|
outubro 5, 2009
Temporada de Projetos na Temporada de Projetos no Paço das Artes, São Paulo
As atividades de suporte que integram a mostra Temporada de Projetos na Temporada de Projetos estão englobadas em três plataformas: Oficinas de Formação; programas Arte-Projeto e Universidade de Projetos; e Projeto Portfólio.
Nas Oficinas de Formação, os participantes poderão apresentar e discutir seus projetos com outros artistas, curadores, críticos e especialistas da área e vivenciar um processo de curadoria e seleção de projetos.
Professores: Carlos Fajardo, Cauê Alves, Fernando Oliva, Luisa Duarte, Paula Alzugaray
No programa Arte-projeto, o público poderá ouvir relatos de críticos e curadores sobre suas atuações em diversos editais, conhecer mais sobre os editais e linhas de fomento no Brasil e debater a exposição e a curadoria que está sendo proposta, bem como o papel e o processo do curador e do artista.
Palestrantes: Boris Groys, Cristiana Tejo, Jorge Menna Barreto, Ligia Nobre, Milton Sogabe, Ricardo Basbaum, Tadeu Chiarelli
Universidade de Projetos consiste em encontros para a reflexão sobre a ideia de projeto em diversas áreas do conhecimento, por meio da presença de docentes de várias unidades da Universidade de São Paulo (USP). Pretende-se discutir as relações entre o tema da exposição e suas respectivas áreas de pesquisa.
Palestrantes: André Mota, Celso Favaretto, Clice Mazzili, Fernando Iazzetta, Hernan Chaimovich, Marcelo Munhoz, Sylvia Leser de Mello
O Projeto Portfólio foi concebido pelo Núcleo Educativo do Paço das Artes como atividade integrante das exposições das obras dos artistas selecionados no Edital Temporada de Projetos 2009. Na Temporada de Projetos na Temporada de Projetos, haverá encontros com os artistas e os curadores que participam da mostra. Serão apresentados ao público seus projetos e as trajetórias em um espaço voltado para conversas informais.
Palestrantes: Águeda Ferrão, Alberto Lefevre, Alexandre Damiano, Ana Lucia Mariz, Andrea Xavier, Anne Cartault d'Olive, Beco da Arte, Carol Seiler, Chico Zelesnikar, Cleone Augusto do Nascimento,Daré, Fabíola Racy, Fernando Aznar, Fernando Cardoso, Jimson Vilela, Joana Traub Cseko, Juliana Bittencourt, Letícia Ramos, Luciana Knabben, Luiz Telles, Luiza Proença e Roberto Winter, Marcelo Caldas, Milton Tortella, Monica Tinoco, Paula Almozara, Renata S. Bueno, Rosa Esteves, Rosilene Fontes, Sheila Hara, Silvia Helena Cardoso, Simone Höfling, Susana Prizendt, Vitor Mizael, Vizo, Walter trindade, Williams Roberto Martins
outubro a dezembro de 2009
Paço das Artes
Avenida da Universidade n° 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3814-4832 ou pacodasartes@pacodasartes.org.br
www.pacodasartes.org.br
Programação de Atividades
Oficinas de Formação
Oficina de projeto: Fernando Oliva
9 de outubro, sexta -feira, 14 -17h
19 de novembro,quinta-feira,14 - 19h
10 vagas
Inscrições prévias pelo site
Seleção realizada por Fernando Oliva
O objetivo é aparelhar os artistas a entender e se aproximar dos critérios – muitas vezes nebulosos e insondáveis – presentes em um contexto de seleção de projetos em arte contemporânea por um júri de especialistas. Ao final da oficina, os participantes devem se sentir preparados para estruturar sua apresentação, tanto do ponto de vista do vocabulário e do desenho gráfico escolhidos, como das estratégias por trás da proposta.
