|
julho 14, 2005
Selecionados Salão Nacional de Arte de Goiás
Selecionados
Salão Nacional de Arte de Goiás - 5º Prêmio Flamboyant
Bruno Vieira, Cláudio Boçon, Edney Antunes de Lima, Elder Rocha Lima Filho, Elyeser Sztur, Fabiano Gonçalves Pereira, Francisco Ding Musa, Hélcio Jorge de Melo Barros, Hélio Eudoro Rodrigues Júnior, Henrique de Souza Oliveira, Isadora Bonder, Laerte Gomes da Cunha Ramos, Marcius Monteiro Galan, Maria Candida Miraglia Cortes Coelho, Maria Helena Amorin Parrot Bastos, Monica Justo da Silva Schoenacker, Nazareno Rodrigues Alves, Newman Schutze, Osvaldo Ferreira de Carvalho, Otavio Shipper, Patrícia Andrea Sato Osses, Renata Belo Pinheiro Pinto, Rodrigo Godá, Rogério Pereira Canella, Sandro Gomide, Tânia de Castro Araújo, Tatiana Blass, Tony Camargo, Valéria Mundim Pena Costa Caldas, Yuri Firmeza
Comissão de seleção: Adolfo Montejo Navas; Agnaldo Farias; José Rufisso; Marília Panitz
15 de julho a 7 de agosto de 2005
Flamboyant Shopping Center
Av. Jamel Cecílio 3.300, Jardim Goiás, Goiânia - GO
62-546-2000 / 546-2257
www.salaonacionaldeartedegoias.com.br
Diariamente, das 10h às 22h
Salão Nacional de Arte de Goiás seleciona 30 artistas para participar do 5º Prêmio Flamboyant
O Salão Nacional de Arte de Goiás - 5º Prêmio Flamboyant selecionou nos dias 27 e 29 de maio, os 60 trabalhos de 30 artistas que serão apresentados no Deck Parking I, do Flamboyant Shopping Center de 15 de julho a 07 de agosto de 2005. A coletânea abrange obras de artistas de dez estados brasileiros, das regiões centro-oeste, sul, nordeste e sudeste do país.
A comissão de seleção do 5º Salão Nacional de Arte de Goiás foi composta por Adolfo Montejo Navas (RJ), crítico de arte e correspondente da revista espanhola Lapiz; Agnaldo Farias (SP), crítico de arte, curador e professor de História da Arte na Unicamp; José Rufisso (PB), artista plástico; e também por Marília Panitz (DF), curadora e crítica de arte, que analisaram todos os projetos, fotos, fotocópias, maquetes, vts e textos. O júri de seleção ressaltou que o Salão de Goiás é um concurso de arte contemporânea consolidado, que recebe projetos de excelente nível qualitativo e proporciona a artistas brasileiros e estrangeiros a oportunidade de expor em um Salão que obedece a padrões técnicos internacionais, que vão desde o processo de inscrição e seleção, até a montagem dos projetos.
Em relação às categorias selecionadas, a mostra apresentada pelo Salão Nacional de Arte de Goiás será composta por 36,7% de Instalação, 30% de Fotografia, 10% de Pintura, 10% de Outras Categorias e 6,7% de Desenho. As categorias Escultura e Gravura correspondem a 3,3% cada. Do total de trabalhos selecionados 36,7% é de São Paulo, 16,7% do Rio de Janeiro, 10% de Goiás, 10% do Distrito Federal e 6,7% do Pernambuco e Paraná. Os estados da Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul correspondem a 3,3% cada.
O Salão Nacional de Arte adotou uma política de premiação, que valoriza a produção do trabalho artístico, cedendo um pro labore de R$ 2 mil a cada uma das obras selecionadas. Isso contribui na produção da obra e na viagem do artista a Goiânia. A organização do Salão conferirá ainda Prêmios Flamboyant de Aquisição para cinco artistas escolhidos entre os 30 selecionados no valor de R$ 10 mil cada.
Gostaria de comentar aqui outro descaso e falta de respeito do salão de arte de Goiás - Flamboyant: eu não fui selecionada ao salão e, no regulamento consta que se o candidato envia um envelope vazío com o valor correspondente do selo e peso já pago eles se comprometem a remeter de volta o portfólio, foi o que eu fiz, mas até agora não recebí de volta meu portfólio!!! (várias fotos ampliadas, material, textos...). Já lhes enviei vários e-mails solicitando-lhes a devolução e não obtive nenhuma resposta, nenhuma satisfação.
Brenda Maida,
São Paulo.
É lamentável que a arte esteja tomando caminhos tão estranhos sem critérios de qualidade colocando em salões como esse a suposta arte "chamada de noturnos".
Talvez se possa no futuro avaliar melhor que o pintor de quadros Helcio Barros tem vontade e um dia pode até ser artista, mas o que ele tem feito e até bonitinho é pintar as capas dos seus cadernos para anotações.
Posted by: Urubupeba at fevereiro 17, 2009 9:55 AMnoturnos do pintor helcio barros são terriveis
Posted by: Gilda Evita Gaello at dezembro 21, 2010 7:07 PMO artesanato dos livrinhos de capa dura do Helcio Barros são realmente graciosos, parabéns Helcio você tem um bom artesanato.
Você é um ótimo artesão.
Você está em alguma feira livre de artesanato?
Evita
O inferno somos nós e em alguns momentos vomitamos todos nossos demonios.
Só tem um grande e real problema não podemos culpar o outro pelos nossos vomitos de inteligência.
Helcio gosto muito do seu trabalho artesanal dos livrinho contemporâneos, você e Evita poderiam está bem situados na feira do Lavradio.
Helcio ontem estive no Rio e lhe procurei nas feiras de artesanato mas não lhe encontrei,foi uma pena porque adoro os livrinhos para dar de presente em final de ano.
Onde posso lhe encontrar?
Posted by: Evita Santa at outubro 12, 2011 8:47 PMolá Helcio, estou precisando de livros, você tem feito.
Um abraço
olá Helcio como anda a sua inteligência??/
Brilhante como sempre, e Evita está melhor???
Boa sorte boa arte
Estive hoje em vários atelies em santa teresa,
achei que fosse ver os seus livrinho de capa dura para receita, pena cheguei até ir ao seu apto que voce fazia de ateliê mas não encontrei nada seu.
Não encontrou luga esse ano para mostrar??
pena fica para próxima visita.
Valeu inteligência beilhante!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SAÚDE e arte para você e Evita.
Posted by: Eliane at outubro 14, 2012 7:41 PMHelcio Barros, você pinta ou joga tinta em cima de suportes??
horriveis o que você chama de pintura.