Página inicial

Cursos e Seminários

 


outubro 2009
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
As últimas:
 

outubro 9, 2009

Curso de Mestrado em Artes Visuais/Universidade Federal de Santa Maria - PPGART - Inscrições


Mestrado em Artes Visuais/Universidade Federal de Santa Maria - PPGART -
arte contemporânea; arte visualidade; arte e cultura; arte e tecnologia

A Comissão de Seleção contará com uma banca formada por três professores do PPGART, para cada linha de pesquisa.

Inscrições de 1 a 30 de outubro de 2009

Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Artes e Letras
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Mestrado
Coordenadora Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos
Av. Roraima 1000/ Prédio 40/ Sala 1324, Cidade Universitária, Santa Maria-RS
55-3220-9484
www.ufsm.br/ppgart
Segunda a sexta-feira,14-17h


EDITAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
EDITAL Nº 065, de 24 de setembro de 2009
INSCRIÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOUTORADO, MESTRADO E ESPECIALIZAÇÃO PARA O 1º SEMESTRE DE 2010

A Diretora Substituta do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA e o Pró-Reitor Adjunto de Pós-graduação e Pesquisa tornam público que, no período de 01 a 30 de outubro de 2009, estarão abertas as inscrições à seleção ao Programa de Pós-Graduação em ARTES VISUAIS (CÓDIGO - 1012), em nível de MESTRADO, conforme descrito a seguir:

1. CLIENTELA: graduado na área de Artes Visuais (licenciatura ou bacharelado) ou áreas afins.
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - Arte Contemporânea (anexo 01)
2.1 LINHAS DE PESQUISA E VAGAS:
2.1.1 Arte e Visualidade: quatro vagas;
2.1.2 Arte e Cultura: quatro vagas;
2.1.3 Arte e Tecnologia: quatro vagas.

3. INSCRIÇÃO:
3.1. Procedimentos para a inscrição:
3.1.1. a inscrição será feita via Internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br (Inscrição Pós);
3.1.2. o candidato deverá clicar no Curso e preencher atentamente os campos da ficha de pré-inscrição; após clicar no código de barras que aparece na tela para gerar e imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento;
3.1.3. para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais), será necessário imprimir o boleto bancário disponível no link para a inscrição e efetuar o pagamento, até o dia 30
de outubro de 2009, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou caixa eletrônico. Esta é a única modalidade de pagamento da taxa válida para o evento;
3.1.4. o comprovante de inscrição (formulário) estará disponível vinte e quatro horas após efetuar o pagamento, para ser impresso na mesma página da inscrição, através de consulta pelo número gerado;
3.1.5. a inscrição somente será confirmada após o pagamento integral da taxa de inscrição, a qual não será restituída em hipótese alguma;
3.1.6. o candidato que solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição, deverá primeiro preencher a ficha de pré-inscrição, aguardar a confirmação de isenção pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Se contemplado com o benefício, imprimir o comprovante de inscrição e anexar o documento
original de isenção da taxa;
3.1.7. o candidato que realizar a inscrição, no último dia do período, deverá imprimir o comprovante de pré-inscrição e anexar aos demais documentos exigidos;
3.1.8. terá a inscrição anulada o candidato que não atender a todos os requisitos e exigências deste edital;
3.1.9. a inscrição via web será a única modalidade aceita para participar da seleção para ingresso neste Curso de Pós-graduação;
3.1.10. a divulgação das inscrições indeferidas será realizada até o dia 13 de novembro de 2009, no site do Curso www.ufsm.br/ppgart.
3.1.11. não deixe para fazer sua inscrição nos últimos dias. O DERCA não se responsabilizará se você não conseguir completar o preenchimento da ficha de inscrição, por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem o processamento dos dados.
3.1.12. os documentos exigidos, para a inscrição, deverão ser enviados durante o período de inscrição (01 a 30 de outubro de 2009) via correios (sedex); entregues pelo candidato ou procurador, no horário das 14h às 17 horas, de segunda à sexta-feira, no seguinte endereço: Mestrado em Artes Visuais, sala 1324, prédio 40, Centro de Artes e Letras, Cidade Universitária, Cep 97.105-900, Santa Maria, RS, Brasil. Não será aceito o envio da documentação por fac-simile;

4. DOCUMENTAÇÃO:
4.1. comprovante de incrição devidamente preenchido via web, impresso e assinado e comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;
4.1.1. para o candidato contemplado com o benefício de isenção da taxa de pagamento, entregar o comprovante da inscrição preenchido via web, impresso e assinado e o documento original do pedido de isenção expedido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação;
4.1.2. para o candidato que efetuar o pagamento no dia 30 de outubro de 2009, entregar a ficha de pré-inscrição devidamente preenchida via web, impressa e assinada e o comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;
4.2. cópia do diploma, substituível até matrícula, pelo Certificado de Conclusão do Curso ou Atestado de previsão de Conclusão do Curso, para o segundo semestre letivo de 2009;
4.3. “Curriculum Vitae” documentado;
4.4. histórico escolar do Curso de Graduação;
4.5. cópia da Cédula de Identidade, Título de Eleitor, CPF e comprovante de quitação com Serviço Militar;
4.6. projeto de pesquisa que deve possuir a seguinte estrutura básica: objeto de estudo, objetivos, justificativa, marco teórico, metodologia, cronograma e referências bibliográficas (total máximo de 10 páginas). O candidato deverá indicar a linha de pesquisa em que pretende desenvolver seu projeto e possível
orientador na primeira página;
4.7. portfolio para área prática: apresentado em formato A4, contendo entre 15 e 20 fotos relativas à produção artística recente; ou apresentação de até cinco trabalhos parciais ou totais para vídeo (tempo máximo total 15 minutos) ou arte digital, em CD ou DVD;
4.8. textos para área teórica: artigos publicados ou não, apresentados impressos em formato A4;
4.9. a documentação solicitada neste Edital não será revisada no ato de recebimento e deverá ser acondicionada em pasta ou envelope identificado (nome completo, curso, área de concentração, linha de pesquisa e professor orientador quando solicitado neste edital). A responsabilidade será exclusiva do
candidato.