Oficina de projeto: Luisa Duarte
Data a confirmar
10 vagas
Inscrições pelo site
Seleção por ordem de inscrição
A discussão irá se desenrolar a partir de uma conversa sobre projetos de artistas cujas trajetórias são acompanhadas por Luisa Duarte. A apresentação destes projetos facilitará o estabelecimento de parâmetros a partir do qual será possível discutir com os participantes da oficinas os seus projetos.
Oficina de projeto: Carlos Fajardo
17 de novembro, terça-feira, 14-17h
6 vagas para participantes e 8 para ouvintes
Inscrições pelo site
Seleção por ordem de inscrição
Cada artista participante apresentará um trabalho de sua autoria para uma discussão coletiva orientada por Carlos Fajardo. Os participantes poderão mostrar imagens e documentos impressos ou por meio de mídias digitais.
Oficina de projeto: Paula Alzugaray
Projetos: processos e diagramas
18 de novembro, quarta-feira, 14-17h
10 vagas
Inscrições pelo site
Seleção por ordem de inscrição
A oficina tem como objetivo pensar o que estrutura um projeto, refletindo sobre o binômio projeto e processo: “o processo como obra ” e “o projeto como obra”. Após uma introdução teórica, será feita uma discussão sobre a produção dos participantes.
Oficina de curadoria: Cauê Alves
23 de novembro, segunda - feira, 14-17h
25 de novembro, quarta - feira, 14-17h
15 vagas
Seleção por ordem de inscrição
A partir do exame dos projetos participantes da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos, serão realizados exercícios de seleção e debates sobre o papel e funções do curador e do júri nas instituições de arte, objetivando discutir as práticas curatoriais. Serão levantadas questões como a interdisciplinariedade da curadoria e a noção de obra de arte como abertura à reflexão.
Arte -Projeto
Boris Groys - The Loneliness of the Project (A Solidão do Projeto)
24 de outubro, sábado, 15h
15 de novembro, domingo, 15h
6 de dezembro, domingo, 15h
Exibição da vídeo-palestra, baseada em texto de mesmo nome.
Áudio em inglês com legendas em português.
Após a exibição do vídeo, será aberto espaço para a realização de um debate entre os presentes, focado nos temas abordados no vídeo e possíveis desdobramentos.
Milton Sogabe - O ato de projetar
21 de outubro, quarta-feira, 14-16h
O encontro levantará questões relacionadas à estruturação de projetos culturais e artísticos, às linhas de fomento das artes visuais no Brasil e às noções de projeto e processo de criação na formação do artista. Serve também como complemento e desenvolvimento das questões das oficinas de elaboração e análise de projetos.
Ligia Nobre - Projeto como espaço
27 de novembro, sexta-feira, 19-21h
A partir da sua trajetória, que passa pela arquitetura e pela proximidade com as artes visuais, Ligia Nobre discutirá as possibilidades de criação e estabelecimento de espaços arquitetônicos que deem conta de uma prática que muitas vezes não se enquadra em um modelo expositivo tradicional.
Tadeu Chiarelli - O projeto como projeto/ o projeto como arte: considerações sobre arte e curadoria
14 de novembro, sábado, 15-17h
Tadeu Chiarelli estabelecerá considerações sobre a arte contemporânea, a partir da questão dos projetos apresentados para a participação em exposições de arte. Suas considerações estarão baseadas em sua trajetória como historiador, crítico e curador de arte com larga experiência como jurado de salões e exposições.
Jorge Menna Barreto - Qual a tradução da palavra inglesa "astonishment" para o português?
28 de novembro, sábado, 15-17h
Este encontro propõe um ato tradutório colaborativo da palavra astonishment para o português. O exercício será baseado no texto The trap slams shut, da autora Noemi Slomik, sobre a obra do artista Andreas Sominski. A partir de algumas hipóteses, o encontro pretende gerar uma experiência crítica que relacione o projeto Temporada de Projetos na Temporada de Projetos ao texto.
Cristiana Tejo - Seleções e curadorias
3 de dezembro, quinta-feira, 15-17h
Cristiana Tejo relatará sua experiência como curadora e os projetos que vem desenvolvendo em Recife. Também apresentará as discussões em torno do debate “Pra que servem os salões?,” lançado por ocasião do 46o Salão de Artes Plásticas de Pernambuco.
Ricardo Basbaum – Refrão de Fala, Refrão de Leitura
5 de dezembro, sábado, 15-17h
Ricardo Basbaum intercalará diferentes modalidades de fala, a partir de leitura de texto escrito, fala improvisada e texto pré-gravado. A cada momento, a apresentação será direcionada ao público presente, procurando construir um ambiente de conversa, troca de ideias e comentários. A apresentação irá abordar livremente tópicos da arte e do pensamento contemporâneo, em torno de trabalhos de grupo, políticas percussivas e estratégias de contaminação.
Universidade de Projetos
Marcelo Munhoz (Instituto de Física da USP) - Big science
20 de outubro, terça-feira, 14-15h
Hernan Chaimovich (Instituto de Química da USP) - Como escrever um projeto científico?
23 de outubro, sexta-feira, 15-16h
Clice Mazzili (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) – Estética do Projeto
29 de outubro, quinta-feira, 21-22h
André Mota (Departamento de História e faculdade de Medicina da USP) - Projeto para um museu (de medicina)
3 de novembro, terça-feira, 19-20h
Celso Favaretto – (Departamento de Filosofia e Faculdade de Educação) - A formação do artista
6 de novembro, sexta-feira, 19-20h
Fernando Iazzetta (Departamento de Música da USP) - Projeto de Sonorização para Instalações, Galerias e Performances (palestra prática)
24 de novembro, terça-feira, 15-16h
Sylvia Leser de Mello (Departamento de Filosofia e Instituto de Psicologia da USP) - A solidão do projeto
4 de novembro, quarta-feira, 15-16h
Projeto Portfólio
7 de outubro, quarta-feira, 20h - artistas
Letícia Ramos
Vitor Mizael
Chico Zelesnikar
Fernando Aznar
Anne Cartault d'Olive
8 de outubro, quinta-feira, 19h – artistas
Simone Höfling
Paula Almozara
Silvia Helena Cardoso
Andrea Xavier
Luciana Knabben
21 de outubro, quarta- feira, 20h – artistas
Marcelo Caldas
Jimson Vilela - quer mudar data
Sheila Hara
Águeda Ferrão
Rosa Esteves
Williams Roberto Martins
7 de novembro, sábado, 15h – curadores
Luiza Proença e Roberto Winter
Beco da Arte
18 de novembro, quarta-feira, 19h – artistasCarol Seiler
Susana Prizendt
Monica Tinoco
Alberto Lefevre
Fernando Cardoso
28 de outubro , quarta-feira, 19h - artistas
Cleone Augusto do Nascimento
Renata S. Bueno
Milton Tortella
Fabíola Racy
Juliana Bittencourt
Rosilene Fontes
26 de novembro, quinta-feira, 19h - artistas
Vizo
Alexandre Damiano
Walter trindade
Daré
Ana Lucia Mariz
Luiz Telles
Joana Traub Cseko
Currículos dos participantes
André Mota graduou-se em História pela USP, obtendo o título de mestre pelo mesmo departamento. Fez pós-doutorado junto ao Departamento de Medicina Preventiva, FMUSP. Atualmente, é coordenador do Museu Histórico da FMUSP e responsável nesta mesma instituição pelas disciplinas de "História da medicina", do curso de graduação, e "História das práticas médicas no Brasil", do curso de pós-graduação. Suas reflexões e publicações voltam-se para o estudo histórico da medicina e da saúde pública em diálogo com as suas particularidades paulistas.
Boris Groys é professor de Filosofia e Teoria da Arte na Academia de Design de Karlsruhe, Alemanha, e Global Professor na Universidade de Nova Iorque. Ele é autor de muitos livros, incluindo "The Art of Stalinism" e "Art Power".
