Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

dezembro 17, 2009

PIESP - Programa Independente da Escola São Paulo

Desenvolvimento de linguagem e projetos para artistas

direção: Adriano Pedrosa

com: Adriano Pedrosa (interlocutor-diretor), Ana Paula Cohen, Beatriz Milhazes, Carla Zaccagnini, Ernesto Neto, Julieta Gonzáles, Ivo Mesquita, Leda Catunda, Marcos Moraes, Rivane Neunschwander, Rodrigo Moura e Rosângela Rennó.


2 de março a 30 de novembro de 2010

3ªs feiras,19-22h - Seminários críticos
Duas 5ªs feiras por mês - 20-22h - Palestras
Encontros individuais serão agendados no decorrer do curso

Para se inscrever o aluno deverá ser selecionado mediante envio de portfólio para análise dos professores. Receberemos esse material até dia 11 de janeiro de 2010.

Matrícula de R$ 990
Mensalidade de R$ 990

BOLSAS DE ESTUDO

Estão abertas inscrições para as bolsas Galeria Luisa Strina, Fortes d´Aloia, TF e PV, que proporcionam um abatimento de 50% na anuidade do curso.
Para concorrer, efetue normalmente a inscrição do curso*, anexe uma carta de intenção e sinalize no envelope o nome do curso e o pedido de bolsa.

Para estrangeiros, saiba quais documentos para a emissão do visto clicando aqui

English Info

Español Info

Oferecido a partir de março de 2010, o curso com duração de 1 ano é voltado para o artista em inicio de carreira. Concebido e dirigido pelo curador Adriano Pedrosa (criador da Bolsa Pampulha, em Belo Horizonte), promoverá encontros entre os artistas participantes e destacados artistas e curadores, para discussão e desenvolvimento de linguagem e de projetos, em aulas em grupo e individuais, além de palestras e seminários.

As inscrições, com número limitado de vagas, serão realizadas por meio de análise de portfólio. O publico alvo é o artista em inicio de carreira que já tenha uma linguagem ou trabalho desenvolvido.

O PIESP é estruturado em aulas semanais, que se dividem em três categorias seminário, palestra e encontro individual e são ministradas por interlocutores residentes, que acompanham a turma durante todo ano (Adriano Pedrosa, Marcos Moraes, Rodrigo Moura, Julieta Gonzales e Ivo Mesquita).


O seminário tem a estrutura semelhante a uma crit class comum nos programas de formação de artistas nos Estados Unidos e na Europa, porém inexistente no Brasil. Crit class, ou "aula critica", consiste numa sessão de debate em torno da obra de um dos artistas participantes, onde cada semana um deles apresenta seu trabalho ao resto do grupo que por sua vez o discute em profundidade, questionando suas decisões estéticas, formais e conceituais.

Os artistas terão encontros individuais com todos os professores para discussão de seu trabalho e de seus projetos. Em cada encontro individual aluno deverá mostrar seu trabalho e seus projetos, e terá a oportunidade de estabelecer uma interlocução direta com os mais destacados artistas e curadores brasileiros. O número total de encontros individuais é de 16 por semestre.

Além das aulas individuais e seminários, palestras também ocorrerão no decorrer do curso, com os professores e também convidados especiais.


* PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Para efetivar a inscrição no processo seletivo você deve encaminhar à Escola São Paulo aos cuidados do Departamento Educativo (Rua Augusta, 2239 – CEP: 01413-000 / São Paulo – SP) um envelope sinalizado com o nome do curso, contendo:

• Currículo resumido com dados pessoais (1 página A4);

• Portfólio contendo registro fotográfico da obra do artista, apresentando, no mínimo 20 e, no máximo, 30 imagens (impressas ou em formato digital). Os trabalhos em vídeo deverão ser encaminhados em um DVD com até 15 minutos de duração;

OBS.: cada imagem ou DVD deve ser acompanhado de uma ficha técnica (autor, título da obra, data, dimensões e técnica).

