|
julho 14, 2006
Curso: Processos poéticos do corpo como suporte, com Alexandre Sá e Daniela Mattos, no Parque Lage, Rio de Janeiro
Curso Processos poéticos do corpo como suporte
Professores: Alexandre Sá & Daniela Mattos
Inscrições até 8 de agosto de 2006
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 / 21-2538-1091 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
Horário: terças-feiras, 19h30-22h30
Curso: Processos poéticos do corpo como suporte
O curso tem como objetivo possibilitar aos alunos a investigação dos instrumentos necessários para a compreensão da performance como um meio de expressão artística, que se estabelece gradativamente no âmbito da construção plástica, tornando-se fundamental para a experiência estética na contemporaneidade. Em termos gerais, avaliaremos seu processo histórico, sublinhando aspectos que moveram seu surgimento e observando sua potência poética de vivência e experimentação enquanto elementos primordiais para essa linguagem. Serão abordadas, como eixo fundamental do curso, questões em torno do uso e estudo do corpo como suporte para o trabalho de arte, e ainda, discutir as práticas individuais dos alunos através de exercícios propostos de acordo com os conteúdos desenvolvidos.
Os pontos investigados serão:
* Aproximações e distâncias
- Aproximações e distâncias possíveis entre a Performance e a Performance Art.
- Que outras linguagens permeiam a Performance na Arte Contemporânea?
* Breve Histórico da Performance.
- Futurismo, Construtivismo, Dada, Surrealismo, Bauhaus: Proto-Performances?
- Flávio de Carvalho, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Artur Barrio, Antônio Manuel - O início da Performance no Brasil?
- Happenings, Body Art, Living/Live Art ou Performance Art?
- Gerações Mediáticas ou O vídeo como Narcisismo: de 1970 aos dias de hoje.
* O corpo e as linguagens artísticas tradicionais
- De que modo a pintura e a escultura contribuíram para o surgimento da performance como linguagem?
- O corpo e a ação intencional como movimentos de pesquisa.
- A ação é sempre um movimento corporal que segue uma regra?
- Teatralidade e performance? Relações inseparáveis?
* O corpo-instrumento
- Como processar uma ação poética proposta tendo o corpo como instrumento plástico?
- A relação que se dá entre forma e conteúdo, objetividade e subjetividade.
- A questão da personagem, do autor, do ator, do sujeito.
- Consciência corpórea: caminhos e descaminhos. E algumas partituras. Possibilidades de construção.
- Corpo (?!) pequenas semiologias. Onde se coloca o significado e o significante?
* Quando o individual vira coletivo: transbordamentos entre Arte e Vida.
- Anos 60/70: cena nacional e internacional.
- Lygia Clark, Hélio Oiticica e Arthur Barrio: legados de experiência.
- Os excessos e o auto-referente ou Arte=Vida: perdas e ganhos.
- Registros e outros hábitos: A Performance direcionada à Fotografia e/ou ao Vídeo.
- Os coletivos e a contemporaneidade.
Bibliografia básica:
BASBAUM, Ricardo (org.) Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001.
Caderno Videobrasil vol. 1- Performance, São Paulo, Associação Cultural Videobrasil, 2005.
COHEN, Renato. Performance como Linguagem, Perspectiva, São Paulo, 1989.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo, São Paulo, Iluminuras, 1999.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance, São Paulo, Perspectiva, 1987.
Alexandre Sá é mestre em Linguagens Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ e licenciado em História da Arte pela UERJ. Além de professor universitário, trabalha como artista plástico, poeta e crítico de arte. Participou de diversas exposições (nacionais e internacionais), entre as quais podemos destacar: Où sommes-nous ? (Escola de Belas Artes de Montpellier, França - 2006), e Instalativa 1.6 (pocket version) (Posição 2004, Parque Lage; RJ - 2004). Desenvolve com regularidade trabalhos em vídeo e recentemente vem desenvolvendo trabalhos como curador.
Daniela Mattos é artista e curadora, trabalhando com ênfase nas áreas de performance e vídeo. Mestranda em Linguagens Visuais no PPGAV/EBA - UFRJ. Participou de diversas exposições e mostras de vídeo, entre as quais: "Conversations" (Galeria SKUC, Ljubiana, Eslovênia, 2006) e "14º VideoBrasil - Investigações Contemporâneas" (SESC-Pompéia, São Paulo, 2003). Como curadora destaca: "agentedupla://vídeos_brasileiros" (MADC - Museo de Arte y Diseño Contemporâneo, San José, Costa Rica, 2003 / UDESC, Florianópolis, 2003) e "A_mostra Grátis", mostra de vídeos mensal, (Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro, de 2002 a 2004).