Carlos Alberto Fajardo é artista e professor doutor do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições importantes brasileiras e internacionais, entre as quais: Jovem Arte Contemporânea, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1967); 9ª, 16ª, 19ª e 25ª edições da Bienal Internacional de São Paulo, respectivamente em 1967, 1981, 1987 e 2002; Bienal Brasil Século XX (1994), também da Fundação Bienal de São Paulo; 38ª e 45ª edições da Bienal de Veneza, em 1978 e 1993.
Cauê Alves é mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e doutorando na mesma instituição, com orientação da Profa. Dra. Marilena Chauí. Professor de História da Arte e Estética nos cursos da Faculdade de Comunicação da FAAP e no curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade. Desde 2006 é curador do Clube de Colecionadores da Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foi membro da equipe da curadoria de MAM[na]OCA: arte brasileira do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 10/06 a 01/07. Foi membro de inúmeros júris, entre eles da 6ª edição da Bolsa Iberê Camargo, de algumas edições da Temporada de Projetos do Paço das Artes, do 30º Salão de Arte de Ribeirão Preto, do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2004 e 2005).
Celso Favaretto é mestre e doutor em Filosofia, com concentração na área de Estética. Tem vários livros publicados entre eles Tropicália, alegoria alegria e A invenção de Hélio Oiticica, além de ensaios e artigos em livros coletivos, jornais e revistas. Atualmente é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Clice Mazzili é mestre e doutora pela USP, com aperfeiçoamento na Facoltà di Architettura del Politecnico di Torino (Itália). Atualmente é professora doutora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e Coordenadora da Área de Concentração Design e Arquitetura do Programa de Pós-Graduação da FAU. Reúne experiência nas áreas de Arquitetura e Design, com ênfase em Programação Visual, atuando nos seguintes temas: linguagem, processos de criação em projeto; percepção ambiental e artes visuais.
Cristiana Tejo é crítica de arte, curadora, e pesquisadora. Dentre suas atividades, destacam-se a diretoria do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, a coordenadoria e curadoria de Artes Plásticas da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco (2002 a 2006), a curadoria do Projeto Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2005/2006 e a curadoria e consultoria em Artes Plásticas do Observatório Cultural Malakoff, em Recife.
Fernando Iazetta é professor na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e pesquisador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). Graduou-se em percussão pelo Instituto de Artes da UNESP e realizou seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Sons de Silício: Corpos e Máquinas Fazendo Música". Foi pesquisador associado e professor no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1997 a 2002. Durante esse período, coordenou o Centro de Linguagem Musical (CLM) juntamente com o compositor Silvio Ferraz.
Fernando Oliva é Diretor de Curadoria e Programação do Centro Cultural São Paulo e docente da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. Foi Gerente de Projetos do Museu da Imagem e do Som e do Paço das Artes. Entre suas curadorias recentes destacam-se COVER=Reencenação+Repetição (MAM-SP, 2008); I/Legítimo: Dentro e Fora do Circuito (MIS e Paço das Artes, 2008); Comunismo da Forma: A Estratégia do Vídeo Musical (Galeria Vermelho, 2007) e À La Chinoise+The Site Specific (Microwave Festival de Hong Kong, 2007).
Hernan Chaimovich é bioquímico pela Universidad de Chile (1962) e doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela USP. Professor titular do Instituto de Química da USP, Vice-Diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP-2006-2009), Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências (2007-2010), Presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (2004 -2010) e também Membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura (SBPC), Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology.
Jorge Menna Barreto é professor, educador, crítico de arte e artista plástico. É mestre em poéticas visuais pela USP e membro do grupo Linha Imaginária e dos coletivos Laranjas e Rejeitados. Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se a 7ª Bienal de Havana e a 3ª Bienal do Mercosul. Em 2002, sua obra foi contemplada pelo Rumos Itaú Cultural.
