|
maio 26, 2006
Obra de Marcia X considerada profana é proibida outra vez, do Globo Online
Obra de Marcia X considerada profana é proibida outra vez
Matéria de Luiz Ernesto Magalhães, originalmente publicada no Globo Online do dia 26 de maio de 2006
RIO - O prefeito Cesar Maia determinou nesta sexta-feira que a Comlurb e a Guarda Municipal removam os cerca de 70 cartazes espalhados pela cidade, em protesto contra a proibição da exibição da obra "Desenhando em Terços" da artista plástica Márcia X, no Centro Cultural Bando do Brasil.
O prefeito justificou a medida afirmando que os cartazes que exibem a imagem de dois rosários que formam a imagem de dois pênis sobrepostos é uma desrespeito ao sentimento religioso das pessoas. O prefeito decidiu também que caso alguma dessas imagens esteja sendo exibida em outdoor, a empresa será multada e perderá o direito de usar o espaço por seis meses.
Adoro estas opiniões corajosas de anônimos!
Apenas gostaria de lembrar que a questão ainda não foi julgada, apesar de setenciada arbitrariamente pelo BB.
Caro José, boa tarde!
Só não cito meu nome, porque quero evitar e-mails indesejados e eventualmente discussões que tiram o foco de onde ele deve estar.`
Não é questão de o fato ter sido julgado ou não. O meu comentário trata de uma postura diferente que se deve ter e não de um julgamento inferido por algum juiz. Eu evoco a formação de uma consciência mais ética.
Posted by: anônimo at maio 29, 2006 2:51 PMAcho caro anônimo que você não entendeu. Os ícones religiosos não são intocáveis, pois há no Brasil liberdade de credo e separação de estado e igreja como direitos conquistados. A existência de bancadas religiosas é uma distorção que faz uso da fé popular.
O que está em pauta no caso Marcia X é o populismo dos políticos e especificamente dos setores ortodoxos da igreja e o paternalismo patético das instituições, que se arrogam o direito de dizer o que as pessoas devem ou não ver. Quem deve decidir o que quer ver e o que é boa arte são os indivíduos, e ninguém deve fazê-lo peas pessoas, sob pena de termos uma população cada vez menos crítica e pensante, inclusive desse tipo de desmandos.
Caro Cézar, posso desenhar ou fotografar qualquer pessoa de sua família nua e expor para o público? A liberdade de expressão tem limites. Isso é premissa básica.
Posted by: anônimo at junho 21, 2006 2:37 PM