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janeiro 11, 2019

Workshop gratuito com Tiago Sant'Ana na Simone Cadinelli Arte Contemporânea, Rio de Janeiro

A galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea promove workshop do artista visual Tiago Sant’Ana: “A Performance Negra nas Artes Visuais do Brasil”, com o objetivo de debater a linguagem da performance e seus intercâmbios estéticos com as poéticas negras.

14 e 15 de janeiro de 2019, das 15h às 18h

Simone Cadinelli Arte Contemporânea
Rua Aníbal de Mendonça, 171, Ipanema, Rio de Janeiro
Gratuito - Vagas limitadas. Inscrições pelo telefone 21-3496-6821

O conteúdo programático envolve um panorama sobre a história da arte da performance, discussão dos conceitos de arte afro-brasileira e arte negra e dos cruzamentos conceituais entre performance e a questão da negritude no Brasil. Na ocasião também será apresentado um repertório histórico de artistas da performance negra nas artes visuais do Brasil, com ênfase nos desafios e nas potências de produzir arte negra na contemporaneidade. Este workshop se destina a artistas visuais, ativistas, pessoas pesquisadoras do campo das artes e demais interessadas.

Tiago Sant’Ana (Santo Antônio de Jesus, 1990) é artista da performance, doutorando em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas em performance e seus possíveis desdobramentos desde 2009. Seus trabalhos como artista imergem nas tensões e representações das identidades afro-brasileiras – tendo influência das perspectivas decoloniais. Foi um dos artistas indicados ao Prêmio PIPA 2018. Realizou recentemente a exposição solo “Casa de purgar” (2018), no Museu de Arte da Bahia e no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Participou de festivais e exposições nacionais e internacionais como “Histórias Afro-atlânticas” (2018), no MASP e no Instituto Tomie Ohtake, “Axé Bahia: The power of art in an afro-brazilian metropolis” (2017-2018), no Fowler Museum at UCLA, “Negros indícios” (2017), na Caixa Cultural São Paulo, “Reply All” (2016), na Grosvenor Gallery, e “Orixás” (2016), na Casa França-Brasil. Foi professor substituto do Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia entre 2016 e 2017.

Publicado por Patricia Canetti às 5:35 PM


janeiro 6, 2019

Chamada para colaborações: Arte&Ensaios 37 e 38

Convidamos a todxs interessadxs, sejam elxs pesquisadores, artistas, artistas-pesquisadores a enviar artigos, resenhas, ensaios visuais e traduções de textos que versem acerca das relações entre arte e lutas minoritárias, particularmente aos processos instituídos de racialização das práticas artísticas no Brasil contemporâneo. Entendemos que urge dedicar dois números às artes visuais realizadas por negrxs e indígenas entre nós. O primeiro dos números chamamos de NEGRXS-ÍNDIXS (37), o segundo (38) denominamos de ÍNDIXS-NEGRXS. Tratar-se-á de acolher e dar visibilidade a produções sobre a arte e imagens da negritude, sobre os povos originários ameríndios e suas práticas artísticas entre nós, brasileirxs. As relações políticas (e biopolíticas) de exclusão do sistema de arte de negrxs e índixs. Mais que isso, as potências disruptivas e de contrapoder que, justamente, essas práticas artísticas minoritárias engendram.

Envio até 30 de janeiro de 2019

DIRETRIZES PARA AUTORES

1. As contribuições devem ser enviadas em português;

2. No cabeçalho deve ser indicado título sem qualquer menção à autoria, haja vista a avaliação cega por pares;

3. Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) devem ser preenchidas no campo “autoria/metadados” do sistema OJS e não devem ultrapassar o limite de 55 palavras.

PARA ARTIGOS

- texto em Word ou OpenOffice, Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, com até 27.000 (vinte e sete mil) caracteres com espaços; sem indentar parágrafo, que deve ser indicado por linha em branco;

- título com a respectiva versão em inglês;

- resumo com a respectiva versão em inglês (abstract), de no máximo 55 palavras, que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto;

- conjunto de 4 palavras-chave, que identifique o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em inglês (keywords).

