruno Faria
Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
Sinopse: Intervenção/performance que consiste em uma ação realizada em colaboração com um flanelinha, profissional informal que se especializa em “guardar” carros em via pública de maneira clandestina, revelando o crescente e crônico problema de desemprego no país. Essa inversão espacial é o interesse da pesquisa apresentada, que cria uma esfera reflexiva sobre as idéias do espaço público como espaço pertencente a todos ou a ninguém.
Período: 7 a 14 de setembro; urante todo o dia, em horários alternados
Local: Centro do Recife
Título: Quando a tarde cai
Artista: Gabriel Mascaro
Cidade - UF: Recife - PE
Sinopse: Uma investigação fotográfica sobre a luz remanescente das frestas dos prédios de Recife motiva à criação de uma série de imagens para outdoors na entrada do bairro de Boa Viagem.
Período: 7 a 14 de setembro
Local: Outdoor Ponte do Pina
Título: Via de mãos dadas, nº1
Artista: Tiago Rivaldo
Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
Sinopse: Ação na qual dois homens montados em bicicletas decidem transformá-las em uma só. Dividindo a mesma roda traseira tentam se locomover em sentidos opostos. Uma tensão é estabelecida em busca de um certo equilíbrio e o que a princípio se dá como uma briga de forças na intenção de um levar o outro vai se transformando num movimento harmônico. Dois pra lá, dois pra cá – a dificuldade de movimentação vai sendo aos poucos superada e a insistente tentativa cria uma quase dança.
Período: 13 de setembro, 14h
Local: Pátio de São Pedro
Título: Tapete Mágico
Artista: Bruna Rafaella
Cidade - UF: Recife - PE
Sinopse: Vídeo intervenção que cria um ambiente propício à interação do público atuando num cenário construído, enquanto, paralelamente, transeuntes (público alvo) assistem um belo passeio aéreo de uma pessoa a bordo de um tapete voador pelas ruas do Recife.
Período: 12 de setembro, 17h30
Local: Centro de Formação das Artes Visuais, Pátio de São Pedro.
Título: Vitrines
Artista: Marina Rocha
Cidade - UF: Brasília - DF
Sinopse: Intervenção urbana e performance. Vitrines pretende registrar, através da linguagem do desenho, o cotidiano do mundo que nos cerca. Pretende expor o espaço ocupado pelo indivíduo. Trata-se de um reflexo rápido e passageiro da presença. Desenho de linhas rápidas sobre superfície transparente. Pode ser executado nos vidros, janelas ou mesmo vitrines de locais públicos como também em suportes móveis disposto “aleatoriamente” em praças e ruas da cidade.
Período: de 0 a 14 de setembro, 15h30
Local: Praças, ruas e centros comerciais e/ou prédios públicos ou privados.
Título: Edificação e queda dos corpos
Artista: Coletivo XEPA
Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
Sinopse: Ação em que os integrantes trabalham em silêncio por cerca de duas horas construindo paredes de tijolos que, ao chegar no limite do seu equilíbrio, desabam. A cada queda é iniciada a construção de uma outra parede que tem por fim também a queda. Ao término de três mil tijolos, resta o rastro da ação, uma ação que, no ato de construir, acaba por edificar uma ruína.
Período: 13 ou 14 de setembro, 10-13h ou 16-19h
Local: a definir
Título: CORPOEMLIXO
Artista: EU NÃO SOMO (Felipe Brait e Mariana Marcassa)
Cidade - UF: Santana do Parnaíba - SP
Sinopse: Intervenção performática nas ruas do Recife – é um trajeto intenso onde a performer, com vestimenta própria, buscará uma relação corpórea com o espaço urbano e o lixo encontrado pela cidade. No processo de esfregar-se às diferentes texturas do projeto urbano e agregar ao seu corpo o lixo encontrado na rua (ao encher suas meias-calças com o lixo encontrado) a performer buscará a criação de um outro corpo, um corpo de múltiplos membros, atravessado pela ordem dos sentidos e modificado pelo trajeto vivido.
Período: 13 de setembro, 10-16h
Local: ruas da cidade do Recife
Título: Body Sounds - Grilowsky
Artista: Grilo
Cidade - UF: Recife - PE
Sinopse: Performance eletro-orgânica de 25 minutos, elaborada a partir de sons extraídos do corpo por meio do auto-impacto e da voz processadas em tempo real e projeção. Três microfones com pedestal e 12 microfones de contato (piezo) feitos com estetoscópio seriam pregados com silver tape no performer, nos pontos indicados no material ilustrativo complementar. Estes microfones são ligados a duas mesas de som com pedais de efeitos manipulados por dois desenhistas sonoros. Projetadas no performer, imagens internas do corpo humano (endoscopia, radiografias, ultra-som, ressonância magnética).
Período: 11 de setembro, 20h30
Local: Teatro Joaquim Cardozo – Benfica
Título: Índigo
Artista: Bárbara Rodrigues
Cidade - UF: Recife - PE
Sinopse: Uma tinta branca com água tingida de azul é colocada no meio do Pátio de São Pedro. A performer coberta por um longo vestido branco se coloca dentro do recipiente e inerte espera o azul da água tomar conta do branco do vestido. O corpo, o vestido e a cor que nele é depositada se tornam suporte de um diálogo sem palavras representado pelas nuances apreendidas pelo passar do tempo.
Período: 12 de setembro, 15h
Local: Pátio de São Pedro
Gostaria de retificar que o projeto CORPOEMLIXO não é do artista denominado Grilo e sim do composto EU NÃO SOMO (Felipe Brait e Mariana Marcassa) de São Paulo. ocorreu um erro por parte da comissão de divulgação do SPA, assim sendo, espero que retifique em sua pagina da web para não tenhamos problemas futuros e conste uma informação correta.
Obrigado pela atenção
Felipe Brait
EU NÃO SOMO