|
ES/PR/RJ/SP Geraldo de Barros na Brito Cimino / Síssi Fonseca em filme de Carola Schmidt ANO 5 - N. 139 / 9 DE DEZEMBRO DE 2005 NESTA
EDIÇÃO:
10 anos Ybakatu - Coleção Tuca Nissel na
Ybakatu, Curitiba
Geraldo de Barros na Brito Cimino,
São Paulo
Indesejados no Atelier do Centro, São
Paulo
Prêmio Cni-Sesi Marcantonio Vilaça:Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope, Renata Lucas, Thiago Rocha Pitta no Tomie Ohtake, São Paulo
Odorico Tavares no Afro Brasil, São Paulo
Santiago Vera Cañizares na UFES, Vitória
CIRCUITO Néle Azevedo no Teatro Municipal, São Paulo
NOTA Síssi Fonseca em filme de Carola Schmidt
SOBRE O CANAL
FÉRIAS DO CANAL
Como enviar material para a pré-seleção
Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e
como se registrar
Modos
de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes
Yiftah Peled
10 anos Ybakatu - Coleção
Tuca Nissel
Adriana Tabalipa, Alex Cabral, Alex Flemming, Amílcar de Castro,
Arnaldo Antunes, Carina Weidle, Cláudio Alvarez, Debora Santiago, Fábio
Noronha, Fernanda Magalhães, Fernando Cardoso, Fernando Augusto,
Gabriele Gomes, Glauco Menta, João Lourerio, Leila Pugnaloni, Lígia
Borba, Marcelo Scalzo, Marta Neves, René Sultra e Maria Barthélémy,
Rogério Ghomes, Sebastiaan Bremer, Washington Silvera, Yiftah Peled
Curadoria de Paulo Reis
10 de dezembro, sábado, 11-15h
Galeria Ybakatu Espaço de Arte
Rua Itupava 414, Curitiba - PR
41-3264-4752 ou ybakatu@ybakatu.com.br
www.ybakatu.com.br
Terça a sexta, 14-19h; sábados,10-13h
Exposição até 23 de dezembro de 2005
Sobre a exposição
Enviado por Ybakatu ybakatu@ybakatu.com.br
volta ao topo
Geraldo de
Barros
A(s)simetrias
+
Lançamento do terceiro livro sobre Geraldo de Barros, de autoria de
Rubens Fernandes Junior
+
Exibição do filme Geraldo de Barros - Sobras em Obras (1998), dirigido
por Michel Favre
Curadoria de Rubens Fernandes Junior
12 de dezembro, segunda-feira, 19-23h
Galeria Brito Cimino
Rua Gomes de Carvalho, 842, Vila Olímpia, São Paulo - SP
11-3842-0635 ou britocimino@uol.com.br
www.britocimino.com.br
Terça a sexta, 11-19h;sábados, 11-17h
Exposição até 4 de fevereiro de 2006
Apoio Institucional: Prefeitura do Município de São Paulo / Secretaria
Municipal de Cultura
Patrocínio: F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI
Sobre a exposição
Sobre Rubens Fernandes Junior
Enviado por Adriana Matarazzo britocimino@uol.com.br
volta ao topo
Indesejados do Atelier do Centro
Carol Seiler, Lynn Carone, Maurício Adinolfi, Max G. Pinto, Rubens
Espírito Santo, Sami Hassan Akl, Tamara Espírito Santo
10 de dezembro, sábado, 11h
Atelier do Centro
Rua Epitácio Pessoa 91, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-3214-3786 ou atelierdocentro@terra.com.br
Diariamente, 11-19h
Exposição até 17 de dezembro de 2005
Enviado por Rubens
Espírito Santo rubens.e.s@terra.com.br
volta
ao topo
Exposição
dos artistas vencedores do prêmio Cni-Sesi Marcantonio Vilaça para as
Artes Plásticas
Lucia Koch, Marilá Dardot, Paula Trope, Renata Lucas, Thiago Rocha Pitta
