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dezembro 4, 2014

Especial Canal no Tubo

Em 2009, o Canal Contemporâneo inaugura o Canal no Tubo, usando a plataforma do YouTube e a URL www.canalcontemporaneo.tv. Durante quatro anos produzimos vídeos, programas - Desafio Favoritos - e uma edição do Prêmio Registros, para estimular a produção de vídeos sobre arte.

Além desta seleção que apresentamos aqui, é possível encontrar outras listas e vídeos diretamente em nosso Canal no Tubo.

Inauguramos muito bem, começando por Inhotim! Nesta lista compilamos as visitas da equipe editorial em 2009 e 2010.

A série Canal Convida produzida entre 2010 e 2011 é formada por nove vídeos com os seguintes convidados: Adriano Casanova, Clarissa Diniz, Débora Aita Gasparetto, Katia Maciel, Marcelo Campos, Milena Travassos, Paula Braga, Priscila Arantes e Yuri Firmeza.

O convidado para ir a uma abertura de exposição, na verdade conduzia a equipe de gravação, resultando em uma criação coletiva entre o convidado / âncora do vídeo, o câmera e a edição.

Canal Entrevista é uma série bastante diversa. A entrevista podia ser conduzida pela equipe editorial do Canal Contemporâneo, ou por convidados. Participaram desta série: Ananda Carvalho, André Parente, Carlos Mélo, Clarissa Diniz, Cristiana Tejo, Fernando Cocchiarale, Gary Hill, Henrique Oliveira, Katia Maciel, Lauro Cavalcanti, Lucia Laguna, Luis Pérez-Oramas, Luisa Duarte, Marcio Botner, Marcius Galan, Marina Abramovic, Néstor Canclini, Paulo Herkenhoff.

O programa Desafio Favoritos consistia em mostrar a seleção de vídeos do desafiante/desafiado, que elegia os próximos convidados a darem continuidade ao Desafio de vídeos. Essa conversa videográfica era publicada no Youtube e com um encontro online para troca de comentários no Facebook. Foram quatorze programas realizados nesta ordem (links para os programas):

Analu Cunha (13/06) - 57:43
Luiza Baldan (27/06) - 47:53
André Parente - Tudo Gira (04/07) - 49:20
Katia Maciel - O que faço é música (18/07) - 34:06
Fernando Gerheim (25/07) - 24:32
Nino Cais (01/08) - 43:15
Lourival Cuquinha (08/08) - 1:23:11
Marcelo Amorim (15/08) - 1:10:37
Leo Ayres (22/08) - 1:12:11
Fábio Tremonte (29/08) - 1:20:36
Rafael Campos Rocha (05/09) - 1:30:57
Giselle Beiguelman (12/09) - 1:28:58
Nadam Guerra (26/09) - 57:37
Renato Bezerra de Mello (03/10) - 56:73

Visitas a exposições traz uma miscelânea de formatos e capta performances, vistas de mostras, visitas guiadas, depoimentos, etc.

Prêmio Registros - vídeos sobre arte: Os Premiados

Prêmio Registros - vídeos sobre arte: As Menções Honrosas

Prêmio Registros - vídeos sobre arte: Os Selecionados

O Prêmio Registros - vídeos sobre arte realizado em 2010 tinha o objetivo de selecionar e premiar documentários e ensaios, ou seja, registros videográficos cujo objeto era a arte contemporânea brasileira e seu circuito. A comissão de seleção e premiação foi formada por Consuelo Lins, Cristiana Tejo, Lucas Bambozzi.

As postagens no blog Salões e Prêmios trazem informações completas sobre os vídeos selecionados, as menções honrosas e os premiados, como também sua apresentação e regulamento.

Em 2012, tivemos o último dos oito anos consecutivos de patrocínio da Petrobras, com apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, com o projeto "Ações Videográficas no Canal Contemporâneo", e produzimos a trilogia Interrompendo artistas na 30ª Bienal, realizada por Katia Maciel e João Paulo Quintella.

Com o corte do patrocínio devido a mudanças de diretrizes do patrocinador, deixamos de ter uma equipe editorial e voltamos à formação inicial do Canal: um editor e um gerente de usuários. Consequentemente tivemos a nossa produção editorial afetada, incluindo o Canal no tubo.

Em 2013 realizamos com a dupla Fernanda Figueiredo & Eduardo Mattos o vídeo Panoramas, do Panorama da Arte Brasileira, "P33: Formas únicas da continuidade no espaço", com entrevistas com a curadora Lisette Lagnado, com a curadora-adjunta Ana Maria Maia e com o artista pernambucano Montez Magno, cuja obra pontuava toda a mostra no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foi um projeto piloto para um edital, em que pela primeira vez incluímos no vídeo legendas em português, espanhol e inglês.

