|
maio 3, 2013
II Seminário Panorama do Pensamento Emergente no Espaço Fonte, Recife
Mapeando os rumos da curadoria de arte no Brasil: evento aberto ao público reúne dez curadores brasileiros no Recife, traçando o perfil de uma jovem geração de profissionais atuantes no contexto da era digital
Participantes: Ana Maria Maia (PE-SP), Beatriz Lemos (RJ),Clarissa Diniz (PE-RJ), Cristiana Tejo (PE), Felipe Scovino (RJ), Fernanda Albuquerque (RS), Julia Rebouças (SE-MG), Kamilla Nunes (SC), Luisa Duarte (RJ), Luiza Proença (SP), Marisa Flórido Cesar (RJ), Renan Araújo (SP), Thereza Farkas (SP); idealizado por Cristiana Tejo (PE)
22 e 23 de maio de 2013, quarta e quinta-feira, 9h30 às 18h - inscrições gratuitas entre 8 e 15/5
Espaço Fonte
Av. Dantas Barreto 324 / 4o andar, ed. Pernambuco, Recife
Inscrições pelo pensamento.emergente@gmail.com
APRESENTAÇÃO
Nos dias 22 e 23 de maio acontece no Recife a segunda edição do Seminário Panorama do Pensamento Emergente, iniciativa pioneira que busca refletir sobre o campo da curadoria de arte contemporânea no Brasil.
O evento (aberto ao público mediante inscrição prévia)reunirá dez curadores brasileiros que emergiram ou solidificaram suas carreiras no final dos anos 2000, traçando o perfil de uma jovem geração de profissionais atuantesno contexto da era digital. Entre os temas abordados nas discussões estão a formação do curador e as questões que movimentam os interesses curatoriais, além dosaspectos éticos e econômicos da curadorias.
Idealizado pela crítica de arte e curadora independente Cristiana Tejo, o Seminário Panorama do Pensamento Emergenteé um evento cíclico, acontecendono Recife a cada cinco anos. Em 2013, o time de convidados inclui Ana Maria Maia (PE-SP), Beatriz Lemos (RJ),Clarissa Diniz (PE-RJ), Felipe Scovino (RJ), Fernanda Albuquerque (RS), Julia Rebouças (SE-MG), Kamilla Nunes (SC), Luiza Proença (SP), Renan Araújo (SP) e Thereza Farkas (SP). A eles se junta, diariamente, um crítico ou curador de trajetória consolidada, em debates mediados pelas críticas de arte e curadoras Cristiana Tejo, Luisa Duarte e Mariza Florido.
CONTEXTO E RELEVÂNCIA
A solidificação da indústria cultural vem disparando transformações aceleradasno segmento de artes visuais. Uma rearticulação de papéis dos agentes da cadeia produtiva, assim como a emergência de novas necessidades institucionais e a descentralização do circuito de arte são algumas das consequências evidentes desse processo.
A importância que a curadoria ganhou nas últimas décadas e as modificações no status e no campo de atuação do crítico são sintomas desta nova configuração “O curador responde hoje a uma mudança maior que é a da intensa globalização do mercado de arte. No Brasil, a curadoria já é profissão: todo projeto tem curador, e a universidade ensina curadoria. Com isso, as pessoas entram cada vez mais jovens no mercado.Há quem comece com 18 anos, e a ascensão é rápida, levando a funções relacionadas a poder e tomada de decisões em pouco tempo de carreira”, comenta Cristiana Tejo.
É neste contexto que o Seminário Panorama do Pensamento Emergente se propõe a debater o papel da curadoria no cenário mutante das artes visuais. A primeira edição da iniciativa (realizada entre outubro de 2007 e março de 2008) possibilitou workshops reunindo curadores brasileiros e estrangeiros, e fomentou debates sobre as estratégias adotadas por profissionais atuantes nos mercados brasileiro e internacional. A ação fomentou uma grande troca de experiência entre gerações de curadores de diversas regiões do país, e gerou ainda a publicação de um livro sobre o tema (editora Zouk, 2011).
A escolha do Recife como cidade a sediar o seminário também é baseada em razões especiais. Há mais de uma década, Pernambuco forma curadores de destaque no cenário crítico nacional, a exemplo de Moacir dos Anjos, Cristiana Tejo, Júlia Rebouças, Ana Maria Maia e Clarissa Diniz. Entretanto, o desmanche de projetos e de instituições locais que colaboravam para o cultivo de talentos no campo da Arte Contemporânea (comoa extinção do SPA das Artes e o crescente desinvestimento no MAMAM, entre outros) tem posto em risco esta vocação. Dos dez participantes da edição 2013, três têm conexão direta com Pernambuco. Ana Maria Maia e Clarissa Diniz são oriundas do Recife. Júlia Rebouças é de Aracaju, mas estudou na UFPE.
O II Seminário Panorama do Pensamento Emergente será realizado através do prêmio do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9ª Edição, do Ministério da Cultura.
INSCRIÇÕES
O seminário será realizado no Espaço Fonte (avenida Dantas Barreto, 324, ed. Pernambuco, 4o andar) durantes os dias 22 e 23 de maio de 2013, conforme programação abaixo.A participação é aberta a agentes culturais, artistas, professores de arte,jornalistas, estudantes e interessados em geral. Para se inscrever, é preciso enviar email para pensamento.emergente@gmail.comno período de 8/5 a 15/5. Há cem vagas disponíveis.
PROGRAMAÇÃO
22/5 – PRIMEIRO DIA
9h30 - 13h - Apresentações de Ana Maria Maia, Beatriz Lemos e Clarissa Diniz
13h - 14h30 - Almoço
14h30 - 18h - Apresentações de Felipe Scovino, Fernanda Albuquerque e Júlia Rebouças
23/5 – SEGUNDO DIA
9h30 - 13h - Apresentações de Kamilla Nunes, Luiza Proença e Renan Araújo
13h - 14h30 - Almoço
14h30 - 15h30 - Apresentação de Thereza Farkas
15h30 - 18h - Debate com os participantes
17h – Lançamento dos livros Salto no escuro – curadoria de arte como experimento, de Cristiana Tejo, Conversa com curadores e críticos de arte, organização Renato Rezende e Guilherme Bueno e A Nuvem, antologia de textos de referência para a curadoria da 9a Bienal do Mercosul.