|
novembro 13, 2008
28ª Bienal de São Paulo no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera - Programação
28ª Bienal de São Paulo no Pavilhão Ciccillo Matarazzo do Parque Ibirapuera
Por sua própria definição, a Bienal deveria cumprir duas tarefas principais: colocar a arte moderna do Brasil não em simples confronto, mas em vivo contato com a arte do mundo, ao mesmo tempo em que, para São Paulo, se buscaria conquistar a posição de centro artístico mundial. (Lourival Gomes Machado. Apresentação. I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1951, p. 14).
Entre os dias 26 de outubro e 06 de dezembro, a 28ª Bienal de São Paulo: “em vivo contato” oferece ao público visitante a oportunidade de participar e contribuir ativamente para o processo de reflexão sobre o modelo e a cultura das exposições bienais no circuito internacional de arte e o papel da própria Bienal de São Paulo neste contexto. Com um formato distinto das edições anteriores e lançando mão de seus 57 anos de experiência como ponto de partida para essa pesquisa, a Bienal de São Paulo pretende desenvolver um trabalho investigativo e crítico, que acompanhe as transformações ocorridas não apenas no lugar em que mostra se inscreve, mas também no plano internacional.
Espera-se que, ao final dos 42 dias de exposição, a Bienal de São Paulo reencontre sua especificidade e se coloque novamente “em vivo contato” com seu tempo. Com 42 artistas convidados, de 22 países, e quatro projetos especiais, os curadores Ivo Mesquita e Ana Paula Cohen propõem diferentes ferramentas para essa tarefa. Considerando que parte das práticas artísticas contemporâneas não se restringe à produção de um só objeto passível de contemplação em um mesmo tempo e lugar, a 28ª Bienal articula diferentes estratégias de exposição, debate e difusão.
Esta edição se organiza a partir dos seguintes componentes, distribuídos pelos quatro andares do Pavilhão:
Praça
O andar térreo do Pavilhão Ciccillo Matarazzo será transformado em uma grande praça pública, retomando a proposta original do arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera em 1953. Esse espaço terá intensa programação durante as seis semanas do evento, e abrigará apresentações de música, dança, performances, cinema – sempre a partir de propostas que entendam a “praça” como um espaço de convívio social no tempo presente –, promovendo o contato entre público e artistas e consolidando a mostra como um espaço social temporário.
Planta livre
Ao contrário das bienais anteriores, que transformaram todo o interior do pavilhão modernista em salas de exposição, desta vez o segundo andar está completamente aberto, revelando sua estrutura
e oferecendo ao visitante uma experiência física da arquitetura do edifício. É nesse território do suposto vazio que a intuição e a razão encontram solo propício para a busca de outros sentidos, de novos conteúdos. “Planta livre” refere-se ao conceito criado por Le Corbusier, em 1926, para definir um dos cinco princípios da nova arquitetura: com o uso de pilotis e o concreto armado, as paredes não são mais usadas na sustentação dos andares de um edifício. Estes princípios estão na base da arquitetura moderna brasileira.
Plano de leituras
Um dos objetivos da 28ª Bienal de São Paulo é chamar atenção para o Arquivo Histórico Wanda Svevo, o único e mais valioso patrimônio da Fundação Bienal de São Paulo, a sua memória, e principal fonte de referências para qualquer reflexão e programa que vise a uma avaliação e reciclagem da instituição. A ocupação do terceiro andar busca ativar essa história, sempre aberta a novas leituras e interpretações, fazendo com que cada elemento que a constitui revele sua potência transformadora no presente.
a. exposição
Os artistas e obras selecionadas para a exposição no terceiro andar pesquisam os limites entre realidade e ficção, entre construção de documentos e verdades instituídas, entre memória pessoal e história coletiva. Partindo de diferentes perspectivas, os projetos oferecem novas leituras e interpretações sobre alguns aspectos da história da Bienal. O espaço expositivo montado no terceiro andar apresenta um ambiente introspectivo – mais próximo ao tempo da biblioteca ou do arquivo do que ao tempo das grandes exposições e da indústria cultural.
