|
abril 23, 2008
Curso Arte Viva: encontros, vídeos, corpos e outros diálogos com Alexandre Sá, Daniela Mattos e Nadam Guerra no Parque Lage, Rio de Janeiro
Curso Arte Viva: encontros, vídeos, corpos e outros diálogos com Alexandre Sá, Daniela Mattos e Nadam Guerra
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1091 / 1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
Início: 12 de maio de 2008
Horário: segundas, 19h30-22h30
Núcleo de estudos em performance/propostas corporais. Serão exibidos vídeos de trabalhos históricos e trabalhos recentes de artistas do Brasil e do mundo Alternados com a leitura e o debate de textos e encontros com artistas que trabalham com questões como arte viva, performance, body art e intervenção.
Alexandre Sá é doutorando e mestre em Linguagens Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e licenciado em História da Arte pela UERJ. Além de professor universitário, trabalha como artista plástico desenvolvendo um projeto chamado: “catálogodebolsoparaestrangeiros - eu também sei ser galeria” (performances, instalações, objetos não identificados, propostas estéticas), poeta e crítico de arte. Participou de exposições nacionais e internacionais, entre as quais podemos destacar L’Age d’or et le Brésil (Escola Nacional Superior de Fotografia de Arles, França - 2006) e Instalativa 1.6 (pocket version) (Posição 2004, Parque Lage; RJ - 2004).Desenvolve com regularidade trabalhos em vídeo e recentemente vem realizando trabalhos como curador, onde podemos destacar: Où sommes-nous ? (Escola de Belas Artes de Montpellier, França - 2006), Quando o carnaval chegar (Centre Rabelais, Montpellier, França.
Daniela Mattos é artista e curadora, trabalhando com ênfase nas áreas de performance e vídeo. Mestranda em Linguagens Visuais no PPGAV/EBA - UFRJ. Participou de diversas exposições e mostras de vídeo, entre os quais: “Conversations” (Galeria SKUC, Ljubiana, Eslovênia, 2006) e “14º VideoBrasil - Investigações Contemporâneas” (SESC-Pompéia, São Paulo, 2003). Como curadora realizou as mostras de vídeo: “agentedupla://vídeos_brasileiros” (MADC - Museo de Arte y Diseño Contemporâneo, San José, Costa Rica, 2003 / UDESC, Florianópolis, 2003) e “A_mostra Grátis”, apresentada mensalmente, (Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro, de 2002 a 2004).
Nadam Guerra. Formado em artes cênicas na Uni Rio. Constrói obra multidisciplinar unindo dança, as artes visuais, teatro, vídeo, poesia, pois acredita que todas as artes são uma só. Ganhou o Prêmio Projéteis da FUNARTE (2006), menção honrosa no festival Art.mov (MG), o Prêmio Ornitorrinco de Poesia do Cep 20.000 (2002). Entre os lugares onde já se apresentou: Interferências Urbanas (RJ); Panorama de Dança (RJ), Oi Futuro(RJ), Espaço Sesc(RJ); Cinemateca do MAM (RJ), Fórum Cultural Mundial (SP); Jornadas de Performance Latino Americanas, Ex-Teresa Arte Atual (México), Centro Multimídia 102 e Universite Paris 8 (França), Casa Pueblo (Uruguay) e Sur Despierto (Argentina). Organiza eventos de arte viva como o V::E::R (parque lage, 2005) e o Grupo UM. Ministrou cursos de performance em São Paulo, Cuiabá , o México, na Argentina (universidade San Martin). É sócio da Associação e Ecovila Terra UNA em Liberdade, MG, coordenando o programa de residência artística Interações Florestais. (www.terrauna.org.br)