- subtítulos não devem ser numerados;

- citações, até duas linhas, no corpo do texto entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, em itálico, sem aspas;

- títulos de livros, periódicos, telas, esculturas, filmes e vídeos em itálico sem aspas;

- títulos de poemas e músicas sem itálico;

- palavras em idiomas estrangeiros em itálico (sem aspas, a menos que seja citação), à exceção do jargão da arte;

- os séculos devem ser mencionados em algarismos arábicos;

- notas no final do texto, numeradas em algarismos arábicos; nas notas devem ser incluídas as referências bibliográficas usando apenas sobrenome do autor (só a inicial maiúscula), ano da obra e página;

- bibliografia: sobrenome do autor (todas as letras maiúsculas), nome. Título da obra (se livro ou tese, em itálico; se artigo ou capítulo, sem itálico e seguido de in e da referência nos moldes de livro). Cidade em que foi publicado (ou defendida, no caso de tese): editora (ou universidade, no caso de tese), ano. (Caso as notas incluam toda a bibliografia a ser citada, fazer a referência completa de cada obra na primeira citação e dispensar o item bibliografia);

- ilustrações, com legendas a cargo do autor: -- no mínimo três (uma vertical para apresentação do texto) e no máximo cinco. Devem ser entregues em arquivo digital (jpeg ou tiff) no tamanho mínimo de 150 dpi, lembrando que a plataforma OJS aceita arquivos de até no máximo 2MB;

- legendas devem vir completas tanto como nome dos arquivos de imagem quanto no documento de Word. Delas devem constar para cada imagem: autor, título, técnica, dimensões, fonte e autoria. Caso haja dados desconhecidos, fazer uso de s.d., respeitando a ordem da legenda tal como indicada aqui.

PARA RESENHAS

As resenhas -- cujo critério principal é atualidade do tema (no máximo 3 anos para publicações e 2 para exposições) -- devem atender aos seguintes requisitos:

- texto de no máximo 5500 caracteres com espaços; sem indentar parágrafos, que devem ser indicados por linha em branco;

- dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora e ano) ou da exposição/obra (título, local, cidade e datas de inauguração e término);

- citações de até duas linhas, no corpo do texto, em fonte normal e entre aspas; com mais de duas linhas, recuadas, em itálico, sem aspas.

PARA ENSAIOS VISUAIS

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na revista Arte & Ensaios. Podem ser enviados ensaios fotográficos, gráficos e registros de processos artísticos. Devem compreender no mínimo 2 páginas e no máximo 8, com formatação a cargo do autor, respeitando as especificações da revista.

As imagens devem contar com resolução mínima de 150 dpi, salvas em um único pdf, já diagramado para a revista.

Lembramos que a plataforma OJS aceita arquivos de até no máximo 2MB

DETALHAMENTO SOBRE FORMATAÇÃO DE IMAGENS

1. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;

2. Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;

3. Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão;

4. As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:

Fig. (número em ordem crescente). Autor, Títuloem itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver).

5. As imagens devem estar em jpeg ou tiff e ter 150 dpi, lembrando que a plataforma OJS aceita arquivos de até no máximo 2MB;

6. Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Caso seja produzida a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale);

7. Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acima, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma OJS.

PARA TRADUÇÕES

Aceitam-se traduções de textos de artistas ou teóricos que não tenham sido publicados em português e que sejam relevantes para a discussão crítica em torno das artes. As contribuições devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. No mais, devem seguir as normas de apresentação dos artigos.

