|
abril 24, 2006
Comentários enviados pelos signatários do abaixo-assinado Censura Não! - continuação
pelo retorno imediato da obra de Marcia X à exposição Erótica no CCBB e a liberdade de expressão
Laercio Redondo
Isso é um absurdo e se fizeram pressão econômica, coloco também minha bancária, do Banco do Brasil, no lixo.
Larissa Siqueira
Ë um absurdo haver esse tipo de censura no campo da Arte, chega a ser infantil. É deplorável!
Reforço o meu apoia à classe.
Laura Burnier
Censurar obras de arte é uma ignorância.
Leila Pugnaloni
Se o CCBB ajoelhou, tem que rezar!
Leila Reinert
Mas, o que é isto, companheiros ? Foi pra ISSO que lutamos tanto ? Que decepcão!!!!!!
Lena Kurtz
que volte já o trabalho desta grande artista
Lenice Weis
Nenhuma obra de arte, seja visual, literária ou musical pode ser censurada... isso é retrocesso.
Hoje foi a Marcia X, amanhã poderá ser qualquer um de nós a ter o seu direito de expressão censurado.
Lenn Cavalcanti
Márcia X censurada no Templo Mayor?
Cara, isto sim é estratégia de marketing!
Agora sim a assessoria de imprensa deve estar trabalhando...
Números, números, números... O negócio é polemizar e encher a casa!
Circo de mentira, tudo armado.
Leonardo Bertolossi
Pelo retorno da obra de Márcia X à exposição Erótica no CCBB
Leonardo Bitar
censura nunca mais.
Leonardo Videla
contra a censura da obra de Márcia X
Lia Chaia
Gostaria de saber quem foi o responsavel pela retirada do trabalho da Marcia. Nao estou me referindo a pessoa que teve que cumprir essa ordem. Fico me perguntando qual teria sido a origem, esse primeiro momento em que alguem, que certamente não consegue enxergar um palmo diante do nariz, olhou para o seu proprio interior mal resolvido e cometeu essa heresia, pois RETIRAR O TRABALHO É QUE FOI UMA HERESIA.
Lia do Rio
CENSURA NÃO!
Conseguimos nos livrar de um controle repressivo vindo de um governo de estrema direita. Extrema direita ou esquerda, não é o caminho para o qual estamos tentado nos dirigir. A palavra e o pensamento livres são fundamentais para que a pessoa dirija seus interesses com discernimento. Por isso mesmo repito: CENSURA NÃO!
Lica Cecato
Picasso fez uma série de desenhos eróticos com a figura do Papa Júlio, figura religiosa do Renascimento, em que o Papa era um voyeur de cenas e orgias sexuais explícitas. Essa série é famosa no mundo inteiro e nunca deixou de ser prestigiada e exibida por pressões religiosas em parte alguma. Pelo visto, aqui no Brasil, seria censurada. Isso é um atraso terrível. Não falo nem do desrespeito à arte, ça va sans dire, mas da falta de um processo histórico e civilizatório que nos dê, hoje, no Brasil contemporâneo, a compreensão da extensão do pensamento em cultura.
Ligia Canongia
Em repúdio à postura do CCBB em relação a obra de Márcia X , venho aqui me juntar a este abaixo assinado para o retorno da mesma. É horrível saber que um "Centro Cultural" tomou uma atitude dessa. Esperando pelo melhor
Lilian Papa Pereira
O papel de um centro cultural é, entre outras coisas, se contrapor a toda forma de ignorância e obscurantismo e não alimenta-los.
Por um estado laico.
Pela educação em geral e, especificamente, por uma educação sexual libertadora.
Lincoln Guimaraes
Fui visitar a exposição com amigos e a primeira reação perante a obra foi de estranhamento, mas nada que justifique a retirada da obra.
Lindolfo Antunes Freire Junior
Absurdo este retorno á censura!
Lisiane Rabello
Todo impedimento a expressão artística é lamentável!
Livia Garcia-Roza
sem comentários, qq escrita e fala corrobora c/ o absurdo...
Livio Maia
Censura e arbitrariedade são atitudes abomináveis e que não queremos ver repetidas no nosso país. Márcia X tem todo o direito (tinha) de criar, assim como qualquer brasileiro ou qualquer cidadão do mundo. Do mesmo modo que qualquer um tem o direito de gostar ou não da sua obra ou de qualquer outra obra.
Lourdinha Dantas
Mas o fato de ue não gostar de alguma coisa não significa que outros não gostem. Por isso, abaixo a censura!
Repudio qualquer forma de censura a qualquer manifestação do pensamento.
Lúcia Mariana Casasanta Latorre
É vergonhosa a posição omissa do CCBB no epsódio da retirada do trabalho de Márcia x da exposição "Erótica".
Como um Centro Cultural pode compartilhar desse violento ataque por parte de fanáticos religiosos ? Com esse ato ditatorial e moralista o Centro esquece para que veio, não seria sua função e princípio de velar pela arte, cultura e liberdade de expressão do artista ?
A atitude do Banco, não mais Centro só comprova que poder e dinheiro são o que move. Deixo aqui meu sentimento de vergonha e condolência a artista e todos envolvidos.
