|
novembro 7, 2008
Oficina "Arte, objeto e política", com Patrick Hamilton, no Centro Dragão do Mar, Fortaleza
Oficina "Arte, objeto e política"
Com Patrick Hamilton
12 a 14 de novembro de 2008, 10h-13h
Inscrições até 10 de novembro de 2008
Submissão de currículo artístico: educativomac@dragaodomar.org.br
Centro Dragão do Mar
Rua Dragão do Mar, 81
Praia de Iracema, Fortaleza - CE
85 3488-8624 / 8622
www.dragaodomar.org.br
O Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar convida o artista belga Patrick Hamilton para discutir as relações entre arte, objeto e ação política. O artista ministra oficina de 12 a 14 de novembro de 2008, no MAC. Palestra e exposição fazem parte da programação gratuita concentrada no trabalho desse artista
A oficina é gratuita e compõe o Jornada de Criação, do MAC, programa de formação destinado a artistas, estudantes de arte e pesquisadores que através de oficinas aborda diversos âmbitos e manifestações da arte, tanto no campo da pesquisa como da prática. O artista belga, radicado no Chile, Patrick Hamilton, inicialmente tratará da relação entre arte e política, onde serão mostradas algumas das obras mais significativas da arte chilena desde os anos 1970 até agora. A idéia é centrar-se no conceito de "apropriação" de imagens, objetos e signos da cultura de massas. Os antecedentes são o "Ready-made", a colagem e a arte conceitual. No segundo momento, a apropriação será o mote do exercício prático proposto aos participantes.
A fala
Patrick participa também da próxima edição do Arte em Crivo, programa de palestras que traz artistas ou pesquisadores de arte para debater com o público a produção contemporânea. O Arte em Crivo pretende instigar o público que visita o MAC a conhecer e compreender melhor a reflexão que é feita na construção dos trabalhos de arte contemporânea. O artista fala com o público dia 11 de novembro, às 19h, no hall da Biblioteca de Artes Visuais Leonilson.
A exposição
Em cartaz até 16 de novembro, a obra de Patrick Hamilton trata dos resultados da globalização no Chile e nos outros países da América do Sul. Segundo o artista, há uma circulação intensa de signos e códigos da cultura internacional nesses países, que disfarçam uma realidade social pobre e desigual com a cópia de modelos econômicos, culturais e arquitetônicos estrangeiros.
Patrick explora esses traços de cultura internacional criando e produzindo versões locais dessa cultura. No MAC o artista expõe uma série de intervenções virtuais em arranha-céus do bairro financeiro mais sofisticado de Santiago. Em diversos latões, Patrick adesivou imagens de prédios formando um conjunto de colagens que o artista denominou "Projeto de arquiteturas revestidas para a cidade de Santiago", no intuito de discutir as falsas idéias de progresso do Chile atual.
O artista molda sua obra através do processo de investigação do conceito, só então escolhe as técnicas a utilizar. Sua formação foi na pintura, em seguida estudou fotografia e escultura. Patrick nasceu na Bélgica, em 1974. Estudou licenciatura em Arte na Universidad de Chile, titulando-se em 1997. Alguns artistas dos quais ele recebeu influências foram Sigmar Polke, Eugenio Dittborn, Gonzalo Díaz e Arturo Duclos. Desde o início orientou seu trabalho na área da arte conceitual e experimental, percebendo afinidades com a abstração, o construtivismo,a pop-art e o minimalismo. O movimento francês Suporte e Superfície, na década de 1960, também atraiu sua atenção.
Cmpré una pintura de Patrick Hamilton en 2000 de la seria cover painting. Me gustaria tener noticias de patrick. Soy Frances, vivia en Santiago hasta el 2001 y ahora estoy en Brasil
vincent
Posted by: Vincent at maio 9, 2009 1:12 AMVicent, aconselho a você enviar um emeio para o Dragão do Mar e pedir a eles que encaminhem a mensagem e seu contato ao Patrick Hamilton.
Posted by: Patricia Canetti at maio 9, 2009 11:36 AM