|
agosto 24, 2014
Singularidades/Anotações: Rumos Artes Visuais 1998-2013 no Itaú Cultural, São Paulo
Itaú Cultural apresenta Singularidades/Anotações: Rumos Artes Visuais 1998-2013 com um recorte dos trabalhos selecionados no período
Artes Visuais, Arte Cibernética, Transmídia e Novas Mídias estão presentes nesta mostra que apresenta trabalhos de 35 artistas de todas as regiões do país entre os contemplados nos editais de Artes Visuais e Arte e Tecnologia do programa do Itaú Cultural; em 2015, a mostra seguirá para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza e, ainda, será realizada uma série de workshops em variadas cidades do país
Passados 17 anos do lançamento do primeiro edital do Rumos Itaú Cultural, programa de fomento, difusão e mapeamento da arte e culturas brasileiras, o instituto apresenta Singularidades/Anotações: Rumos Artes Visuais 1998-2013. Com equipe curatorial formada por Aracy Amaral, Regina Silveira e Paulo Miyada, a mostra traz um recorte sobre o legado construído pelos selecionados nesta área de expressão durante o período. São pinturas, gravuras, fotografias, instalações, vídeos, performance e obras interativas, e ocupam os três andares do espaço expositivo. No total, somam mais de 60 trabalhos de 35 artistas, entre os contemplados desde 1998 nos editais de Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Transmídia e Novas Mídias até 2013. A expografia é do escritório Álvaro Razuk Arquitetura. Abre para convidados no dia 27 de agosto e permanece aberta ao público de 28 de agosto a 26 de outubro.
No conjunto, os trabalhos têm origem em todas as regiões do Brasil – embora esta não tenha sido uma diretriz da linha curatorial –, e apontam as possibilidades e obstáculos de falar sobre uma pretendida brasilidade da arte, com todas as suas coerências e incongruências. No entender dos curadores, este debate se impôs no Rumos ao longo das viagens e mapeamentos realizados em escala nacional por todos estes anos, mas nunca pensando o Brasil como um bloco, mas, sim, como um emaranhado cultural de cada subcircuito da arte.
Algumas das obras de Singularidades/Anotações são inéditas, como 50% Off (kichute // öus // vert // bamba // rainha // topper // pony // converse // all star // vans // tiger // adidas // puma // kustom // superga // new balance // nike), de Laerte Ramos. Ele é um dos selecionados na edição Rumos Artes Visuais 2008/2009, e cuja plataforma de trabalho é o vídeo, a instalação e a performance urbana, a cerâmica e a gravura.
Outra artista que apresenta um de seus trabalhos pela primeira vez é a fotógrafa Sofia Borges Theater, or Cave e Theater, or Eye. Fascinada por lugares onde o conhecimento da história natural é organizado, como os museus, ela sai pelo mundo fotografando detalhes destes acervos aproximando tanto a sua lente do detalhe que a imagem se perde do original e ganha novo significado. É um trabalho, na análise de Miyada que busca como se dá a organização da matriz metropolitana. Tanto o trabalho de Ramos quanto o de Sofia foram selecionados na edição Rumos Artes Visuais 2008/2009.
Obras como a da paraense Berna Reale – MMXIII, com o registro fotográfico de uma de suas performances–, registram um desenvolvimento a partir dos trabalhos selecionados originalmente. Outras são apresentadas com o mesmo projeto selecionado no seu respectivo edital. Entre elas, Autoridade, de Caio Reisewitz, cujas fotos mesclam realidade com subjetividade; Sino, de Marcius Galan, cujas instalações, esculturas, fotografias, vídeos exploram os limites da capacidade de percepção do espaço e dos objetos, e Desertesejo, do artista multimídia Gilbertto Prado, coordenador do Grupo Poéticas Digitais e professor da ECA/USP.
Itinerância
Em 2015, Singularidades/Anotações: Rumos Artes Visuais 1998-2013 será exibida no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza, em instituições a serem definidas. Em paralelo, 10 outros artistas contemplados nas diferentes edições do programa nesta área de expressão realizarão workshops em diferentes cidades brasileiras. São eles: Divino Sobral, Gabriel Menotti, Graziela Kunsch, Guilherme Teixeira, José Roberto Shwafaty, Jorge Menna Barreto, Maria Helena Bernardes & André Severo, Michel Groisman, Oriana Duarte, Raquel Garbelotti.
