|
fevereiro 23, 2010
Espaço do Olhar 2010 no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
Com Adriane Gallinari, Chales Watson, Claudio Vasques, Débora Bolsoni e Wagner Malta Tavares, Deborah Paiva, Dudi Maia Rosa, Edith Derdyk, Flávia Ribeiro, Guga Szabzon e Helenira Paulino, Inaê Coutinho, Jailton Moreira, Márcia Xavier, Marina Saleme, Pablo Villar, Paulo Pasta, Rafael Campos Rocha, Raimo Benedetti
3 de março a 23 de agosto de 2010
de R$150 a R$ 600,00
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900 / matrículas: 11-2245-1937 ou instituto@institutotomieohtake.org.br
www.institutotomieohtake.org.br
Terça a domingo, 11-20h
Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.
O objetivo principal do Espaço do Olhar é formar o público leigo e atender aquele já especializado em arte, além de oferecer cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.
Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos, workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes visuais do Instituto Tomie Ohtake para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores da arte e da cultura em geral.
Oficina: O Processo Criativo - pensamento criativo e conceitualização - módulo I
ministrante: Chales Watson
Público-alvo: artistas, designers, arquitetos, publicitários e interessados
em processos de geração de novas idéias.
Duração: 16 horas (quatro dias)
18 a 21 de março de maço de 2010
Horário: quinta e sexta-feira; das 19-23h; sábado e domingo das 10-15h (uma hora de intervalo)
Vagas: 60
Valor: R$ 350,00
O Workshop de palestras completo de O Processo Criativo consiste em três módulos complementares, porém autônomos. Cada módulo contém uma série de palestras provocativas ministradas em regime intensivo ao longo de 4 dias consecutivos. Os módulos podem ser administrados separadamente ao longo de um ano, completando um total de 48 horas e assim cobrindo a maioria dos aspectos deste vasto assunto.
Amplamente ilustrado com textos, vídeos e exercícios, as palestras demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. E, que, entendendo os mecanismos que podem limitar a criatividade, podemos desenvolver melhores estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
Aspectos da Arte Contemporânea
ministrante: Rafael Campos Rocha
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
8 de março a 21 de junho de 2010
Horário: segundas-feiras; das 19h30-21h30
Valor: R$ 200,00/mês
O curso Aspectos da Arte Contemporânea procura descrever o panorama da arte contemporânea por meio de seus temas mais pungentes e seus principais representantes ao invés de traçar uma linha cronológica rígida de relações causais.
Acreditamos ser essa forma aberta e indeterminada a mais adequada para tratar de um assunto que terminou o século passado abarcado pelos lemas da Multiplicidade, da Pós-História e da Diferença, em detrimento das narrativas tradicionais da arte, baseadas na legitimação histórica, no etnocentrismo e na Estética.
Relações entre arte e lugar
ministrante: Jailton Moreira
Público-alvo: público em geral
Duração: 12 aulas
15 e 29 de março; 12 e 26 de abril; 10 e 24 de maio; 7 e 21 de junho; 12 e 26 de julho; 9 e 23 de agosto
Horário: segundas-feiras; das 19-21h (a cada 15 dias)
Valor: 4 parcelas de R$ 200,00
O curso Relações entre Arte e Lugar constitui-se de um conjunto de doze aulas. Nos encontros são apresentados vídeos especialmente editados sobre elementos da arquitetura como, por exemplo: a janela, a porta, a coluna, tetos e cúpulas, etc.
Abordando separadamente cada um desses elementos, cada palestra estabelece conexões sobre os procedimentos que diversos movimentos da história da arte, artistas, culturas antigas e o cinema trabalharam esses temas.
À medida que não se isola o fenômeno artístico de outras manifestações culturais o curso incorpora informações de diversas áreas do conhecimento. Isto cria aulas onde o debate é enriquecido por alunos das mais diferentes procedências, sem a necessidade de um interesse específico em arte. As maneiras de responder a determinadas condições de situações e lugares também demonstra uma ação artística permeável a contextos específicos. Para artistas, teóricos e estudantes da área as conexões inusitadas de linguagens conhecidas com um amplo arquivo de imagens, desperta o pensamento associativo e criativo.