Luciana Figueiredo
Francamente.. Qndo li a matéria no Jornal sobre a retirada da obra da exposição, imediatamente incluí o assunto num emeio q estava escrevendo para um amigo comentando sobre como o Superman Cristopher Reeve era usado como imagem de divulgação da igreja a qual pertencia. Quanto á obra da Márcia X, aqueles q costumam assistir South Park devem, como eu, ter rido cinicamente diante de tal acontecido, lembrando-se de um episódio hilariante sobre restrições religiosas onde o Natal perde toda a graça e sentido por fazer tantas concessões quantas fossem necessárias para que nenhum grupo, religioso ou não, se sentisse ofendido com nada. No final, a moral da história é enunciada por um "cocô" falante e ambulante! Parece bizarro, patético.. , improvável de se repetir já q já virou piada..! Pois é. Aí vem a surpresa: depois de tanta pedra rolada ainda tem gente q pensa assim! Até manifestar-se contra isso, nos velhos moldes, com faixas, etc, parece bizarro e patético.., parece legitmar a ignorância! Tem que haver uma forma diferente de mostrar o absurdo da situação!
Luciana Maia
Estamos na Idade Média? Viramos fundamentalistas? Voltamos à ditadura? Existe outra explicação além dessas três?
Luciana Pessanha
Simplesmente ridículo... se não quer ver, não vá a exposição. A escolha é decisão democrática.
Luciana Ribeiro
Fico feliz que os artistas que dirigem a galeria Gentil Carioca, os amigos Marcio, Neto e cia, tenham se postado, tao prontamente, contra o ABSURDO que foi a retirada da obra da artista Marcia X de uma exposicao na prestigiada instituicao cultural CCBB.
Luciano Macedo
É um absurdo a gente ainda ter que passar por isso.
Luciano Padilha
pela total liberdade de expressão! abaixo o falso moralismo religioso
Lucy Figueiredo
Repudio a falta de sensibilidade de algumas entidades que se dizem representantes de Deus na terra e não respeitam a criatividade que é um dom divino.
Luiz Alberto Pereira Couto
Totalmente absurda a atitude de censura a obra. Faz-se necessário a retratação do CCBB por este ato arbitrário que nos remete aos piores anos da censura no Brasil.
Luiz Carlos de Carvalho
AI 5 NÃO!!! MARCIA SIM, ESSE É O X DA QUESTÃO!
O CCBB, de SP, de RJ, de BSB são um embuste - não tem curadoria.
Luiz Carlos de Oliveira
Lamentável o ocorrido no CCBB do Rio em relação à interdição da obra da artista Márcia X. Tive a oportunidade de ver a performance que originou essa obra em dois momentos distintos (no Paço das Artes, em São Paulo e no MIP, Casa do Conde, Belo Horizonte), e a achei simplesmente maravilhosa.
Realmente, é incrível como o divórcio da arte contemporânea com o público e o senso comum parece aumentar a cada dia, e como eventos como esse só vêm reforçar essa situação. E é mais incrível ainda sabermos que ainda existe censura para as artes num país cujo questionamento do seu processo histórico recente apontava para outra direção...
Coincidentemente, dias antes do ocorrido no CCBB do Rio de Janeiro, algo semelhante ocorreu aqui em Belo Horizonte, num projeto de arte pública que está ocorrendo na cidade até o dia 17/05, do qual sou o curador. O projeto é intitulado "Arte no Banheiro" (parte integrante do circuito cultural de um festival gastronômico muito conhecido também em outras capitais, o "Comida di Buteco") e apresenta intervenções de 36 jovens artistas em 72 banheiros (masculino e feminino) de 36 bares da cidade. Três obras já foram censuradas (por terem conteúdos eróticos e/ou abordarem a violência), sendo uma delas, de autoria de Rafael Soares, retirada e destruída pela administração do Mercado Distrital do Cruzeiro (onde se localiza o Bar do Júnior), sem qualquer comunicação ou autorização da organização do "Comida di Buteco" ou da curadoria do evento. [Maiores informações sobre o festival e o projeto "Arte no Banheiro" podem ser vistas no site: www.comidadibuteco.com.br ].
Fatos como esses, nos deixam chocados diante da mediocridade e excrescência que, infelizmente, parecem proliferar a cada dia no nosso país.
Luiz Flávio
Qual modelo de arte pretende o CCBB? É totalmente ridícula a censura a uma obra de arte. Resto de uma ditadura ainda instalada na "cabeça(?)" de um censor , feita com o nazismo ideológico da TFP.
Luiz Ribeiro
Quero participar deste abaixo assinado contra a retirada da obra desta artista, porque este é mais um absurdo cometido neste país, onde os indignos se prevalecem e nós artistas nos vemos sempre tomados de assalto sem defesa e sem justiça.
Luiz Sôlha
É hora de evoluir !!! Censura nunca mais !!!!!
Luiz Travassos
Se a igreja quer censurar obras em seus espaços, nada a fazer, mas estender sua proibição ao CCBB é retrocesso inaceitável!
Luiza de Sá Moreira
Censura não! Brasil país da censura?!?
Lydie Bosc
Em pleno século XXI esta atitude de uma instituição que teóricamente apóia a cultura , a arte, no Brasil, é simplesmnete aviltante e indigna.
Mainês Olivetti
Não à censura e respeito à memória de importante artista que deixa através de sua obra uma marca e um
Marcelo Catalano
legado para as futuras gerações de artistas brasileiros.
A igreja censurando algo. Deve ser sugestão da agência de marketing para aparecer na mídia, continuem censurando e perdendo fiéis para as igrejas light.
Marcelo Kammer
CENSURA NUNCA MAIS!!!! Inacreditavel...
Marcia Costa
Ficamos tristes e chocados com o acontecimento citado. Acreditamos ser de vital importância a manifestação de todos nós nesse momento. Não podemos permitir tal censura em nosso meio!
