|
abril 20, 2006
Banco proíbe "terço erótico" em exposição, por Talita Figueiredo
Banco proíbe "terço erótico" em exposição
Matéria de Talita Figueiredo, originalmente publicada na Folha de São Paulo, do dia 20 de abril de 2006
A obra "Desenhando em Terços", da artista plástica Márcia X., foi retirada da exposição no CCBB, no Rio, após críticas
A direção do Banco do Brasil em Brasília retirou do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio a obra "Desenhando em Terços", da artista plástica Márcia X (1959-2005), que integra a exposição "Erotica - Os Sentidos na Arte". A justificativa para a censura foi a centena de reclamações que o banco diz ter recebido contra a foto de dois terços que desenham um pênis cada e que se encontram formando uma cruz.
Censura para artistas e produtores da exposição, a decisão, segundo a assessoria do banco, "não observou só questões de imagem e aspectos empresariais, mas o ambiente onde atua, já que o banco acredita firmemente na liberdade de expressão".
A exposição foi vista por cerca de 56 mil pessoas em São Paulo (entre 12 de outubro do ano passado e 8 de janeiro deste ano) sem que houvesse registro de manifestação contrária a nenhuma obra.
"Foi com surpresa que recebemos a notícia. Nosso sentimento é de perplexidade, porque a retirada de uma obra de qualquer exposição é de pertinência apenas do curador", reclamou a produtora de "Erotica", Maria Ignez Mantovani Franco.
No Rio desde 20 de fevereiro, "Erotica" já foi vista por mais de 70 mil pessoas, com público diário estimado em 1.400. Na mostra há 110 obras, incluindo desenhos, fotos, gravuras, pinturas e instalações de mais de 50 artistas, entre os quais Pablo Picasso, Auguste Rodin, Anita Malfatti, Lygia Pape, Tunga e Alfredo Nicolaiewsky.
"É muito sério censurar um trabalho. É a volta da censura. Causar polêmica é válido, leva ao debate, mas retirar o quadro é muito ruim", criticou Nicolaiewsky.
A exposição deve ir para Brasília no próximo dia 15, mas, segundo a direção do banco, ainda não foi decidido se "Desenhando em Terços" fará parte da mostra.
O ex-deputado Carlos Dias (PTB) registrou notícia-crime na 1ª DP, no centro, por considerar a obra uma "afronta à fé católica". "Não foi algo fortuito, não é que eu não tenha gostado do quadro em termos artísticos, até porque para mim isso nem é arte. Mas esse quadro é uma agressão à Igreja Católica. Achei um absurdo."
O ex-deputado afirmou ainda que ficou "chocado" com a presença de crianças de escolas públicas em visitas guiadas na exposição. Ele, que é pré-candidato ao governo do Estado pelo PTB, foi o autor da lei que institui o ensino religioso nas escolas do Estado. Segundo a assessoria do banco, os critérios de acessibilidade à exposição foram feitos em concordância com a Justiça de Infância e Adolescência: a exposição é proibida para menores de 12 anos e permitida para jovens entre 12 e 18 na companhia de responsáveis.
Os estudantes que freqüentam a exposição têm obrigatoriamente a autorização dos pais, dentro do programa educativo do CCBB. No Rio, 16 escolas levaram 680 alunos para a exposição.
Professora de artes da Escola Municipal Henrique Magalhães, Simone Fernandes de Figueiredo, levou 34 alunos da 8ª série à exposição. "Trabalhar a sexualidade do aluno está nos parâmetros curriculares nacionais. Fui à exposição antes, vi se era interessante levá-los e ali falamos sobre a sexualidade, sobre o amor, o erotismo. Não é pornografia. Eles viram o quadro [de Márcia X] e ninguém se ofendeu, ninguém se chocou. Isso desmistifica a questão do sexo e faz parte da educação sexual. Tirar o quadro é retroceder."
O direito da artista se manifestar não pode ferir o dos católicos de verem um objeto sagrado numa situação constrangedora. Ela ofendeu os católicos e a exposição desta obra num espaço público é desnecessária. Fez a bem a direção do CCBB. Se fosse numa galeria particular, seria outra coisa. Mas lá não.
Posted by: André at abril 24, 2006 11:12 AM"situação constrangedora"? Então quem foi mesmo que fez o pênis? Até onde sei para os católicos foi DEUS quem fez o pênis...Situação constrangedora seria se o terço estivesse enfiado em algum lugar!
Ofensa e ironia são bem diferentes além disso colocar em contraposição imagens que imaginamos que são distintas e de mundos diferentes é trabalhar com linguagem artística, é criar possibilidades de pensamento! Agora o que cada um pensa...é problema de cada um!
Como diria minha mãe "ela confundiu liberdade com libertinagem"
Esse é o problema da mídia e dos artistas de se acharem no direito de denegrir a imagem ou religião das pessoas! gostaria de saber se ela seria capaz de fazer algo semelhante com a imagem de Maomé! eu acho que não!