Rumos Legado
Principal programa de apoio à produção cultural brasileira do Itaú Cultural e uma das plataformas mais longevas de incentivo do país, ao chegar à sua 16ª edição, em 2013, o Rumos Itaú Cultural passou por mudanças estruturais e de conceito, eliminando, entre outras modificações, a divisão de carteiras por áreas de expressão.
A iniciativa estimulou o instituto a buscar o que os contemplados até aquela edição produziram, com a proposta, segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, de lançar um olhar sobre estes 16 anos de trajetória do programa. Assim, ao longo de 2014, o instituto vem apresentando um recorte da produção realizada pelos artistas selecionados, em um total de 1.130 projetos em Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música, Pesquisa Acadêmica e Teatro.
OBRAS
Alexandre Vogler
Tridente de Nova Iguaçú, 2006
Conjunto de periódicos e fotos
GIRA, 2007/2013
Arruda e motor
André Komatsu
Substrato econômico 2, 2013
Técnica mista
Barbara Wagner
Brasília Teimosa, 2007
Jogo de Classe, 2014
Jato de tinta sobre papel de algodão
Berna Reale
MMXIII, 2013
Performance
Registro Fotográfico: Victor Reale
Cadu
Equivalências, 2014
Motor, inversor de frequência, ferro, aço inox, sensor de presença
e caixa de controle
Voltagem: 110V
Nuvem de Chumbo, Buda de Jade 4, 2012
Óleo sobre papel Canson 300g
Nuvem de Chumbo, Buda de Jade 5, 2012
Óleo sobre papel Canson 300g
Caio Reisewitz
Autoridade, 1998/2014
Instalação Fotográfica
Carla Zaccagnini
Elements of Beauty, 2012
Livro
Produzido com o apoio do Centro Cultural Montehermoso Kulturunea, Vitoria-Gasteiz, Espanha
My hieroglyphic on the Velasquez Venus will express much to the generations of the future, 2012
Cortes sobre papel
Evidências de uma Farsa: Time e The Economist, 2011
Revista Time de 13/02/1956 e revista The
Economist de 14/11/2009
Evidências de uma farsa: Welcome to Brasil and Rio, 2011
Vídeo, díptico - 2'40"
Primeiros minutos de Saludos Amigos! (Disney Studios, 1942) e Rio (20th Century Fox / Blue Sky Studios, 2011)
Cinthia Marcelle
Leitmotiv, 2011
Vídeo - 4'16" (loop)
Ducha
O SONHO DO OPRIMIDO É SER OPRESSOR OU POLÍTICA ARTE E LIBERDADE I, 2014
Nanquim e grafite sobre papel
I'M TOO SAD MAS EU VOU TE CONTAR ASSIM MESMO OU POLÍTICA ARTE E LIBERDADE II, 2014
Nanquim e grafite sobre papel
SIONISMO COMO ABERRAÇÃO OU ANTES DO AMANHECER DO DIA SEGUINTE, 2014
Nanquim e grafite sobre papel
Fabricio Lopez
Traumas, metáforas e suspensão I, 2012
Xilogravura em cores sobre papel Kozo
Traumas, metáforas e suspensão II, 2012
Xilogravura em cores sobre papel Kozo
Traumas, metáforas e suspensão IV, 2012
Xilogravura em cores sobre papel Kozo
Gilbertto Prado
Encontros, 2012
Grupo Poéticas Digitais
(Gilbertto Prado, Agnus Valente, Andrei Thomaz, Clarissa Ribeiro, Claudio Bueno, Daniel Ferreira, Dario Vargas, Luciana Ohira, Lucila Meirelles, Mauricio Taveira, Nardo Germano, Renata La Rocca, Sérgio Bonilha, Tatiana Travisani e Val Sampaio)
Instalação interativa
Desertesejo, 2000/2014
Instalação interativa
Realização: Programa Rumos Itaú Cultural Novas Mídias
Modelagem 3D e VRML: Nelson Multari