Márcia Fortes
O que deveria ser censurado? A obra da artista plástica Marcia X ou a publicação dos indecentes lucros dos bancos. Num país tão desigual, com uma escola pública tão precária e sem cultura, creio que o lucro dos bancos é muito mais indecente do que qaulquer obra de arte por mais polêmica que ela seja. (carta enviada a O Globo)
Marcio Fonseca
Como documentarista e professor de cinema gostaria de expressar minha indignação contra a censura autoritária que o CCBB impingiu à obra de Márcia X . A arte não pode está sujeita à probições religiosas , políticas ou idelógicas.
Marco Fialho
É um absurdo um centro cultural como o CCBB deixar ser atingido por um ser tão insignificante quanto esta pessoa que move esta ação de censura. Lastimável a fragilidade de uma instituição que me parecia tão imponente e divulgadora da arte contemporânea.
Marco Paulo Rolla
Estou completamente de acordo com o protesto emitido pela Gentil Carioca. Temos realmente que, enquanto cidadãos interessados em preservar a liberdade de expressão do contexto cultural e artítico de nosso país, combater qualquer tipo de cesseamento, censura ou constrangimento imposto por indivíduos ou entidades autoritárias. O espaço do debate e da polêmica precisa ser mantido e somente através de iniciativas como esta poderemos nos resguardar da imposição de opiniões reacinárias.
Marcos Hill
a favor do retorno da peça à exposição
Marcos Leme Lopes
A arte é o espaço da liberdade, a obra estava em um espaço fechado dedicado a exposições artísticas, selecionada por critérios estéticos, nada justifica a censura. Acredito que apenas em espaço público aberto o critério de exibição de uma obra deva levar em conta a interação e o efeito sobre o meio social. Mesmo aqui a censura não é o termo adequado para a seleção de trabalhos artísticos, mas a conveniência em ferir suscetibilidades num meio social difuso.
Marcos Oliveira da Silva
Os católicos, os judeus, os muçulmanos e todas as outras que me perdoem, mas a arte está acima de qualquer interpretação, seja ela de qualquer caráter. Faço aqui meu repudio ao CCBB e me congratulo a artista, haja vista que como artista e vivendo no mundo da arte há muito tempo(20 anos), e hoje meu surrealismo erótico é evidenciado em varias culturas. aqui está meu repudio um humano sem qualificação nem para saber sobre arte.
Marcus Castelo Branco
Sou artista plástica, quero fazer parte do abaixo-assinado porque concordar com a censura à obra de Márcia X. pelo CCBB-Rio é abrir espaço para que todo tipo de arte passe a ser censurado no futuro. É preciso garantir que ao expor um quadro, ao escrever um livro ou encenar uma peça de teatro não venhamos a ser impedidos de fazê-lo por preconceito.
Marga Ledora
Não podemos permitir o retorno da censura em pleno século XXI, com um mundo supertecnificado em que as informações se processam em segundos. A atitude é ultrapassada e obsoleta. Arte é inquietude, é liberdade, não pode ser ceifada.
Mari Weigert
O CCBB é um centro cultural ou uma igreja cristã? É preciso que os seus dirigentes saibam para que serve esse espaço e quem define o que se expõe nele, pois aparentam estar muito confusos.
Maria Helena Lindenberg
Censura nunca mais!
Maria Helena Malta
"Censurar obras de arte de reconhecido valor na história da arte brasileira não ajuda a construir um país democrático."
Maria Helena Pereira da Silva
de que tem medo?
Maria João Berhan da Costa
O fundamentalismo religioso é nefasto [ninguém pode ser obrigado a seguir nenhuma religião]. A censura é prejudicial ao extremo, pois impede o crescimento e o desenvolvimento da humanidade. Ninguém precisa ser tutelado e cada pessoa é capaz de saber o que é melhor para si e para os seus dependentes menores ou incapazes e não é o BB ou o dito opus christi que deve dizer o que devo e o que não devo ou não posso ver. A atitude do Banco do Brasil é deplorável, imperdoável. Ser conivente com o radicalismo é atraso, é discriminação, é admitir pré-conceitos. Lamentável ainda termos de conviver com mentalidades tacanhas e preconceituosas. Lastimável ainda termos que gastar tempo para escrever sobre isto, embora e infelizmente necessário.
Maria Lidia Franco Rennó Gomes
É rídiculo que ainda no brasil haja censura de obras artísticas.
Mariana Ribeiro
É um absurdo e atestado de intolerância por parte do deputado e todos aqueles que o apóiam.
Mariana Venturim
dentro deste universo de absurdos, de irresponsabilidade e justificativas pelo ato da censura e da desrespeitosa retirada da obra de marcia x, todos nós saimos perdendo, o artista, o público, a cultura brasileira, o centro cultural banco do brasil, sua importante história, todo o esforço e trabalho de direções anterios do ccbb . è simplesmente vergonhoso, doloroso e desestimulador
Marie Iwakiri
Sou terminantemente contra censura.
Marilde Stropp
Repudio fortemente a retirada da obra TERÇOS da exposição no CCBB. Fudnamental a reinstalação da mesma.
Marilena Corrêa
Estamos em 2006
Mário César
Como artista plástico e jornalista que já vivenciou os efeitos nefastos das épocas de ditadura no País, sou totalmente contra quaisquer tipos de censura, especialmente quando contribui para abalar um ainda delicado processo de democratização de nossas instituições.
Mario Rheingantz Motta
realmente um absurdo!!!
nesse momento em que a arte brasileira caminha para um reconhecimento internacional, uma coisa como essa nao pode acontecer!!! contem comigo!
Marlon de Azambuja
É inacreditável saber que o trabalho da artista está sendo censurado por artistas e estudiosos da arte. Será que estes ainda vivem sobre os domínios da monarquia a exemplo do que se viu na arte bizantina, arte românica? Gente, a censura acabou e estamos em pleno séc. XXI.