MAIS INFORMAÇÕES

PARTICIPANTES:

Rodrigo Moura
Curador, jornalista cultural, editor e crítico de arte, com publicações em catálogos, livros, revistas e jornais, como Folha de São Paulo (São Paulo), Flash Art International (Milão, Itália), Arco Noticias (Madri, Espanha), Art Nexus (Bogotá, Colômbia) e Trópico (São Paulo). Desde 2004, é curador adjunto de exposições e da coleção do Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Minas Gerais, Brasil). Foi curador do Museu de Arte da Pampulha. Nesta instituição, realiza atividades relativas ao desenvolvimento da coleção, à Bolsa Pampulha – projeto do Museu de estímulo à produção emergente – e ao programa de exposições –, para o qual organizou mostras individuais de Ernesto Neto, Fernanda Gomes, Jarbas Lopes, José Bento e Damián Ortega.

Ernesto Neto
Artista plástico, participou da 49a Bienal Internacional de Veneza (2001), da 24a Bienal Internacional de São Paulo (1998), da Bienal do Mercosul, Extreme Abstraction – Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, Nova York, EUA, Galerie Yvon Lambert, Paris, França (solo) Koyanagi Gallery, Tókio, Japão (solo). Recentemente fez exposições individuais no 21st Century Museum of Contemporary Art, (Kanasawa, Japão), no Hirshhorn Museum and Sculpture Garden (Washington, EUA), no Kunsthalle Basel (Suíça) e no Centro Galego de Arte Contemporanea (Santiago de Compostela, Espanha). Tem obras nas seguintes coleções: Solomon R. Guggenheim Museum, Nova York, EUA, MoMA, The Museum of Modern Art, Nova York, EUA, Purchase Fund, Washington D.C., EUA, The Monsoon, Londres, Inglaterra, The American Fund for the Tate Gallery Collection, Londres, Inglaterra, entre outras.

Carla Zaccagnini
Artista plástica, crítica e curadora. Membro do corpo editorial da revista “Número” e colaboradora da “Flash Art”. Seu trabalho é representado pelas galerias Vermelho (São Paulo) e Joan Prats (Barcelona). Até março de 2009 foi diretora da Divisão de Curadoria e Programação e curadora de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo. Participou da 28ª Bienal de São Paulo, da Trienal Poligráfica de San Juan América Latina y el Caribe e das exposições MAM 60 anos e Cover, ambas no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 2008, realizou as mostras individuais Bifurcações e Encruzilhadas (Galeria Vermelho) e No. It Is Opposition (Art Gallery of York University, Toronto).

Beatriz Milhazes
Pintora, gravadora, ilustradora e professora. Formada em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso – Rio de Janeiro e Artes Plásticas pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV/Parque Lage, onde também lecionou e coordenou atividades culturais. Fez parte das exposições da Geração 80. Em 1997, ilustrou o livro As Mil e “Uma Noites à Luz do Dia: Sherazade Conta Histórias Árabes”, de Katia Canton. Sua obra faz referências ao barroco, à obra de Tarsila do Amaral e Burle Marx, aos padrões ornamentais e à art deco. Entre 1997 e 1998, foi artista visitante em universidades dos Estados Unidos. A partir de 1990, destaca-se em mostras nos Estados Unidos e Europa e integra acervos dos museus MoMa, Guggenheim e Metropolitan, em Nova York.

Ivo Mesquita
Curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo e professor do Center for Curatorial Studies, do Bard College, em Annadale-on-Hudson, nos Estados Unidos. Foi curador da 28ª Bienal de São Paulo.

Ana Paula Cohen
Curadora independente, editora e crítica de arte. Trabalhou como curadora adjunta da 28ª Bienal de São Paulo (2008), e como co-editora das publicações relacionadas ao projeto. Foi co-curadora do projeto “Encuentro Internacional de Medellín 2007” (Jan-Jun, Medellín, Colômbia), e criou, em colaboração com curadores e artistas, um novo centro de arte contemporânea – La Casa del Encuentro. Para o mesmo projeto, curou uma exposição do artista Cildo Meireles no Museu de Antioquia, em Medellín. Desde 2006, é co-fundadora e parte do grupo editorial do Newsletter do projeto museumuseu, da artista Mabe Bethonico. Em 2005, curou a exposição “Subversiones diarias” – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, MALBA. Desde 2004, é co-fundadora e curadora do projeto Istmo – Arquivo Flexível, em São Paulo. Contribui para revistas de arte internacionais, como Frieze, Art Nexus ou Exit Express, e escreveu para diferentes publicações sobre o trabalho de artistas como Goldin & Senneby, Javier Penãfiel, Rosângela Rennó, Oscar Muñoz e Cildo Meireles. Organiza conferências e séries de conversas. Atualmente é curadora residente no Center for Curatorial Studies – Bard College, em New York, pelo período de um ano letivo (2009-2010).

