|
janeiro 25, 2006
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
A partir de agora o Canal Contemporâneo publicará, juntamente aos editais de exposições, salões e prêmios, as "Informações para o artista sobre o custo-benefício" do evento em questão, com o objetivo de ajudar os artistas iniciantes em sua tomada de decisão em relação a inscrever-se ou não.
Estas informações retiradas dos editais são de caráter objetivo e enfocam as perdas e ganhos para o artista participante. Ao tornar mais transparente as condições objetivas de trabalho propostas pelas instituições, pretendemos facilitar também o julgamento subjetivo sobre a importância de seus editais.
Sabemos que ao se inscrever para competir num edital, os artistas pesam primeiramente o perfil da instituição, de suas comissões de seleção e premiação, a quantidade e qualidade dos prêmios oferecidos, e as contrapartidas oferecidas (como convites e catálogos, por exemplo), não necessariamente nesta ordem. Somente depois, são analisados os itens que ficam por conta do artista; geralmente, disponibilização e manutenção de equipamentos eletrônicos, ditos especiais, transporte e seguro. Com a transformação da produção de arte atual, entendemos que estes itens têm se tornado mais constantes no custo para os artistas e, portanto, merecem ganhar maior importância na hora desta avaliação.
Cabe a cada artista participante avaliar as características subjetivas do evento, mas também as objetivas, que são responsáveis pelas nossas condições de trabalho. Vale lembrar que a cada edital, as cláusulas aceitas forçam um padrão de conduta em nosso mercado de trabalho - de ambas as partes.
Com esta iniciativa, esperamos estar contribuindo para a melhoria das relações de trabalho entre artistas e instituições.
Parabenizo a iniciativa do Canal por disponibilizar informações tão importantes sobre prêmios e salões com inscrições abertas.
Posted by: Fábio Tremonte at janeiro 27, 2006 11:45 AMmuito boa essa iniciativa do Canal Contemporaneo.
Parabéns. Helen.
Parabéns pela iniciativa, conheço bem a maratona de transporte de obras, muitas vezes chega a seu destino e nem sempre encontra uma equipe qualificada para sua montagem.
Posted by: Laura at janeiro 31, 2006 12:13 PM
O logotipo APIC ! surgiu em conseqüência de problemas relacionados com exposições de artistas plásticos em instituições públicas. No Brasil é muito comum o artista ser responsável pelos custos do transporte, seguro, fotografias, elaboração do catálogo, coquetel, e muito raramente há algo que se aproxima de um justo pagamento pela exposição. Muitas vezes seus trabalhos são danificados ou roubados. Os artistas são freqüentemente convidados a fazer doações de trabalhos para coleções públicas onde, muitas vezes, são perdidos ou danificados. Nesses casos, o artista não apenas fornece um serviço público grátis, mas arca com os custos para apoiar uma instituição pública. Em tamanho clima de desrespeito e negligência, se faz necessário levar a público qual é o verdadeiro custo de uma exposição para os artistas.
A legenda Apic! (Artistas Patrocinando Instituições Culturais) foi concebida no ano de 2001 pelos artistas Maria Lucia Cattani e Nick Rands, que vivem em Porto Alegre e têm considerável experiência de expor, curar e trabalhar em instituições culturais no Brasil e na Inglaterra.
Na Inglaterra, depois de muitos anos de campanha de organizações representativas de artistas plásticos (grupo profissional relutante a ser organizado), como a Artists Union, e mais tarde a National Artists Association, a situação é um pouco melhor. Um contrato padrão entre o artista e a galeria normalmente indica que o custo total do transporte do trabalho, seguro, fotografias e publicações será coberto pela própria galeria. O contrato também indica que uma taxa chamada Exhibition Payment Right (Direito de Pagamento de Exposição), de cerca de 1.500 reais, será paga, e reconhece os serviços que os artistas provêem quando seus trabalhos são expostos em uma instituição pública 1.
Dentro da maioria das profissões é aceito que haja uma correlação entre status e remuneração. É aceito que, se você estudou por vários anos, capacitou-se e desenvolveu suas habilidades, você deve receber uma razoável remuneração financeira quando começa a usar dessas habilidades num contexto profissional. Além disso, ao ganhar experiência e/ou reputação é aceito que isso seja levado em conta na taxa ou preço que você determina2. Muitos artistas profissionais estão relutantes a participar de exposições em espaços públicos devido aos custos e à falta de respeito ao seu trabalho. Julgam não haver correlação entre o serviço que eles prestam à comunidade como profissionais experientes com o que lhes é oferecido pela instituição pública. A falta de apoio financeiro para as exposições pode levar os espaços públicos a serem depositários de artistas amadores, que ficam satisfeitos em expor sob qualquer circunstância.