b. biblioteca
Com acervo formado por catálogos e documentos de mais de duzentas bienais e exposições periódicas ao redor do mundo - entre ativas e havidas, a biblioteca oferece ao visitante a oportunidade de tomar contato com o volume de informações produzido por essas exposições. Uma videoteca é parte integrante desse espaço, dispondo ao público toda a programação de acontecimentos e palestras realizadas durante a 28ª Bienal.
c. conferências
A plataforma de conferências tem papel fundamental entre os componentes da 28ª Bienal. Em desenvolvimento desde junho deste ano, a plataforma está articulada a partir de quatro grandes temas: 1) A Bienal de São Paulo e o meio artístico brasileiro: memória e projeção – um conjunto de relatos orais com as memórias, avaliações e expectativas de profissionais sobre a instituição e suas realizações; 2) Backstage – com profissionais responsáveis pelas agências governamentais e organizações privadas que financiam em grande parte a realização de mostras periódicas internacionais, promovendo novas formas na política das nacionalidades; 3) Bienais, bienais, bienais... – composta por diretores e curadores pretende organizar, por meio do depoimento de diretores e curadores, um inventário de tipos e categorias de mostras sazonais, seus diferentes objetivos e modos de desenvolvimento; 4) História como matéria flexível: práticas artísticas e novos sistemas de leitura – abre uma reflexão sobre práticas artísticas contemporâneas que propõem novos sistemas de articulação de idéias e projetos, em diferentes tempos e espaços, criando
instrumentos de mediação específicos entre o discurso artístico e/ou curatorial e um público interessado. É ainda parte dessa plataforma uma série de conversas com artistas que se relacionam com a história da Bienal de São Paulo.
Vídeo lounge
O vídeo lounge pretende conectar os acontecimentos da praça com o campo da reflexão e da pesquisa no Plano de Leituras. Organizado por curadores convidados, a sua programação é composta de vídeos históricos sobre performances dos artistas que se apresentam no andar térreo, todos os registros feitos durante a 28ª Bienal (conferências, performances, workshops), e uma série temática desenvolvida a partir de um olhar sobre o trabalho dos artistas participantes. Esse conjunto de materiais de diferentes naturezas será apresentado ao público em três formatos: os nichos do vídeo lounge, no primeiro andar, a programação de filmes e vídeos apresentados no auditório, e a videoteca, ambos no terceiro andar.
A 28ª Bienal conta ainda com outros dispositivos de reflexão e circulação:
Publicações
O projeto da 28ª Bienal propõe quatro publicações. O Jornal 28b – distribuído semanalmente junto a um jornal gratuito com circulação em toda a cidade de São Paulo traz a programação da mostra, textos críticos, artigos e intervenções de artistas. O conjunto completo de nove números formará o catálogo final da exposição. O Guia da Bienal reúne entrevistas dos artistas sobre os projetos desenvolvidos para o evento e uma outra publicação irá apresentar uma coletânea de textos sobre a mostra publicados desde 1951, criando um recorte da memória crítica da Bienal de São Paulo. Também está prevista uma seleção de ensaios, comunicações e depoimentos especialmente encomendados no processo de realização da 28ª Bienal.
A página na web da 28ª Bienal (www.28bienalsaopaulo.org.br) permite ao público participar ativamente do debate sobre a Bienal de São Paulo através da adição de documentos e a definição de percursos e leituras individuais do evento. Além da programação completa da exposição, o site irá disponibilizar os registros em vídeo das conferências e um banco de dados com informações sobre os artistas participantes e seus projetos.