Marluce Vasconcelos de Carvalho
Vi a noticia e fquei muito triste e chocada com o acontecimento citado. Acredito ser de vital importância a manifestação de todos nós nesse momento. Pois em Goiânia, em 2004 o Artista Tatti Moreno trouxe para o Parque Vaca Brava uma mostra de escultura dos Orixás da Bahia e aconteceu fatos terríveis em Goiânia por causa do preconceito de raça e de religião. Portanto não podemos permitir tais censuras em nosso meio!
Marta Cezaria
estou estupefata com o ato desta instituição em relação a retirada do quadro da artista márcia x.
agindo contra a liberdade de expressão não lhes confere o direito de sustentar um centro cultural como cidadã brasileira, e vivendo numa democracia ,exijo uma argumentação plausível e não um ato atroz. se os senhores estão preocupados com os correntistas católicos , deveriam se preocupar antes com os éticos .
Marta Jourdan
pela liberdade de expressão
Marta Rema
Lamentável
Martinho Patrício
apoio o repúdio à censura, gostaria de frisar que o ccbb é um lugar público, o dinheiro é público e não exclusivamente dos clientes do banco
Matheus Rocha Pitta
NÃO ADMITO CENSURA EM NENHUM SEGMENTO!!!
Miriam Avruch
apoio ao abaixo assinado comtra censura à obra de marcia
Mirtes Marins de Oliveira
Da maneira como a arte tem sido vista e tratada no Brasil nada me espanta esta atitude absurda...por isso mesmo não devemos ficar calados! Viva a arte e sua liberdade de expressão!
Monalisa Silper
Pela liberdade de expressão, hoje e sempre
Monica Meyer
É assim que começa e continua o pior da censura. Dissimulando em nome de Deus, da Paz, da Pátria , do Amor
Nani Catta Preta
um absurdo em pleno século XXI, porque esses desocupados não investem na cultura e educação deste pais, que tanto necessita
Nara Milioli
A obra tem que voltar á exposição! Lamentável a posição tomada pelo CCBB!!
Nara Pessoa
que coisa mais retrógrada a censura
Nara Varela
A censura é algo que nos envergonha, ou pelo menos deveria!
Nazareno
Pela liberdade de expressão
Neila Ribeiro
É absolutamente inadmissivel a censura feita a um trabalho de arte por fanáticos religiososo e o BB aceitar esse tipo de intervenção parcial.
Néle Azevedo
Censura nunca mais
Nelson Leirner
CCBB ou CNBB ???
Nelson Ricardo
"Márcia X é uma grande artista brasileira. Seu trabalho é sério. A obra deve voltar às paredes da exposi
cão imediatamente. Vamos dialogar, censurar, não!
Nessia Leonzini
Inaceitável retirada do trabalho da MárciaX. Obscurantismo Não!
Nieda Beurlen
Esse tipo de censura em pleno seculo XXI é um absurdo!
Nikoleta Kerinska
Penso que Padres se apoderam da Igreja Católica e comentem erros... transam com homens, são pedófilos, se empoderam disso e daí querem nos meter goela abaixo o falso moralismo. Que Pena!
Nívia Uchôa
Acho que a obra deve ser exposta.
Nonato Gurgel
Eu repudio essa censura
Orangê
Contra os inimigos da democracia!
Pablo Ornelas Botão
Deixo aqui registrada a minha total indignação com o fato. Visto que em um país onde todos os dias nos deparamos com as faucatruas e falta de escrúpulos dos "nossos" governantes, fatos que nos afrontam, desrespeitam e humilham enquanto brasileiros, chega a ser engraçado que possam se ofender com uma obra de arte que expressa nada mais que os sentimentos da artista. Pura hipocrisia
Pâmela Souza da Silva
Muito em breve, a máscara da Igreja (idealizada e criada pura e simplesmente pelo "Homem") cairá segundo uma enorme gama de fontes proféticas, tudo em favor do fim da ignorância dos povos que já durou muito na minha opinião, por séculos e séculos, já basta! E ainda são capazes de tecer comentários críticos e maldosos sobre o radicalismo ... Sabem né, aquele lá do Oriente Médio! Que exemplo retrógrado desta denominada Igreja. O Artista é livre em todas as suas expressões, senão do que valeria sê-lo?
Pascualet
É importante não misturar arte com religião. Cada qual no seu lugar.
Patricia Arroxellas Villela
SEM CABIMENTO - HIPOCRISIA!!!
Patricia Possa
Achei um absurdo tirarem parte do trabalho da Marcia X.Não é possível que em 2006 ainda exista esse tipo de repressão , ainda mais na parte da Cultura, aonde o que mais é necessário é a liberdade de expressão.
Patricia Secco
Que maré de retrocesso é essa que bateu nesse país?
Paula Braga
apoio toda e qualquer manifestação contra a retirada da obra da márcia x do ccbb, contra esse fundamentalismo religioso absurdo carioca.
Paula Corrêa
é impressionante o fato. me vi no sec 16 carregando a cruz. mas nao. ainda no 21 essa maldita cruz derrama sua sombra sobre esse pais mais mestiço sincreticamente do que o sal no mar. espero conseguirmos censurar a censura e voltar com a obra de marcia x para a exposicao "erotica"
Paula Huven
Gostaria de aderir ao manifesto de repúdio à violenta e inaceitável censura à obra de Márcia X no CCBB-RJ, assim como a toda e qualquer ação de natureza retroativa à inteligência e à cultura. Não ao obscurantismo. Pela livre expressão do pensamento e da arte.