Posted by: Anderson at maio 2, 2006 4:35 PMA insana de publicou essa foto ridícula deveria ser presa pela heresia cometida.
Tenho fé de que ela ainda encontrará o que anda procurando.
este é realmente um pais catolico ?.
porque a cnbb ou a igreja nao se manifestou .
neste pais , a maioria que se dis catolica , na verdade , nao tem religiao , e tem o governo , que mereçe !.
cade a igreja catolica , ou cnbb , ou padre marcelo ??
Posted by: andrade at setembro 30, 2007 12:32 PMConstrangedor não, absurdo! Ora, objetos sagrados devem ser respeitados independente de local! Falta de respeito com os católicos! Ora, sua liberdade começa quando termina a do outro! Outrora, moveu-se o mundo inteiro quando mostraram cenas de americanos urinando sobre o alcorão. Ora, onde está Pe. Marcelo? Ignorância e idiotice a parte, a Igreja Católica não se resume ao Pe. Marcelo. A Igreja se manifesta nos protestos que aqui se apresentam. Ora, rituais satânicos também profanam objetos sagrados. Ora, Deus criou o homem e a mulher e não apenas o pênis e a vargina e não para heresias, mas para reprodução e proclamação do amor gerada pela união do casamento. RESUMINDO: desprezível, uma verdadeira falta do que fazer para chamar a atenção. Já dizia o dito popular: mente vazia, oficina do diabo. Ora, inspiração? Só se for do demônio, cara "artista". E, de coração, que DEUS te perdoe e te abençoe.
Posted by: Gustavo Oliveira at julho 9, 2008 12:34 AMIsso realmente é absurdo, como católica também sou representante da igreja, e não gosto de ver a minha fé jogada no lixo da sua mente poluida, se, acho minha cara , que vc perdeu a noção do que é liberdade e do que é libertinagem, liberdade se exerce com responsabilidade, e libertinagem é o uso abusivo, sem critica ou responsabilidade, apenas com o intuíto de criar desordem . e saiba também a sua produtora que existe uma lei para proteger este tipo de agressão a qualquer religião, realmente vc precisa de oração, pois está perdendo a critica.
Posted by: silvana silvério at julho 11, 2008 1:22 PMComo pode alguem não achar absordo tudo isso?? É uma total falta de respeito. Querer trabalhar com alunos, conscientizá-los, colocando o "Sexo" em debate ou discussões é uma coisa...agora, usar a imagem de um terço pra fazer isso é realmente ináceitável!!! Eu realmente acho que ela não foi feliz ao fazer isso, Se quer ser considerada uma "artista", deveria rever seus conceitos, e aprender a ter um pouco mais de respeito com as pessoas...como podemos transformar o país em que vivemos se existe pessoas como ela? Que nao respeita nem a religião dos outros, pois com certeza Cristã ela não é!!! Sinceramente não dá pra imaginar o que se passa na cabeça de uma pessoa assim, o que a faz pensar que teria a aprovação das pessoas de bom senso... Tenho pena, e acho que essa pessoa talvez nao conheça o amor de Deus, pois se conhecesse, com certeza nao faria tudo isso!!! Deus te perdoe e tenha compaixão de ti e de teus atos!
Posted by: Renata Rodrigues at março 17, 2009 7:34 PMMuito simples, basta ver neste trabalho um dos mais belos mandamentos da igreja: "crescei-vos e multiplicai-vos".
Posted by: Tadeu Gonçalves at março 21, 2009 8:01 AMÈ lamentavel a permissao para publicar a foto da "pseudo" artista, mas a declaração de internautas como a Sra Clarissa Borges, bem como da Profª Simone Fernandes é , no mínimo, deprimente. Antes de manifestar uma opniao sobre o fato é mister ponderar os argumentos e verificar a coerencia dos mesmos. Ao olhar do bom senso, não há justificativa ao aceitarmos uma afronta à moral e à liberdade de culto e credo sob a égide da liberdade artística. Diante de declaraçoes tão pírfidas como as citadas pelos internautas chego a conclusao de que a Constituição Federal vem, a cada dia, sofrendo dilapidaçoes em seus principios e direitos fundamentais,e o pior; a classe de pensadores e letrados é quem mais atira pedras na cruz!
Posted by: leo pinheiro at maio 5, 2009 7:44 PMSe colocassem a foto da sua mãe segurando estes dois terços vc ia achar ofensivo?
precisam se lembrar que o direito de um acaba quando começa o direito do outro.
Todos tem o direito de se expressar, mas em ofender o otro, se passa a ofender, ja saiu do direito e esta ferindo o seu proprio dever.
Agradeço ao banco por ter sido corajoso em retirar este quadro. Se quisesse ensinar sobre sexualidade, não ia colocar dois penis formados por terço, que no conjunto final formam uma cruz. e sim iriam falar de aborto, sexo na adolescencia e outras coisas do tipo. Isso sim é sexualidade, isso qe vemos na materia é depravação e ofensa a religião alheia.