|
maio 22, 2009
Seminário de História, Crítica e Teoria da Arte: 10ª Bienal de de Havana na UERJ
Seminário de História, Crítica e Teoria da Arte: 10ª Bienal de de Havana
Alexandre Vogler, Efrain Almeida, Marcelo Campos, Marisa Florido, Ronald Duarte, Simone Michelin
Artistas e críticos brasileiros participantes da 10ª Bienal de Havana se reúnem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Seminário de História, Crítica e Teoria da Arte, exibindo trabalhos apresentados em Havana e trazendo discussões levantadas no evento teórico da Bienal sobre seu tema, Integración y resistencia en la era global.
3 de junho de 2009, quarta-feira, a partir das 16h
UERJ - Auditório do Instituto de Artes
Campus Francisco Negrão de Lima
Pavilhão João Lyra Filho - 11º andar - Bloco E
Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã, Rio de Janeiro - R.J
21-2587-7491
Programação
16h Abertura
16h10 Apresentação da Bienal de Havana
16h30 Alexandre Vogler
Mestre em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Belas Artes - UFRJ, onde também cursou Graduação em Pintura. Professor do Instituto
de Artes da UERJ. Realiza diversas intervenções no contexto público, como o projeto Atrocidades Maravilhosas (RJ, abril 2000). Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Foi artista residente na Cidade do Porto, no Programa de Ateliers de Lada (2000-2001).
17h Efrain Almeida
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Participou, em 2008, do Panorama da Arte Brasileira e de Blooming Now - Brazilian contemporary Artists Show, Toyota municipal Museum of Art, Japão. Exibiu na 10ª Bienal o projeto Cariri e Olho d'água: Impressões de viagem.
17h30 Simone Michelin
Artista e pesquisadora,
incorpora novas tecnologias (TCI) na produção da obra de arte. Desenvolve o projeto Domínio Público - abrangendo Arte Eletrônica, Novas Tecnologias e a Produção do Espaço Público. É Professora Adjunta da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na 10ª Bienal de Havana, seu trabalho foi uma instalação interativa, Lilliput 4.0.
18h Intervalo
18h15 Ronald Duarte
Mestre em Linguagens Visuais. Graduação em Artes Visuais. Em 2008, recebeu a Bolsa Iberé Camargo pelo projeto Maus Hábitos. Em 2006, ganhou o Premio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça da FUNARTE. Participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Em Havana, exibiu Nimbo-Oxalá, 2009.
18:45h Marisa Florido
Historiadora, crítica de arte e curadora independente. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes
da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração de história e crítica de arte. Possui textos sobre artes visuais em livros, revistas de arte, catálogos e periódicos, no Brasil e no exterior. Participou da consultoria curatorial da 10 Bienal de Havana.
19h15 Marcelo Campos
Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV da Escola de Belas Artes/ UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Mestrado e Doutorado) da EBA/ UFRJ. Participou do evento teórico paralelo a 10 Bienal de Havana.
19h45 Encerramento
E a data?
Posted by: Tete at maio 26, 2009 12:25 AMPuxa, não viu?
3 de junho de 2009, quarta-feira, a partir das 16h
Um evento extraordinário! Sairá alguma publicação a respeito?
Posted by: Celso Eduardo Mendes Gonçalves at outubro 23, 2009 1:29 PM