Página inicial

Cursos e Seminários

 


dezembro 2018
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

dezembro 10, 2018

II Colóquio Internacional – Escrita, Som, Imagem na UFMG - Submissão de trabalhos

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promoverá o II Colóquio Internacional – Escrita, Som, Imagem, de 21 a 25 de maio de 2019. As propostas de comunicação, individuais ou coordenadas, poderão ser feitas através da submissão de resumos por endereço eletrônico.

Envio até 20 de janeiro de 2019

Estão abertas as inscrições para propostas de comunicações de trabalhos de pesquisa individuais ou em sessões coordenadas, tratando de temas relacionados aos seguintes eixos temáticos:

- Palavras, imagens e sons através do tempo
- História, teoria, criação e crítica
- Intermidialidade e Estudos Culturais
- Processos intermidiáticos: transposição, combinação e referência
- Escrita, som, imagem: perspectivas conceituais
- Memória, escrita, som e imagem
- Tecnologias digitais nas artes e nas mídias
- Literatura e outras artes
- Artes Visuais e outras artes
- Música e outras artes

As normas para elaboração dos resumos, assim como as informações sobre o evento, poderão ser obtidas neste link.

Publicado por Patricia Canetti às 12:15 PM


dezembro 2, 2018

Arte no Cinema - programação de dezembro na Roberto Marinho, Rio de Janeiro

Arte no Cinema - Sessão Philos
Programação de dezembro

Sempre aos SÁBADOS

01/12, às 16h30: O Grupo de Picasso
Duração: 51 min | Ano: 2015 | Diretor: Amélie Harrault, Pauline Gaillard e Valerie Loiseleux
Picasso responde a Matisse com a pintura “Les Demoiselles d'Avignon”. A tela provoca um escândalo e evidência à estética do cubismo.

15/12, às 16h30: Velázquez, a Pintura Toma o Poder
Duração: 55 min | Ano: 2015 | Diretor: Thibaut Sève
“As meninas” é a obra mais emblemática de Velázquez e seu único autorretrato. Colocar um pintor ao lado de uma família real é um ato ousado no século XVII e revela um pouco de sua face ambiciosa.

22/12, às 16h30: O Código de Salvador Dalí
Duração: 53 min | Ano: 2016 | Diretor: David Fernández
Há quase 30 anos, o historiador espanhol Tomeo L’Amo se deparou com um quadro de um artista desconhecido em uma loja de antiguidades. Imediatamente L’Amo reconheceu os traços de Salvador Dalí. Foi então que começou uma longa jornada de investigações com especialistas do mundo todo. Mas foi somente em um encontro em Paris que conseguiu a prova que mudou sua vida.

29/12, às 16h30: A Liberdade de Niki de Saint Phalle
Duração: 55 min | Ano: 2015 | Diretor: Yoan Zerbit
Niki de Saint Phalle foi uma pintora escultora e cineasta francesa. No imaginário coletivo, seu nome é rapidamente associado às esculturas "Les Nanas", que caracterizam a feminilidade.

Sempre aos DOMINGOS

Arte Brasileira: documentários sobre artistas brasileiros contemporâneos

02/12, às 16h30: Beatriz Milhazes
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
A artista Beatriz Milhazes apresenta suas inspirações e o processo de composição de seus quadros. Visitar museus, caminhar em jardins, mercados e feiras livres são alguns dos lugares que frequenta em suas viagens pelo mundo.

09/12, às 16h30: Ernesto Neto
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
Ernesto Neto é um artista multimídia. Sua produção artística transita entre esculturas e instalações, sendo mais conhecido por suas obras maleáveis que se utilizam da gravidade e também ativam os sentidos do público.

16/12, às 16h30: Renata Lucas
Renata Lucas cria intervenções urbanas e instalações que dialogam com a arquitetura. A artista evidencia em suas obras as diversas camadas de um “lugar”, como o acolhimento, o institucional, a geografia, a política e a afetividade.

23/12, às 16h30: Luiz Zerbini
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
Conhecido internacionalmente por suas telas que retratam paisagens exuberantes e multicoloridas. Luiz Zerbini trabalha também com abstrações, se expressando artisticamente em outros meios como a escultura, instalações e música.

