|
junho 19, 2007
Transitante: oficina de intervenções urbano-espaciais, com Ana Holck no SESC Tijuca, Rio de Janeiro
Projeto Geringonça
Transitante: oficina de intervenções urbano-espaciais, com Ana Holck
Inscrições abertas
SESC Tijuca
Rua Barão de Mesquita 539, Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
21-3238-2076 / 2168 ou tijuca.geringonca@sescrio.org.br / tijuca.jovem@sescrio.org.br
Inscrições: terça a sexta, 12-21h
Transitante: oficina de intervenções urbano-espaciais: 1º, 8, 15, 22 e 23 de agosto, 18-21h
Veja o portfolio de Ana Holck no Canal Contemporâneo
Crítica "ao vivo", com Guilherme Bueno
23 de agosto, quinta-feira 19h
Local: Sala de vídeo
A oficina será desenvolvida em quatro encontros pela artista plástica formada em Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ), mestre em História (PUC-Rio) e doutoranda em Linguagens Visuais (EBA/ UFRJ), Ana Holck, e a apresentação dos trabalhos dar-se-á num quinto encontro com discussão, avaliação e crítica do historiador, Doutor e crítico de arte Guilherme Bueno.
Na aula expositiva inicial será dado um panorama geral sobre intervenções espaciais com recorte a partir das décadas de 60 e 70, até os dias de hoje, utilizando-se de projeção de imagens e exemplificando, teoricamente, diversas maneiras de intervir no espaço, seja no espaço da natureza ou no da cidade. Nos encontros seguintes, pretende-se discutir propostas trazidas pelos alunos, fazer o reconhecimento da área do SESC Tijuca para escolha do local da intervenção e realização de um ou mais projetos no referido espaço.
Conhecer todas as etapas necessárias para a realização de um trabalho de criação, partindo de sua idéia inicial, passando pelas soluções técnicas e de viabilidade temporal e orçamentária até a sua realização final, é mais um dos objetivos da oficina.
Ementa:
Aula 1:
Apresentação teórica sobre o tema por meio de projeção de imagens, exemplificando e colocando teoricamente diversas maneiras de intervir no espaço, sejam no espaço da natureza ou no da cidade, com recorte a partir dos anos 60 e 70 até os dias de hoje.
Apresentação de uma bibliografia para os alunos.
Reconhecimento do espaço do SESC Tijuca para escolha de local de intervenção.
Dependendo do número de alunos e do perfil dos alunos haverá divisão em grupos. A cada aluno ou grupo será solicitado que apresente propostas de intervenção espacial para um ou mais espaços do SESC-Tijuca na aula seguinte.
Aula 2:
Apresentação pelos alunos das propostas de intervenção e discussão das mesmas. Ao final da aula haverá a escolha de uma ou mais propostas para serem realizadas. A escolha dos projetos também levará em conta sua exeqüibilidade em função do tempo e do orçamento de que o grupo irá dispor.
Aula 3: Aprofundamento da(s) proposta(s) escolhida(s) e detalhamento da mesma, pensando na viabilidade técnica e orçamentária: inicio da produção para a realização da intervenção.
Aula 4: Realização da proposta de intervenção no espaço do SESC Tijuca.
Aula 5: Discussão e avaliação do projeto com o crítico de arte convidado Guilherme Bueno.
Ana Holck é artista plástica formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ, mestre em História pela PUC-Rio e atualmente cursa o doutorado em Linguagens Visuais na EBA/ UFRJ.
Realizou exposições individuais em instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, entre as quais destacam-se: Paço das Artes, São Paulo (2006), Paço Imperial, Rio de Janeiro (2005); Mariantonia, USP (2004); Galeria Candido Portinari, UERJ (2003), Centro Cultural São Paulo (2003), FUNARTE/ RJ (2007 e 2004), Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2004 e 2001).
Em 2005 recebeu o Prêmio Projéteis FUNARTE e em 2004 foi bolsista do Programa de Bolsas RIOARTE (2004). Como estudante de arquitetura recebeu os prêmios Paviflex (IAB/ SP, 2001) e Arquiteto do Amanhã (IAB-RJ, 2000). Entre 2004 e 2005 lecionou no Departamento de Análise e Representação da Forma da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.