Paula Trope
Quero aderir a manifestação de repúdio a ação arbitrária e violenta do Banco do Brasil ao censurar a obra de Marcia X e aceitar pressão para retirada da oba de Alfredo Nicolaiewsky.
Paulo Gomes
É fundamental o princípio da liberdade de expressão.
Paulo Jares
Seu trabalho é muito interessante. Seu carácter iconográfico é muito forte, por isso mesmo incomoda... "Arte é revolução/ arte é resolução de um problema."(Yvette Kace Centeno)
Paulo Sérgio Beju
liberar obra do exposição erótica
Paulo Tavares ferreira
Se mantiverem essa postura, vamos agora pedir a censura de todas as imagens de Cristo, masoquista sem limites, assustando as nossas crianças na cruz! Abaixo Jesus Cristo e a apologia da violência!
Pedro Malafaia
lamentoso
Pereira
Simplesmente achei a censura, o ato em si, um absurdo.
Phablo Pereira de Carvalho Pinto
A censura é sempre deplorável. Principalmente neste caso, quando os curadores do CCBB já tinham escolhido a obra. Infelizmente, o CCBB está vinculado ao BB, que sofreu pressão de uma entidade conservadora para retirar a obra da exposição.
Pina Jr
desaprovo completamente a censura. viva marcia x!
Polyanna Morgana
censura não
Priscila Arantes
Repúdio a censura. A favor da liberdade de expressão e de pensamento!
Rachel Abreu Cavalcante
é preciso lutar até o fim contra o fanatismo e contra a barbárie, caracterizados em nosso país pelo crime hediondo da censura, pela violência do analfabetismo e pela falta de transparência nos setores públicos.
Rafael Viegas
É assim que começa a censura...
Rafaela Magnani Faria de Oliveira
abaixo a censura
Raimundo J. Albuquerque Filho
arte sem censura, vida sem censura
Ralph Gehre
num tempo de fanatismo religioso e controle de ideias o Brasil tem que dar exemplo de torerancia (que sempre deu) e nao perder as vitorias conquistadas em liberdade de expressao que conseguimos apos o termino da ditadura. E triste ver como a intolerancia (que nao e feitio do brasileiro) se infiltra de longe e vai constrangindo a nossa expressao criativa.
Regina Vater
Li a matéria no jornal e achei um exagero tirarem uma obra de artes de um museu. A artista expressou sua arte, não importa se era um crucifixo em forma de órgãos masculinos, ela poderia estar fazendo referência a masculinidade de Jesus Cristo ou até mesmo mostrando que a religião católica é machista, pois antes as religiões pagãs reverenciavam a mulher, como uma deusa da fertilidade, depois com a Igreja Cristã as mulheres tornaram-se uma parte da costela de um homem. Antes, na religião pagã, reverenciavam deusas, depois, na religião cristã, reverenciaram a um deus, que é masculino, reverenciaram a um filho de deus que é o messias e, que é masculino. Portanto, se for pensado por esse lado, não há maldade alguma ela estar fazendo uma referência a isso. Sempre penso: que a maldade está nos olhos de quem quer ver com maldade.
Renata Machado Camargo
Chega de repressão!!!
Renata Martielo
o acontecido me lembrou um conto de Nick Hornby, "JESUSMAMILO" [in Falando com o anjo, ed. Rocco]
Renata Mesquita
Fiquei indignada com tamanha hipocresia e falta de respeito ao trabalho da artista marcia x , que foi retirado da exposição erotica no CCBB.
Renata Than
odeio qualquer tipo de censura
Renata Vasconcellos
A liberdade de expressão deve ser preservada.
Renato Hildebrand
Este tipo de postura de uma instituição formadora de opinião pode causar um enorme prejuízo a nossa cultura atual e futura.
Renato Marianno
Sou médico e escritor, com um livro lançado ("boonoonoos", pelo Armazém Digital, Rio de Janeiro) e assino uma coluna quinzenal no caderno Almanaque do jornal O Estado do Paraná. Fiquei embasbacado com a falta de bom-senso e respeito à obra de Marcia X. Fica aqui registrado meu protesto.
Renato van Wilpe Bach
É um absurdo ! O fundamentalizmo islâminco é condenado e criticado. Pois este ato de censura é idêntico.
Ricardo Muniz de Ruiz
lamentável o desrespeito
Richard
é mais uma que nos enfiam goela abaixo
Ricky Bols
Não tem mais cabimento tolher a liberdade de expressão!
Rinaldo Morelli
Se, submeter-se aos caprichos de um grupo de católicos conservadores e anti democraticos é a melhor e mais confortável posição do CCBB perante o incomodo dogmático das obras referidas, muito mais arrogante e incomoda é a atitude deste centro de artes, própria dos regimes militares e ditatoriais.
Roberson Gonçalves Maturano
Desde a atitude do Banco em retirar a obra porque correntistas do Banco fechariam as suas contas, eu fecharei a minha conta naquela instituição por causa da retirada da obra.
Roberto Fabra
Estou com vocês da Gentil Carioca na campanha contra a censura ao trabalho da Márcia X, na verdade contra qualquer censura.
Rodolfo Caesar
A manipulação das religiões e dos imperialistas tem que acabar, fogo neles.
Rodolpho Parigi
NÃO À CENSURA!!!
Rodrigo Menescal Kalache
Todos os artistas deveriam fazer um boicote ao CCBB, exigindo a retirada de suas obras em solidariedade a Marcia X e para deixar bastante clara o repúdio a ações arbitrárias motivadas por "razões empresariais". Além disso, todos os apreciadores da arte, e, porque não dizer, todos os apreciadores da liberdade de expressão, que possuem contas no Banco do Brasil deveriam encerrá-las (já que essa gente só tem sensibilidade no bolso...). Fico me perguntando se a Marcia X fosse viva, se eles teriam coragem de perpetrar uma atitude tão covarde. Abaixo o CCBB
Rodrigo Moraes
Esse tal empresário é um otário que só conseguiu dar mais visibilidade á obra. Censura não!