Todas as traduções submetidas à Arte & Ensaios serão avaliadas pelos editores e, caso aprovadas, passarão por revisão técnica indicada pela comissão editorial da Arte & Ensaios.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. As propostas deverão ser originais e inéditas e o colaborador deverá garantir o direito de exclusividade à Arte & Ensaios até o recebimento do parecer do Conselho editorial;

2. Não serão aceitos artigos, resenhas e ensaios visuais com mais de um autor;

3. O conteúdo das submissões é de responsabilidade exclusiva dos autores;

4. É responsabilidade exclusiva dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em suas colaborações materiais protegidos por lei de Direitos Autorais;

5. O autor se compromete a atender às demandas da comissão editorial relativamente ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir os prazos informados pela mesma;

6. Todos os textos serão submetidos à revisão ortográfica, gramatical e estilística. A comissão editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do revisor sem justificação razoável;

7. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista;

8. Só serão avaliadas as contribuições que estejam em concordância com o perfil e formato definidos pela linha editorial da revista Arte & Ensaios;

9. As especificações técnicas para apresentação de texto e imagem devem ser criteriosamente cumpridas pelo autor, sob pena de exclusão;

10. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC;

11. Após a publicação dos artigos e ensaios visuais, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto;

12. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Ver diretrizes completas aqui.

ISSN: 2448-3338

Fonte: chamada Arte & Ensaios n. 37 e 38 NEGRXS-ÍNDXS/ÍNDXS-NEGRXS

Publicado por Patricia Canetti às 11:20 AM


dezembro 10, 2018

II Colóquio Internacional – Escrita, Som, Imagem na UFMG - Submissão de trabalhos

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promoverá o II Colóquio Internacional – Escrita, Som, Imagem, de 21 a 25 de maio de 2019. As propostas de comunicação, individuais ou coordenadas, poderão ser feitas através da submissão de resumos por endereço eletrônico.

Envio até 20 de janeiro de 2019

Estão abertas as inscrições para propostas de comunicações de trabalhos de pesquisa individuais ou em sessões coordenadas, tratando de temas relacionados aos seguintes eixos temáticos:

- Palavras, imagens e sons através do tempo
- História, teoria, criação e crítica
- Intermidialidade e Estudos Culturais
- Processos intermidiáticos: transposição, combinação e referência
- Escrita, som, imagem: perspectivas conceituais
- Memória, escrita, som e imagem
- Tecnologias digitais nas artes e nas mídias
- Literatura e outras artes
- Artes Visuais e outras artes
- Música e outras artes

As normas para elaboração dos resumos, assim como as informações sobre o evento, poderão ser obtidas neste link.

Publicado por Patricia Canetti às 12:15 PM


dezembro 2, 2018

Arte no Cinema - programação de dezembro na Roberto Marinho, Rio de Janeiro

Arte no Cinema - Sessão Philos
Programação de dezembro

Sempre aos SÁBADOS

01/12, às 16h30: O Grupo de Picasso
Duração: 51 min | Ano: 2015 | Diretor: Amélie Harrault, Pauline Gaillard e Valerie Loiseleux
Picasso responde a Matisse com a pintura “Les Demoiselles d'Avignon”. A tela provoca um escândalo e evidência à estética do cubismo.

15/12, às 16h30: Velázquez, a Pintura Toma o Poder
Duração: 55 min | Ano: 2015 | Diretor: Thibaut Sève
“As meninas” é a obra mais emblemática de Velázquez e seu único autorretrato. Colocar um pintor ao lado de uma família real é um ato ousado no século XVII e revela um pouco de sua face ambiciosa.

22/12, às 16h30: O Código de Salvador Dalí
Duração: 53 min | Ano: 2016 | Diretor: David Fernández
Há quase 30 anos, o historiador espanhol Tomeo L’Amo se deparou com um quadro de um artista desconhecido em uma loja de antiguidades. Imediatamente L’Amo reconheceu os traços de Salvador Dalí. Foi então que começou uma longa jornada de investigações com especialistas do mundo todo. Mas foi somente em um encontro em Paris que conseguiu a prova que mudou sua vida.

29/12, às 16h30: A Liberdade de Niki de Saint Phalle
Duração: 55 min | Ano: 2015 | Diretor: Yoan Zerbit
Niki de Saint Phalle foi uma pintora escultora e cineasta francesa. No imaginário coletivo, seu nome é rapidamente associado às esculturas "Les Nanas", que caracterizam a feminilidade.

Sempre aos DOMINGOS

Arte Brasileira: documentários sobre artistas brasileiros contemporâneos

02/12, às 16h30: Beatriz Milhazes
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
A artista Beatriz Milhazes apresenta suas inspirações e o processo de composição de seus quadros. Visitar museus, caminhar em jardins, mercados e feiras livres são alguns dos lugares que frequenta em suas viagens pelo mundo.

09/12, às 16h30: Ernesto Neto
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
Ernesto Neto é um artista multimídia. Sua produção artística transita entre esculturas e instalações, sendo mais conhecido por suas obras maleáveis que se utilizam da gravidade e também ativam os sentidos do público.

16/12, às 16h30: Renata Lucas
Renata Lucas cria intervenções urbanas e instalações que dialogam com a arquitetura. A artista evidencia em suas obras as diversas camadas de um “lugar”, como o acolhimento, o institucional, a geografia, a política e a afetividade.

23/12, às 16h30: Luiz Zerbini
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
Conhecido internacionalmente por suas telas que retratam paisagens exuberantes e multicoloridas. Luiz Zerbini trabalha também com abstrações, se expressando artisticamente em outros meios como a escultura, instalações e música.

30/12, às 16h30: Adriana Varejão
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
A artista carioca Adriana Varejão é conhecida por suas obras que fazem referência à história e ao corpo humano, além de trabalhos que exploram a tela de maneiras não usuais.

SERVIÇO

Instituto Casa Roberto Marinho
Rua Cosme Velho 1105, Rio de Janeiro, RJ
21-3298-9449
Terça a domingo, das 12h às 18h

Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia entrada). Às quartas-feiras, a entrada é franca. Aos domingos, “ingresso família” a R$ 10 para grupos de quatro pessoas. A CRM respeita todas as gratuidades previstas por lei.

Não há cobrança adicional de ingresso no cinema da CRM.

Estacionamento gratuito para visitantes, em frente ao local, com capacidade para 30 carros.

A Casa Roberto Marinho é acessível a portadores de deficiências físicas

Publicado por Patricia Canetti às 12:51 PM


novembro 25, 2018

Concurso público para professor de Teoria e História da Arte - UFMG

Concurso para Professor Adjunto A (Nível 1) do Departamento de Artes Plásticas (Dedicação Exclusiva), em Teoria e História da Arte, para Historiador da Arte e artista visual com atuação e publicações na área do concurso.

Inscrições pessoalmente, por procuração ou via postal até 28 de novembro de 2018

Secretaria Geral da Escola de Belas Artes
Avenida Antônio Carlos 6627, Campus Pampulha I, Belo Horizonte, MG, 31270-901
31-3409-5263
Mais informações no link

ÁREA DE CONHECIMENTO: Teoria e História da Arte

VAGA: 1 (uma)

CLASSE DE MAGISTÉRIO e REGIME DE TRABALHO
Classe A com denominação de Professor Adjunto A nível 1 - Regime de Trabalho – Dedicação Exclusiva

NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Doutorado em Artes ou História da Arte ou áreas afins

PERFIL DO CANDIDATO
Historiador da Arte e artista visual com atuação e publicações na área do concurso

PROVAS
- prova escrita
- arguição de memorial
- prova de títulos

EDITAL: Edital nº 564, de 25 de outubro de 2018, publicado no Diário Oficial da União do dia 29 de outubro de 2018, Seção 3, páginas 69 a 71..

Publicado por Patricia Canetti às 1:55 PM