Gravura em metal e outras modalidades
ministrante: Claudio Vasques
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte e interessados em geral
Duração: 3 dias
10, 11 e 12 de abril de 2010
Horário: 10-18h (uma hora de intervalo)
Vagas: 20
Valor: R$ 250,00
A finalidade deste workshop é mostrar algumas das possibilidades gráficas que a gravura em metal oferece, obter resultados práticos e despertar nos participantes o gosto pela experimentação.
Técnicas: ponta-seca, água-tinta, água-forte, carborundo e impressão natural. Os participantes farão suas próprias gravuras e cópias tendo a disposição materiais usados nas edições profissionais.
Fotografia: pensamento visual I
ministrante: Márcia Xavier
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
10 de março a 2 de junho de 2010
Horário: quartas-feiras; das 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 200,00/mês
A fotografia hoje pode ser usada como a escrita, cujo vocabulário são as imagens. Sendo assim, a foto não é o resultado do nosso trabalho, mas a matéria e o objeto deste curso. O propósito é desenvolver e estimular projetos individuais que usam a fotografia como linguagem. As aulas buscam promover a pesquisa das diversas maneiras de se usar a imagem, por meio de exercícios práticos - colagem/fotomontagem, auto-retrato, uso do computador e máquina de xérox -, textos e projeções. O objetivo é traçar um caminho para cada tipo de abordagem e discutir em grupo a evolução de cada aluno, fazendo com que desenvolvam um diálogo estreito com suas respectivas obras.
Fotografia: pensamento visual II
ministrante: Márcia Xavier
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
10 de março a 2 de junho de 2010
Horário: quintas-feiras; das 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 200,00/mês
Este curso propõe uma continuação do PENSAMENTO VISUAL I. A idéia é abordar a fotografia de uma maneira plástica, como linguagem artística. A diferença entre os dois cursos será a introdução de aulas teóricas, que tratem de temas atuais da arte contemporânea. Durante os exercícios ao longo das aulas práticas (ateliês), a evolução dos trabalhos no grupo será acompanhada, discutindo os processos.
Olhar fotográfico I
ministrante: Inaê Coutinho
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
10 de março a 30 de junho de 2010
Horário: quartas-feiras; das 10-13h ou das 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 200,00/mês
Introdução à fotografia, apresentando os equipamentos básicos e seus funcionamentos, além de habilitar os alunos a conhecer e se apropriar das diversas etapas do processo fotográfico, desde a captação até a ampliação da foto. Como estímulo à percepção visual da luz são apreciadas imagens significativas da história da fotografia. A fotografia é apresentada como linguagem expressiva inserida no contexto histórico, social e artístico contemporâneo. Além de aulas teóricas, são realizados exercícios práticos
individuais e em grupo. Equipamento necessário: câmera fotográfica, preferencialmente com ajustes manuais.
Tridimensionalidade contemporânea
ministrantes: Débora Bolsoni e Wagner Malta Tavares
Público-alvo: artistas em formação
Duração: 4 meses
9 de março a 22 de junho de 2010
Horário: terças-feiras; das 18-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 200,00/mês
Encontros semanais para análise e discussão de trabalhos e processos artísticos em desenvolvimento. A proposta é oferecer aos participantes a oportunidade de análise e questionamento amplo de sua produção e identificação de seus possíveis desdobramentos tomando como ponto de tensão a produção
de arte brasileira contemporânea. Destina-se a artistas em formação ou profissionais que procuram interlocução para exercer suas pesquisas em artes visuais, especialmente no campo da tridimensionalidade.
Curso de montagem
ministrante: Pablo Villar
Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral
Duração: 2 meses
11 de março a 29 de abril de 2010
quintas-feiras; das 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 200,00/mês
O curso proporciona conhecimentos práticos e teóricos sobre o trabalho de montagem de exposições de
Arte. Por meio de exemplos práticos e imagens, pretende colaborar na formação de novos montadores, ou
simplesmente orientar profissionais de outras áreas a solucionar assuntos ligados à montagem. Para isso, trata desde noções básicas de cuidados e manuseio, até o uso correto de ferramentas e outros recursos básicos.
