|
abril 2, 2018
A condição básica na FVCB, Viamão
No dia 7 de abril de 2018, a Fundação Vera Chaves Barcellos inaugura A condição básica, exposição coletiva que reúne trabalhos de mais de 30 artistas, entre brasileiros e estrangeiros, pertencentes ao acervo artístico da FVCB. A mostra conta também com obras dos artistas Elida Tessler e Guilherme Dable, especialmente convidados para a exposição. Fotografias, vídeos, serigrafias, livros de artista, obras gráficas e objetos, além de pinturas, esculturas e colagens integram a nova mostra com organização da Fundação Vera Chaves Barcellos que problematiza a questão da apropriação no universo das artes visuais na contemporaneidade.
Reunindo um diverso conjunto de trabalhos formados a partir de diferentes elementos, alguns alheios ao campo das artes visuais, a exposição apresenta a apropriação como procedimento criativo, reconhecendo o hibridismo e a contaminação como fundamentos integrantes da arte e da cultura.
O título da exposição é apropriado de um texto da crítica Aracy Amaral, pela primeira vez exposto em uma mostra de arte. Inserido no livro Arte e o meio artístico – da feijoada ao X-burger (1966), o qual é um não-texto já que constituído por uma colagem de palavras e frases de fontes diversas (entre outras, obras ficcionais, linguagem da propaganda e da crítica de arte) que ironiza alguns discursos vazios que até hoje povoam o mundo da arte.
Entre os destaques internacionais da mostra, temos a reedição da FVCB de um livro de artista do espanhol Julio Plaza (1938–2003) La evolución de la revolución (1972); a obra emblemática da argentina Noemí Escandell (1942), na qual se compara a famosa foto de Chê Guevara morto, rodeado de militares, com A lição de Anatomia, de Rembrand; e o trabalho do italiano Guglielmo Achille Cavellini (1914–1990), no qual o artista se auto mitifica ao lado de grandes figuras da história da humanidade e da arte do passado e da contemporaneidade.
Destaca-se ainda a participação expressiva na mostra de Anna Bella Geiger (1933), decana carioca das artes brasileiras com diversas obras; trabalhos do brasileiro/holandês Claudio Goulart (1954-2005), artista do qual a quase totalidade da produção foi recentemente incorporada à coleção da FVCB. Ainda é destaque a presença provocativa de obras de Hudinilson Junior (1957 – 2013), que assim como obras do polonês Klaus Gröh (1936) e de João Castillo (1978), podem chocar espectadores desavidados e mesmo ser alvo de controvérsias. Recentes aquisições de trabalhos, incorporadas ao acervo artístico da FVCB, como as obras dos brasileiros Helena D’Avila e Sandro Ka serão exibidos pela primeira vez na Sala dos Pomares, assim como a inédita produção de Vera Chaves Barcellos, Mulheres Ilustradas (2018), composta a partir de apropriações de imagens.
A Fundação Vera Chaves Barcellos espera que esta exposição contribua para a extensão da compreensão da cultura como um palimpsesto, no qual camadas de influências de diversas origens se superpõem num constante processo de mutação e renovação, fenômeno que se estende fora dos limites da arte.
Para o evento a FVCB disponibilizará transporte gratuito em dois horários: às 11h e às 14h, com saídas em frente ao Theatro São Pedro, Centro Histórico de Porto Alegre. Inscrição prévia: info@fvcb.com, 51-3228-1445 e 51-98102-1059.