Rodrigo Torres
Isso é o verdadeiro atraso humano
Rogerio Cavalcante E Castro
Ao saber da ação contra a obra de Márcia X, foi tamanha indignação, imagina a força e vulto q esta ação tomou no Rio. Por favor, respeito à Márcia X. e a sua obra q de ofensiva não tem, apenas nada se não considerarmos, ou melhor, desconhecermos o objeto utilizado na construção da forma não passara de pontos q constituem uma linha. Configurando uma forma, porem a reincidência e culpa da igreja católica na questão homossexualidade e q leva esta ação, mas o mundo das artes agradece, pois o trabalho não teria tamanha visibilidade se não fosse tomada tal atitude, afinal as artes visuais e sua solidão normalmente estão meditando em suas salas de exibição.
Rogerio Ghomes
É parte da obra a polêmica gerada e deixa sim de existir quando espera de nós apenas um registro de conformação.
Rômulo Martinz
É escandalosa e absurda a censura à obra da artista Márcia X. Precisamos rejeitar para sempre qualquer censura à livre expressão artística.
Ronaldo do Rego Macedo
Solidário ao movimento contra a Censura no CCBB.
Ronaldo Moreira Amaral
repugnante essa atitudo absolutista!
Rosa Girardi
É um absurdo!!! vetarem o trabalho de uma artista genial como Marcia x.... SOU CONTRA< CONTRA!!!!!
Rosa Paranhos
sou contra qualquer tipo de censura
Rosana Paste
coisa muito feia
Rosangela Dias
quero assinar o texto de repúdio à censura da obra de Marcia X na mostra ERótica -os sentidos na arte, no CCBB-RJ e quero dizer também que estou procedendo à solicitação de retirada de minhas 2 obras na referida mostra.
Rosângela Rennó
Acho uma falta respeito com o trabalho da artista Marcia X e para todos que trabalham com a linguagem do corpo, uma referência nacional.
Rose Boaretto
Estou, assim como voces , indignada com a censura exercida sobre a obra de Marcia X
Rose Dubois
absurdo!!
Rubens Pontes
É um absurdo. Não podemos discutir as questões relacionadas a religiosidade católica? Digo católica Porque as demais já são sempre muito questionadas
Samara Ferreira
Em atenção ao artigo 5º da Constituição Federal em seu parágrafo IX não podemos retroceder em nome de um falso moralismo
Sandra de Azevedo Fernandes
Um absurdo essa atitude da retirada da obra de marcia x!!!!!!!
Sandra Portto
Liberdade para os passarinhos !!!
Sandra Schechtman
Autoritarismo, arbitrariedade, censura lamentável, inaceitável, resultado do crescente e perigoso fanatismo religioso, de um moralismo cretino. Tudo isso é pouco e não é suficiente para traduzir nossa indignação.
Sávio Reale
Lamentável CCBB. Censurar é fascista.
Sergio Horacio
"Bem se vê o limite estreito a que se chega quando toda a política cultural sai da esfera do interesse público e cai nas mãos interesseiras mas desinteressadas e despreparadas das instituições de caráter privado - sobretudo essas de que dispomos.. Muito embora o BB seja ainda uma instituição do governo, pode-se facilmente prever ocorrências semelhantes por vir por conta de poéticas vivas, da parte dos institutos culturais ligados a bancos e similares que procuram se apropriar do valor positivo atribuido à obra de arte, desde que resguardados os limites tacanhos do marketing e dos valores dominantes - do bom comportamento, enfim, naquilo que tem de mais bem insosso.
Querem, enfim, reduzir a obra de arte a enfeite do jardim do poder. Que a presença ainda viva e generosa da Marcia X nos ajude a acordarmos da letargia cultural e abrirmos os olhos ao obscurantismo que ronda disfarçado em incentivo cultural."
Sergio Roclaw Basbaum
Manifesto meu repúdio à censura do CCBB à obra da grande artista Márcia X.
Sérgio Sant'Anna
barbaridade
Si Magalhães
Que democracia cerceia o direito à livre expressão, ao direito de fruição, ao direito de julgarmos o que gostamos ou não?
Silvia Macedo Chiarelli
Exijo o retorno da obra de Márcia X na expo Erótica !!!!
Silvia Marques
Inacreditável Esse Retrocesso
Simão J. A. dos Santos
maior absurdo dos ultimos tempos
Simone Barreto de Andrade
A censura ao trabalho da artista - como toda censura, principalmente quando dirigida a obras de arte, revela ignorância e preconceito, para ficarmos apenas com estas mais do que óbvias avaliações. Endossando a lista de signatários, deixo registrado o meu mais veemente repúdio a tal ato de truculento autoritarismo e desrespeito à cultura e ao homem, Sônia Ramalho.
Sônia Lúcia Ramalho de Farias
O obscurantismo não pode prevalecer a ponto de retirar uma obra de arte de uma exposição. Isso é falso moralismo. Não podemos aceitar a censura da liberdade de criação, de opinião, de expressão.
Sônia van Dijck
solidadiedade a Marcia X e repúdio absoluto a qualquer forma de cerciamento a liberdade deexpressão no país
Sorahia Segall
Aqui fica minha indignação e protesto contra a ditadura da Igreja sobre o trabalho da artista.
Sueli Araújo
Inquisição?
