|
setembro 3, 2020
Carlos "Marilyn" Monroy apresenta serviços performáticos experimentais no Fonte
A partir de 3 de setembro – e por um mês – Monroy irá habitar o espaço de ateliês coletivos Fonte, com câmeras ligadas ininterruptamente em tempo real: A ação se inicia com sugestões do público para a pergunta “Quer que eu faça o quê?”, frase usada por Bolsonaro para responder à imprensa sobre medidas para a Covid-19
A live inaugural acontece quinta-feira, 3 de setembro, às 19h, em www.youtube.com/watch?v=5OIQ87-oUWo
Diante dos desafios impostos pela pandemia o Fonte, espaço de ateliês coletivos e residências artísticas, lança o programa “Sala de acontecimentos” em que ações serão irradiadas através de plataformas digitais.
O primeiro artista a ocupar a “Sala de Acontecimentos” será o colombiano Carlos "Marilyn" Monroy. O título 1MONTH-ROY faz referência ao período de um mês que o artista irá habitar o espaço expositivo do Fonte com câmeras ligadas ininterruptamente em tempo real.
A cada dia ele fará posts sobre seu processo criativo e transmissões ao vivo criando circunstâncias de diálogo com o público, experimentando com o corpo e as plataformas de redes sociais, procurando repensar o formato já habitual das lives.
O artista que pesquisa ideia de re-formance, isto é a possibilidade de refazer performances à luz do contexto atual, repete o gesto de artistas já clássicos que também se dispuseram a habitar o cubo branco, adicionando camadas de ironia e trazendo novos pontos de vista Latino-americanos ao, entre outras ações, re-transmitir aulas de danças e ritmos populares.
A ação de Monroy se inicia buscando sugestões do público com a pergunta “Quer que eu faça o quê?” uma das frases com que o presidente Jair Bolsonaro respondeu a imprensa que questionava sobre medidas para o controle da pandemia. Estar a disposição dos comentários e sugestões do público das redes sociais em 2020 é contar com um risco de violência em potencial.
Curadoria: Marcelo Amorim (ler texto)
Produção e operação de vídeo: Pedro Gallego
Assistência de produção: Niki Nomura
Realização: Fonte e Monroy's Performance Services
Acompanhe pelas redes sociais: instagram.com/carlos_monroy_visual_arts e instagram.com/residenciafonte.