Programação
26 de outubro
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
16h
Mabe Bethônico
Felipe Chaimovich (MAM-SP) - 3º Andar [3rd Floor]
18h
Conversa com Artista [Artist Talks]
Marta Minujín e Inés Katzenstein Curadora [Curator] - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h30
Fischerspooner
Performance musical [Musical performance] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
28 de outubro
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
10 – 22h
O Grivo
Instalação sonora [Sound Installation] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
15h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
La chasse au lion à l’arc [A caça ao leão com arco], 1967 (77 min) - Dir: Jean Rouch - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
Paulo Gomes Varella (Planetário) - 3º Andar [3rd Floor]
17h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Moi, un noir [Eu, um negro], 1958 (72 min) - Dir: Jean Rouch - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h
Conversa com Artista [Artist Talks]
Allan McCollum - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
29 de outubro
16h
Mabe Bethônico
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Cyra Malta O. da Costa (Viveiro Manequinho Lopes) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Conversa com Artista [Artist Talks]
Helena Almeida e Isabel Carlos Curadora [Curator] - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
30 de outubro
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
16h
Mabe Bethônico
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Francisca Ramos Cifuentes (Administração) - Andar [3rd Floor]
20-22h
"Em Foco [On Focus]: 18ª Bienal de São Paulo"
Conferência: A Bienal de São Paulo e o meio artístico brasileiro: memória e projeção
Conference:The Bienal de São Paulo and the Brazilian artistic milieu: memory and projection]
Participantes [Participants]: Sheila Leirner Curadora [Curator], Rodrigo Andrade Artista [Artist], Felipe Chaimovich Curador [Curator], Haron Cohen (não confirmado) - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
31 de outubro
16h
Mabe Bethônico
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Vitor Lucato (UMAPAZ) - 3º Andar [3rd Floor]
1º de novembro
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11–17h
Conferência: Bienais, bienais, bienais... : A Bienal vista de fora [Conference: Biennials, biennials,
biennials...: The Bienal Seen from the Outside]
Participantes [Participants]: Oriana Baddeley University of the Arts, Londres, Inglaterra, Tanya Barson Curadora [Curator] Tate Modern Gallery, Michael Asbury University of the Arts, Londres, Inglaterra, Isobel Whitelegg University of the Arts, Londres, Inglaterra - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony] - União Cultural Ibirapuera
Tadeu Chiarelli (Curador [Curator]) - 3º Andar [3rd Floor]
17h
Carlos Navarrete
Introdução e apresentação [Introduction and Presentation] - Visita guiada [Guided Tour] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
2 de novembro
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11h
Carlos Navarrete
Introdução e apresentação [Introduction and Presentation]
Visita guiada [Guided Tour] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
15h /16h30-20h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Soft and Hard (Soft talk on a hard subject between two friends), 1985 (52 min) -Dir: Jean Luc Godard & Anne-Marie Miéville
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
18h
Goldin+Senneby
Conversa com K.D., autora ficcional de Em busca de Headless - Talk with K.D., fictional author of Looking for Headless]
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
4 de novembro
10h-22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) - [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
13h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Les maîtres fous [Os mestres loucos], 1955 (26 min) - Dir: Jean Rouch
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Jaguar, 1955 (72 min) - Dir: Jean Rouch - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
15h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Conversas no Maranhão, 1977 (120 min) - Dir: Andrea Tonacci
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Cristina Pereira Araújo (Escola de Jardinagem) - 3º Andar [3rd Floor]
17h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Salut les Cubains [Saudações, Cubanos], 1963 (26 min) - Dir: Agnès Varda
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
18h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Black Panthers [Os Panteras Negras], 1968 (28 min) - Dir: Agnès Varda
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
18h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Ydessa, les Ours et Etc. [Ydessa, Ursos e Etc.], 2004 (44 min) - Dir: Agnès Varda