No momento, muitos artistas não têm alternativas a não ser aceitar esta situação e procurar patrocínio para cobrir os custos das exposições, colocando o logotipo do patrocinador no material de divulgação. Em vista disso, estes artistas são encorajados a usar o logotipo APIC ! e a fazer circular livremente o perfil do que quer dizer APIC !. Ao usar o logotipo no material de divulgação, o artista está indicando que muito dos custos da montagem da exposição foram por ele pagos, e que ele não recebeu pagamento por seu trabalho. Os artistas também são encorajados a fazer campanhas locais ou nacionais para um tratamento mais justo, isto é, por pagamentos de taxas e despesas relativas a exposições em espaços públicos; e a exigir que os custos de uma exposição e as doações a coleções públicas tenham dedução no Imposto de Renda, bem como, que os custos de danos e roubos sejam reembolsados totalmente.
Maria Lucia Cattani, artista plástica e professora do Instituto de Artes da UFRGS e Nick Rands, artista plástico. 2001
_______________________________________________________________
1 Fees and Payments for Visual Artists. West Midlands Arts board information sheet
2 op. cit.
O acesso ao logotipo APIC ! e às informações pode ser feito no site www.artewebbrasil.com.br
Este texto foi publicado no catálogo do Panorama da Arte Brasileira 2001, Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Posted by: maria lucia cattani at janeiro 31, 2006 2:49 PMParabéns a todos que fazem o canal contemporaneo pela grande iniciativa...
maravilhosa iniciativa!!
Posted by: andréa poshar at fevereiro 6, 2006 4:08 PMNossa, simplesmente adorei, ótima iniciativa, hoje mesmo eu estava a conversar sobre isso com a minha professora.
Meus parabéns, o site é muito organizado, eu entro aqui faz um ano acho e considero o melhor site pra me informar de concursos e salões.
Agora então, MELHOR AINDA!
Posted by: Tâmisa Trommer at fevereiro 13, 2006 10:07 PMboa iniciativa do canal! vale apena investir nesse sitio
Posted by: fábio santana at junho 14, 2006 12:30 AM
É sempre muito bom o Artista estar informado dos salões e premiações que os mesmos oferecem.
Parabéns;
Ivan Cruz
Excelente iniciativa do canal. O próximo passo seria iniciar uma discussão aqui sobre as relações promíscuas de poder entre os atores da cena artística nacional. Específicamente no que diz respeito aos padrinhos e seus afilhados dentro dos grandes salões de arte contemporânea. Em se tratando de custos para o artista, temo que eles sejam bem mais elevados do que o canal sugere. Eles demandam também compromissos com os famosos "círculos sociais de relacionamento". Em bom português, o deplorável e onipresente toma lá dá cá brasileiro. É espantoso o que pode acontecer nestas instituições! Até que ponto estaremos obrigados a participar destes círculos viciosos de salões de arte como alternativas únicas de notoriedade e de aprovação pelos "poderes constituintes" da arte nacional?
Posted by: luiz paulo rocha at novembro 2, 2006 5:29 PMapic !
????? ????????
Muito bom mesmo!
Parabéns pela iniciativa.
Que excelente iniciativa!... Parabéns!
Posted by: Lêda Santos at outubro 7, 2008 1:43 PMExcelente! essa iniciativa, parabéns!
Posted by: Rosa Paranhos at janeiro 16, 2009 10:28 AMMaravilhosa iniciativa, extremamente importante. Agradecimentos eternos de minha parte. :)
Maria do Sol
Prezados senhores do Canal Contemporâneo:
É com grande satisfação que recebo o noticia desta coluna "Custo- Beneficio" que esclarece o artista que tem interesse em expor seus trabalhos. Tem sido para mim mesmo um entrave, inscrever-me em eventos sem saber os benefícios e as despesas que terei, para participar.
O objetivo do artista é produzir e expor suas criações e tudo que vem para fomentar essa atividade, de bom grado, é muito bem recebida. Parabéns!
www.artponto.com
Formidável!
Artistas sabendo com mais clareza as regras dos circuitos artísticos.
Estou satisfeitissímo com o apoio do Estado do Amazonas em contribuir com as artes plásticas no Brasil. Meus parabéns pelo incentivo . Congratulações.
Posted by: Francisco Jose de Araújo Costa at março 19, 2010 11:39 AMreceber noticias
Posted by: janete fernandes at abril 6, 2010 1:58 AMMuito Bom. Alívia nossas incansáveis dúvidas...
Posted by: Aline Ogliari at fevereiro 4, 2011 5:10 PMEstou começando a me inscrever para estes editais e esta matéria vem de encontro às minhas dúvidas. Agradeço a quem nos informa. Abç. Raquel Fayad
Posted by: Raquel Fayad at setembro 7, 2012 5:01 PM