30/12, às 16h30: Adriana Varejão
Duração: 21 min | Ano: 2014 | Diretor: Alberto Renault
A artista carioca Adriana Varejão é conhecida por suas obras que fazem referência à história e ao corpo humano, além de trabalhos que exploram a tela de maneiras não usuais.

SERVIÇO

Instituto Casa Roberto Marinho
Rua Cosme Velho 1105, Rio de Janeiro, RJ
21-3298-9449
Terça a domingo, das 12h às 18h

Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia entrada). Às quartas-feiras, a entrada é franca. Aos domingos, “ingresso família” a R$ 10 para grupos de quatro pessoas. A CRM respeita todas as gratuidades previstas por lei.

Não há cobrança adicional de ingresso no cinema da CRM.

Estacionamento gratuito para visitantes, em frente ao local, com capacidade para 30 carros.

A Casa Roberto Marinho é acessível a portadores de deficiências físicas

Publicado por Patricia Canetti às 12:51 PM


novembro 25, 2018

Concurso público para professor de Teoria e História da Arte - UFMG

Concurso para Professor Adjunto A (Nível 1) do Departamento de Artes Plásticas (Dedicação Exclusiva), em Teoria e História da Arte, para Historiador da Arte e artista visual com atuação e publicações na área do concurso.

Inscrições pessoalmente, por procuração ou via postal até 28 de novembro de 2018

Secretaria Geral da Escola de Belas Artes
Avenida Antônio Carlos 6627, Campus Pampulha I, Belo Horizonte, MG, 31270-901
31-3409-5263
Mais informações no link

ÁREA DE CONHECIMENTO: Teoria e História da Arte

VAGA: 1 (uma)

CLASSE DE MAGISTÉRIO e REGIME DE TRABALHO
Classe A com denominação de Professor Adjunto A nível 1 - Regime de Trabalho – Dedicação Exclusiva

NÍVEL DE ESCOLARIDADE
Doutorado em Artes ou História da Arte ou áreas afins

PERFIL DO CANDIDATO
Historiador da Arte e artista visual com atuação e publicações na área do concurso

PROVAS
- prova escrita
- arguição de memorial
- prova de títulos

EDITAL: Edital nº 564, de 25 de outubro de 2018, publicado no Diário Oficial da União do dia 29 de outubro de 2018, Seção 3, páginas 69 a 71..

Publicado por Patricia Canetti às 1:55 PM


O Artista como Ensaísta - Escritos de Artistas com Patrícia Mourão no CPF do Sesc, São Paulo

O curso realiza um percurso não sistemático pela produção artística desde os 1960 até o século XXI a partir da leitura de textos ou manifestos de artistas e cineastas.

27 de novembro a 13 de dezembro de 2018, terças e quintas, das 19h às 21h30

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto 285, 4º andar, São Paulo, SP
11-3254-5600
Segunda a sexta, das 10h às 22h; sábados, das 9h30 às 18h30

Apesar da desconfiança que os textos de artistas suscitaram no campo da crítica e da história da arte, segundo Mourão eles desempenharam um papel central na produção artística contemporânea. Coube muitas vezes aos próprios artistas criar o vocabulário crítico para sua recepção e as condições culturais e políticas para sua prática.

Para além disso, em vários casos, os textos integraram o processo e a poética dos artistas, transformando-se, eles próprios, em campos de ação e experimentação. Ao longo dos encontros, Mourão apresenta leituras de textos que existem e sobrevivem como objetos autônomos.

A ideia é apresenta-los não como uma ferramenta interpretativa para as obras, mas como parte delas e em diálogo com o restante da produção de cada artista, abordando textos que atuaram e atuam mais diretamente no front crítico, inserindo-se em uma discussão mais alargada sobre cultura visual.

Patrícia Mourão é doutora em Cinema pela USP e pós doutoranda em Artes Visuais pela mesma universidade. Atua como programadora de cinema organizando mostras no Brasil e em outros países. É a curadora convidada do seminário Docs Kingdom 2018, em Portugal, e colaboradora do site da Zum.

PROGRAMA

27/11 - "O cinema [e a arte do nosso tempo], como a América, não foi descoberto".
Leitura e discussão de textos de Allan Kaprow (O legado de Jackson Pollock, 1958); Claes Oldenburg (Sou a favor de uma arte..., 1961), Jonas Mekas (Primeira declaração do grupo do novo cinema americano, 1961) e Stan Brakhage (Metáforas da Visão, 1963). Aborda as reivindicações dos artistas por uma nova arte, mais próxima da vida.