Os seguintes artistas realizaram vídeos para o Canal Contemporâneo: Alice Dalgalarrondo, Ana Elisa Carramaschi, Cecília Bedê, Fábio Tremonte, Felipe Barros, Fernanda Figueiredo & Eduardo Mattos, João Paulo Quintella, Marcela Camelo, Marcelo Gobatto, Marco Rudolf, Marina de Botas, Patricia Canetti, Paula Dalgalarrondo, Paulo Chan, Robézio Marques, Waléria Américo.

Publicado por Patricia Canetti às 1:41 PM


fevereiro 17, 2014

CANAL NO TUBO Casa Contemporânea: TOP 10 da arte 2013 por Juliana Monachesi e Monica Tinoco

TOP 10 da arte 2013 from Casa Contemporânea on Vimeo.

Na segunda edição do TOP 10 da CASA, Juliana Monachesi e Monica Tinoco elegem os highlights de 2013 para construir uma retrospectiva do ano no mundo da arte; em ordem decrescente, os eleitos são apresentados em fotos e pontuações críticas pela dupla, com direito a debate, inside informations e – se acontecer como na primeira edição – muita polêmica! Um resumo do ano divertido, que está virando um clássico paulistano.

Publicado por Patricia Canetti às 4:54 PM


dezembro 4, 2013

CANAL NO TUBO Panoramas

33º Panorama da Arte Brasileira: P33: Formas únicas da continuidade no espaço, Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM SP - 06/10/2013 a 15/12/2013

CANAL NO TUBO - www.canalcontemporaneo.tv
Panoramas

Apresentamos o Panorama da Arte Brasileira, P33: Formas únicas da continuidade no espaço, curadoria de Lisette Lagnado, com entrevistas com a curadora, com a curadora-adjunta, Ana Maria Maia, e com o artista pernambucano Montez Magno, cuja obra pontua toda a mostra no Museu de Arte Moderna de São Paulo - em cartaz de 06/10 a 15/12/2013.

Novidade: este vídeo conta com legendas em português, espanhol e inglês.

Convidados: Ana Maria Maia, Lisette Lagnado e Montez Magno
Imagens, edição e produção: Fernanda Figueiredo & Eduardo Mattos
Produção executiva: Patricia Canetti
Realização: Canal Contemporâneo 2013

Publicado por Patricia Canetti às 10:29 AM


julho 28, 2013

Apresentação e relatório 2ª edição da Pesquisa Setorial Latitude aponta crescimento do mercado de arte contemporânea em 2012

81% das galerias registraram aumento do volume de negócios em 2012, o setor está em um momento muito singular e positivo, caminhando cada vez mais para a internacionalização

Acesse o relatório completo no Latitude.

A 2ª edição da Pesquisa Setorial Latitude informa que as galerias do mercado primário de arte contemporânea registraram um aumento médio de 22,5% do volume de negócios em 2012. Isso significa que o setor permanece dinâmico e em expansão, confirmando a tendência já observada na 1ª edição da pesquisa, que indicou um crescimento acumulado de 44% no biênio de 2010-2011.

81% das galerias afirmam ter aumentado suas vendas, e 70% afirmam ter aumentado sua equipe de trabalho em 2012. Além disso, o volume de exportações das pesquisadas passou de US$ 18 milhões em 2011 a US$ 27 milhões no ano seguinte. Foram 6.700 obras vendidas, com um reajuste de preços da ordem de 15%, apontando para um crescimento sustentável do setor.

Vendas Nacionais e Internacionais
A pesquisa identificou que as vendas no Brasil representam 85% dos negócios realizados pelo setor em 2012 (15% ficam para o exterior). A participação de instituições brasileiras nas aquisições foi de menos de 5%, mostrando a fragilidade do colecionismo institucional brasileiro frente ao colecionismo privado, que responde por 71% do volume de negócios realizados.

Se as instituições brasileiras ainda não têm uma participação considerável na aquisição da arte contemporânea, as instituições internacionais têm cada vez mais artistas contemporâneos representados pelas galerias em seus acervos.

Segundo as galerias, 50% dos artistas representados por elas estão em mais de 130 coleções institucionais internacionais, em todos os continentes. Embora ainda represente um volume de negócios pequeno (2,5%) frente ao total, esse número aponta para um processo de visibilidade e legitimação dos artistas adquiridos pelas instituições, algo extremamente importante para a arte brasileira e para o setor.

De todas as vendas, 58% são realizadas nas sedes das galerias, 29% em feiras nacionais e 9% em feiras internacionais (38% em feiras, no total, portanto).

Feiras
As feiras são um momento privilegiado para as vendas e para o trabalho de promoção e relacionamento com colecionadores, críticos, curadores e instituições, assim como com outros galeristas e colaboradores. As galerias participaram de 3,7 feiras em média em 2012 – número que podem chegar a até 13, para algumas delas. Esse número permaneceu constante com relação à 1ª edição da pesquisa. É bom lembrar que algumas das galerias mais jovens já participam do circuito internacional, sob incentivo e consultoria do Projeto Latitude.