Versão 2014: Jonathan Biz Medina
Webdesign: Jader Rosa
Grupo EmpreZa
Registro, 2014
Performance / Folhas A4, molduras e pregos
Tempos e dimensões variáveis
João Castilho
Emboscada, 2013
Vídeo-instalação, 4 canais - 6'28'' (loop)
Katia Maciel
Arvorar, 2012
Vídeo-instalação interativa
Laerte Ramos
50 % Off (kichute // öus // vert // bamba // rainha // topper // pony // converse // all star // vans // tiger // adidas // puma // kustom // superga // new balance // nike), 2012/2014
Cerâmica
Leandro Lima & Gisela Motta
Espera, 2013
Vídeo-instalação, projeção sobre bancos, sem áudio 12” (loop)
Lucas Bambozzi
Mobile Crash V2: Obsolescence Trimmer, 2012
Imagens de celulares sendo destruídos a partir do campo eletromagnético gerado no ambiente. A velocidade de reprodução varia de acordo com a leitura de um detector de uso de telefone celular
Luiz Roque
O Novo Monumento, 2013
Filme 16mm transferido para vídeo - 5'35''
Marcellvs L
Toga, 2011
Vídeo em alta definição transferido para disco rígido, instalação composta por um canal de vídeo e dois de áudio - 15'
Marcelo Moscheta
Universalis Cosmographia, 2013
Ferro, alumínio, duratrans, leds, acrílico, fios e componentes elétricos
Marcius Galan
Sino, 1998
Vidro, aço e cabo de aço
Bandeirinha, 2013
Ferro pintado, barbante e prego
Bandeirinhas, 2013
Ferro pintado, barbante e prego
Marcone Moreira
Equador e Tordesilhas, 2012
Madeira de carroceria e parafuso
Expansão, 2013
Madeira de embarcação
Nicolas Robbio
Uma forma todas as formas, 2014
MDF recortado
Paulo Vivacqua
Mecânica dos Fluidos #2, 2014
Vidro, espelho, luz, alto-falantes, fios
Raquel Kogan
O.lhar, 2012
Instalação interativa
Raquel Stolf
Assonâncias de silêncios [caixas de escuta, notasdesenhos], 2008/2014
Instalação
Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti
Parede/Wall, 2012
Placas de alumínio e mecanismo interativo
Rodrigo Braga
Ilha-mar I, 2013
Fotografia
Biomimesis, 2010
Fotografia
Refugo de maré baixa 1, 2010
Fotografia
Mortalha mútua 1, 2013
Fotografia
Biólito 1, 2010
Fotografia
Rodrigo Paglieri
Panorâmica Brasília, 2011/2014
Vídeo-instalação / Intervenção urbana e de rede (aparato mecânico de captura de imagem e transmissão de vídeo em tempo real)
Ao vivo desde o Congresso Nacional - Brasília
Rommulo Vieira Conceição
Entre, 2011
Madeira tinta automotiva, vidros
Sara Ramo
Calendário, 2011
12 colagens
Bem Vindo, 2008
Vídeo digital HD em cor - 4' (loop)
Antes, depois, agora, 2012
Impressão digital
Sofia Borges
Theater, or Cave, 2014
Pigmento mineral sobre papel algodão
Theater, or Eye, 2014
Pigmento mineral sobre papel algodão
Tatiana Blass
Entrevista 1.1, 2013
Bronze
Entrevista 2.1, 2013
Ferro
Observadores, 2012
Óleo sobre tela
Observadores #2, 2013
Óleo sobre linho
Observadores #3, 2013
Óleo sobre linho
Rublev, 2013
Óleo sobre tela
Thiago Martins de Melo
A Durga de 7 braços de Ogum pare a rébis mestiça sob a ameaça do moedor de carne ultramarino do liberal Mahisha, 2014
Óleo sobre tela
Árvore de Sangue - Fogo que consome porcos, 2013
Óleo sobre tela
Vitor Cesar
Esta é a sua voz, a nossa voz, a voz do Brasil, 2012/2014
Vídeo projeção, som, mobiliário e impressos