Página inicial

Como atiçar a brasa

 


outubro 2009
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Como atiçar a brasa:

Arquivos:
As últimas:
 

novembro 7, 2008

Galerias apresentam suas armas, por Paula Alzugaray, Revista Isto É

Galerias apresentam suas armas

Matéria de Paula Alzugaray, originalmente publicada na Revista Isto É edição 2033, no dia 22 de outubro de 2008

Começa a temporada alta. Saiba quais os destaques das galerias de São Paulo e do Rio de Janeiro na época da Bienal

A 28ª Bienal de São Paulo abre no domingo, 26, mas a maratona das artes visuais já começou. Durante os meses de outubro e novembro, museus e galerias ficam repletos de artistas, curadores, colecionadores e marchands de todo o mundo. São Paulo prepara suas vitrines e o Rio não fica de fora. Para fazer frente a exposições fortes como a mostra do britânico Jason Martin, da geração Young British Artists, no Centro Brasileiro Britânico; a exposição I/Legítimo, que ocupa simultaneamente o Paço das Artes e o MIS com mais de 40 artistas de dez países; e a mostra do arquiteto egípcio Karim Rashid, no Instituto Tomie Ohtake, as galerias jogam fichas altas. Na agenda, estrelas internacionais, como David Batchleor; estrelas locais, como Sandra Cinto, Laura Lima e Waltércio Caldas; curadores estrangeiros, como Jose Roca e Jens Hoffmann; e apostas em artistas emergentes e praticamente inéditos, como Ana Prata, Bruno Dunley e Marcos Brias.

Leme, SP
David Batchelor – Backlight
De 8/10 a 8/11

Autor de livros sobre teoria de cores e professor da Royal Academy of Arts, de Londres, o britânico David Batchelor apresenta uma serie de esculturas iluminadas. Seu interesse agora está em luzes que incidem sobre paredes.

Vermelho, SP
Ana Maria Tavares – Fortuna e recusa ou Ukyio-e (a imagem de um mundo flutuante)
De 23/10 a 15/11

Com uma obra instalativa inspirada em equipamentos urbanos e espaços de trânsito, Ana Maria Tavares relaciona aqui elementos da cultura japonesa com a tradição da arquitetura modernista brasileira.

Baró Cruz, SP
Henrique Oliveira
De 30/9 a 30/10

Henrique Oliveira vem conseguindo dar boa visibilidade a sua pintura escultórica, feita com colagem de lascas de madeira. Esta é sua segunda individual na Baró Cruz.

Nara Roesler, SP
Outras Floras
18/10 a 14/11

A estrela aqui é o curador colombiano Jose Roca, co-curador da última Bienal de São Paulo, que propõe uma exposição com artistas brasileiros e estrangeiros, inspirada nas expedições artísticas e científicas que exploraram a América Latina.

Fortes Vilaça, SP
Sara Ramo – Quase cheio, quase vazio
11/10 a 15/11

A ambiguidade do cotidiano é o tema da obra de Sara Ramo, artista espanhola radicada em Belo Horizonte. Seus videos, collagens e instalações buscam o tênue equilibrio entre o prosaico e o fictício.

Marília Razuk, SP
Cabelo – Nas asas do escaravelho verde ouro
21/10 a 21/11
Ana Prata, Bruno Dunley e Marcos Brias
9/10 a 16/11

Na individual de Cabelo, desenhos e textos se encontram em uma obra que pede a participação do espectador. Na sala 2, o artista Rodrigo Andrade está na curadoria da coletiva de três jovens pintores, aproximados mais pelas diferenças do que pela afinidade de pintarem sobre tela.

Casa Triângulo, SP
Sandra Cinto e Albano Afonso - A natureza construída
De 23/10 a 14/11

Dois artistas referenciais da geração dos anos 90, Sandra Cinto e Albano Afonso, que participaram recentemente da coletiva Poéticas da Natureza, no MAC, dão continuidade ao tema e expõem juntos por primeira vez.

A Gentil Carioca, RJ
Laura Lima – FUGA
De 4/10 a 20/12

Com a galeria dividida entre um viveiro com 50 pássaros vivos e uma sala com objetos e quadros emoldurados e pendurados na parede, a individual de Laura Lima tem como tema a natureza-morta e discute a relação entre natureza e cultura.

Laura Marsiaj, RJ
Hildebrando de Castro
De 7/10 a 8/11

O artista pernambucano ocupa a galeria e seu anexo, com uma série de desenhos, fotografias e objetos, em que evocam memórias da infância, tingidas por situações de violência e morbidez.

Silvia Cintra, RJ
Múltiplos sentidos – Waltercio Caldas e Amilcar de Castro
De 22/10 a 22/11

Duas gerações da escultura brasileira dialogam nessa exposição. O carioca Waltercio Caldas selecionou as obras do mineiro Amilcar de Castro, falecido em 2002.

Posted by Paula Alzugaray at 9:21 AM | Comentários(0)
Comments
Post a comment









Remember personal info?