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
19h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Quadrat I + II, 1981 (15 min)
Nacht und Träume [Nights and Dreams], 1983 (11 min)
Geister-Trio [Ghost Trio], 1977 (20 min)
...nur noch Gewölk...[…but the clouds…], 1976 (17 min)
Dir: Samuel Beckett
Apresentação: Fernando Ramos (Prof. de Teatro - ECA-USP) [Introduction: Fernando Ramos (Drama Prof.- ECA-USP)]
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
5 de novembro
10–22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Patrícia Naka (MAM-SP) - 3º Andar 3rd Floor
20h
Conversa com Artista [Artist Talks]
Vasco Araújo - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
6 de novembro
10-22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Regina Atulim (Planetário) - 3º Andar [3rd Floor]
20–22h
Conferência: A Bienal de São Paulo e o meio artístico brasileiro: memória e projeção [Conference:
The Bienal de São Paulo and the Brazilian artistic milieu: memory and projection]
Em Foco [On Focus]: XVI & XVII Bienal de São Paulo
Participante [Participant]: Regina Silveira Artista [Artist], Donato Ferrari (não confirmado), Walter Zanini Curador [Curator] – 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
7 de novembro
10-22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) - [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10-22h
Erick Beltrán
Ergo Sum
Conferência [Conference] - Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Ricardo Francischetti Garcia (Herbário) - Andar [3rd Floor]
20h
Weightless Days
Criado em [Created in] 2006 por [by] Angela Detanico (Caxias do Sul, Brasil, 1974) & Rafael Lain
(Caxias do Sul, Brasil, 1973), Megumi Matsumoto (Nishinomiya, Japão) & Takeshi , zaki (Kochi,
Japão, 1962) e [and] Dennis McNulty (Ballinasloe, Irlanda, 1970)
Dança [Dance] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
8 de novembro
10-22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) [Untitled (The Kindness of Strangers)]
PerformanceDiferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10-12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11–17h
Conferência: Bienais, bienais, bienais...: A Bienal vista de fora [Conference: Biennials, biennials, biennials...: The Bienal Seen from the Outside]
Participantes [Participants]: Jon Tupper Diretor [Director]Confederation Centre Art Gallery and Museum, Canadá, Anita Tapias Diretora [Director] Museus Bolívaros, Venezuela, Sebastian Preuss Jornalista e crítico de arte [Journalist and Art Critic], Ivo Mesquita Curador [Curator] 28ª Bienal de São Paulo - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Leia Cassoni (MAM-SP) - 3º Andar [3rd Floor]
17h
Carlos Navarrete
Introdução e apresentação [Introduction and Presentation]
Visita guiada [Guided Tour] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
18h
Vasco Araújo
Some Enchanted Evening
Performance - Rampa do pavilhão [Ramp of the pavilion]
20h
Weightless Days
Criado em [Created in] 2006 por [by] Angela Detanico (Caxias do Sul, Brasil, 1974) & Rafael Lain (Caxias do Sul, Brasil, 1973), Megumi Matsumoto (Nishinomiya, Japão) & Takeshi Yazaki (Kochi, Japão, 1962) e [and] Dennis McNulty (Ballinasloe, Irlanda, 1970)
Dança [Dance] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
9 de novembro
10-22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
11h
Carlos Navarrete
Introdução e apresentação [Introduction and Presentation]
Visita guiada [Guided Tour] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11h45
Ivaldo Bertazzo
Invasão da Praça [Invasion of the Square] - Dança [Dance]
14-18h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Chain, 2004 (99 min) - Dir: Jem Cohen
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16-20h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Benjamin Smoke, 2000 (73 min) - Dir: Jem Cohen (co-dir.: Pete Sillen)
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
18h
Vasco Araújo
Some Enchanted Evening
Performance - Rampa do pavilhão [Ramp of the pavilion]
11 de novembro
10-22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) - [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
14-17h
Conferência: História como matéria flexivel: práticas artísticas e novos sistemas de leitura
[Conference: History as a flexible matter: artistic practices and new systems of reading]
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Marco Antônio Braga (Escola de Jardinagem) - 3º Andar [3rd Floor]
19h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Moving, 1974 (27 min) - Dir: Juan Downey
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
19h30
Palestra [Talk]
Isabel García (Centro de Documentación de las Artes, Centro Cultural Palacio la Moneda)