Pintura e seu processo criativo
ministrante: Marina Saleme
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
3 de março a 2 de junho de 2010
Horário: quartas-feiras; das 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 200,00/mês
Explorar, entender e potencializar o processo criativo é o foco deste curso para os interessados em pintura
como linguagem e pensamento. No ateliê, serão dadas propostas a cada aula visando a elaboração e
execução de trabalhos aonde serão abordados os fundamentos da pintura como cor, contraste, espaço,
figura-fundo, figuração- abstração. A idéia é desenvolver as diferentes possibilidades de realização de um
trabalho pensando ao mesmo tempo as questões técnicas, como materiais, tintas e suporte e as questões
criativas, fazendo com que o aluno, através de uma proposta coletiva desenvolva seu projeto. Serão
também apresentados trabalhos de diversos artistas com diferentes poéticas, em forma de livros ou vídeos
para ilustrar e dialogar com as questões apresentadas nas aulas e proporcionando ao grupo um panorama
da pintura contemporânea e eventuais relações com o trabalho que o aluno pretenda realizar.
Aquarela
ministrante: Dudi Maia Rosa
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
4 de março a 24 de junho a 2010
Horário: quintas-feiras; das 18h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 200,00/mês
A aquarela pode ser considerada uma técnica que alia simplicidade de procedimento à complexidade formal. Estabelece um diálogo ágil com a pintura e com o desenho e permite discutir questões
importantes estabelecidas pela modernidade e que se desdobraram na contemporaneidade. A partir de exercícios introduzidos a cada aula, o curso pretende abordar questões como representação, estrutura,
experimentação, transparência, cromatismo, entre outras, e tomá-las como base para uma melhor compreensão do percurso individual do participante, bem como pensá-lo em relação à atualidade de nosso
contexto cultural.
Pintura – módulo I
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
8 de março a 21 de junho de 2010
Horário: segundas-feiras; das 18h30-21h30
Vagas: 15
Valor: R$ 200,00/mês
O foco é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e telas para pintura a óleo, a têmpera e acrílica. As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas telas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.
Pintura: prática e reflexão
ministrante: Paulo Pasta
Público-alvo: alunos selecionados por portfólio
Duração: 4 meses
10 de março a 30 de junho de 2010
Horário: quartas-feiras; das 19-22h
Vagas: 35
Valor: R$ 200,00/mês
A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias préconcebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver - e não o contrário - e a próxima pintura, ou a do futuro, nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.
Ateliê de Criação: Caminhos da Pintura
ministrante: Deborah Paiva
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
8 de março a 21 de junho de 2010
Horário: segundas-feiras; das 14-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 200,00/mês
Este curso é dirigido a iniciantes, interessados em desenvolver um trabalho de pintura e também a pessoas que já possuam experiência e desejem ter mais um momento de reflexão sobre o que fazem. Esta mescla de interessesajuda o grupo todo, pois para àqueles que estão no começo abre um leque de possibilidades e para quem já tem um caminho, ajuda a ver melhor suas conquistas. Nossas aulas contarão com alguns momentos de leitura de obras de artistas consagrados da arte moderno/contemporânea (PowerPoint) com a intenção de criarmos paralelos com o fazer artístico dos alunos. De modo prático e centrado no trabalho de cada aluno, vamos refletir sobre os princípios
que regem a pintura Contemporânea: conhecer novos artistas, novos suportes, novos processos de produção.
No final do semestre editaremos um livro com a participação de todos os alunos. Acredito que este é um meio
interessante de registrarmos a experiência vivida e do aluno analisar de outro modo, sua produção no semestre.