29/11 - O caso brasileiro - a fome, a precariedade, o lazer.
Leitura e discussão de textos de Hélio Oiticica (Esquema geral da nova objetividade, 1967; Crelazer, 1969; Cosmococa), Artur Barrio (Manifesto, 1970) e Glauber Rocha (Estética da Fome, 1965; Eztetyka do Sonho, 1971). Aborda a demanda de artistas por uma estética própria não submissa aos ditames e modos da produção internacional.

4/12 - Saindo do museu.
Leitura e discussão de textos de Robert Smithson (A Tour of the Monuments of Pasaic, New Jersey, 1966; A cinematic Atopia, 1971) e Dan Graham (Homes of America, 1966; The City as Museum, 1971). Aborda a relação dos artistas com a linguagem e os esforços para expandir e repensar a história da arte a partir de uma nova perspectiva.

6/12 - Pensando e corrompendo o museu.
Leitura e discussão de textos de Hito Steyerl (In defense of the poor image; Is the Museum a Factory?); Andrea Fraser (An Artists Statement, 1992; In and Out of Place, 1991). O circuito e lugares das imagens pensados a partir das dinâmicas do capital.

11/12 - Descolonizando o pensamento.
Leitura e discussão do Manifesto Afrofuturista e de textos de Rashen Araeen (Why Third Text?), Anjalika Sagar e Kodwo Eshun (The Militant Image: A Ciné-Geography, 2011). Práticas de reinvenção da cultura artística a partir de perspectivas não eurocêntricas ou ocidentais.

13/12 - Projeções de futuros do passado.
Anton Vidokle (Art Without Death) e Pedro Neves Marques (Look above, The Sky is Falling: Humanity Before and After the End of the World, 2015; How Many Natures can Nature Nurture", 2016). Face a distopia, aborda práticas de intervenções críticas ligadas a imaginação da ficção científica.

Publicado por Patricia Canetti às 1:46 PM


novembro 21, 2018

FVCB promove palestras Apropriação em Artes na UFRGS, Porto Alegre

A Fundação Vera Chaves Barcellos promove o terceiro encontro do "Ciclo de Palestras - Apropriação em Artes", atividade paralela à exposição Apropriações, Variações e Neopalimpsestos. O objetivo do ciclo é abordar o conceito de apropriação aplicado em distintas áreas de atuação cultural e ao todo serão três encontros. Entrada gratuita e será fornecido certificado aos participantes.

21 de novembro de 2018, quarta-feira, das 14h30 às 17h

UFRGS - Salão de festas da Reitoria
Rua Paulo Gama 110, Porto Alegre, RS
Realização: Fundação Vera Chaves Barcellos
Apoio: Difusão Cultural - UFRGS

PROGRAMAÇÃO

Imagens apropriadas: contaminações em Arte e Literatura com Joana Bosak (UFRGS)

Objetos em estado de exposicao: apropriações, montagem e historias (negras) da arte, com Igor Simões (UERGS)

SOBRE OS PALESTRANTES

Joana Bosak (UFRGS): Professora adjunta de Teorias, Crítica e Historiografia da Arte, no Bacharelado em História da Arte, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada e bacharela em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996-97), mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutora em Estudos de Literatura - Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS com tema transversal em história do Rio da Prata, literatura e indumentária tradicional (2011-2013), sob orientação de Cesar Guazzelli. Foi professora visitante na Università CaFoscari (Veneza), em 2016. Desenvolve, também, uma consulta pedagógica no projeto Fronteiras Educação, junto a alunos da rede pública de ensino básico desde 2010.

Igor Simões (UERGS): Doutorando em Artes Visuais - Historia Teoria e Critica da Arte pela UFRGS; mestre em Educação pela UFPel; graduado em Artes Visuais - Licenciatura pela UFPel. Atua como professor assistente na Uergs. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em educação artística, teatro, preservação de bens culturais, além de investigar as articulações entre escritas da história contemporânea da arte, montagem e exposição.

A Exposição Apropriações, Variações e Neopalimpsestos fica em cartaz na Sala dos Pomares, na FVCB, em Viamão, até o dia 15 de dezembro.

Publicado por Patricia Canetti às 10:13 AM