|
março 3, 2008
Programa Rumos Itaú Cultural: lançamento do edital Artes Visuais
Programa Rumos Itaú Cultural: lançamento do edital Artes Visuais
Comissão de seleção: Alexandre Sequeira (PA), Christine Mello (SP), Marília Panitz (DF), Paulo Reis (PR).
Coordenação: Paulo Sérgio Duarte (RJ)
Inscrições prorrogadas até 24 de junho de 2008
Pelo site www.itaucultural.org.br/rumos
Edital disponível na sede do Itaú Cultural (Av. Paulista 149 - São Paulo) e em instituições parceiras (confira no site do Rumos Artes Visuais)
A proposta do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais é garimpar o melhor da produção contemporânea em todo o Brasil. Com base na realidade de cada região, o programa tem o objetivo de mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual, detectando suas direções e apresentando os resultados em exposições e em um catálogo geral analítico.
Trata-se da quarta edição do programa, que iniciou o diagnóstico da produção nacional em 1998, foi a campo em 2001 e novamente em 2005. Na última edição, o Rumos percorreu 50 cidades brasileiras e recebeu 1342 inscrições. Foram selecionados 78 portfólios de artistas que despontaram no cenário brasileiro, chamando a atenção do meio artístico e da mídia, como o paulista Paulo Almeida, o pernambucano Rodrigo Braga, o mineiro Marcellvs L., a carioca Lúcia Laguna e a gaúcha Denise Gadelha.
O Rumos deste ano terá um formato que reúne a experiência acumulada nas edições anteriores. Neste ano, contará com uma comissão curatorial maior, sob a coordenação do curador carioca Paulo Sérgio Duarte. Quatro outros curadores serão responsáveis por regiões diferentes daquelas onde estão acostumados a atuar e contarão com o apoio de dois assistentes curatoriais locais, que ajudarão na pesquisa e na pré-seleção dos projetos. Os curadores são: Alexandre Sequeira (PA), que cuidará das regiões Sul e algumas cidades do Sudeste; Christine Mello (SP) irá para as regiões Norte e Nordeste; Marília Panitz (DF), será responsável por parte do Nordeste e algumas cidades do Sudeste; e Paulo Reis (PR) seguirá para a região Centro-Oeste e parte do Sudeste.
Serão selecionados até 45 portfólios, a serem exibidos integralmente em São Paulo, em 2009, e em mais quatro cidades (a definir), com diferentes recortes curatoriais para cada uma. Os trabalhos serão divulgados, ainda, em catálogo geral analítico, a ser publicado no final do processo, e no site do Itaú Cultural. A premiação inclui quatro bolsas-ateliê no Brasil e no exterior para artistas que se destacarem durante o programa, com valor a ser definido.
A inscrição será feita mediante preenchimento de ficha e envio de portifólio com obras produzidas a partir de 2005, inéditas ou não - entre fotografias, esculturas, objetos, pinturas, gravuras, desenhos, instalações, videoinstalações, site specifics, intervenções, novas tecnologias e performances. Informações mais completas sobre o edital poderão ser consultadas no site da instituição também a partir do dia do lançamento dos editais.
Itinerâncias e chat de discussão
De março a maio de 2008, a equipe curatorial fará palestras e debates que discutirão temas relacionados à arte contemporânea, como indústria cultural, consumo, globalização, mercado e produção, formação do artista, espaços de exibição, história da arte, entre outros. Com mediação do crítico e pesquisador Guy Amado, a itinerância passará por 19 cidades, começando por Belém, no dia 10 de março, no Instituto de Artes do Pará.
Em parceria com o Itaú Cultural, o site Canal Contemporâneo (www.canalcontemporaneo.art.br) abrirá espaço previamente para a reflexão sobre os temas que serão debatidos em cada cidade onde se realizarão as palestras. A discussão no Fórum Rumos Artes Visuais será precedido de uma espécie de diário de bordo de Guy Amado, relatando as suas experiências e percepções sobre as localidades por onde passar - os textos também serão postados no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br/rumos2008).