Rosângela Rennó
Artista visual. Graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard e em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais, é doutora em artes pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo. Realizou diversas exposições individuais, entre elas: The Appel Foundation (Amsterdam, 1995), The Museum of Contemporary Art (Los Angeles, 1996), Australian Centre for Photography (Sydney, 1999), Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, 2002), Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, 2003), Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Recife, 2006), Prefix Contemporary Art Institute (Toronto, 2008). Entre as exposições coletivas, destacam-se: Aperto93 – 45ª Bienal Internacional de Veneza (1993), 2ª Bienal de Berlim (2001), Pavilhão Brasileiro, 50ª Bienal Internacional de Veneza (2003), Histoires des Amériques – Musée d’Art Contemporain de Montréal (2004), Panorama da Arte Brasileira – Museu de Arte Moderna (São Paulo, 2005), ArtesMundi 3, Museum of Art of Wales (Cardiff, 2008), Óscar Muñoz y Rosângela Rennó. Crónicas de la ausência – Museo Rufino Tamayo (Cidade do México, 2009).

Marcos Moraes
Marcos Moraes
Curador independente e professor de história da arte; coordenador do curso de artes plásticas e do programa de Residência Artística FAAP, no Edifício Lutetia, ambos da Fundação Armando Álvares Penteado. Doutorando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), é formado em direito e artes cênicas pela mesma universidade e possui especialização em arte e educação, museologia e administração da cultura.

Adriano Pedrosa
Curador, ensaísta e editor. Foi co-curador da 27ª Bienal de São Paulo e curador responsável do Museu de Arte da Pampulha. Entre seus projetos curatoriais, estão ”F(r)icciones” (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2000-2001, com Ivo Mesquita) e “Farsites: Urban Crisis and Domestic Symptoms in Recent Contemporary Art” (InSite-05, San Diego Museum of Art, Centro Cultural Tijuana, 2005).

Rivane Neuenschwander
Artista Plástica. Formada pela escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, obteve o título de mestre pelo Royal College of Arts, em Londres. As obras criadas por Rivane utilizam uma ampla gama de materiais, como flores secas, papel arroz, insetos, poeira, sujeira, sal e pimenta, materiais orgânicos que têm uma vida efêmera. Cria assim uma espécie de memória da vida cotidiana que se funda justamente em tudo aquilo que é corriqueiro. Dentre as várias exposições que participou, destaca-se: em 2008 Florescendo: Brasil – Japão O seu lugar. Toyota Municipal Museum of Art, The Wizard of Oz. por Jens HOFFMANN São Francisco: CCA Wattis Institute for Contemporary Arts, em 2007 Comic Abstraction, Image-Breaking, Image-Making. MoMA – Museum of Modern Art, New York, em 2003 Rivane Neuenshwander – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Recife. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil.

Leda Catunda
Artista Plástica. Formou-se em Artes Plásticas pela FAAP. Expõe desde 1981 em museus e galerias no Brasil e no exterior, tendo participado de três edições da Bienal de São Paulo. É Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2003), lecionou pintura e desenho na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Artes Plásticas Santa Marcelina até 2005. Desenvolve trabalhos de pinturas e objetos moles, utilizando vários tipos de tecidos e materiais como base. Com procedimentos próximos aos da colagem, através da soma de materiais, recortes, sobreposições e entrelaçamentos, reestrutura a superfície das pinturas em busca de uma poética da maciez. O amolecimento de formas nos trabalhos decorre da soma de imagens não agressivas, aliada aos recortes orgânicos e da utilização da característica de moleza como propriedade dos materiais empregados. Assim as obras trazem uma influência zoomórfica, com partes que lembram corpos ou por outras vezes paisagens.

Posted by Ana Elisa Carramaschi at 3:05 PM