Comissão de seleção: 1ª seleção - Lisette Lagnado (São Paulo), Marcus Lontra (Rio de Janeiro), Rodrigo Moura (Minas Gerais); 2ª seleção - Moacir dos Anjos (Pernambuco), Paulo Herkenhoff (Rio de Janeiro), Paulo Reis (Paraná)
12 de dezembro, segunda-feira, 20h
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br
Terça a domingo, 11-20h
Exposição até 22 de janeiro de 2006
Patrocínio: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Social da
Indústria (SESI)
Exposição coordenada por Marcus Lontra
Enviado por Marcy - Pool marcy@pooldecomunicacao.com.br
volta ao topo
Odorico
Tavares
Odorico Tavares. Minha Casa Baiana. Mapoteca do colecionador
Curadoria de Emanoel Araujo
12 de dezembro, segunda-feira, 20h
Museu Afro Brasil
Parque. Ibirapuera, Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega s/n Portão 10, São
Paulo - SP
11-5579-0593
www.museuafrobrasil.prodam.sp.gov.br
Terça a domingo, 10-18h
Exposição até 30 de abril de 2006
Enviado por Marcy - Pool marcy@pooldecomunicacao.com.br
volta ao topo
Santiago
Vera Cañizares
Uma palavra circula na sombra
Curadoria de Waldir Barreto
12 de dezembro, segunda-feira, 19h
Galeria de Arte e Pesquisa do Centro de Artes da UFES
Avenida Fernando Ferrari s/n, Campus UniversitárioGoiabeiras, Vitória -
ES
27-3335-2000 / 2582
Terça a sexta, 16-20h
Exposição até 6 de março de 2006
Enviado por Waldir Barreto barretowaldir@terra.com.br
volta ao topo
CIRCUITO
Néle Azevedo
Projeto Monumento Mínimo - A Las Cinco en Punto de La Tarde
19 de novembro de 2005
Teatro Municipal
Avenida São João 473, São Paulo - SP
Sobre o projeto
Enviado por Néle Azevedo neleazevedo@terra.com.br
volta ao topo
NOTA
Síssi Fonseca em filme de Carola Schmidt, Berlim
Nos últimos dias 25, 26 e 27 de novembro foi exibido no centro cultural
Sophiensaele em Berlim o filme "Eine Zerstäubung in mehreren Posen"
(Uma pulverização em diversas poses), da artista austríaca Carola
Schmidt, para o qual a artista brasileira Síssi Fonseca realizou uma
performance. A performance foi gravada no porão deste prédio histórico,
que serviu como espaço de abrigo durante a segunda guerra. O filme
reúne performances de diferentes artistas, entre eles o sírio-alemao
Rabi Georges, que foram reunidas em uma narrativa não-linear e surreal.
O filme foi exibido juntamente com instalações de outros artistas
orientados por Rebecca Horn, em um evento em comemoração aos 100 anos
do teatro e centro cultural Sophiensaele.
volta
ao topo
TEXTOS DO
E-NFORME
10 anos Ybakatu - Coleção Tuca Nissel
No ano de 2005 celebram-se os dez anos de atividades da Ybakatu Espaço de Arte. Um trabalho de dez anos conduzido com muita atenção à produção contemporânea, pautando-se na diversidade em sua programação, aberto à experimentação artística e curatorial e local de animadas conversas sobre arte é motivo de muito contentamento. A exposição comemorativa abre-se ao público no dia 10 de dezembro e mostra o acervo de sua proprietária, Tuca Nissel. Construído com aquisições ao longo da trajetória da Galeria, a coleção reflete o empenho da galerista na discussão da visualidade contemporânea e uma afirmação de importância das pesquisas de artistas jovens do circuito local e nacional.
Uma coleção particular de arte pauta-se, certamente, por escolhas e apostas pessoais. Na organização da exposição optou-se então por agrupar obras que pontuam algumas preocupações da arte recente no Brasil. Longe de fechar ou restringir uma compreensão mais ampla das obras, propõe-se um trajeto possível de entendimento da arte através da coleção de Tuca Nissel. Discussões sobre o sujeito contemporâneo e a representação da figura humana, paisagens e construção de lugares, experimentação de linguagem e novas mídias, presença da ordenação geométrica ou construtiva na arte brasileira e um setor denominado de Gabinete de Desenhos perfaz a leitura deste importante acervo ao espectador
volta ao topo
Geraldo de Barros na Brito Cimino
Para encerrar a programação de 2005 a Galeria Brito Cimino apresenta a mostra individual de Geraldo de Barros (1923-1998) - um artista pioneiro e incansável experimentador. A exposição “Geraldo de Barros - A(s)simetrias” tem a curadoria de Rubens Fernandes Junior e será apresentada de 12 de dezembro a 4 fevereiro de 2006.
A exposição reúne pinturas e obras de diversas fases e será a mais completa mostra de obras fotográficas do artista já realizada. Serão apresentados trabalhos das duas séries de fotografias produzidas por Geraldo de Barros, a célebre “Fotoformas“ (1946-1951) e a série “Sobras“ (1996 a 1998), que inclui um conjunto de obras inéditas.
Conforme destaca Rubens Fernandes Junior no texto sobre o artista:
“Na contemporaneidade, cada vez mais, a fotografia tem sido vista como a expressão que reúne artistas de todas as áreas e de todas as tendências das artes visuais. Geraldo de Barros conseguiu antever essa possibilidade de transição dos suportes expressivos há quase 60 anos, com a série “Fotoformas” (1946- 1951), quando entendeu que a fotografia poderia ser umas das técnicas para expressar seu trabalho, sua sintaxe, sua emoção. Foi o primeiro artista a desafiar os cânones estabelecidos até então pela fotografia e inaugurou uma nova fase do ‘fazer fotográfico', criando novas expectativas e reverenciando a mais popular das manifestações visuais. Criou uma espécie de “sintaxes inquietas”, onde exercitou formas elaboradas a partir de um projeto construtivo coerente, conciso e tão inovador que rompeu com o imobilismo da fotografia produzida no final dos anos 40 do século XX.
Na série
“Sobras“ (1996-1998) Geraldo de Barros depositou uma energia acumulada
pelas limitações impostas pelas isquemias que sofrera. Foi a maneira
que encontrou para fazer explodir uma vitalidade contida, sem perder de
vista sua sintaxe construtiva e racionalista. Um trabalho que retoma
sua trajetória na fotografia (desenvolvida na série “Fotoformas“) e em
toda sua obra. Nessa série Geraldo de Barros trabalha a partir de
negativos e positivos recolhidos em seu arquivo pessoal, incluindo
fotos de família e viagens. Parece ser a síntese de um percurso
artístico que se deixa mostrar pelas pequenas imperfeições, pelos
ruídos assumidos, pelo conhecimento da maturidade, pela memória que
emerge nas imagens elaboradas em suas limitações físicas, construídas a
partir da idéia de refazer com mais radicalidade os caminhos
percorridos anteriormente.
“Sobras“ é uma série que impressiona pelo entusiasmo, pela inquietação
contida, pois é ao mesmo tempo, sutil e delicado, forte e contundente,
como se Geraldo de Barros percorresse o fio da navalha tentando
evidenciar alguma compreensão para a complexidade informacional de sua
obra. Sua inesgotável capacidade de inovar continua presente nesta
série, que retoma sua sintaxe, baseada na experimentação e na ousadia
de utilizar o suporte fotográfico com surpreendente vitalidade e
energia”.
A exposição “Geraldo de Barros - A(s)simetrias” marca uma das propostas
da Galeria Brito Cimino de realizar mostras de artistas históricos da
arte contemporânea brasileira, tais como a retrospectiva de Waldemar
Cordeiro, apresentada na galeria em 2001; a exposição de Lygia Clark,
em 1999 e a anterior de Geraldo de Barros, em 1998.
Será publicado pela galeria, no final da mostra, o terceiro livro sobre
Geraldo de Barros. Essa nova publicação conta com um texto inédito de
autoria de Rubens Fernandes Junior além de textos críticos antigos e
algumas entrevistas organizadas pelo autor.
A Galeria Brito Cimino ainda vai realizar uma mesa redonda com
convidados especiais para debater a obra do artista. Contextualizando a
mostra também será exibido o filme longa-metragem Geraldo de Barros -
Sobras em Obras (1998), dirigido por Michel Favre.
volta ao topo
Rubens Fernandes Junior
Rubens Fernandes Junior é Doutor em Comunicação e Semiótica pela
PUC-SP, Professor Titular e Diretor da Faculdade de Comunicação da
Fundação Armando Alvares Penteado. É pesquisador de fotografia e membro
da Associação Paulista de Críticos de Artes (ABPC). Curador do 7º Mês
Internacional de Fotografia realizado em maio-junho de 2005 pelo
NAFOTO. Desenvolveu diversas Curadorias de exposições fotográficas,
individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Publicou os livros
Brasilianische Fotografie 1946-1998 - Labirinto e Identidades
(KunstMuseum, Wolfsburg, 1998); Labirinto e Identidades - Fotografia
Brasileira Contemporânea (Editora Cosac & Naify, SP, 2003); De
volta à Luz - Fotografias nunca vistas do Imperador D. Pedro II
(Instituto Cultural Banco Santos, SP, 2003) entre outros.
volta ao topo
Projeto Monumento Mínimo no Teatro Municipal
600 esculturas em gelo foram postas a derreter com a ajuda do público,
nas escadarias do Teatro Municipal em São Paulo. O Projeto Monumento
Mínimo em 2005 realizou três grandes ações urbana. Uma em São Paulo, na
Praça da Sé, com 290 esculturas em gelo, no dia sete de abril. Em
Paris, na Praça da Ópera e na Mairie du 9eme com 450 esculturas, no dia
30 de junho. E no último dia 19 de novembro com as 600 esculturas,
contando com a participação ativa do público na colocação das
esculturas.
volta ao topo
SOBRE
O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br
FÉRIAS DO CANAL
O último e-nforme do ano será em 23 de dezembro e o primeiro de 2006
em 9 de janeiro. As notícias deste período deverão ser enviadas com
antecedência para serem veiculadas antes do recesso, portanto, até o
dia 8 de dezembro de 2005. Para o ano de 2006, continuamos com nosso
prazo de 15
dias de antecedência para o envio de material.
Como
mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo
Na pré-seleção,
estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as
informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal. Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no
circuito
de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço
disponível nos
e-nformes no
momento
da realização do evento.
1 - Envie sua
divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de
antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque
a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio
coloque as informações de serviço completas:
data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones,
horários e conexões;
5 - Inclua textos de
imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em
jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor
lado;
7 - Caso você ainda
não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma
previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura
do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito
imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria
disponível antes do evento acontecer.
volta ao topo
Novas
regras para galerias e instituições
Devido
ao excesso de
trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para
o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o
material completo, texto e imagem, apenas das galerias e
instituições assinantes. As informações básicas para os eventos
selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será
preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa
comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.
Estamos no momento
fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que
podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir
a
quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de
assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse
nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa
coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal,
principalmente as
instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.
O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que
acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias
trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o
objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que
estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes
institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa
engrenagem.
Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria
ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O
que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão
(quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70
países)
e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar
novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa
inadimplência.
volta ao topo
Funcionamento do
Fórum do Canal
Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na
plataforma do fórum.
Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é
preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a
pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas
ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando
público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais
para os membros registrados no fórum).
Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o
registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta
comunidade.
É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do
nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será
reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham
conhecimento do mesmo.
O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos
e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados
distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.
Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal
- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum,
entre em
REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no
final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são
obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral
esquerda)
para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo
do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos
respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu
nome de usuário no topo do menu lateral.
Para
se registrar, clique aqui
volta ao topo
Modos de recebimento dos e-nformes
O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo
as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes
do Brasil e do exterior.
- Para
receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão
INTEGRAL,
faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.
- Para
receber GRATUITAMENTE no DIA
DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se
em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso
emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o
DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no
MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
volta ao topo
Para
deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um
emeio com REMOVER no assunto. / To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.
|
|
|
|