Apresenta a obra de [Presents the work of] Juan Downey
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Guahibos, 1976 (25 min) - Dir: Juan Downey
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
21h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
The Laughing Alligator, 1976-77 (28 min) - Dir: Juan Downey
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
12 de novembro
10–22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) -[Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
14–17h
Conferência: História como matéria flexível: práticas artísticas e novos sistemas de leitura [
Conference: History as a flexible matter: artistic practices and new systems of reading]
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Hilda Cintra Franco (Veterinária) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Javier Peñafiel
Agenda do fim dos tempos drásticos [Journal of the End of the Drastic Times]
Conferência dramatizada [Dramatized conference] - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
13 de novembro
10–22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) - [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
14–17h
Conferência: História como matéria flexível: práticas artísticas e novos sistemas de leitura
[Conference: History as a flexible matter: artistic practices and new systems of reading]
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Mário do Nascimento Júnior (Escola de Jardinagem) - 3º Andar [3rd Floor]
20–22h
Conferência: A Bienal de São Paulo e o meio artístico brasileiro: memória e projeção [Conference:
The Bienal de São Paulo and the Brazilian artistic milieu: memory and projection]
Em Foco [On Focus]: IX Bienal de São Paulo
Participantes [Participants]: Paulo Sérgio Duarte Curador [Curator], Luiz Paulo Baravelli Artista [Artist], Frederido de Morais (não confrimado) - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14 de novembro
10–22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
14–17h
Conferência: História como matéria flexível: práticas artísticas e novos sistemas de leitura
[Conference: History as a flexible matter: artistic practices and news systems of reading]
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Anelisa Ferreira Magalhães (Fauna) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Joan Jonas
The Shape, The Scent, The Feel of Things, 2004-2007 [A forma, o aroma, a sensação das coisas]
Performance - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
15 de novembro
10–22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class]- Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11–17h
Conferência: Bienais, bienais, bienais.... : Tipologias de Bienais [Conference: Biennials, biennials,
biennials...: The Typologies of Biennials]
Participantes [Participants]: Lynne Cooke Biennale of Sydney, Jack Persekian Sharjah Biennial, Cristina Ricupero Biennial for Art Schools, Will Bradley Biennial for Art Schools, Paolo Colombo Istanbul Biennale - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Marcio Melo (Administração) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Joan Jonas
The Shape, The Scent, The Feel of Things, 2004-2007 [A forma, o aroma, a sensação das coisas]
Performance - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
16 de novembro
10–22h
Maurício Ianês
Sem Título (A bondade de estranhos) [Untitled (The Kindness of Strangers)]
Performance - Diferentes partes do edifício [Different parts of the building]
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
15h/17h/19h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Instrument, 1999 (115 min) - Dir: Jem Cohen
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
18 de novembro
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
15h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Os tambores do passado, 1971 (11 min) - Dir: Jean Rouch
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Elias Tyrrell Tavares (Planetário) - 3º Andar [3rd Floor]
16h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
La chasse au Lion à l’arc [A caça ao leão com arco], 1967 (77 min) - Dir: Jean Rouch
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
17h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Blá Blá Blá, 1971 (30 min) - Dir: Andrea Tonacci
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
18h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Bang Bang, 1970 (85 min) - Dir: Andrea Tonacci
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Petit a petit [Pouco a pouco], 1972 (92 min) - Dir: Jean Rouch
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
19 de novembro
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Ana Paula Montes (MAM-SP) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Cristina Lucas
PANTONE -500 +2007, 2007