A SP-Arte é considerada por 59% das galerias a feira mais importante do ponto de vista do volume de negócios, seguida pela ArtRio, a mais importante para 13,5% das galerias e pela Art Basel Miami, a número um para 11,5% das galerias pesquisadas.

Galerias
O universo de galerias respondentes é bastante representativo e ainda mais amplo que o anterior. Foram 32 galerias na 1ª edição da pesquisa e 44 nesta edição. Seu perfil é bastante heterogêneo quanto à escala, modelo de negócios, tipo de produção representada, grau de profissionalização e internacionalização, mas pode-se identificar que as galerias mais jovens, algumas criadas a partir de 2010, estão se profissionalizando e internacionalizando rapidamente. Houve uma clara expansão no surgimento de novas galerias a partir dos anos 2000 (foram 40 novas nos últimos dois anos e, em 2012, 15 ingressaram na Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), 11 delas criadas a partir de 2010). A maior parte se concentra na Região Sudeste, em São Paulo (25 galerias) e no Rio de Janeiro (12).

Mais da metade das galerias pesquisadas (54%) têm parcerias com outras galerias no Brasil e no exterior e 84% delas afirmam apoiar a participação dos seus artistas em eventos internacionais, com o intuito de fomentar a visibilidade dos artistas em outros territórios.

Exposições e visitantes
Essas galerias apresentam em média 7,2 exposições individuais por ano, com uma variação de 1 a 22, dependendo da galeria, e 1,8 exposições coletivas. Esses números não apresentaram variação à média anterior ou à percebida pelas galerias francesas, por exemplo. O que difere da realidade europeia, contudo, ainda é a visitação.

A média de visitas semanais por galeria é de 55 pessoas, um pouco menor do que a identificada na primeira pesquisa: 60 pessoas por estrutura. As francesas, por sua vez, recebem entre 50 a 100 visitantes diários. A mudança dessa realidade vem sendo construída pelas galerias por meio de debates com curadores, críticos e artistas, visitas guiadas com curadores e artistas e lançamentos de livros.

Clientes
Cada galeria possui em média 400 clientes, mas a média não contempla uma realidade que varia desde 20 até 3 mil pessoas visitando e realizando ao menos uma compra. As galerias mais estabelecidas e que movimentam um maior volume de negócios têm um portfólio de clientes mais extenso.

Artistas
Em média, as galerias representam 22.5 artistas, embora esse número varie bastante, entre 7 e 40 nomes, dependendo do porte e complexidade da estrutura.
As galerias representam, portanto, um universo de cerca de mil artistas. Desses, 10,8% entraram no mercado pela primeira vez em 2012. Esse é um percentual que diminuiu significativamente em relação à 1ª edição da pesquisa, quando 23% dos artistas debutaram em galerias. Esse dado mostra uma consolidação do mercado e uma consciência de que, depois de recrutá-los, as galerias tendem a investir a médio e longo prazo em sua valorização e comercialização.

Perfil dos colecionadores
São os colecionadores privados e os negócios no Brasil que mais fomentam o volume de negócios no setor. As vendas são impulsionadas sobretudo por colecionadores privados brasileiros (71% do volume das vendas), seguido pelos colecionadores privados estrangeiros (11,5%). Coleções corporativas brasileiras são responsáveis por 5,9% das vendas, seguidas pelas instituições brasileiras (4,5%) e as instituições internacionais (2,5%). As coleções corporativas estrangeiras são responsáveis pro 1,5% das vendas.

Convênio Renovado
O convênio entre ABACT e Apex-Brasil foi renovado recentemente, em um evento no mês de junho no auditório da Pinacoteca do Estado. Na ocasião, além do anúncio do valor do convênio – R$ 4,75 milhões de reais para a realização de diversas iniciativas ao longo dos dois próximos anos – foram apresentados dados sobre o crescimento do projeto em números e abrangência ao longo dos últimos seis anos:o número de galerias integrantes do projeto que realizam hoje exportações passou de cinco para 19; e estas galerias, em 2012, foram responsáveis por US$ 27 milhões dos US$ 51 milhões exportados pelo setor em geral. As galerias associadas ao Projeto respondem hoje por 53% das exportações brasileiras de arte contemporânea.

Publicado por Patricia Canetti às 9:41 PM | Comentários(1)


março 31, 2013

CANAL NO TUBO Regina Silveira em Vídeo: listas do Canal Contemporâneo e Itaú Cultural

CANAL NO TUBO - www.canalcontemporaneo.tv
Regina Silveira em Vídeo


Lista do Canal Contemporâneo no Youtube

Lista do Itaú Cultural no Youtube

Publicado por Patricia Canetti às 8:32 PM