|
abril 25, 2006
Ato é protesto contra censura, por Talita Figueiredo
Ato é protesto contra censura
Matéria de Talita Figueiredo, originalmente publicada na Folha de São Paulo, no dia 25 de abril de 2006
Dois artistas querem suas obras fora da exposição "Erotica - Os Sentidos da Arte", no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio. A atitude é um protesto contra a proibição da obra "Desenhando com Terços", de Márcia X. (1959-2005), retirada da mostra há uma semana por decisão da direção do Banco do Brasil em Brasília.
A coordenadora-geral da exposição, Maria Ignez Mantovani Franco, disse que a retirada das peças "quebra a coesão de sentido da exposição". Ela considera que a continuidade de "Erotica" -a exposição segue para Brasília em maio- deverá ser reavaliada.
A partir de hoje, a obra "Afinidades Eletivas", de Rosângela Rennó, estará coberta com um pano preto, sinal de luto. A artista pediu autorização dos colecionadores que detêm a obra para isso.
Rosângela afirmou ainda que a dona da obra, Annelise Davée Llerena, afirmou que não permitirá a participação de "Afinidades Eletivas" na mostra enquanto a obra de Márcia X não for reintegrada à exposição. "Erotica" fica no Rio até domingo. Em Brasília, será exibida a partir de 15 de maio.
A outra obra de Rosângela na exposição, "Afinidades Eletivas ou Relações Perigosas", pertence ao Museu de Arte de Ribeirão Preto. "Pedi ao museu e fui informada de que serei atendida, após os trâmites burocráticos. Não concordei com a censura e a produção da exposição foi avisada."
Franklin Cassaro também pediu a retirada de "Coleção de Vulvas Metálicas": "Caso isso não ocorra por burocracia, não quero que a obra siga para Brasília".
Artistas plásticos fazem abaixo-assinado a partir de hoje para cobrar do banco a reintegração à mostra da obra de Márcia X, em que dois terços formam o desenho de dois pênis sobrepostos.
Membros da sociedade católica Opus Christi, que tentam manter "Desenhando com Terços" fora do CCBB, entraram ontem na Justiça pedindo que a obra não seja exposta em todo o país.