Projeção e performance [Projection and Performance] - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20 de novembro
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
15–21h
Rodrigo Bueno
Bate Folha para Zumbi - Celebração musical [Musical Celebration]
Performance - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Henrique Mumme e [and] Andréia Neder (Administração) - 3º Andar [3rd Floor]
20–22h
[Conferência: A Bienal de São Paulo e o meio artístico brasileiro: memória e projeção [Conference:
The Bienal de São Paulo and the Brazilian artistic milieu: memory and projection]
Em Foco [On Focus]: XXIV Bienal de São Paulo
Participantes [Participants]: Paulo Herkenhoff Curador [Curator], Moacir dos Anjos Curador [Curator], Adriana Varejão Artista [Artist] - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
21 de novembro
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Yone Hein (Viveiro) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Israel Galván
Solo
Coreografia [Choreography] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
22 de novembro
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11–17h
Conferência: Bienais, bienais, bienais....: Tipologias de Bienais [Conference: Biennials, biennials,
biennials...: The Typologies of Biennials]
Participantes [Participants]: Barbara Vanderlinden Bienal de Bruxelas, Khalil Rabah Riwaq Biennial, Marieke van Hal Organizadora [Organizer] Bienal de Atenas, Adelaide Ginga Bienal de São Tomé e Príncipe, João Carlos Silva Bienal de São Tomé e Príncipe - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Onélio Argentino Jr. (Escola de Jardinagem) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Cristina Lucas
Projeção e performance [Projection and Performance] - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h
Israel Galván
Solo
Coreografia [Choreography] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
23 de novembro
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
14h/17h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e [and] Clarice Reichstul)
Operação cavalo de Tróia, 2001 (90 min) - Dir: Axel Cobelo, Laura Taffarel Faerman e [and] Thiago Villas Boas - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14h30/18h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e [and] Clarice Reichstul)
Dub Echoes, 2007 (90 min) - Dir: Bruno Natal
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e [and] Clarice Reichstul)
The History of America, 2007 (90 min) - Dir: Bruno Natal
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e [and] Clarice Reichstul)
Sou Feia Mas Tô na Moda, 2005 (60 min) - Dir: Denise Garcia
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Ziggy Stardust and the Spiders from Mars – The Motion Picture, 1973 (91 min) - Dir: D. A. Pennebaker
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
24 de novembro
19h
Goldin+Senneby
(Criado em [Created in] Estocolmo, Suécia, 2004)
Conversa com K.D., autora ficcional de Em busca de Headless [Talk with K.D., fictional author of Looking for Headless] - Teatro Eva Herz - Livraria Cultura (Av. Paulista, 2.073)
25 de novembro
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
13-19h
CINEMA CAPACETE
Wendelyn Von Oldenburgh Maurits Script, 2006 Vídeo (67 min) Maurits Film, 2008
Vídeo alta definição [HD vídeo] (45 min) - Sala de cinema: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900)
15h/17h/19h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Série [Series]Trans Américas, 1974-1978:
Guahibos, 1976 (25 min)
The Laughing Alligator, 1976-77 (28 min)
El Caimán con la Risa de Fuego, 1976-77 (8 min)
The Singing Mute, 1978 (10 min)
Moving, 1974 (27 min)
La Frontera I, 1976 (14 min)
Dir: Juan Downey - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Onélio Argentino Jr. (Escola de Jardinagem) - 3º Andar [3rd Floor]
17h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Série [Series]Trans Américas, 1974-1978:
Guahibos, 1976 (25 min)
The Laughing Alligator, 1976-77 (28 min)
El Caimán con la Risa de Fuego, 1976-77 (8 min)
The Singing Mute, 1978 (10 min)
Moving, 1974 (27 min)
La Frontera I, 1976 (14 min)
Dir: Juan Downey - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
19h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Série [Series]Trans Américas, 1974-1978:
Guahibos, 1976 (25 min)
The Laughing Alligator, 1976-77 (28 min)
El Caimán con la Risa de Fuego, 1976-77 (8 min)
The Singing Mute, 1978 (10 min)
Moving, 1974 (27 min)
La Frontera I, 1976 (14 min)
Dir: Juan Downey - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h
Los Super Elegantes
Flipi Flopi
Performance musical [Musical Performance] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
26 de novembro
13–19h
CINEMA CAPACETE
Wendelyn Von Oldenburgh
