|
outubro 10, 2019
Camila Elis na Mamute, Porto Alegre
A Galeria de Arte Mamute inaugura exposição com lançamento de representação da jovem artista gaúcha Camila Elis. A mostra intitulada Da alma, e as coisas suspensas tem curadoria da pesquisadora e teórica das Artes Visuais, Profa. Dra Bruna Fetter (ler texto curatorial) e apresenta um conjunto de obras inéditas em pintura a óleo sobre linho e papel, produzidas especialmente pela artista para sua primeira exposição individual na Galeria de Arte Mamute.
A exposição abre com a grande pintura “Psique” destacando-se no hall de entrada da histórica escadaria, e se estende na ampla sala de exposição com obras de grandes e médios formatos. São pinturas que pensam as fantasias e realidades do sentimento e da sensação, utilizando o mito de Eros e Psique de Apuleio como referência atmosférica.
Camila Elis - 1995, Dois Irmãos/RS. Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Vive e trabalha em Porto Alegre. Através da pintura a artista pensa sistemas de interação entre objetos, pessoas, ambientes e sensações abstratas. Procura instigar maneiras de relacionar-se esteticamente com imagens, expandindo as noções de percepção, experiência e de espaço. Desse modo pretende motivar novas formas de coletividade e interação na pintura explorando as ambiguidades constituintes da subjetividade humana e dela em relação aos outros.
Bruna Fetter - Professora e pesquisadora do Instituto de Arte da UFRGS, Bruna Fetter é Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte (PPGAV/UFRGS). Foi pesquisadora visitante na New York University (2014/2015), possibilitado por bolsa Fulbright. Curadora das mostras Do Abismo e outras distâncias (Mamute Galeria, Porto Alegre/2017), Expedições pela Paragem das Conchas (Espaço de Artes da UFCSPA, Porto Alegre/2016), Da matéria sensível: afeto e forma no acervo do MAC/RS (Porto Alegre/2014), O sétimo continente (Zipper Galeria, São Paulo/2014) e Qualquer lugar (Casa Triângulo, São Paulo/2013). Também realizou a curadoria da mostra Mutatis mutandis, com Bernardo de Souza (Largo das Artes, Rio de Janeiro/2013); e dividiu a curadoria da mostra Cuidadosamente, através?com Angélica de Moraes (São Paulo/2012). Entre 2006 e 2007 coordenou a equipe de produção executiva da 6a Bienal do Mercosul. De 2010 a 2013 foi parecerista do Ministério da Cultura nas áreas de Artes Visuais, Transversalidade da Cultura e Patrimônio Cultural. Entre 2013 e 2014 participou do Comitê de Acervo e Curadoria do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. É coautora do livro As novas regras do jogo: sistema da arte no Brasil (Editora Zouk, 2014). Colaborou nas publicações Artes visuais - ensaios brasileiros contemporâneos?(org. Fernando Cocchiarale, André Severo e Marília Panitz, FUNARTE, 2017), Práticas contemporâneas do mover-se (org. Michelle Sommer, Circuito, 2015) e A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais (org. Lilian Maus, Panorama Crítico, 2014). Desde 2015 é conselheira do Instituto Yvy Maraey - Arte e Natureza. Também é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA) e da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP).