|
junho 15, 2016
Regresso - AoLeo por Alexandre Sá
Regresso
AoLeo
Por Alexandre Sá
Sísifo é uma potente metáfora do processo criativo [do viver (em seu devir..... infinito... entre a existência-em-si e a morte-enquanto.........maré-baixa//....ou o seu contrário)].
Apesar de compreender a carga fatídica do seu destino, Sísifo seria capaz de sorrir? No instante incapturável em que tudo reencontra sua inelutável normalidade de eterno retorno, haveria um vácuo-poético onde o abismo se revelaria útero o suficiente para que o recomeço não nos importasse tanto?
{...espelho...}
Se alguns artistas por razões distintas, insistem em endossar uma prática-área-de-conforto, aparentemente justificada pela construção de uma poética pessoal, AoLeo nunca precisou e/ou quis isto. A veracidade com que o artista se lança na presentidade do instante vivido nutre o trabalho que por justa lucidez, opta por uma refinada inteligência como placenta da imagem. Aqui, neste seu regresso a algum ponto perdido em nós, é possível perceber o redesenhar de uma rota outra, mais profunda e não menos silente. O resultado é uma generosa confluência filosófica de algumas questões que, em virtude de toda a crueldade cotidiana, parecem desaparecer diante dos nossos olhos.
* Visita orientada do curador Alexandre Sá à mostra Regresso em 16 de julho de 2016, às 16h.
Posted by Patricia Canetti at 11:53 AM