Maurits Script, 2006 Vídeo (67 min) Maurits Film, 2008 Vídeo alta definição [HD video] (45 min)
Sala de cinema: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900)
17h30–22h30 CINEMA CAPACETE
Kasper Akhøj
Untitled (Schindler/Gray), for São Paulo [Sem título (Schindler/Gray), para São Paulo], 2006/2008
100 transparências em cor e preto-e-branco, 2 projetores de slide Kodak, controle de dissolução, locução [100 color and b/w transparencies, 2 Kodak slide projectors, dissolve control, voice over] (19 min)
Raimond Chaves
El Toque Criollo, 2002-2008
Trabalho em progresso [Work in progress]
Fala com imagens e sons [Live talk with images and sound]
Projeção sobre tela [Projection on Screen] (45 min)
Sessão com artistas [Session with Artists]
Casa Modernista (Rua Santa Cruz, 235)
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Paulo Gomes Varella (Planetário) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Conversa com Artista [Artist Talks]
Andrea Fraser - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
27 de novembro
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
13–19
CINEMA CAPACETE
Wendelyn Von Oldenburgh Maurits Script, 2006 Vídeo (67 min) Maurits Film, 2008
Vídeo alta definição [HD video] (45 min)
Sala de cinema: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900)
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Leia Cassoni (MAM-SP) - 3º Andar [3rd Floor]
17h30–22h30
CINEMA CAPACETE
Kasper Akhøj
Untitled (Schindler/Gray), for São Paulo [Sem título (Schindler/Gray), para São Paulo], 2006/2008
100 transparências em cor e preto-e-branco, 2 projetores de slide Kodak, controle de dissolução, locução [100 color and b/w transparencies, 2 Kodak slide projectors, dissolve control, voice over] (19 min)
Raimond Chaves
El Toque Criollo, 2002-2008
Trabalho em progresso [Work in progress]
Fala com imagens e sons [Live talk with images and sound]
Projeção sobre tela [Projection on Screen] (45 min)
Sessão com artistas [Session with Artists]
Casa Modernista (Rua Santa Cruz, 235)
20–22h
Conferência: A Bienal de São Paulo e o meio artístico brasileiro: memória e projeção [Conference:
The Bienal de São Paulo and the Brazilian artistic milieu: memory and projection]
Em Foco [On Focus]: X Bienal de São Paulo
Participantes [Participants]: Carmela Gross Artista [Artist], Jakob Klintowitz (não confirmado), Lótus Lobo (não confirmado) - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h
Los Super Elegantes
Flipi Flopi
Performance musical [Musical Performance] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
28 de novembro
10–22h
CINEMA CAPACETE
Rodney Graham
Vexation Island [Ilha do Tormento], 1997
DVD em loop contínuo [in continuous loop] (10 min)
Harun Farocki
Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Simone Justamante De Sordi (Herbário) - 3º Andar [3rd Floor]
17h30–22h30
CINEMA CAPACETE
Kasper Akhøj
Untitled (Schindler/Gray), for São Paulo [Sem título (Schindler/Gray), para São Paulo], 2006/2008
100 transparências em cor e preto-e-branco, 2 projetores de slide Kodak, controle de dissolução, locução [100 color and b/w transparencies, 2 Kodak slide projectors, dissolve control, voice over] (19 min)
Raimond Chaves
El Toque Criollo, 2002-2008
Trabalho em progresso [Work in progress]
Fala com imagens e sons [Live talk with images and sound]
Projeção sobre tela [Projection on Screen] (45 min)
Sessão com artistas [Session with Artists]
Casa Modernista (Rua Santa Cruz, 235)
29 de novembro
10–22h
CINEMA CAPACETE
Rodney Graham
Vexation Island [Ilha do Tormento], 1997
DVD em loop contínuo [in continuous loop] (10 min)
Harun Farocki
Schnittstelle [Interface], 1995 (23 min)
Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11–17h
Conferência: Bienais, bienais, bienais....: Tipologias de Bienais
[Conference: Biennials, biennials, biennials...: The Typologies of Biennials]
Participantes [Participants]: Justo Pastor Mellado Trienal Chile, Gabriel Pérez-Barreiro Bienal Mercosul, Richard Armstrong Carnegie International, Fernando Alvim Trienal de Luana - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Funcionários e colaboradores [Staff and Collaborators] (Fundação Bienal de São Paulo) - 3º Andar [3rd Floor]
30 de novembro
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
10–22h
CINEMA CAPACETE
Rodney Graham
Vexation Island [Ilha do Tormento], 1997
DVD em loop contínuo [in continuous loop] (10 min)
Harun Farocki
Schnittstelle [Interface], 1995 (23 min) - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
14h/18h10
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e Clarice Reichstul).
Meeting Vincent Gallo, 2008 (42 min) - Dir: Julien Hallard
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
14h50/18h50
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e Clarice Reichstul).