Ligia Nobre é mestre em História e Teoria da Arquitetura pela Architectural Association School of Architecture (Londres). Cofundadora/diretora da exo experimental org. (2002 a 2007) e pesquisadora em arquitetura e urbanismo na Akademie Schloss Solitude/Stuttgart (Alemanha, 06/07). Participou em 2008 do projeto de arquitetura de residência “Ordos 100” na China, em parceria com o arquiteto Eduardo Rosa. Contribuiu com artigos em diversas revistas, incluindo coautoria sobre “arquitetura brasileira contemporânea” para publicação da Phaidon Press (2009, USA/UK). É professora convidada do curso de especialização em arquitetura na Universidade Mackenzie.
Luisa Duarte é crítica de arte, curadora e professora da Faculdade Santa Marcelina. Mestranda em Filosofia pela PUC-SP, fez parte da comissão curatorial do Programa Rumos Artes Visuais, edição 2005/2006, do Instituto Itaú Cultural. Dentre suas curadorias destacam-se Entre o público e o privado – transições na arte contemporânea, no Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar (Fortaleza, 09 e 10/06), da exposição É claro que você sabe o que eu estou falando?, na Galeria Vermelho (2008). Foi coordenadora do ciclo de conferências “A Bienal de São Paulo e o Meio Artístico Brasileiro – Memória e Projeção”.
Marcelo Munhoz possui graduação em Física (1992) e mestrado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou doutorado "sanduíche" em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo, Wayne State University e Brookhaven National Laboratory, ambos nos EUA (1998). Atualmente é Professor Doutor da USP.
Milton Sogabe é artista e professor, com doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Cofundador do SCIArts - Equipe Interdisciplinar - em 1996, quando passou a trabalhar principalmente com Instalações Multimídia Interativas e utilização de novas tecnologias na arte. Membro de comissões da CAPES e do INEP-MEC. Atualmente ministra as disciplinas "Projetos Interdisciplinares" e "Processos de criação" no Instituto de Artes da UNESP-SP.
Paula Alzugaray é curadora, crítica de arte e jornalista especializada em artes visuais. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, onde desenvolveu uma pesquisa sobre as relações entre arte e documentário. Integra os núcleos de crítica de arte do Paço das Artes, do Centro Cultural São Paulo e do Museu e da Imagem e do Som. Entre os projetos curatoriais, realizou as mostra “Situ/ação: Vídeo de viagem” (Paço das Artes), “Videometria” (Off Loop Festival, em Barcelona) e “Observatórios” (Itaú Cultural de Belo Horizonte).
Ricardo Basbaum é artista, escritor, crítico e curador. Possui Mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Doutorado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Atualmente é professor da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). É autor de Além da pureza visual e dos livros de artista G. x eu e NBP x eu você. Organizou a coletânea Arte Contemporânea Brasileira – texturas, dicções, ficções, estratégias e atuou como colaborador dos livros The next documenta should be curated by an artist (Ed. Jens Hoffmann, New York, Revolver, 2004) e Interaction: artistic practice in the network (org Amy Scholder e Jordan Crandall, Nova York, Eyebeam Atelier e D.A.P., 2001).
Sylvia Leser de Mello possui graduação em Filosofia pela USP, especialização em Psychologie pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo.
Tadeu Chiarelli é historiador da arte, crítico de arte e curador. Atualmente, é chefe do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde também atua como professor nos cursos de graduação e pós-graduação e coordena o Centro de Estudos em Arte & Fotografia e Crítica e Curadoria. Entre 1996 e 2000, foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no qual, hoje, integra a equipe de diretores.
Só faltou apontar o site que contém mais informações, registros das atividades, orientações sobre inscrições, outros links, modos de contato, arquivo do processo, referências, etc. etc. etc.:
http://projetosnatemporada.org/
Posted by: Temporada de Projetos na Temporada de Projetos at novembro 24, 2009 11:10 PM