|
outubro 21, 2009
Ciclo de Estudos Arte Contemporânea: Crítica e Curadoria no Museu Victor Meireles, Florianópolis
Ministrantes: Thais Rivitti, Heloisa Espada, Mônica Zielinsky
O Projeto Agenda Cultural 2009 do Museu Victor Meirelles promoverá, ao longo do mês de novembro, o Ciclo de Estudos "Arte Contemporânea: crítica e curadoria”. A proposta é realizar um percurso de formação e discussão em torno da arte contemporânea, abordando questões relativas à crítica e à curadoria. O Ciclo é uma oportunidade para artistas, professores, críticos e curadores que residem no estado de Santa Catarina entrarem em contato com a pesquisa destes profissionais, cuja atuação é reconhecida no cenário nacional.
9 a 24 de novembro de 2009, Pré-inscrição até 3 de novembro de 2009. Encaminhar pedido de inscrição para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles 59, Centro, Florianópolis
48-3222 0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
Pré-inscrição:
As oficinas são gratuitas e têm como público-alvo professores, artistas, curadores, críticos, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas para cada oficina. Professores, curadores e críticos terão prioridade na inscrição. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 3 de novembro de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 5 de novembro.
Dados para pedido de inscrição:
Assinale a(s) oficina(s) que você deseja se inscrever
( ) Oficina 1 - Crítica de arte
( ) Oficina 2 - Como fotografar Brasília: projeto de tese e exposição
( ) Oficina 3 - Arte Contemporânea: caminhos para sua discussão
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?
Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.
Sobre as oficinas e as ministrantes:
Oficina 1
Crítica de arte
Com a crítica de arte Thais Rivitti
9 e 10 de novembro, às 14h
Proposta da oficina: Como escrever uma crítica de arte? Por onde começar? Quais os elementos que devem estar presentes nesse tipo de análise? Como criar um estilo próprio? Onde entra o juízo de gosto e como embasá-lo com competência? A oficina de Thais Rivitti abordará essas questões, refletindo sobre a construção do texto crítico e possibilitando que os interessados experimentem ou exercitem esse tipo de escrita. Além de debates e da leitura conjunta de textos selecionados, a oficina vai promover um exercício envolvendo obras do acervo do Museu Victor Meirelles para que cada aluno possa exercitar a escrita crítica.
Oficina 2
Como fotografar Brasília: projeto de tese e exposição
com a pesquisadora Heloisa Espada
19 e 20 de novembro, às 14h
Proposta da oficina: A partir de sua tese de doutorado "Como fotografar Brasília", Heloisa Espada analisará um conjunto de obras que têm a Capital Federal como mote de sua constituição, numa reflexão voltada para a curadoria de uma exposição. Trata-se de um debate sobre o modo como alguns artistas atuantes no Brasil lidaram com os desdobramentos do projeto construtivo a partir de 1960, e com o mito da nova nação representado pela construção de Brasília. Serão apresentadas leituras de obras de Marcel Gautherot, Thomaz Farkas, Lygia Pape, Mary Vieira, Cildo Meirelles, Waldemar Cordeiro, Jac Leirner, Rosângela Rennó e Mauro Restiffe.
Oficina 3
Arte Contemporânea: caminhos para sua discussão
com a professora e curadora Mônica Zielinsky
23 e 24 de novembro, às 14h.
Proposta da oficina: A arte apresenta, cada vez mais, aceleradas e profundas transformações, passando a abordar aspectos contraditórios sobre as diferentes formas de sua recepção pública. A oficina de Mônica Zielinsky pretende discutir o lugar de uma crítica de arte nos dias de hoje, suas controvérsias e possibilidades, refletindo sobre a sua importância para o pensamento artístico contemporâneo.
Sobre as ministrantes:
Thais Rivitti:
Mestre na área de artes visuais pela Universidade de São Paulo (2004), tendo desenvolvido dissertação sobre a produção do artista Cildo Meireles. Atua como crítica de arte no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Também integra o corpo editoral da Revista Número.
Heloisa Espada:
Mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado. Entre 2006 e 2008, foi redatora da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais e, de 2007 a 2008, pesquisadora do projeto "Documents of 20th Century of Latin American and Latino Art", do International Center for the Arts of the Americas do Museum of Fine Arts, Houston, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Integra o Centro de Pesquisa em Arte & Fotografia da ECA/USP. É coordenadora da área de artes visuais do Instituto Moreira Salles.
Mônica Zielinsky
Possui doutorado em Arte e Ciências da Arte pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne, 1998). Atualmente é professora do Instituto de Artes da UFRGS, consultora - International Center for the Arts of the Americas at the Museum of Fine Arts (Houston-Texas), além de sócia e participante do conselho do Comitê Brasileiro de História da Arte. Entre outros, organizou o livro "Fronteiras: arte, crítica e outros ensaios" pela Editora UFRGS, em 2003. Também atua na Fundação Iberê Camargo, instituição pela qual é responsável pela catalogação da obra completa de Iberê Camargo e pela publicação do catálogo raisonné das gravuras do artista.