Beijing Bubbles, 2006 (80 min) - Dir: Susanne Messmer e [and] George Lindt
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h30
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e Clarice Reichstul).
The History of America, 2007 (35 min) - Dir: MK12
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
17h10
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Seleção [Selection] NOÖS por [by] Bizarre (Carlos Farinha e Clarice Reichstul).
Sou Feia Mas Tô na Moda, 2005 (60 min) - Dir: Denise Garcia
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h20
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Thank you for the Music – a film about Musak, 1997 (24min) - Dir: Mika Taanila
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
20h50
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Future is not what it used to be, 2002 (52 min) - Dir: Mika Taanila
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
2 de dezembro
10–22h
assume vivid astro focus
(Criado em [Created in] 2000. Baseado em [Based in] Nova York, EUA, e Paris, França)
axé vatapá alegria feijão
Ocupação e preparação do espaço [Space Ocupation and Preparation] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
14–17h
Conferência [Conference]: Backstage
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Gérsio (Veterinário) - 3º Andar [3rd Floor]
19h
Sessão de filmes e vídeos [Film and Video Session]
Serras da Desordem, 2006 (126 min) - Dir: Andrea Tonacci
Com a presença do diretor [With the presence of the director] - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
3 de dezembro
10–22h
assume vivid astro focus
axé vatapá alegria feijão
Ocupação e preparação do espaço [Space Ocupation and Preparation] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
14H – 17H Conferência [Conference]: Backstage
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Ana Paula Montes (MAM-SP) - 3º Andar [3rd Floor]
20h
Conversa com Artista [Artist Talks]
Matt Mullican - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
4 de dezembro
10–22h
assume vivid astro focus
axé vatapá alegria feijão
Ocupação e preparação do espaço [Space Ocupation and Preparation]
Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
10h/12h
Ivaldo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
14–17h
Conferência [Conference]: Backstage - 3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Oswaldo Barreto (Escola de Jardinagem) - 3º Andar [3rd Floor]
20–22h
Conferência: A Bienal de São Paulo e o meio artístico brasileiro: memória e projeção [Conference:
The Bienal de São Paulo and the Brazilian artistic milieu: memory and projection]
Balanço Final [Final Considerations]
Participantes [Participants]: Luiz Camilo Osório Crítico e curador [Critic and Curator], Ana Paula Cohen Curadora [Curator] 28ª Bienal de São Paulo, Ivo Mesquita Curador [Curator] 28ª Bienal de São Paulo, Luisa Duarte Coordenadora das Conferências [Conferences Coordinator]
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
5 de dezembro
10–22h
assume vivid astro focus
axé vatapá alegria feijão
Ocupação e preparação do espaço [Space Ocupation and Preparation] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Vilma Clarice Geraldi (Veterinária) - 3º Andar [3rd Floor]
6 de dezembro
10–19h
assume vivid astro focus
axé vatapá alegria feijão
Ocupação e preparação do espaço [Space Ocupation and Preparation] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
10h/12h I
valdo Bertazzo
Escola do Movimento
Aula de dança [Dance Class] -Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
11–17h
Conferência: Bienais, bienais, bienais...: Tipologia das Bienais [Conference: Biennials, biennials, biennials...: The Typologies of Biennials]
Participantes [Participants]: Thierry Raspail/ Catherine David/ Michael Krichmann/ Gaby Horn
3º Andar/ Auditório [3rd Floor/ Auditorium]
16h
Mabe Bethônico
União Cultural Ibirapuera
Programa de ações/ Depoimento [Program of Actions/ Testimony]
Leonardo Polo (MAM-SP) - 3º Andar [3rd Floor]
20–22h
assume vivid astro focus
e [and] Black Meteoric Star (Gavin Russom)
axé vatapá alegria feijão
Performance / festa [party] - Andar Térreo: Praça [Ground Floor: Square]
gostaria de convidá-los a visitar o blog que estou inaugurando de poesia visual
http://amaquinadaspalavras.blogspot.com/
abraços
Jorge
Posted by: Jorge dos Santos at julho 31, 2009 3:09 PM