5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
5.1. primeira etapa: prova 1 - projeto de pesquisa com peso três; prova 2 - Currículo; Portfolio e/ou
5.1.1. Textos com peso três. Nota mínima de aprovação em cada prova sete.
5.1.2. divulgação do resultado dia 18 de novembro de 2009, no site da UFSM ou www.ufsm.br/ppgart;
5.2. segunda etapa: prova 3 - Prova Escrita com peso três, dia 23 de novembro de 2009, às 14h, na sala 1325, do CAL. A bibliografia sugerida no site. Nota mínima de aprovação na prova sete.
5.2.1. a divulgação do resultado será dia 26 de novembro de 2009, no site da UFSM ou www.ufsm.br/ppgart.
5.3. terceira etapa: prova 4 – Entrevista, com peso um, dia 30 de novembro de 2009, na sala 1325, do CAL, manhã e tarde. Nota mínima de aprovação na prova sete. O horário da entrevista será divulgado no site do Curso.
5.4. a seleção será realizada no período de 12 de novembro a 01 de dezembro de 2009, sob a responsabilidade da Comissão de seleção, oficialmente designada.
5.5. cada etapa é eliminatória. A avaliação será numérica, considerando-se aprovado o candidato que atingir a nota mínima de sete em cada prova. Em caso de empate na avaliação numérica, o Projeto apresentado pelo candidato, será utilizado como critério de desempate. O resultado final será homologado
pelo Colegiado do Curso. A listagem dos aprovados será divulgada por ordem geral de classificação.
5.6. a seleção será realizada sob a responsabilidade da Comissão de Seleção, oficialmente designada. A Comissão poderá impugnar a inscrição que não atender ao Edital.

6. DIVULGAÇÃO DOS CLASSIFICADOS: será feita pelo DERCA, no dia 01 de dezembro de 2009, no site www.ufsm.br, no site e no mural do curso.

7. MATRÍCULA: será determinada no Calendário Escolar de 2010 e realizada via web. O candidato estrangeiro deverá entregar, no ato da matrícula, comprovante de possuir visto próprio e registro junto ao órgão competente do Ministério da Justiça.

8. ALTERAÇÃO NO EDITAL: adendos ou novos Editais serão publicados, sempre que necessários, pela Imprensa e/ou pelas páginas eletrônicas da UFSM www.ufsm.br e do Programa www.ufsm.br/ppgart.

9. RETIRADA DOS DOCUMENTOS: após a seleção, o candidato não selecionado poderá retirar a documentação junto a Coordenação do Curso.

10. As informações contidas neste Edital são de responsabilidade do Programa de Pós-Graduação.
Carlos Alberto Ceretta Imelina Teresinha Marchesan
Pró-Reitor Adjunto Diretora Substituta

ANEXO 1
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA

Área de Concentração
Arte Contemporânea
Abrange pesquisas no âmbito da arte contemporânea, sobre a produção e/ou a reflexão crítica de artistas e/ou teóricos, estabelecendo inter-relações com as investigações internacionais no âmbito das artes visuais e da contemporaneidade.

Linhas de Pesquisa
1 Arte e Visualidade
Consiste na investigação das diferentes poéticas visuais do ponto de vista do artista ou do teórico, a partir da produção artística e seu processo criativo, das trajetórias pessoais e da reflexão crítica, contribuindo para a formação de artistas e/ou teóricos na arte contemporânea.
Palavras chave: arte contemporânea, artes visuais, poéticas visuais, processo criativo.
Prof. Dr. Ayrton Dutra Corrêa (UFSM) duas vagas
Prof. Dr. Edemur Casanova (UFSM) uma vaga
Prof. Dr. Paulo César Ribeiro Gomes (UFSM) uma vaga

2 Arte e Cultura
Parte do estudo das artes visuais e suas inter-relações com a cultura e seus elementos, através de uma abordagem crítica sobre o artista, ou historiador, ou teórico, ou curador, ou professor de arte, como sujeito cultural e sua inserção no contexto da contemporaneidade, objetivando a formação de agentes
culturais.
Palavras chave: arte contemporânea, arte e cultura, arte e educação, arte e antropologia.
Prof. Dr. Altamir Moreira (UFSM) uma vaga
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Albani de Carvalho (UFSM) uma vaga
Prof.ª Dr.ª Blanca Luz Brites (UFRGS) uma vaga
Prof.ª Dr.ª Luciana Hartmann (UFSM) uma vaga

3 Arte e Tecnologia
Consiste na pesquisa em arte contemporânea vinculada às diferentes tecnologias analógicas e digitais e suas possibilidades de hibridação, como também na mudança de paradigmas perceptivos a partir da
interatividade e simulação impostas pela informática, através do processo e/ou da reflexão com uma ênfase crítica, visando à atuação de artistas e teóricos no contexto atual.
Palavras chave: arte contemporânea, arte e tecnologia, mídias digitais, processos híbridos.
Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos (UFSM) duas vagas
Prof.ª Dr.ª Reinilda Minuzzi (UFSM) uma vaga
Prof.ª Dr.ª Sandra Rey (UFRGS) uma vaga

Posted by Marília Sales at 3:23 PM | Comentários(0)
Comments
Post a comment









Remember personal info?