|
junho 29, 2010
CANAL NO TUBO - Desafio Favoritos de André Parente - Tudo Gira
CANAL NO TUBO - Desafio Favoritos
Os Favoritos de André Parente - Tudo Gira
Vídeos com troca de comentários online
4 de julho, domingo, 19h
www.facebook.com/canalcontemporaneo
Leia o texto Tudo Gira de André Parente, publicado no catálogo de Dança em Foco (2009) do Oi Futuro.
O artista André Parente responde ao Desafio Favoritos de Analu Cunha.
A ação consiste em mostrar a seleção de vídeos do desafiante/desafiado, que elege os próximos convidados a darem continuidade ao Desafio de vídeos no www.canalcontemporaneo.tv. Essa conversa videográfica é publicada no Youtube e marcamos um encontro online para troca de comentários no Facebook.
Próximos desafiados/desafiantes: Katia Maciel e Fernando Gerheim.
Os Favoritos de André Parente tem quase uma hora de duração e é o terceiro programa da série que traz videoarte aos nossos domingos. Vamos assistir na frente do monitor ou, melhor ainda, na frente da tv! Sugerimos aos felizardos que dispõem de televisores tipo LCD&Plasma que finalmente comprem cabos VGA ou HDMI (vai depender das saídas existentes na TV e computador), para poder conectar seus computadores e apreciar os vídeos em grande formato.
Convide os amigos para assistir na sua casa, ou cada um na sua, na mesma cidade ou do outro lado do planeta, e use as postagens, mensagens ou o chat do Facebook para compartilhar comentários.
E, como sempre, o Canal deseja um bom programa de domingo a todos!
Fazem parte da seleção Tudo Gira (duração: 49:20)
Dirceu Maués, Poeira ao Vento, 2007, 3:30
O vídeo "...feito poeira ao vento...", foi realizado a partir da animação de uma seqüência de 991 fotografias captadas em uma única ação (com quatro horas de duração) com câmeras artesanais pinhole (utilizando caixinhas de fósforo). Mostra, em 3,5 minutos, a transmutação do espaço/movimento da feira em um giro de 360 graus.
Caetano Dias, O Mundo de Janiele, 2007, 0:12
Numa tarde de sol, uma menina brinca de bambolê sobre uma laje de um bairro da periferia, enquanto isso, o mundo gira ao redor dela. A órbita desenhada pelo bambolê é reiterada pelo movimento circular traçado pela câmera.
Janaina Tschäpe, Lacrimacorpus, 2004, 3:32
Vídeo de Janaína Tschape que se passa em uma das salas do castelo de Ettersberg, perto de Weimar na Alemanha. A artista está interessada na dúbia história do lugar, que fora durante anos a residência de verão de Goethe e depois, durante a Segunda Guerra Mundial, foi usado como campo de concentração de nazistas.
Analu Cunha, Duas Ilhas, 2006, 2:30
Em um ponto central da Lagoa Rodrigo de Freitas, um casal apaixonado murmura a melodia da música Que maravilha, de Jorge Benjor. Sempre a girar, a câmera ao final enquadra um emblemático personagem da mitologia amorosa - e da carioca.
André Parente, Circulado, 2007, 3:17
Vídeo de André Parente realizado em 2008, em homenagem a Caetano Veloso. Existe uma versão vídeo-instalação (2007) e uma versão instalação interativa (inédita). Trata-se de um vídeo feitos com imagens de arquivo. Nessas imagens, os personagens reais e míticos (Dervishe, Telonnius Monk, Edipo, Corisco e Franciscanos) aparecem em situações limite (transe, loucura, morte, destino), giram sem cessar.
olsolino, Wonder Woman Spins! - Third Season, 2007, 9:59
Diana Prince turns into Wonder Woman over and over and over again! All of these are from the final season.
Chantal Akerman, La Chambre, 1972, 10:25
Curta-metragem histórica da cineasta e artista belga.
Katia Maciel, Caetano - Hitchcock, 2009, 1:50
O vídeo Caetano-Hitchcock, é um vídeo inacabado realizado por Katia Maciel para uma apresentação em 2009 em Fortaleza.
Alexandre Veras, Uma noite com Buda, 2004, 1:23
François Truffaut, Les quatre cents coups, 1959, 2:28
Trecho do filme que inaugura a nouvelle vague francesa.
Marcel Duchamp, Anemic Cinema, 1926, 6:42
Duchamp fêz uma série de trabalhos com os rotoreliefs, dispositivo para fazer girar as imagens, produzindo ilusões de ótica.
rjciccone, Hello Goodbye (Vinyl), 2009, 3:32
Música dos Beatles do álbum Magical Mystery Tour de 1967.