Suely Farhi
Parece que voltamos a uma atmosfera nazista pela retirada inexplicável de uma obra da artista Márcia X da exposição Erótica no CCBB. Quais os valores para esta exclusão, se não os mesmos de Hitler ao declarar a Arte Moderna como "degenerada" ? Espero que este gesto despótico não seja o início de uma tempestade de Heils.
Suzana Milanez
Parabéns ao canal contemporâneo pela iniciativa.
Sylvia Ribeiro Coutinho
a obra não está numa igreja, sim numa galeria de arte. não somos um Estado laico? indignação com a atitude do bb. vamos todos andar com a obra da márcia estampada em camisetas!
Taíssa Gonçalves Arruda
Ao censurarem a obra de Márcia X, os dirigentes do CCBB e, notadamente, os representantes da Opus Christi conseguiram o oposto do que pretendiam: tornaram a sua obra mais visível, mais discutida e, agora, "consagrada." Fundamentalismos sempre existirão, resta saber o que faremos diante deles.
Tânia Bloomfield
Segue msg que enviei para a cooperativa de artistas visuais do Brasil
Religião e Estado
A Religião, por uma questão de fé em Deus ou Deuses, já nasce com o complexo de Estado. Parece que o Estado também sofre do complexo de Igreja, por uma questão de fé...no Poderoso Poder...No caso da censura do BB, de que complexo ou complexos podemos falar?
Lembro uma cena, que poderá um dia ser de filme: Os jesuítas pregando sua fé religiosa para os índios tapuias no Rio Grande do Norte. Um dia os índios são convocados através de edital, colado na porta da Igreja de Apodi. Por incomodarem os fazendeiros da região, aliados da Igreja/Estado, decidiu-se pela transferência dos índios de Apodi para Portalegre, distante dali. Saíram escoltados, em procissão, com direito a paradas para rezar para Deus Todo Poderoso.
Os índios ficaram como nós ficamos no caso do BB. Só que no caso deles, muitos anos depois, houve uma rebelião em Portalegre, foram presos e assassinados. Trata-se do último massacre de índios do Rio Grande do Norte.
Mas esse não será nosso fim, com certeza!
Tania Nitrini
Com certeza já estamos na hora de não sermos censurados pelas religiões que não devem estar acima da crítica.
Tarcisio Ribeiro Junior
Fui educadora na exposição de São Paulo e fiquei surpresa com a censura.
Tati Arantes
De volta aos tempos da Inquisição??? Censura não combina com cultura
X
Censura não combina com democracia. Censura não combina com um governo de esquerda. Censura não combina com arte. Censura não combina com o Brasil pós-ditadura!!!!
Thaïs Souto
É um absurdo que não pode ficar em branco.
Thereza Duarte
"O Banco do Brasil esclarece que a decisão, tomada após extenso debate interno, considerou questões de imagem e aspectos empresariais, o ambiente onde o BB atua e as críticas recebidas de seus clientes (Opus Christi(?)) provenientes de várias cidades brasileiras."
Tiago Alem Santinho
isto é um absurdo!
Tiago Rivaldo
Contra a censura e a arbitrariedade neo-fascista. E a favor do Rio de Janeiro.
Umberto Costa Barros
É um absurdo! Um desrespeito. Vamos lembrar que recentemente houve uma exposição no Paço Imperial, aqui no Rio de Janeiro, das obras de Márcia X e não houve qualquer censura por parte da instituição nem manifesto (pelo menos que tenha chegado ao meu conhecimento) de qualquer pessoa ou grupo. O Paço Imperial fica localizado próximo ao CCBB e é muito visitado por turistas e pela população aqui do Rio. Esse tipo de atitude não pode acontecer novamente. Todo artista, assim como todo cidadão, tem direito à liberdade de expressão. Quem se sente ofendido com esse tipo de imagem (a obra censurada) na verdade sofre fortemente da falta de convicção de seus conceitos religiosos. Devemos lembrar também que na semana passada vários deputados estaduais, aqui do Rio de Janeiro, se retiraram da Assembléia Legislativa se recusando a votar no projeto de lei que transforma em crime o preconceito religioso, impedindo, assim, que houvesse a votação. Esse tipo de atitude, também antidemocrática e anticristã, é que deveria ser censurada.
Valéria Guedes
Em repúdio à retrógrada ação de grupos religiosos, ou quaisquer outros radicais equivocados ou mal intencionados quanto aos direitos e à independência da arte e da sociedade. Em repúdio à atitude unilateral do CCBB, demonstrando-se manipulável e subserviente a tão absurda coação enquanto poderia se abrir a um enriquecedor debate sobre liberdade de expressão.
Valéria Pena-Costa
Exigimos a volta do trabalho da Márcia à exposição.
Vasco Acioli
sou pela livre expressão e democracia de idéias
Vasni Santana
Mais uma vez a igreja mostra sua face retrógrada, não evoluindo apesar do passar dos séculos.
Velasco
Espero que a obra volte o quanto antes para o lugar do qual nunca deveria ter saído.
Vera Bonnemasou
Ainda vivemos em tempo de pura ignorância em relação a expressão artistica no Brasil. Nada prende o pensamento do ser humano.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vera Pavanelli
que a obra censurada de Márcaia X retorne à exposição no CCBB
Vera Terra
O Brasil é um país laico onde a democracia - pelo menos é o que nos vendem diariamente nos jornais - é o regime vigente, portanto esta repressão a manifestação artística é o que deve ser colocado abaixo.
