|
agosto 22, 2007
Premiados 58ª Salão de Abril
Premiados 58ª Salão de Abril
Daniel Murgel (RJ), Thiago Honório (SP), Francisco Zanazanan (CE)
Menções honrosas: Matheus Rocha Pitta (RJ), e Romano (RJ), Waléria Américo (CE)
Comissão Julgadora: Bitu Cassundé, Cauê Alves, Cristiana Tejo
Museu de Arte da UFC - MAUC
Av da Universidade 2854, Benfica, Fortaleza - CE
85-3366-7481 ou webmauc@mauc.ufc.br
www.mauc.ufc.br / www.salaodeabril.org
Segunda a sexta, 8-18h
Realização: Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza - FUNTEC
58ª Salão de Abril: 16 de agosto a 30 de setembro de 2007
Salão de Abril anuncia artistas contemplados com Prêmio Exposição
Os artistas Daniel Murgel (RJ), Thiago Honório (SP) e Francisco Zanazanan (CE) foram agraciados com o Prêmio Exposição da 58ª edição do Salão de Abril, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET). O Prêmio a ser entregue para cada um, no valor de R$ 9 mil (nove mil reais), deverá ser aplicado na produção de obras com vistas a uma futura exposição coletiva.
O anúncio foi feito na última quinta-feira (16), durante a solenidade de abertura do Salão, que segue aberto para visitação pública gratuita até o dia 30 de setembro de 2007, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC, em Fortaleza (CE), das 9h às 17h30. Outros três artistas receberam ainda da comissão julgadora menções honrosas. São eles: Matheus Rocha Pitta e Romano, do Rio de Janeiro; e Waléria Américo, de Fortaleza.
Os trabalhos reconhecidos pela crítica mostram a diversidade de formatos e linguagens trazidos ao Salão, em sua primeira edição nacional. O trabalho de Daniel Murgel, intitulado "Ilha", trata-se de uma instalação, assim como a obra "Aqui", de Zanazanam. Thiago Honório, no entanto, se utiliza de uma produção audiovisual para dar vida ao vídeo "Exposição" (veja as fotos).
Quanto às menções honrosas, Matheus Rocha Pitta se revela através de uma seqüência de fotos, diferentemente de Romano e Waléria Américo, que se apropriam de performances, intervindo diretamente no dia-a-dia das grandes cidades.
A organização do evento recebeu obras nas categorias Desenho, Escultura, Instalação, Fotografia, Objeto, Pintura, Performance, Intervenção Urbana e Vídeo-Arte. Os critérios para a seleção das obras incluíram a análise de dossiê, enviado pelos artistas, dentro dos critérios estabelecidos no edital (disponível para análise no site oficial do evento: www.salaodeabril.org).
Participaram da comissão julgadora o cearense Bitu Cassundé, importante nome do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC CE); Cauê Alves, filósofo e professor da Faculdade de Comunicação da FAAP e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade; e Cristiana Tejo, jornalista e diretora do Museu de Arte Moderna do Recife.
Constituído como concurso público realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenação de Artes Visuais da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), o Salão inaugura uma nova trajetória e se firma como um dos mais importantes eventos das artes visuais no Ceará. Em 2007, ao abrir-se para a participação de artistas de todo o Brasil, contabilizou 520 inscrições, de onde saíram os 30 selecionados.