O Corpo da Linha
ministrante: Edith Derdyk
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
4 de março a 24 de junho 2010
Horário: quintas-feiras; das 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 200,00/mês
A proposta para este curso se baseia na apresentação de questões referentes ao potencial expressivo e construtivo da linha – elemento constitutivo do desenho -, aqui compreendida como agente perceptivo e potência geradora de sentido. Iremos focalizar a experiência da passagem da linha sobre o plano para a sua projeção e concreção no espaço. A partir da colocação de proposições inicialmente gráficas, amparadas por amplo material iconográfico que dinamizem a nossa compreensão relativa ao desenho inserido na produção contemporânea, cada participante irá pesquisar materiais e procedimentos que possam melhor responder tais propostas, seguidas de orientação individual e discussão coletiva dos resultados que estas questões irão propiciar para cada participante.
Serão abordadas questões como:
1. A gramática da linha: a linha e seus papéis;
2. A mão, o gesto, o instrumento, a matéria:
a linha como extensão do corpo;
3. A linha como força geradora nas diversas linguagens;
4. A linha e o fator temporal: duração, extensão, ritmo;
5. A linha e o fator espacial: tensão, forma, construção, direção;
6. A linha como agente perceptivo e conceitual;
7. O corpo da linha: suas matérias, seus imaginários, seus sentidos.
Curso de desenho
ministrante: Adriane Gallinari
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessados em geral
Duraç: 4 meses
8 de março a 21 de junho de 2010
Horário: segundas-feiras; das 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 200,00/mês
O curso pretende estabelecer uma investigação a partir do desenho de observação, despertando possibilidades onde o reconhecimento da imagem e percepção da forma se dará através de exercícios
práticos utilizando bico-de-pena, lápis, nanquim e guache. No decorrer do curso desenharemos um diário de imagens, finalizando com um caderno.
Estudos da imagem
ministrante: Flávia Ribeiro
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados nas questões relativas a construção da imagem
Duração: 4 meses
11 de março a 1 de julho de 2010
Horário: quintas-feiras; das 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 200,00/mês
Este curso tem como foco a construção da imagem e da visualidade. Durante o curso serão abordadas questões relativas ao olhar e suas potencialidades, através do desenho, da fotografia e vídeo. As aulas serão estruturadas a partir de:
• documentários e filmes: Cartier Bresson, Man Ray, William Kentridge, Christo, Win Wenders, Lars von Trier, Rebecca Horn, Calder e outros.
• leitura e análise de textos: Matisse, Baxhandall, Hans Belting, Certau, Flusser, Walter Benjamim, Bill Viola e outros.
• propostas práticas a serem realizadas durante as aulas e/ou durante a semana, e comentários sobre essa produção.
Vídeo Experimental
ministrante: Raimo Benedetti
Público-alvo: artistas, estudantes ou curiosos pelas matérias audiovisuais
Duração: 4 meses
8 de março a 21 de junho de 2010
Horário: segundas-feiras; das 19-22h
Vagas: 15
Valor: 200,00/mês
O curso Vídeo Experimental tem como objetivo investigar o universo videográfico criando um espaço para a reflexão e produção. O curso se baseará na análise de obras audiovisuais cuja a experimentação e inventividade sejam seus principais componentes. Buscando fomentar a colaboração entre pessoas, o processo de trabalho se baseará na intuição e plasticidade através da utilização de ferramentas low tech. O curso pode interessar tanto a iniciantes quanto a iniciados.
Laboratório de Arte II – Oficina de Artes pa ra Crianças
ministrantes: Guga Szabzon e Helenira Paulino
Público-alvo: crianças de 8 a 12 anos
Duração: 4 meses
9 de março a 22 de junho de 2010
Horário: terças-feiras; das 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 150,00/mês
O Laboratório de Arte terá como proposta um ateliê aberto, onde cada criança pode desenvolver seu percurso. Serão realizadas atividades com materiais inusitados, a partir dos questionamentos das crianças.Com o objetivo de acompanhar e intervir no processo de criação dos participantes, a cada semana serão criadas novas possibilidades para o desenvolvimento do trabalho, utilizando diferentes materiais. A oficina propõe a arte como campo de experimentação, estimulando o uso da percepção e da criatividade, em criações e trabalhos individuais e coletivos.