Veronica Machado
Toda censura à arte é cretina justamente por confundir a realidade a qual tem seus impedimentos e tabus morais , com a liberdade da Imaginação artística. Se um pastor cristão chuta a imagem da mãe de Cristo é um sacrilégio de um cristão protestante contra a adoração de imagens pelos católicos. Mas um artista que não é cristão, nem protestante,nem católico, nem de qualquer seita cristã, está fora do julgamento moral religioso. Ele só pode ser julgado por razões artísticas .É o caso dessa censura á obra de Márcia X , escolhida para a exposição de arte erótica no CCBB. Apesar de ser considerada uma herética infratora, a artista tem o direito à liberdade da imaginação , desenhando dois pênis com rosários católicos. È de fato uma imagem impertinente,de grande desprezo e um protesto virulento da artista, contra todos os códigos da moralidade cristã de todas as igrejas e seitas e que acabaram por ofender a um empresário cristão-censor que considerou isso um caso de polícia. No reino da imaginação e da arte exposta em um Centro cultural ,( a igreja dos artistas), é proibido proibir e a criação é livre e é permitida. Nós,os artistas, não queremos "ensinar missa aos vigários" nem aos pastores, e cristãos de toda espécie. É até legítimo que em uma teocracia muçulmana, onde o poder é regido pelos religiosos,como no Irã, a condenação à charge humorística belga sobre o profeta Maomé faça sentido. Mas vivemos numa República laica , em que a igreja é separada do Estado,tem o seu lugar simbólico, mas os cidadãos são livres perante a lei,principalmente para os artistas, a lei de liberdade de expressão, na qual as igrejas todas devem obediência e não o contrário.
Vladimir
ridícula a censuar à obra de Márcia X. A Igreja deveria fazer uma revisão histórica focalizando os danos que já causou às culturas que ajudou a dominar e destruir nos continentes latino-americano e africano. Na atualidade, as instituições religiosas continuam a querer impôr seus dogmas à liberdade de expressão. Ressalto que o TERÇO DO CARALHO é infinitamente mais inofensivo à moral e aos bons costumes do que a onda de pedofilia que grassa no seio da igreja, ou infinitamente menos prejudicial à saúde física e mental da população mundial do que a proibição do uso de preservativos imposta pelo Vaticano. O espantoso é que esses dogmas anacrônicos ao nosso tempo, continuam a ter um amplo espaço de convivência na sociedade contemporãnea, com a anuência de instituições financeiras públicas, de caráter cultural e mantidas, principalmente, com os nossos impostos.
Wagner Barja
Não se admite Censura em um Estado Democrático de Direito. Basta-nos a experiência obscurantista do passado, do Santo Ofício da Inquisição, das Ditaduras Militares e as que vivemos há bem pouco tempo!
Walmir Battu
Lamento o episódio de censura da obra da artista Márcia X. Trata-se de obra de grande qualidade poética e crítica, que tanto diverte quanto faz pensar. Chama atenção, até o limite do incompreensível, a forma fácil com que o CCBB aceita "pressões" sem tomar partido da defesa da liberdade de expressao. Espero que o problema seja resolvido de forma a não comprometer imagem e o trabalho de espaço com inegáveis serviços prestados a arte brasileira.
Walter Sebastião
A polemica que se instalou na mostra "Erótica - os sentidos da arte " no CCBB em relação a obra "Desenhando com o rosário " de Marcia X é da profundidade de um pires raso, um absurdo que após tantos anos passados da ditadura ainda temos, em pleno século XXI, num pais que se diz democrático posturas que tentam sufocar idéias e expressões culturais de segmentos da sociedade. CENSURA ? NUNCA MAIS!
Wilson Cavalcanti
É ridículo o CCBB se render a censura alheia.
Yara Lucia Pereira de Macedo
É lamentável a postura do CCBB em relação a retirada da obra da artista Marcia X . Volta imediata da liberdade de expresão dentro do CCBB....
Yiftah Peled
bom, apesar de tarde pra que o trabalho retorne a exposicao, ainda assim acho importante manifestar meu apoio a causa...
Ynaie Dawson
Não consigo compreender qual a ofensa em relacionar o penis com a oração. O que há demais no sentido da sacralização do sexo? O casamento não é um sacramento? O desenho da Márcia dignifica e não é uma pornografia como querem colocar. O Centro Cultural tem uma função de educar e esclarecer. Retirar a obra da exposição é se inclinar a uma deformação de olhar.
Yolanda Freyre
Coloca-se uma questão: Qual o argumento do Banco para justificar o fato da obra ter sido exposta em S.Paulo e admitida de inicio?
Zelia Villar
PARA ADERIR AO ABAIXO-ASSINADO:
Clique aqui para enviar ao contato do Canal os seus dados: nome completo e RG (que não serão publicados), nome profissional, ocupação/qualificação, cidade, estado e país de residência.
ANTES:CENTRO CULTURAL:BASICAMENTE SE DEFINIA POR REUNIR CULTURA COM DIVERSIFICAÇÃO.
DEPOIS OU HOJE E LOGO QUE NÃO SE GENERALIZE E PORTANTO SOMENTE PARA ESTE CASO SE DEFINE ASSIM :CENTRO CULTURAL: SE DEFINE ABAIXO E ACIMA NESTA LISTA DE COMENTARIOS VARIAS VEZES COM TANTA INDIGNAÇÃO.
E O SEU SIGNIFICADO? CULTURA DIVERSIFICAÇÃO INCLUSÃO...CCBB TA NA HORA DE ACORDAR NÃO ESPERE O POVO CHAMAR PÕE A ESCUTURA NO LUGAR....
TINA PINTO (FUNDIÇÃO:ARTEORTEGA (011-97453629)
Gute Arbeit hier! Gute Inhalte.
Posted by: fussball live at março 5, 2009 11:28 AM